Programação

  • Olá estudantes!

    Sejam bem-vindas e bem-vindos ao espaço da disciplina Preparação Pedagógica!

    A disciplina está organizada no formato presencial com situações de estudo individual e coletivo.

    Para o bom desenvolvimento da disciplina e da aprendizagem dos conteúdos apresentados constam as seguintes ações de estudo:

    • Leitura prévia da bibliografia recomendada para cada aula, visando qualificar as reflexões coletivas em aula;
    • Produção de síntese sobre a bibliografia recomendada para cada aula a ser inserida no link Tarefa de estudo. As sínteses serão comentadas pela docente ministrante da referida aula.
    A avaliação da aprendizagem conceitual  será processual, ou seja, constante e por diferentes formatos, sejam eles: 
    1. Síntese teórica individual a ser inserida no sistema  antes da aula (tarefa de estudo) ;
    2. Participação nas dinâmicas da aula com produção de registros;
    3. Plano de aula elaborado em pequenos grupos.

    Nossas aulas serão às segundas-feiras das 14h às 17h45, de forma presencial, quinzenalmente.

    Desejo que o semestre seja um tempo de boas aprendizagens e conquistas no campo pedagógico.

    Um abraço,

    Profa. Maria Eliza


  • Aula 1 -14/08

    • Apresentação da disciplina, docentes e discentes.
    Tema da aula:

    • A Universidade Pública, o tripé ensino-pesquisa-extensão e alguns aspectos históricos da Política de Educação Superior no Brasil

    • Leitura prévia dos textos para dinâmica em aula.


    Questão desencadeadora:

    1. Quais os desafios para a articulação das atividades de pesquisa, ensino e extensão na universidade brasileira ?


    CHAUÍ, M. A universidade sob nova perspectiva. Revista brasileira de educação.Rio de Janeiro, m.24, Dec. 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000300002

    BARREIRO, Gladys Beatriz; COSTA, Fábio Luciano Oliveira. Las políticas de educación superior en Brasil en la primera década del siglo XXI. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v. 20 n.64, p.17-46, 2015.
    Disponível em:
    http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662015000100003


    Dinâmica em aula:
    Em pequenos grupos (3 a 4 participantes) reflitam sobre a essência dos conceitos abordados nos dois artigos estudados e registem as reflexões coletivas. 

  • Aula 2 - 28/08

    • Tema da aula:

    Liberdade e/ou autonomia na educação: a docência universitária

    Leitura prévia do texto para dinâmica em aula

    Questões desencadeadoras :


    1. Qual a função social do educador / professor ?

    2. Qual é o campo de possibilidades para a objetivação de sua atividade teórico prática?


    Bibliografia:

    FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e Terra, 1996.

    Disponível em:

    http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf


    ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia universitária: Valorizando o ensino e a docência na universidade. Rev. Port. de Educação,  Braga ,  v. 27, n. 2, p. 7-31,  jun.  2014 . 

    Disponível em: https://doi.org/10.21814/rpe.6243


    • Insira sua síntese de estudo sobre os textos lidos antes da aula.

    • Ementa 
      1. Ideias pedagógico-sociais em obras de Paulo Freire e a Didática
      2. O conceito de dodiscência e suas implicações na relação professor-aluno
      3. Sentido social do ensinar/aprender/avaliar: conhecimento, decisões e ações
      4. Ação pedagógica e avaliação apreciativa mútua: autonomia e emancipação


    • finalidade do estudo completar é inserir os estudantes no campo da pesquisa sobre a temática de estudo na disciplina Preparação Pedagógica.

      Podem ser inseridos este link imagens, vídeos, textos acadêmicos e jornalísticos  etc. que abordem a temática estudada em aula.


  • Aula 3 - 11/09

    • Tema da aula:

    Didática para o desenvolvimento humano

    Leitura prévia do texto para dinâmica em aula

    Questões desencadeadoras:

    1. A pergunta: o que seria uma correta organização da aprendizagem?
    2. O que se entende por princípios didáticos e ações docentes favoráveis à aprendizagem?


