Programação
-
Olá estudantes!
Sejam bem-vindas e bem-vindos ao espaço da disciplina Preparação Pedagógica!
A disciplina está organizada no formato presencial com situações de estudo individual e coletivo.
Para o bom desenvolvimento da disciplina e da aprendizagem dos conteúdos apresentados constam as seguintes ações de estudo:
- Leitura prévia da bibliografia recomendada para cada aula, visando qualificar as reflexões coletivas em aula;
- Produção de síntese sobre a bibliografia recomendada para cada aula a ser inserida no link Tarefa de estudo. As sínteses serão comentadas pela docente ministrante da referida aula.
1. Síntese teórica individual a ser inserida no sistema antes da aula (tarefa de estudo) ;
2. Participação nas dinâmicas da aula com produção de registros;
3. Plano de aula elaborado em pequenos grupos.
Nossas aulas serão às segundas-feiras das 14h às 17h45, de forma presencial, quinzenalmente.Desejo que o semestre seja um tempo de boas aprendizagens e conquistas no campo pedagógico.
Um abraço,
Profa. Maria Eliza
-
Olá pessoal, espero que estejam bem.
Disponibilizo alguns trabalhos realizados em anos anteriores para que tenham uma noção do que devem apresentar.
Crie o seu plano de aula ou de curso de extensão considerando a sua área de conhecimento especifico e os conteúdos apropriados sobre o conhecimento pedagógico na disciplina Preparação Pedagógica.
Siga o modelo de plano de aula disponibilizado no site da disciplina e elabore um texto teórico que justifique os modos de ações pedagógicas.
Abraços
-
- Apresentação da disciplina, docentes e discentes.
- A Universidade Pública, o tripé ensino-pesquisa-extensão e alguns aspectos históricos da Política de Educação Superior no Brasil
Leitura prévia dos textos para dinâmica em aula.
Questão desencadeadora:
Quais os desafios para a articulação das atividades de pesquisa, ensino e extensão na universidade brasileira ?
CHAUÍ, M. A universidade sob nova perspectiva. Revista brasileira de educação.Rio de Janeiro, m.24, Dec. 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000300002
BARREIRO, Gladys Beatriz; COSTA, Fábio Luciano Oliveira. Las políticas de educación superior en Brasil en la primera década del siglo XXI. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v. 20 n.64, p.17-46, 2015.
Disponível em:
http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662015000100003
Dinâmica em aula:
Em pequenos grupos (3 a 4 participantes) reflitam sobre a essência dos conceitos abordados nos dois artigos estudados e registem as reflexões coletivas.-
Insira sua síntese de estudo sobre os textos lidos, antes da aula.
-
Tema da aula:
Leitura prévia do texto para dinâmica em aulaQuestões desencadeadoras :
Qual a função social do educador / professor ?
Qual é o campo de possibilidades para a objetivação de sua atividade teórico prática?
Bibliografia:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e Terra, 1996.
Disponível em:http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf
ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia universitária: Valorizando o ensino e a docência na universidade. Rev. Port. de Educação, Braga , v. 27, n. 2, p. 7-31, jun. 2014 .
Disponível em: https://doi.org/10.21814/rpe.6243
-
Insira sua síntese de estudo sobre os textos lidos antes da aula.
-
Ementa
1. Ideias pedagógico-sociais em obras de Paulo Freire e a Didática
2. O conceito de dodiscência e suas implicações na relação professor-aluno
3. Sentido social do ensinar/aprender/avaliar: conhecimento, decisões e ações
4. Ação pedagógica e avaliação apreciativa mútua: autonomia e emancipação -
A finalidade do estudo completar é inserir os estudantes no campo da pesquisa sobre a temática de estudo na disciplina Preparação Pedagógica.
Podem ser inseridos este link imagens, vídeos, textos acadêmicos e jornalísticos etc. que abordem a temática estudada em aula.
-
Didática para o desenvolvimento humano
- Tema da aula:
Leitura prévia do texto para dinâmica em aulaQuestões desencadeadoras:
- A pergunta: o que seria uma correta organização da aprendizagem?
- O que se entende por princípios didáticos e ações docentes favoráveis à aprendizagem?
Bibliografia:
SFORNI, Marta Sueli de Faria. Interação entre Didática e Teoria Histórico-Cultural. Educ. Real., Porto Alegre , v. 40, n. 2, p. 375-397, June 2015 . Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623645965.
Palestra: Desenvolvimento psíquico e seus contextos de interação social
Maria Eliza Mattosinho Bernardes
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=N0wx1gtTHqY&t=164s -
Tema da aula:
Leitura prévia do texto para dinâmica em aulaQuestões desencadeadoras:
Qual a relação entre os estudos realizados até o momento e os textos atuais?
O que seria uma correta organização da aprendizagem?
LIBÂNEO, José Carlos. Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento Humano. Educ. Real., Porto Alegre , v. 40, n. 2, p. 629-650, June 2015 . Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362015000200629&lng=en&nrm=iso
LIBÂNEO, José Carlos. Questões de metodologia do ensino superior: a teoria histórico-cultural da atividade de aprendizagem. Disponível em: http://www.drb-m.org/av1/29QUESTOESDEMETODOLOGIADOENSINOSUPERIOR.pdf
-
- Tema da aula:
Leitura prévia do texto para dinâmica em aulaQuestões desencadeadoras:
- Qual a relação entre a atividade pedagógica e a práxis revolucionária?
- Quais os campos de objetivação da atividade pedagógica?
Bibliografia:
BERNARDES, Maria Eliza Mattosinho. Ensino e aprendizagem como unidade dialética na atividade pedagógica.
Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2009, vol.13, n.2, pp.235-242. ISSN 2175-3539.
Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/pee/v13n2/v13n2a05.pdf
BERNARDES, M. E. M. Modos de ação na atividade pedagógica: uma proposição de ensino e aprendizagem ativos. PBL 2010 Congresso Internacional. São Paulo, Brasil, 8-12 de fevereiro de 2010. Disponível em: http://each.uspnet.usp.br/pbl2010/trabs/trabalhos/TC0998-1.pdf
-
- Tema da aula
Leitura prévia do texto para dinâmica em aula;Questões desencadeadoras:
Bibliografia:LIMA, V. V. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 21, n. 61, p. 421-434, Jun. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000200421&lng=en&nrm=iso
DUARTE, Newton. As pedagogias do "aprender a aprender" e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , n. 18, p. 35-40, dez. 2001 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000300004&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 10 mar. 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-24782001000300004 -
- Supervisão dos trabalhos coletivos - Planos de Ensino
Nesta aula os pequenos grupos apresentarão a primeira versão dos planos de ensino elaborados coletivamente.
Cada grupo fará uma exposição oral, acompanhada de slides para a projeção dos trabalhos.
Os demais grupos deverão participar colaborando na análise critica do trabalho apresentado, visando contribuir para o aperfeiçoamento do mesmo.
-
- Avaliação da aprendizagem
LEITE, S. A. S.; KAGER, S. Efeitos aversivos das práticas de avaliação da aprendizagem escolar. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 62, p. 109-134, mar. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362009000100006&lng=pt&nrm=iso
SAUL, A. M. Referenciais freireanos para a prática da avaliação. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 25, p. 17-24, nov. 2008. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/90
Avaliação: conceitos, sentidos e classificações
Discussão dos textos em sala; síntese coletiva do debate