Curso: SUS5004 - Agricultura Sustentável (2023) | e-Disciplinas
-
Geral
BEM-VINDOS À DISCIPLINA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL (SUS5004)
LOCAL DAS AULASS
- Sala 219 do Edifício I-1 (vulgo Titanic)
- Laboratório de Informática 2 no Ciclo Básico
- Esporadicamente on Line, via Google Meet sempre no mesmo endereço de internet.
Link da videochamada: https://meet.google.com/xix-zehy-fcm
HORÁRIOS
Sextas-feiras das 14:00 às 18:00 h
NOSSA ESTANTE (bibliografia fundamental para o curso)
EHLES, Eduardo. O que é agricultura sustentável. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2017, 62 p (eBook)
(conteúdo semelhante à dissertação de mestrado do autor, disponível abaixo)SAIK, Robert D. Food 5.0: How we feed the future. Lioncrest, 2019 (eBook) ISBN: 978-1-5445-0452-0
GRAZIANO, Xico. Agricultura: fatos e mitos: fundamentos para um debate racional sobre o agro / Xico Graziano, Décio Luiz Gazzoni, Maria Thereza Pedroso. – 2. ed. - São Paulo: Baraúna, 2021. 315 p. ISBN 978-65-87278-34-6.
NOTAS/CONCEITOS/AVALIAÇÕES
A: 9,0 a 10,0
B: 8,0 a 8,99
C: 6,0 a 7,99
R: < 6,0-
772.6 Kb Documento PDF
-
-
-
E-book de Thaise Costa Guzzatti sobre os 20 anos do Acolhida na Colônia (2019)
-
-
Contribuições da EMBRAPA
-
Fazer um envio Receber uma nota
Carregue aqui a atividade Capítulo Escolhido até às 23:59h do dia anterior da apresentação.
1) o arquivo da apresentação no formato apresentação (PPT ou outro) e no formato PDF ou similar
Caso seja necessário é possível enviar uma nova versão.Espera-se que a apresentação tenha entre 20 a 30 minutos. Modelo de apresentação é livre. Pode exercitar sua criatividade.
-
Fazer um envio Receber uma nota
Carregue aqui a atividade Tema Livre Individual até às 23:59h do dia anterior da apresentação.
1) o arquivo do texto no formato texto (word, ods etc) e no formato PDF ou similar
2) o arquivo da apresentação no formato apresentação (PPT ou outro) e no formato PDF ou similar
Caso seja necessário é possível enviar uma nova versão.Espera-se que a apresentação tenha entre 20 a 30 minutos. Modelo de apresentação é livre. Pode exercitar sua criatividade. O texto pode seguir os critérios dos SIS, porém o corpo e estrutura do texto são livres.
-
Formulário para os alunos avaliarem a apresentação dos colegas
-
Formulário para os alunos avaliarem a apresentação dos colegas
-
Abrir tudo
Fechar tudo
-
Instruções: Clique no nome da seção para mostrar/ocultar
-
1
11/08/2023
- AlternarAula 01: Quebra-gelo.
1. Quebra-gelo e conversa informal sobre a disciplina.
2. Apresentação dos alunos (quem é quem e o que faz).
3. Preencher a planilha com seus dados e com seus temas de preferências (Google Docs).
4. Testar acesso a rede do Laboratório de InformáticaPara pensar: Os países em desenvolvimento têm duas opções: a ciência ou a miséria. (Bernardo Houssay)
-
2
18/08/2023
- AlternarAula 02: Planejamento
1. Planejamento da disciplina
2. Avaliação da percepção dos alunos sobre:
2.1. Agricultura sustentável
2.2. O que você gostaria de aprender na disciplina?
3. Assistir ao vídeo "A evolução da agricultura nos últimos 50 anos - Embrapa" para debate na sala de aula.
Para pensar: Eu também quero a volta à natureza. Mas essa volta não significa ir para traz, e sim para a frente. (Friedrich Nietzsche)
-
Consulte para selecionar um tema.