    Bibliografia:

    SFORNI, Marta Sueli de Faria. Interação entre Didática e Teoria Histórico-Cultural. Educ. Real.,  Porto Alegre ,  v. 40, n. 2, p. 375-397,  June  2015 .  Disponível em:  https://doi.org/10.1590/2175-623645965.

    Palestra: Desenvolvimento psíquico e seus contextos de interação social
    Maria Eliza Mattosinho Bernardes
    Disponível em:
    https://www.youtube.com/watch?v=N0wx1gtTHqY&t=164s



  • Aula 4 - 30/10

    • Tema da aula:

    Didática para o desenvolvimento humano

    Leitura prévia do texto para dinâmica em aula

    Questões desencadeadoras:

    1. Qual a relação entre os estudos realizados até o momento e os textos atuais?

    2. O que seria uma correta organização da aprendizagem?

    Bibliografia:

    LIBÂNEO, José Carlos. Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento Humano. Educ. Real.,  Porto Alegre ,  v. 40, n. 2, p. 629-650,  June 2015 .   Disponível em:

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362015000200629&lng=en&nrm=iso



    LIBÂNEO, José Carlos. Questões de metodologia do ensino superior: a teoria histórico-cultural da atividade de aprendizagem.   Disponível em: http://www.drb-m.org/av1/29QUESTOESDEMETODOLOGIADOENSINOSUPERIOR.pdf



  • Aula 5 - 13/11

    • Tema da aula:
    Dialética entre ensino e aprendizagem

    Leitura prévia do texto para dinâmica em aula

    Questões desencadeadoras:

    1. Qual a relação entre a atividade pedagógica e a práxis revolucionária?
    2. Quais os campos de objetivação da atividade pedagógica?

    Bibliografia:

    BERNARDES, Maria Eliza Mattosinho. Ensino e aprendizagem como unidade dialética na atividade pedagógica.

     Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2009, vol.13, n.2, pp.235-242. ISSN 2175-3539.  

    Disponível em:

    http://www.scielo.br/pdf/pee/v13n2/v13n2a05.pdf


    BERNARDES, M. E. M. Modos de ação na atividade pedagógica: uma proposição de ensino e aprendizagem ativos. PBL 2010 Congresso Internacional. São Paulo, Brasil, 8-12 de fevereiro de 2010. Disponível em: http://each.uspnet.usp.br/pbl2010/trabs/trabalhos/TC0998-1.pdf



  • Aula 6 -27/11


    • Tema da aula
    Metodologia Ativas no ensino superior

    Leitura prévia do texto para dinâmica em aula;

    Questões desencadeadoras:


    Bibliografia:

    LIMA, V. V. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 21, n. 61, p. 421-434, Jun. 2017. Disponível em:   http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000200421&lng=en&nrm=iso


    DUARTE, Newton. As pedagogias do "aprender a aprender" e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Rev. Bras. Educ.,  Rio de Janeiro ,  n. 18, p. 35-40,  dez.  2001 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000300004&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  10  mar.  2020.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782001000300004



  • Aula 7 - agendamento com grupos

    • Supervisão dos trabalhos coletivos - Planos de Ensino

    Nesta aula os pequenos grupos apresentarão a primeira versão dos planos de ensino elaborados coletivamente.

    Cada grupo fará uma exposição oral, acompanhada de slides para a projeção dos trabalhos.

    Os demais grupos deverão participar colaborando na análise critica do trabalho apresentado, visando contribuir para o aperfeiçoamento do mesmo.


  • Aula 8 - 11/12

    • Avaliação da aprendizagem
    SOUZA, A. M. L. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: aspectos históricos. Revista Exitus, Volume 02, nº 01, Jan./Jun. 2012.  Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/85


    LEITE, S. A. S.; KAGER, S. Efeitos aversivos das práticas de avaliação da aprendizagem escolar. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 62, p. 109-134, mar. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362009000100006&lng=pt&nrm=iso


    SAUL, A. M. Referenciais freireanos para a prática da avaliação. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 25, p. 17-24, nov. 2008. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/90

    Avaliação: conceitos, sentidos e classificações


    • Discussão dos textos em sala; síntese coletiva do debate



  • 11/12 - Trabalho de Final de Disciplina