Programação
-
-
Apresentação do curso e atividade em grupo.
-
Textos: Azanha, José Mário Pires. “Democratização do ensino: Vicissitudes da Idéia no Ensino Paulista”. In: Educação- Alguns Escritos.SP: Companhia Editora Nacional,1987; e “Avaliação escolar, algumas questões conceituais”. In: A Formação do Professor e Outros Escritos.SP: Editora Senac, 2006.
-
Texto: Platão, Menon. Diálogos platônicos.In: Cadernos Culturais, Lisboa, 3a ed.
-
-
Texto: Agostinho, O Mestre. SP: Landy, 2002, Capítulos I, II, III e XIV.
-
Texto: Wittgenstein, Ludwig. Investigações filosóficas.RJ: Vozes, 1996, passagens selecionadas.
-
Texto: Hanson, N. R. “Observação e Interpretação”. In: Filosofia da Ciência. Org. Morgenbesser, S. São Paulo: ed. Cultrix, 1967.
-
Texto: Ryle, Gilbert. “Ensino e Treinamento”. In: Peters, Richard S. El Concepto de Educación. Buenos Aires: Editorial Paidos,1969.
-
-
Texto: Rousseau, J.J. Emílio.SP: Martins Fontes, 1999, excertos dos livros I e II.
Seminário I.
-
Texto: Rousseau, J.J. Emílio, excertos do livro III.
Comentários da prova.
Seminário II.
-
Textos: Dewey, J. “A criança e o programa escolar”. In: Vida e Educação. São Paulo: Melhoramentos, 1978 e “A educação tradicional frente à educação progressiva”. In: de Rosa, M.G., A história da educação através dos textos. SP: ed. Cultrix, 1999.
Seminário III.
-
Texto: Arendt, H. Entre o Passado e o Futuro. SP: Perspectiva, 2002, Cap.5 (A crise na educação).
Seminário IV.
-
Texto: Perrenoud, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999. INTRODUÇÃO
Texto: Perrenoud, Philippe. Construir as competências desde a escola(intr. e 4º cap.) Porto Alegre: Artmed, 1999. Capítulo 4
Seminário V
-
Texto: Azanha, José Mário Pires. “A pedagogia das competências e o ENEM”. In: A Formação do Professor e outros escritos.SP: Ed. Senac São Paulo, 2006.
Seminário VI
-
Texto: Passmore, John. “Ensinando a ser crítico”. In: The PhilosophyofTeaching. London, Duckworth, 1984.Avaliação do curso.
Seminário VII
-
Prova Substitutiva