Curso: SUS5004 - Agricultura Sustentável (2023) | e-Disciplinas

  • 1

    Aula 01: Quebra-gelo.

    1. Quebra-gelo e conversa informal sobre a disciplina.
    2. Apresentação dos alunos (quem é quem e o que faz).
    3. Preencher a planilha com seus dados e com seus temas de preferências (Google Docs).
    4. Testar acesso a rede do Laboratório de Informática

    Para pensar: Os países em desenvolvimento têm duas opções: a ciência ou a miséria. (Bernardo Houssay)


  • 2

    Aula 02: Planejamento

    1. Planejamento da disciplina

    2. Avaliação da percepção dos alunos sobre:

    2.1. Agricultura sustentável

    2.2. O que você gostaria de aprender na disciplina?

    3. Assistir ao vídeo "A evolução da agricultura nos últimos 50 anos - Embrapa" para debate na sala de aula. 

    Para pensar: Eu também quero a volta à natureza. Mas essa volta não significa ir para traz, e sim para a frente. (Friedrich Nietzsche)

    • Consulte para selecionar um tema. 

    • Formulário para os alunos avaliarem a apresentação dos colegas

    • Fazer um envio

      Descreva, resumidamente, o que você entende por Agricultura Sustentável.
      (Carregar um arquivo de texto), até no máximo 1 página.   

    • Fazer um envio

      Carregue um arquivo texto:

      1) Elabore perguntas que reflitam suas principais dúvidas sobre agricultura sustentável.
      (máximo 1 página)  

      2) Descreva, de forma objetiva., o que você gostaria de aprender sobre agricultura sustentável
      (máximo 1 página) 


    • Vídeo animação da Embrapa com menos de 5 minutos descrevendo o impacto da ciência na agricultura brasileira. Apresenta a evolução da agricultura nos últimos 50 anos: produção, diversificação e sustentabilidade. Destaca o papel da pesquisa pública e sua articulação com a competência do agricultor. Encerra com temas prioritários para enfrentar os desafios futuros.

  • 3

    Aula 03: Evolução da Agricultura

    1. Ler, antecipadamente à aula, a Introdução e o Capítulo 1, A agricultura moderna, da dissertação de Mestrado de EHLERS, E.M. (1994) e ou do livro O que é agricultura sustentável do mesmo autor.

    2. Discussão em sala sobre a apresentação e o conteúdo da Introdução e do Capítulo 1.

    3. Discussão sobre os vídeos da aula anterior.

    4. Distribuição dos temas dos trabalhos dos alunos

  • Esta seção4

    01/09/2023
    - Alternar

    CONTINUAÇÃO DA AULA ANTERIOR

  • 5

    Aula especial da Semana da Pátria (ATIVIDADE REMOTA). NÃO HÁ AULA PRESENCIAL

    1. Assistir ao vídeo / documentário "Terra e Sustentabilidade".

    2. Assistir ao vídeo / documentário "Kiss de Ground" / "solo Fértil"

    (disponível no Netflix e no YouTube) 

    OBS: Anotar pontos positivos, negativos e/ou duvidosos para discussão em sala na semana seguinte.


  • 6

    CONTINUAÇÃO DA AULA ANTERIOR

    Atividades
    1. Assistir aos vídeos indicados na semana anterior 
    Discussão sobre os vídeos da semana anterior

  • 7

    Aula 04: Movimentos rebeldes   

    Atividades
    1. Discussão sobre a leitura recomendada: capítulo 2 (Os movimentos rebeldes) até e inclusive o item 2.4. da dissertação de mestrado de EHLERS (1994) ou a parte correspondente no livro do mesmo autor.
    Perguntas norteadoras da discussão:
    - Que fatos históricos da Agricultura desencadearam o aparecimento dos movimentos rebeldes ? 
    - Como, por que e quando sugiram os movimentos rebeldes na agricultura?
    - Quais as grandes vertentes ou linhas de pensamento agronômico surgiram a partir dos movimentos rebeldes na Agricultura?
    -Há sinônimos para uma mesma vertente?
    - Quais as características de cada vertente? Quem as idealizou e quando? 

    2. Assistir aos vídeos indicados abaixo


  • 8

    Aulas 05 e 06 Movimentos Rebeldes (continuação)

    1. Discussão da leitura recomendada: capítulo 2 (Os movimentos rebeldes), itens 2.5 Ascensão dos "alternativos" e 2.6 Repercussões no Brasil,  da dissertação de EHLERS (1994) ou o item "A ascensão do movimento alternativo" do livro do mesmo autor. 

    2. Leitura recomendada: capítulos 1 a 4 do livro Agricultura Sustentável de KAMIYAMA, A. (2011)


  • 9

    Eras da Agricultura   

    Aula on-line: 
    Link da videochamada:  https://meet.google.com/xix-zehy-fcm
    Atividades
    1. Ler Introduction da parte 1 (The five eras of agriculture) do livro Food 5.0 de R. D. Saik (2019)

    2. Participar da discussão, em sala, sobre a leitura indicada.
    Perguntas norteadoras Introduction
    - Qual a preocupação do autor com o futuro? 
    - Quanto e como vai crescer a população mundial?
    - Qual o desafio da humanidade? 
    - O que o Saik acha sobre ser sustentável?
    - É possível uma agricultura infinitamente sustentável? 
    - Como evoluiu a agricultura? quais as eras? 

