Indice degli argomenti
-
-
Apresentação da disciplina
O que fazer para melhorar nosso ensino?
https://jornal.usp.br/artigos/o-que-fazer-para-melhorar-nosso-ensino/
-
Parte I – Educação Comparada: histórico e princípios
A busca pelo que há de "melhor" em educação: a educação comparada como projeto de ação
KALOYIANNAKI, Pella; KAZAMIAS, Andreas. Os primórdios modernistas da educação comparada: o tema protocientífico e administrativo reformista-meliorista. In: COWEN, R; KAZAMIAS, A.; UNTERHALTER, E. Educação comparada: panorama internacional e perspectivas. v.1, Brasília: UNESCO/CAPES, 2012.
Perguntas para organizar a reflexão:
- A partir do texto de Kaloyiannaki e Kazamias, o que podemos destacar da biografia de Jullien?
- O que caracterizaria uma ciência positivista?
- A comparação deve ser entre países?
- Como traduzir em números ou tabelas diferentes experiências educacionais?
-
A difusão mundial da escola: viagens de educadores e de saberes
SILVA, Vivian Batista da. Saberes em viagem nos manuais pedagógicos: construções da escola em Portugal e no Brasil (1870-1970). Revista Brasileira de Educação. 12(35). Ago/2007.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5bKjDbCbM4CYtLWv5zmb79K/?lang=pt -
A educação comparada na USP e na FEUSP
-
O global e o local em educação
BEECH, J. O. Quem está passeando pelo jardim global? Agências internacionais e transferência educacional. In: COWEN, R; KAZAMIAS, A.; UNTERHALTER, E. Educação comparada: panorama internacional e perspectivas. v.1, Brasília: UNESCO/CAPES, 2012, p.413-435.
-
Seminário Internacional Desafios e Reinvenções da Escola Pública
Mesa 3: Os limites da relação público-privado e os diferentes conceitos de democracia
Fernando Catroga (Universidade de Coimbra)
Rui Cunha Martins (Universidade de Coimbra)
Marina Avelar (UFMG)
Mediadora: Carlota Boto (USP) -
A educação comparada hoje: revivescência e reinterpretações
LOWANDE, W. F. F. (2018). A História Transnacional e a superação da metanarrativa da modernização. Revista De Teoria Da História - Journal of Theory of History, 20(2), 219-245. https://doi.org/10.5216/rth.v20i2.56515.
Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/teoria/article/view/56515.
-
Semana de Educação (consultar programação do evento)
-
Visualizzare ConsegnareConfirmação de presença na Semana de Educação - Aula 17/10. Favor inserir no espaço o certificado de participação ou reflexão/impressão sobre a mesa.
-
Greve na Universidade
-
Parte II – Viagens, aproximações, compreensões
Experiências de formação na Nova Zelândia
-
Parte II – Atividade sobre o livro Educação Comparada de Lourenço Filho
Prazo de entrega: 07/11 até 23:55
-
Parte III: As crianças mais inteligentes do mundo e como elas chegaram lá
- Orientações aos grupos para as apresentações dos seminários;
- Resumo dos pontos principais do capítulo do livro em até 250 palavras e entrega de formulário contendo esse resumo.
-
Parte III: Apresentação dos Seminários: As crianças mais inteligentes do mundo e como elas chegaram lá
. Grupo 1 : Personagens, O mistério (Prólogo) e Mapa do tesouro;
. Grupo 2: Indo Embora;
. Grupo 3: A panela de pressão e Um problema de matemática;
. Grupo 4: Uma norte-americana em utopia,
. Grupo 5: Ímpeto.
-
Ponto Facultativo em virtude da Greve.
-
Parte III: Apresentação dos Seminários: As crianças mais inteligentes do mundo e como elas chegaram lá
- Grupo 6: A metamorfose;
- Grupo 7: Diferença;
-Grupo 8: O prof. de 4 milhões de dólares e Voltando para casa;
Grupo 9: Apêndices : Como identificar uma educação de alta qualidade.
O que nós aprendemos com o livro (turma toda)
Reflexão em forma de conversa em sala de aula: O que eu aprendi com a Educação Comparada?