Programação

  • Introdução à disciplina

    Esta disciplina de pós-graduação consiste em uma série de aulas teóricas sobre técnicas de comunicação científica eficaz (ver Conteúdo em resumo) em paralelo à prática da escrita científica. Além disso, serão também discutidas as filosofias e técnicas para o preparo de apresentações orais científicas eficazes, mas também criativas. As atividades práticas da oficina serão realizadas tanto individualmente entre docente-discente para discutir as melhores estratégias de escrita partindo dos resultados de pesquisa do discente, como em grupo onde os alunos participarão tanto como autores quanto como uma audiência crítica dos seus respectivos trabalhos. Com esta disciplina, pretende-se alcançar a elaboração de um trabalho científico em inglês e a apresentação oral deste trabalho de forma criativa e engajante.

    Objetivos:

    O desenvolvimento das competências técnicas necessárias à preparação e publicação eficiente de manuscritos científicos e à comunicação oral eficaz de resultados de pesquisas científicas.

    Conteúdo em resumo:

    1. Redação técnica em uma outra língua: Algumas considerações e como entender o que é esperado de um texto científico em inglês.

    2. Textos científicos: Tipos, Estruturas, Estilos.

    3. Textos científicos: Concisão e Precisão. Exemplos e estratégias.

    4. Começando: Como, Onde e Por quê.

    5. Usando o conceito de outline modular.

    6. Dissecando os componentes críticos de um artigo. O que podemos aprender disso? Estratégias e exemplos.

    7. O mito do conteúdo único: Gráficos, tabelas e figuras.

    8. As razões mais comuns para um manuscrito não ir para revisão por pares. O que evitar.

    9. Tópicos adicionais sobre publicação acadêmica sugeridos pelo grupo.

    10. Como preparar uma palestra oral: The Naked Speaker.

    11. Começando: Como, Onde e Por quê.

    12. Pode-se ser criativo em apresentações científicas orais? Sim claro!

    Critério de avaliação: 

    Produção de um trabalho científico em inglês e formatado de acordo com o periódico alvo, apresentação oral em inglês do tema do trabalho, participação em atividades de aula.

    Bibliografia: 

    Texto principal: Artigos científicos especializados, guias publicados por editoras de sociedades científicas, e material distribuído ao longo da disciplina. Existe muitos bons livros na área, mas a filosofia do curso é que o estudante, através da prática, identifique o seu estilo próprio. A partir desta aprendizagem, o estudante poderá então buscar títulos específicos que venham auxiliá-lo no desenvolvimento contínuo das habilidades de escrita científica.



  • Aula Teórica - 22.08.2023

  • Aula Teórica - 24.08.2023

    Link para visualização dos vídeos foi enviado para os alunos matriculados que estão assistindo as aulas e participando das atividades de escrita extra-classe.

  • Aula Teórica - 29.08.2023

    Link para visualização dos vídeos foi enviado para os alunos matriculados que estão assistindo as aulas e participando das atividades de escrita extra-classe.

  • Aula Teórica - 12.09.2023

    Link para visualização dos vídeos foi enviado para os alunos matriculados que estão assistindo as aulas e participando das atividades de escrita extra-classe.

  • Aula Teórica - 26.09.2023

    Link para visualização dos vídeos foi enviado para os alunos matriculados que estão assistindo as aulas e participando das atividades de escrita extra-classe.

  • Aula Teórica - 26.11.2023

    Link para visualização dos vídeos foi enviado para os alunos matriculados que estão assistindo as aulas e participando das atividades de escrita extra-classe.