EDF0113131 - Sociologia da Educação I (2023)
Kursthemen
-
-
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Petrópolis: Vozes, 2011. - Capítulo 1 – pp. 43-74.
-
-
-
BERGER, Peter L.; BERGER, Brigitte. “O que é uma instituição social?” In: FORACCHI, M.M.; MARTINS, J.S. (orgs.) Sociologia e Sociedade (Leituras de introdução à Sociologia). Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. , 1977.
-
ABRANTES, Pedro. Para uma teoria da socialização. Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. V. XXI. 2011.
-
-
-
SETTON, Maria da Graça. Família, Escola e Mídia: um campo com novas configurações. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 28, n. 1. 2002.
-
Coleção "Os Pensadores" - Benjamim, Adorno, Horkheimer, Habermas (Textos escolhidos). São Paulo: Abril Cultural, 1980.
-
Nesta aula será realizada a primeira atividade avaliativa da disciplina. A atividade será em grupo e as orientações serão passadas em sala de aula.
-
-
-
CATINI, Carolina R. A Crítica à Educação em Marx: discussões sobre a Educação e Trabalho na teoria marxiana. In: Anais IV Colóqui Marx e Engels - CEMARX | Unicamp. Campinas, 2005.
-
MORAES, C.S.V. Marx, Engels e a educação. In: BOTO, C., ed. Clássicos do pensamento pedagógico: olhares entrecruzados [online]. Uberlândia: EDUFU, 2019
-
-
-
CRUZ, P. A. S.; FREITAS, S. A. Disciplina, controle social e educação escolar: um breve estudo à luz do pensamento de Michel Foucault. Revista do Laboratório de Estudos da Violência e Segurança. n. 07, 2011.
-
TRAGTENBERG, Maurício. A escola como organização complexa. Revista Educação e Sociedade. n. 39, 2018.
-
-
-
LENIN, V. I. O Estado e a Revolução.
LER: Capítulo 1 - A Sociedade de Classes e o Estado / Item 1. O ESTADO, PRODUTO DO CARÁCTER INCONCILIÁVEL DAS CONTRADIÇÕES DE CLASSE (2 páginas)
-
ALTHUSSER, L. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado: nota sobre aparelhos ideológicos do Estado. Editorial Presença / Martins Fontes.
LER: Capítulo Os Aparelhos Ideológicos do Estado (pág. 41 a 52)
-
Nesta aula será realizada a segunda atividade avaliativa da disciplina. A atividade será em grupo e as orientações serão passadas em sala de aula.
-
-
-
Prezados e prezadas estudantes,
Nessa semana não teremos aula da disciplina Sociologia da Educação I.
Será realizado na FEUSP o Seminário Educação e Democracia, promovido pelo Departamento de Filosofia e Ciências da Educação. O Seminário será nos dias 24, 25 e 26 de maio. A presença e participação de todas as pessoas nesse evento será de muito valor para a nossa formação. Quem não puder comparecer presencialmente, poderá acompanhar de forma remota pelo canal do Youtube da FEUSP.
Não haverá controle de frequência da nossa disciplina. Mas tenho certeza que os debates irão enriquecer ainda mais as nossas aulas, por isso, recomendo fortemente a participação de todos.
Nessa página vocês poderão ver a Programação completa do evento.
Abraços!
-
-
-
BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação (Maria Alice Nogueira e Afrânio Mendes Catani - Organizadores). Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
LER:
Cap. II - A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura (p.39)
Cap. IV - Os três estados do Capital Cultural (p.71)
-
-
-
BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação (Maria Alice Nogueira e Afrânio Mendes Catani - Organizadores). Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
LER:
Cap. II - A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura (p.39)
Cap. IV - Os três estados do Capital Cultural (p.71)
-
Nesta aula será realizada a terceira atividade avaliativa da disciplina. A atividade será em grupo e as orientações serão passadas em sala de aula.
-
-
-
TOMIZAKI, Kimi. Transmitir e herdar: o estudo dos fenômenos educativos em uma perspectiva intergeracional. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 111, p. 327-346, abr.-jun. 2010.
-
-
-
-
As angústias e inquietações do adolescente, e, em especial, a maneira como ele se relaciona com um ambiente fundamental em sua formação: a escola. Filmado em três estados brasileiros com classes sociais distintas, Pro dia nascer feliz desenha um diário de observação do adolescente brasileiro. Professores também expõem seu cotidiano profissional, ajudando a pintar um quadro completo das desigualdades e da violência no país a partir da realidade escolar.
Ficha Técnica:
Título Original: Pro Dia Nascer Feliz.
Origem: Brasil, 2006.
Direção: João Jardim.
Roteiro: João Jardim.
Produção: Flávio R. Tambellini e João Jardim.
Fotografia: Gustavo Hadba.
Edição: João Jardim.
Música: Dado Villa-Lobos.
-
Nesta aula será realizada a segunda atividade avaliativa da disciplina. A atividade será em grupo e as orientações serão passadas em sala de aula.
-
-
-
A auto-avaliação é um momento importante de reflexão sobre o desempenho acadêmico dos estudantes, considerando suas dificuldades, desenvolvimentos e aproveitamentos.
Reforço que a nota de auto-avaliação corresponde a 10% da nota semestral da disciplina.
O formulário deve ser preenchido até 12/07/23!
-
-
-
Nesta última aula do semestre todas as atividades pendentes que, eventualmente, não tenham sido entregues pelos estudantes, deverão ser apresentadas para o encerramento do semestre e lançamento das notas finais.
-
Realizaremos uma roda de conversa para avaliar a disciplina e o andamento das aulas. Esse será um momento importante para a reflexão sobre as estratégias adotadas durante o semestre.
-