Cours : QFL5925 - Prática de Ensino de Química (2023) | e-Disciplinas
-
Tout ouvrir
Tout fermer
-
Instruction : un clic sur le titre de la section affiche ou masque cette section
-
1
Documentos e Modelos
- BasculerNeste campo vocês encontrarão todos os documentos necessários para a disciplina, bem como os modelos de Planos de Aula.
-
Neste relatório você vai descrever todas as atividades que executou junto á disciplina.
-
2
Tutorias sobre e-Disciplinas
- BasculerEste conteúdo não faz parte da disciplina. É apenas um material útil para aqueles que precisarem aprender a utilizar o e-Disciplinas no estágio.
Aqui vocês encontram tutoriais para aprender a utilizar a plataforma Moodle que compõe o e-Disciplinas largamente utilizado nas disciplinas do IQ.
-
Aula dada em 13/04 (semestre anterior) trás informações iniciais sobre o e-Disciplinas.
-
Considerem começar por aqui.
Vejam que há uma série de cursos e tutoriais sobre Moodle indicados
Sugiro lerem a página toda, em especial os tópicos: se comunicar, organizar o ambiente e atividades de avaliação.
Assistam ao vídeo: Resumo das ferramentas do Moodle.
Também tem um texto muito interessante intitulado: Socorro! A COVID-19 fechou a universidade, como ensino? -
Uma oficina online para treinar e aprender a usar o Moodle E-disciplinas. Basta se inscrever e você terá acesso a uma área para experimentar os recursos disponíveis.
-
-
3
aula 1: 14 de março
- Basculer-
Apresentação da disciplina
-
Plano de aula
-
4
aula 2: 13 de setembro
- BasculerCONTEÚDO:
- Níveis de planejamento do ensino superior.
- Conteúdos de ensino:
- Conceituais: fatos e dados, conceitos e princípios
- Procedimentais: procedimentos e estratégias
- Atitudinais: atitudes, normas e valores
INSTRUÇÕES:- Leia o texto obrigatório, anotando suas dúvidas, questionamentos, observações etc.
- Coloque suas dúvidas e questionamentos no Fórum especifico desse tema antes da próxima aula; Estas questões e dúvidas serão utilizadas como base para a discussão da aula.
- Após a aula presencial faça a atividade sugerida.
-
Fiquem a vontade para postar questões, dúvidas ou comentários sobre o texto. Estas questões servirão de base para a discussão na aula de 12 de abril.
Após a aula dúvidas remanescentes podem ser postadas no fórum geral.
-
1) Níveis de organização e planejamento no ensino superior de Química.
2) Conteúdos de Ensino: fatos ou dados, conceitos, princípios; procedimentos: técnicas e estratégias; atitudes, normas e valores; Conhecimento como redes de significados.
-
Esta aula foi originalmente produzida para a disciplina de gradução Instrumentação para o Ensino de Química I. Aborda os conteúdos de ensino de maneira mais completa.
-
5
aula 3: 27 de setembro
- BasculerCONTEÚDO:
- Definição de objetivos educacionais
- Taxonomia de objetivos educacionais
- O plano de aula/atividade
INSTRUÇÕES:- Leia o texto indicado;
- Coloque suas dúvidas no Fórum especifico desse tema;
- Faça a atividade sugerida;
- Inicie o seu planejamento de acordo com o modelo disponibilizado.
-
Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais
-
Vamos utilizar este espaço para compartilhar duvidas, dificuldades e soluções encontradas para as atividades de seleção de conteúdo para a sua atividade ou aula proposta
-
Aqui vocês encontram um resumo do que foi apresentado em aula com o intuito de ajuda-los a executar a tarefa seguinte.
-
- Taxonomia de Objetivos de Aprendizagem (Taxonomia de Bloom Revisada)
- Como definir Objetivos de Aprendizado
- Pistas para avaliação do aprendizado
- Relações entre objetivos de aprendizado e conteúdos de ensino
-
6
Entrega das Atividades
- Basculer-
Remettre un travail
Baixe o arquivo presente em .doc e preencha o quadro de maneira a selecionar o conteúdo de ensino presente na sua atividade.
Depois de preenchido o quadro, faça o upload do mesmo na área indicada para a avaliação e discussão com o professor.
Entrega em 4 de setembro de 2023.
-
Baixe o arquivo presente em .doc e preencha o quadro de maneira a selecionar o conteúdo de ensino presente na sua atividade.
Depois de preenchido o quadro, faça o upload do mesmo na área indicada para a avaliação e discussão com o professor.
Entrega em 22 de setembro de 2023.
-
Remettre un travail
Baixe o arquivo presente em .doc e preencha o quadro de maneira a selecionar o conteúdo de ensino presente na sua atividade.
Depois de preenchido o quadro, faça o upload do mesmo na área indicada para a avaliação e discussão com o professor.
-
Remettre un travail
Utilize o arquivo em anexo para elaborar o seu Plano de Aula ou Atividade.
Para preparar o plano de aula ou atividade, vocês devem utilizar os instrumentos CoRe e Objetivos de aprendizado entregues nas aulas anteriores.
A data máxima para entregar seu plano é 30 de novembro.
-
Para que seus colegas possam avaliar seu trabalho, entregue-o também nesta área.
A avaliação dos trabalhos de seus colegas deverá ser feita entre 2 e 15 de dezembro.
-
Apenas para quem desejar ou para quem foi pedido que o faça.
Data máxima 15 de dezembro.
-
Este instrumento será utilizado para avaliar seu Plano. Será atribuída uma nota (que não é o conceito final da disciplina) para o seu plano de acordo com este instrumento.
Após elaborar seu plano, você pode utilizar este instrumento para avaliá-lo e saber se está de acordo com o esperado, antes de submeter o trabalho.
Este instrumento também será utilizado para que cada um de vocês avalie os planos de dois outros colegas.
-
Explicação de como fazer o Plano de Aula
-
Nesta aula explico como fazer uma Rubrica Instrucional para avaliação de trabalhos dos alunos. Explico também como será feita a avaliação por pares dos Planos.
-
-
7
Entrega do Relatório de Estágio
- BasculerEntregue aqui o seu Relatório de Estágio e a Avaliação do Docente Orientador. Para ambos siga os modelos em anexo.
Obs. Este modelos também estão disponibilizado na aba Documentos e Modelos.
A data de entrega para os dois documentos é 30 de novembro de 2023.
-
Remettre un travail
-
Remettre un travail
-