Topic outline

  • Nessa segunda disciplina do primeiro ano do Curso de Física aprofundaremos as consequências de alguns tópicos já estudados e encontraremos muitos conceitos e fenômenos novos. Como já discutimos Física significa  a ciência das coisas naturais, originalmente do grego physiké. A análise etimológica conduz à percepção de que se trata de uma ciência essencialmente experimental, em que hipóteses e teorias são formuladas e testadas, visando um melhor entendimento da natureza.

    Não devemos confundir uma ciência experimental com um conjunto de procedimentos empíricos. Freqüentemente, os físicos formulam hipóteses, aventam leis, inventam modelos, criando assim um arcabouço teórico que permite descrever os fenômenos observados na natureza e prever o resultado de novas experiências. É do confronto constante entre experiência e teoria que vive a nossa compreensão da natureza. Assim vamos sempre partir de resultados experimentais para construir os novos conceitos que vamos introduzir aqui.

    Já vimos que a linguagem da física é a matemática. É ela que permite formular de maneira objetiva e lógica as relações entre grandezas e observáveis físicos. O domínio das técnicas matemáticas próprias à física é condição necessária para a compreensão das leis físicas. Assim como um pianista deve saber ler uma partitura e um poeta conhecer a língua na qual pretende escrever poesia, um físico precisa dominar a linguagem matemática. Nos três casos, o domínio da linguagem é condição necessária (porém não suficiente) para se tornar músico, poeta ou físico. Vamos continuar introduzindo as técnicas matemáticas necessárias para melhor formular os problemas físicos a medida que a necessidade se apresente.

    Na disciplina Física II, os estudantes serão apresentados a diversos conceitos importantes novos e serão expostos a vários problemas que envolvem aplicações desses conceitos de forma a possibilitar o desenvolvimento de técnicas matemáticas e da compreensão de como elas são aplicadas a problemas físicos, além da construção de uma certa intuição Física. Nosso propósito é construir uma base sólida para as disciplinas de Física mais avançadas.

    Espera-se que os estudantes dessa disciplina tenham uma postura ativa desde o início, buscando aprender o máximo possível lendo antecipadamente os capítulos dos livros referentes a cada aula, fazendo todos os exercícios propostos nas listas de exercício, fazendo perguntas em aula e buscando os professores nos horários de atendimento para esclarecer dúvidas. A idéia é colocar a ênfase no aprendizado, que é responsabilidade de cada estudante: os professores abrem a porta, mas o estudante é quem entra!

    Parece-nos que a melhor maneira de se familiarizar com novos conceitos e novas ferramentas matemáticas é utilizá-los para resolver problemas concretos. Por essa razão, os estudantes deverão resolver diversos problemas no decorrer desse semestre.