  • 10

    Feriado da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida

  • 11

    Aula: Introdução ao Geoprocessamento e à Agricultura de Precisão.

    Prof. Dr. Luis Americo Conti 

    Aula on-line no link de sempre: 

    https://meet.google.com/xix-zehy-fcm

    1. Participar da aula e do debate

  • 12

    Feriado: Finados

  • 13

    Não houve aula.

  • 14

    Eras da Agricultura   

    Atividades
    1. Ler capítulo 1 (Agriculture 1.0: Muscle) da parte 1 (The five eras of agriculture) do livro Food 5.0 de R. D. Saik (2019)

    2. Participar da discussão, em sala, sobre a leitura indicada.
    Perguntas norteadoras Agriculture 1.0 Muscle
    - O caracterizou esta era?
    - Quais os impactos positivos e negativos ocorridos nesta era?
    - Como sair da subsistência para a sustentabilidade?

  • 15

    Eras da Agricultura  

    Atividades
    1. Ler capítulo 2, (Agriculture 2.0 The machine era) da parte 1 (The five eras of agriculture)  do livro Food 5.0 de R. D. Saik (2019)
    2. Participar da discussão, em sala, sobre a leitura indicada.
    3. Assistir vídeo   


  • 16

    Eras da Agricultura  

    Atividades
    1. Ler capítulo 4, (Agriculture 4.0 Genetic Engineering) da parte 1 (The five eras of agriculture)  do livro Food 5.0 de R. D. Saik (2019)
    2. Participar da discussão, em sala, sobre a leitura indicada.
    3. Assistir vídeo
    Teremos Palestra ao vivo: 

    Engenharia Genética na Agricultura: Um Olhar sobre FOOD 5.0: How We Feed the Future e suas propostas.

        


  • 17

    Eras da Agricultura  

    Atividades
    1. Ler capítulo 3, (Agriculture 3.0 Chemistry Era) da parte 1 (The five eras of agriculture)  do livro Food 5.0 de R. D. Saik (2019)
    2. Participar da discussão, em sala, sobre a leitura indicada.


  • 18

    Avaliação final e palestra virtual  

    1) 14:00 h Avaliação final ASSÍNCRONA (fora da hora da aula)  
    Responder as questões. Carregue um documento texto (até de 2 páginas) respondendo as perguntas.  

    Recomendo que revejam / relembrem todas as aulas e temas apresentados, bom como todas as atividades que realizaram, inclusive as tarefas 1 e 2. Também é recomendado que relembrem os temas das bibliografias indicadas, em especial das 3 que mais utilizamos, EHLERS, SAIK e GRAZIANO.

    2) 16:00 h Palestra e debate: Assistir as 2 palestras 

    Palestra 1 das 16 às 17 h Tema: "Novas tecnologias ajudando na sustentabilidade da agricultura"
    Palestrante: Antonio Morelli  (Abronow - Argustech Inovação Ciências Negócios) S. J. dos Campos, Brasil 

    Palestra 2 das 17 às 18 h Tema: "Tendências e desafios para o mundo rural e os sistemas agroalimentares na América Latina" 
    Palestrante: Luiz Carlos Beduschi Filho  (Oficina Regional de la FAO para América Latina y el Caribe)  Santiago, Chile 

    3) Entre o dia 22/12/2023 até o dia 28/12/2021 às 23h59:  Avaliação final ASSÍNCRONA (fora do horário da aula) 

    Carregue um documento texto (até 2 páginas) respondendo às perguntas

    OBS: Após saírem as notas finais deverão realizar uma avaliação da disciplina

    • Responder as questões. Carregue um documento texto (até de 2 páginas) respondendo as seguintes perguntas:  

      Comparando com o início da disciplina, responda cada item separadamente

      a) O que a disciplina te acrescentou? 
      b) Quais temas tratados já eram de seu conhecimento e sem muitas novidades?
      c) Quais temas tratados foram novos para você e que possam ter te surpreendido?
      d) Quais temas mais gostou ou que foram mais úteis para você?
      e) Quais temas faltaram e que deveriam ser abordados?  

      OBS: Utilize o arquivo modelo abaixo 

    • Responder as questões. Carregue um documento texto (de até 2 páginas) respondendo às perguntas.

      Parte A) Considerando os 3 principais autores que estudamos durante a disciplina:

      EHLES, Eduardo. O que é agricultura sustentável. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2017, 62 p (eBook) (conteúdo semelhante à dissertação de mestrado do autor)
      SAIK, Robert D. Food 5.0: How we feed the future. Lioncrest, 2019 (eBook) ISBN: 978-1-5445-0452-0 
      GRAZIANO, Xico. Agricultura: fatos e mitos: fundamentos para um debate racional sobre o agro / Xico Graziano, Décio Luiz Gazzoni, Maria Thereza Pedroso. – 2. ed. - São Paulo: Baraúna, 2021. 315 p.  ISBN 978-65-87278-34-6.

      Responda as 2 questões abaixo quanto à agricultura sustentável:

      1)  Relate sobre pontos que os autores concordam, pelo menos minimamente.

      2) Relate sobre pontos em que os autores têm visões diferentes, pelo menos minimamente.

      Parte B) Agora após o término da disciplina, qual a sua visão de como a humanidade pode alavancar a sustentabilidade na agricultura e se aproximar de satisfazer o ODS 2 da ONU, "Fome zero e agricultura sustentável"?

  • 24