Programação
-
-
BRAGA, E. S. A constituição social do desenvolvimento. Lev Vigotski: Principais Teses. Coleção História da Pedagogia – Número 2, Lev Vigotski. Publicação especial da Revista Educação. Editora Segmento, pp. 20-29, 2010.
Texto complementar:
OLIVEIRA, M. K.; REGO, T. C. Revolucionário inquieto - Lev Vigotski: Biografia intelectual. Coleção História da Pedagogia – Número 2, Lev Vigotski. Publicação especial da Revista Educação. Editora Segmento, p. 6-19, 2010.
-
-
-
VYGOTSKY, L. S. O desenvolvimento da percepção e da atenção. In: A formação social da mente: o
desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Orgs. M. Cole et al. Trad. J. Cipolla Neto. 7. ed.
ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
LEITE, H. A.; TULESKI, S. C. Psicologia Histórico-cultural e o desenvolvimento da atenção voluntária: novo entendimento para o TDAH. Psicologia Escolar e Educacional. v. 15, n. 1, Maringá, jan-jun, p. 111-119, 2011. (disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000100012)
-
-
-
VYGOTSKY, L. S. O domínio sobre a memória e o pensamento. In: A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Orgs. M. Cole et al. Trad. J. Cipolla Neto. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. (o pdf encontra-se no tópico anterior)
BRAGA, E. S. Vídeo, escrita, leituras, recordações: cultura e memória na sala de aula. In: GÓES, M. C. R.; SMOLKA, A. L. B. (orgs.). A significação nos espaços educacionais: Interação social e subjetivação. Campinas: Papirus, 1997.
-
-
-
VIGOTSKI, L. S. As emoções e seu desenvolvimento na infância. In: O Desenvolvimento Psicológico na Infância. Trad. C. Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
SMOLKA, A. L. B.; LAPLANE, A. L. F.; MAGIOLINO, L. L. S.; DAINEZ, D. O problema da avaliação das habilidades socioemocionais como política pública: explicitando controvérsias e argumentos. Educação e Sociedade. Campinas. v. 36, n. 130, jan./mar., p. 219-242, 2015. (disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/WTmS8JRvXxwRQZKjB7GdLJH/?format=pdf&lang=pt)
-
-
-
VIGOTSKI, L. S. A imaginação e seu desenvolvimento na infância. In: O Desenvolvimento Psicológico na Infância. Trad. C. Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
-
VIGOTSKI, L. S. Criação e imaginação; Imaginação e realidade. In: Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. Trad. Z. Prestes. São Paulo: Ática, 2009.
MAHEIRIE, K. et al. Imaginação e processos de criação na perspectiva histórico-cultural: análise de uma experiência. Estudos de Psicologia (Campinas) [online]. vol. 32, n. 1, p.49-61, 2015. (disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000100049&lang=pt)
-
-
-
VIGOTSKI, L. S. A brincadeira e seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Trad. Z. Prestes. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais. n. 8, abril, p. 23-36, 2007.
-
ROCHA, M. S. P. M. L. O real e o imaginário no faz-de-conta: questões sobre o brincar no contexto da pré-escola. In: GÓES, M. C. R.; SMOLKA, A. L. B. (orgs.). A significação nos espaços educacionais: Interação social e subjetivação. Campinas: Papirus, 1997.
-
-
-
VYGOTSKY, L. S. A pré-história da linguagem escrita. In: A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Orgs. M. Cole et al. Trad. J. Cipolla Neto. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
-
SILVA, S. M. C. Condições sociais da constituição do desenho infantil. Psicologia USP. v. 9, n. 2, São Paulo, 1998.
SMOLKA, A. L. B. Salas de aula: relações de ensino; Discutindo pontos de vista. In: A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. Campinas: Cortez; Editora da Unicamp, p. 29-45; 47-63, 1988.
-
LURIA, A. R. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 2. ed. Trad. M. P. Villalobos. São Paulo: Ícone, 1989.
-
NOGUEIRA, A. L. H. Eu leio, ele lê, nós lemos: processos de negociação na construção da leitura. In: SMOLKA, A. L. B.; GÓES, M. C. R. (orgs.) A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. 2. ed. Campinas: Papirus, 1993.