-
Formulário para os alunos avaliarem a apresentação dos colegas
-
Fazer um envio
Descreva, resumidamente, o que você entende por Agricultura Sustentável.
(Carregar um arquivo de texto), até no máximo 1 página. -
Fazer um envio
Carregue um arquivo texto:
1) Elabore perguntas que reflitam suas principais dúvidas sobre agricultura sustentável.
(máximo 1 página)2) Descreva, de forma objetiva., o que você gostaria de aprender sobre agricultura sustentável
(máximo 1 página) -
Vídeo animação da Embrapa com menos de 5 minutos descrevendo o impacto da ciência na agricultura brasileira. Apresenta a evolução da agricultura nos últimos 50 anos: produção, diversificação e sustentabilidade. Destaca o papel da pesquisa pública e sua articulação com a competência do agricultor. Encerra com temas prioritários para enfrentar os desafios futuros.
-
-
3
25/08/2023
- AlternarAula 03: Evolução da Agricultura
1. Ler, antecipadamente à aula, a Introdução e o Capítulo 1, A agricultura moderna, da dissertação de Mestrado de EHLERS, E.M. (1994) e ou do livro O que é agricultura sustentável do mesmo autor.
2. Discussão em sala sobre a apresentação e o conteúdo da Introdução e do Capítulo 1.
3. Discussão sobre os vídeos da aula anterior.
4. Distribuição dos temas dos trabalhos dos alunos
-
Guia para a discussão do tema em sala
-
-
Esta seção4
01/09/2023
- AlternarCONTINUAÇÃO DA AULA ANTERIOR
-
5
08/09/2023
- AlternarAula especial da Semana da Pátria (ATIVIDADE REMOTA). NÃO HÁ AULA PRESENCIAL
1. Assistir ao vídeo / documentário "Terra e Sustentabilidade".
2. Assistir ao vídeo / documentário "Kiss de Ground" / "solo Fértil"
(disponível no Netflix e no YouTube)
OBS: Anotar pontos positivos, negativos e/ou duvidosos para discussão em sala na semana seguinte.
-
COMO ATIVAR AS LEGENDAS? No celular: clique sobre a imagem do vídeo e depois nos 3 pontinhos, escolha a opção legenda. No computador: clique na roda dentada que fica na barra de reprodução do vídeo.
-
6
15/09/2023
- AlternarCONTINUAÇÃO DA AULA ANTERIOR
Atividades
1. Assistir aos vídeos indicados na semana anterior
Discussão sobre os vídeos da semana anterior
-
7
22/09/2023
- AlternarAula 04: Movimentos rebeldes
Atividades
1. Discussão sobre a leitura recomendada: capítulo 2 (Os movimentos rebeldes) até e inclusive o item 2.4. da dissertação de mestrado de EHLERS (1994) ou a parte correspondente no livro do mesmo autor.
Perguntas norteadoras da discussão:
- Que fatos históricos da Agricultura desencadearam o aparecimento dos movimentos rebeldes ?
- Como, por que e quando sugiram os movimentos rebeldes na agricultura?
- Quais as grandes vertentes ou linhas de pensamento agronômico surgiram a partir dos movimentos rebeldes na Agricultura?
-Há sinônimos para uma mesma vertente?
- Quais as características de cada vertente? Quem as idealizou e quando?2. Assistir aos vídeos indicados abaixo
-
Guia para a discussão em sala sobre o tema (parte 1)
-
8
29/09/2023
- AlternarAulas 05 e 06 Movimentos Rebeldes (continuação)
1. Discussão da leitura recomendada: capítulo 2 (Os movimentos rebeldes), itens 2.5 Ascensão dos "alternativos" e 2.6 Repercussões no Brasil, da dissertação de EHLERS (1994) ou o item "A ascensão do movimento alternativo" do livro do mesmo autor.
