Diagrama de temas

  • UNIDADE DIDÁTICA I

  • 08/08

    Apresentação da disciplina

  • 15/08

    ➔ O desenvolvimento histórico das ideias científicas próprias da psicologia

    BERNARDES, M. E. M. O Método de Investigação na Psicologia Histórico ́ - Cultural e a Pesquisa sobre o Psiquismo Humano. Revista Psicologia Política (Impresso), ́ v. 10, p. 297-313, 2010

  • 22/08

    ➔ A apropriação da cultura e o desenvolvimento humano

    LEONTIEV, Alexis. O homem e a cultura. In: ______.O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo : Centauro,2004. p.277-302

  • 29/08

    ➔ Reflexões sobre as desigualdades pessoais e sociais

    LEONTIEV, Alexis. O homem e a cultura. In: ______.O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo : Centauro,2004. p.277-302

    • O enigma de Kaspar Hauser 1974) Legendado- Filme completo

      Clique o link   para abrir o recurso.

      O Enigma de Kaspar Hauser, lançado em 1974, é um filme muito premiado. É um clássico da literatura, trazido às telas pelo diretor alemão Werner Herzog!


      O filme conta a história dramática de um menino que até os 15 ou 16 anos de idade foi vítima do isolamento social. Ele vivia num cativeiro, numa cela ou masmorra, na zona rural da cidade de Mittelfranken, na Alemanha.

      Kaspar não tinha contato físico ou verbal com nenhum outro ser humano. Sem acesso ao aprendizado de uma língua, ele também era incapaz de elaborar pensamentos e de interpretar o que acontecia à sua volta.

      A história conta que, em 26 de maio de 1828, Kaspar foi encontrado no centro da cidade, com uma carta em suas mãos. A mensagem na carta explicava um pouco da sua vida. Entretanto, permanece desconhecido o motivo pelo qual ele havia sido aprisionado quando criança. Como também o porque de ter sido solto quando jovem. Porém, sabemos que ele conseguiu falar e escrever. Também começou a agir de forma social. Tudo isso só foi possível porque ele passou a receber estímulos adequados.

      Em dezembro de 1833, Kaspar Hauser foi assassinado com uma facada no peito, nos jardins do palácio de Ansbach. Acredita-se que a sua morte foi encomendada por uma universidade, que desejava estudar seu cérebro. Tudo isso para tentar explicar o fenômeno da privação da linguagem. Além disso, desejavam entender sobre a capacidade humana de aprender, quando em convívio social

  • 05 /09 alterado para 17/09

    ➔ Síntese teórica - avaliação parcial I 

    O texto deverá ser anexado ao sistema até a data de 17/09

    Envio do texto pelo site da disciplina.

    • Apertura: viernes, 1 de septiembre de 2023, 23:59
      Cierre: lunes, 18 de septiembre de 2023, 23:59

      Responda aos questionamentos e utilize o recurso de citação direta (cópia do texto entre aspas) para justificar seus argumentos.

      1. O que é filogênese e ontogêneses? Como ocorre a hominização do cérebro humano?

      2. Qual a causa das diferenças individuais de acordo com o autor estudado?

      Insira seu texto no sistema até o dia 08/09.


  • 12/09 - Preparação para o Seminário

    O seminário é composto por duas etapas:

    1. Produção de Mídia - supervisão Camila 
    2. Produção do texto escrito - entrega no final do semestre - supervisão Eliza

    Independente do tema contemporâneo a ser abordado pelos grupos, as reflexões teóricas e empíricas devem ser fundamentadas nos textos da disciplina e nos dois livros indicados na bibliografia a seguir:

    Guy Debord - A Sociedade do Espetáculo: https://drive.google.com/file/d/1sQzMnE8S2mmbvjCDjJaN1JeBLv8z54Tb/view?usp=sharing

    (Livro todo, dependendo da necessidade do assunto do seu seminário)

    Georges Politzer - Crítica aos fundamentos da Psicologia: https://drive.google.com/file/d/0B8kqmQoDUKgYTzZyWmFjeWU0V1U/view?usp=sharing&resourcekey=0-YzRbrklO8egCxfELwsK5xQ

    (Apenas o capítulo de Introdução)

    Abraços Eliza 

  • UNIDADE DIDÁTICA II

  • 14/11

  • 21/11

    O lugar do social e do cultural na psicologia histórico- cultural

    SIRGADO, Angel Pino. O social e o cultural na obra de Vigotski. Educ. Soc., Campinas, v. 21, n. 71, jul. 2000.

  • 28/11

     O desenvolvimento do psiquismo na vida cotidiana

    ROSSLER, João Henrique. O desenvolvimento do psiquismo na vida cotidiana: aproximações entre a psicologia de Alexis N. Leontiev e a teoria da vida cotidiana de Agnes Heller. Cad. CEDES, Campinas, v. 24, n. 62, abr. 2004

  • 05/12

    Educação para a cidadania ou para a liberdade


    TONET, I. Educar para a cidadania ou para a liberdade?, Perspectiva, Florianópolis, v.22, n.02, p. 469-484, jul./dez. 2005

  • 12/12 - Avaliação individual e presencial


  • 19/12 - Entrega do Seminário - texto escrito

    Enviar o texto teórico sobre o tema contemporâneo escolhido pelo grupo por e-mail para o(a) monitor(a) supervisor(a) do trabalho.

    • Apertura: domingo, 7 de enero de 2024, 00:00
      Cierre: domingo, 14 de enero de 2024, 00:00