ANDRADE, R. B. F. Parceiros de escrita: um estudo sobre experiências com a palavra ou escritas poéticas de um professor e de seus estudantes. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, 2016. (disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122019-161557/pt-br.php)
-
-
-
VIGOTSKI, L. S. O pensamento e seu desenvolvimento na infância. In: O Desenvolvimento Psicológico na Infância. Trad. C. Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
-
FONTANA, R. A. C. A elaboração conceitual: a dinâmica das interlocuções na sala de aula. In: SMOLKA, A. L. B.; GÓES, M. C. R. (orgs.) A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. 2. ed. Campinas: Papirus, 1993.
-
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky e o processo de formação de conceitos. In: LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. (orgs.). Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 24 ed. São Paulo: Summus, 1992.
SIMABUKULO, L. A. N. O pensamento conceitual e o ensino de história na educação de jovens e adultos. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, p. 32-48; 177-190, 2018. (disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-15022018-113346/pt-br.php)
-
-
-
VIGOTSKI, L. S. A educação estética. In: Psicologia pedagógica. Trad. P. Bezerra. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DEL RÍO, P.; BRAGA, E. S.; REGO, T.; SMOLKA, A. L. B. Entrevista com Pablo del Río – Desenvolvimento humano e desenho educativo: alguns desafios da escola contemporânea. Práxis Educativa. Ponta Grossa, v. 17, e2219944, p. 1-24, 2022. (disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092022000100201&lng=pt&nrm=iso)
-
VIGOTSKI, L. S. A criação literária na idade escolar. In: Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. Trad. Z. Prestes. São Paulo: Ática, 2009. (a parte da criação teatral está junto com o texto sobre desenho)
Textos complementares:
BARROS, E. R. O.; CAMARGO, R. C.; ROSA, M. M. Vigotski e o teatro: descobertas, relações e revelações. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 16, n. 2, p. 229-240, Junho / 2011. (disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000200006&lang=pt)
CERAVOLO, G. P.; BRAGA, E. S. A brincadeira infantil e a construção do personagem em Vigotski e Stanislávski: interlocuções. In: MARAFON, G.; TORTELLA, J. C. B.; ROCHA, M. S. P. L. M. (Org.). Escola e desenvolvimento Humano: contribuições da Psicologia da Educação. São Carlos: Pedro & João Editores, p. 285-310, 2021. (disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/escola-e-desenvolvimento-humano-contribuicoes-da-psicologia-da-educacao/)
-
VIGOTSKI, L. S. A criação teatral na idade escolar. In: Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. Trad. Z. Prestes. São Paulo: Ática, 2009. (a parte da criação teatral está junto com o texto sobre desenho)
-
-
Texto 23:
VIGOTSKI, L. S. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 37, n. 4, p. 861-870, dez. 2011 (disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/x987G8H9nDCcvTYQWfsn4kN/?lang=pt)
Texto 24:
FREITAS, A. P. Um estudo sobre as relações de ensino na educação inclusiva: indícios das possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Especial [online]. v. 18, n. 3, p. 411-430, 2012. (disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000300005&lang=pt)
Texto complementar:
SILVA, H. M. M. Autismo, formação de conceitos e constituição da personalidade: uma perspectiva histórico-cultural. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, 2019. (disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-23052019-170744/pt-br.php#:~:text) -
-
OLIVEIRA, I. M. Autoconceito, preconceito: a criança no contexto escolar. In: SMOLKA, A. L. B.; GÓES, M. C. R. (orgs.). A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. 2. ed. Campinas: Papirus, p. 153-177, 1993.
-
HOOKS, b. A língua. In: Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF; Martins Fontes, p. 223-235, 2013.
-
-
Texto 27:
VIGOTSKI, L. S. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Psicologia USP. São Paulo, n. 21, v. 4, p. 681-701, 2010.
Texto 28:
PINO, A. A criança e seu meio: contribuição de Vigotski ao desenvolvimento da criança e à sua educação. Psicologia USP. São Paulo, 21(4), p. 741-756, 2010. (disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp/a/rn7G9MgGqBsMsMZd3h9xWjJ/?lang=pt)
Texto 29:
BRAGA, E. S.; SMOLKA, A. L. Memória e sentido na narrativa de crianças: inspirações vigotskianas para a pesquisa na escola. Cadernos CEDES, v. 40, n. 111, p. 185-197, maio/ago., 2020.