2. Leitura recomendada: capítulos 1 a 4 do livro Agricultura Sustentável de KAMIYAMA, A. (2011)
-
Capítulo 2.5. Ascensão dos "alternativos"
Guia para a discussão do tema em sala -
Capítulo 2.6. Repercussões no Brasil
Guia para a discussão do tema em sala -
Agricultura, ambiente e a ONU: repercussões no mundo
Guia para a discussão do tema em sala
-
-
9
06/10/2023
- AlternarEras da Agricultura
Aula on-line:
Link da videochamada: https://meet.google.com/xix-zehy-fcm
Atividades
1. Ler Introduction da parte 1 (The five eras of agriculture) do livro Food 5.0 de R. D. Saik (2019)
2. Participar da discussão, em sala, sobre a leitura indicada.
Perguntas norteadoras Introduction:
- Qual a preocupação do autor com o futuro?
- Quanto e como vai crescer a população mundial?
- Qual o desafio da humanidade?
- O que o Saik acha sobre ser sustentável?
- É possível uma agricultura infinitamente sustentável?
- Como evoluiu a agricultura? quais as eras?-
Livro Food 5.0 Introdução
Guia para a discussão do tema em sala
-
-
10
Feriado: 13/10/2023
- AlternarFeriado da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida
-
11
27/10/2023
- AlternarAula: Introdução ao Geoprocessamento e à Agricultura de Precisão.
Prof. Dr. Luis Americo Conti
Aula on-line no link de sempre:
https://meet.google.com/xix-zehy-fcm
1. Participar da aula e do debate
-
12
Feriado: 03/11/2023
- AlternarFeriado: Finados
-
13
Não houve aula: 10 e 17/11/2023
- AlternarNão houve aula.
-
14
24/11/2023 Parte 1
- AlternarEras da Agricultura
Atividades
1. Ler capítulo 1 (Agriculture 1.0: Muscle) da parte 1 (The five eras of agriculture) do livro Food 5.0 de R. D. Saik (2019)
2. Participar da discussão, em sala, sobre a leitura indicada.
Perguntas norteadoras Agriculture 1.0 Muscle
- O caracterizou esta era?
- Quais os impactos positivos e negativos ocorridos nesta era?
- Como sair da subsistência para a sustentabilidade?-
Livro Food 5.0 Era dos músculos
Guia para a discussão do tema em sala
-
-
15
24/11/2023 Parte 2
- AlternarEras da Agricultura
Atividades
1. Ler capítulo 2, (Agriculture 2.0 The machine era) da parte 1 (The five eras of agriculture) do livro Food 5.0 de R. D. Saik (2019)
2. Participar da discussão, em sala, sobre a leitura indicada.
3. Assistir vídeo-
Assista este vídeo como complemento ao capitulo 4 Genetic Engineering
OBS: se preferir habilite a legenda em Português no YouTube
-
-
16
01/12/2023 Parte 1
- AlternarEras da Agricultura
Atividades
1. Ler capítulo 4, (Agriculture 4.0 Genetic Engineering) da parte 1 (The five eras of agriculture) do livro Food 5.0 de R. D. Saik (2019)
2. Participar da discussão, em sala, sobre a leitura indicada.
3. Assistir vídeoTeremos Palestra ao vivo:
Engenharia Genética na Agricultura: Um Olhar sobre FOOD 5.0: How We Feed the Future e suas propostas.
-
Livro Food 5.0. Agricultura 4.0. Era da Engenharia Genética
Guia para a discussão do tema em sala -
Assista este vídeo como complemento ao capitulo 4 Genetic Engineering
OBS: se preferir habilite a legenda em Português no YouTube
-
-
17
01/12/23 Parte 2
- AlternarEras da Agricultura
Atividades
1. Ler capítulo 3, (Agriculture 3.0 Chemistry Era) da parte 1 (The five eras of agriculture) do livro Food 5.0 de R. D. Saik (2019)
2. Participar da discussão, em sala, sobre a leitura indicada.
-
Livro Food 5.0. Agricultura 3.0. Era da Química
-
-
18
22/12/2023
- AlternarAvaliação final e palestra virtual
1) 14:00 h Avaliação final ASSÍNCRONA (fora da hora da aula)
Responder as questões. Carregue um documento texto (até de 2 páginas) respondendo as perguntas.Recomendo que revejam / relembrem todas as aulas e temas apresentados, bom como todas as atividades que realizaram, inclusive as tarefas 1 e 2. Também é recomendado que relembrem os temas das bibliografias indicadas, em especial das 3 que mais utilizamos, EHLERS, SAIK e GRAZIANO.
2) 16:00 h Palestra e debate: Assistir as 2 palestras
Palestra 1 das 16 às 17 h Tema: "Novas tecnologias ajudando na sustentabilidade da agricultura"
Palestra 2 das 17 às 18 h Tema: "Tendências e desafios para o mundo rural e os sistemas agroalimentares na América Latina"
Palestrante: Antonio Morelli (Abronow - Argustech Inovação Ciências Negócios) S. J. dos Campos, Brasil
Palestrante: Luiz Carlos Beduschi Filho (Oficina Regional de la FAO para América Latina y el Caribe) Santiago, Chile3) Entre o dia 22/12/2023 até o dia 28/12/2021 às 23h59: Avaliação final ASSÍNCRONA (fora do horário da aula)
Carregue um documento texto (até 2 páginas) respondendo às perguntas
OBS: Após saírem as notas finais deverão realizar uma avaliação da disciplina-
Responder as questões. Carregue um documento texto (até de 2 páginas) respondendo as seguintes perguntas:
Comparando com o início da disciplina, responda cada item separadamente
a) O que a disciplina te acrescentou?
b) Quais temas tratados já eram de seu conhecimento e sem muitas novidades?
c) Quais temas tratados foram novos para você e que possam ter te surpreendido?
d) Quais temas mais gostou ou que foram mais úteis para você?
e) Quais temas faltaram e que deveriam ser abordados?OBS: Utilize o arquivo modelo abaixo
-
Fazer um envio
Responder as questões. Carregue um documento texto (de até 2 páginas) respondendo às perguntas.
Parte A) Considerando os 3 principais autores que estudamos durante a disciplina:
EHLES, Eduardo. O que é agricultura sustentável. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2017, 62 p (eBook) (conteúdo semelhante à dissertação de mestrado do autor)
SAIK, Robert D. Food 5.0: How we feed the future. Lioncrest, 2019 (eBook) ISBN: 978-1-5445-0452-0
GRAZIANO, Xico. Agricultura: fatos e mitos: fundamentos para um debate racional sobre o agro / Xico Graziano, Décio Luiz Gazzoni, Maria Thereza Pedroso. – 2. ed. - São Paulo: Baraúna, 2021. 315 p. ISBN 978-65-87278-34-6.Responda as 2 questões abaixo quanto à agricultura sustentável:
1) Relate sobre pontos que os autores concordam, pelo menos minimamente.
2) Relate sobre pontos em que os autores têm visões diferentes, pelo menos minimamente.
Parte B) Agora após o término da disciplina, qual a sua visão de como a humanidade pode alavancar a sustentabilidade na agricultura e se aproximar de satisfazer o ODS 2 da ONU, "Fome zero e agricultura sustentável"?
-
-
24
Maratona Solos
- AlternarNIVELAMENTO DE CONHECIMENTOS EM SOLOS
Assistir as vídeoaulas ao longo da disciplina.
Uma dica: acelere o vídeo para reprodução em velocidade mais rápida ou faça uma maratona.
-
-
-
-
Em Temas, no lado direito da tela, procure: 1) Solo>>Composição do solo e 2 ) Solo>>Erosão
-