Programação
-
-
Aberto: quarta-feira, 15 mar. 2023, 00:00Vencimento: quarta-feira, 22 mar. 2023, 14:00
-
Aberto: quinta-feira, 11 mai. 2023, 00:00Vencimento: quarta-feira, 17 mai. 2023, 14:00
-
Aberto: quinta-feira, 25 mai. 2023, 00:00Vencimento: quarta-feira, 31 mai. 2023, 14:00
Car@s alun@s,
Como informado na última aula, algumas das atividades postadas sobre a relação solicitada entre os textos de Hanson e Ryle devem ser revisadas e novamente postadas no moodle da Usp, até o dia 31 de maio às 14h. A Marília monitora do curso já reenviou individualmente por e-mail as atividades a serem revisadas, em que alguns trechos foram destacados para serem revistos com base no que foi discutido na aula passada. Marília e eu estamos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas quanto ao que foi grifado nestes textos, basta enviar um e-mail para uma de nós.
Boas releituras!
Cristiane
-
Aberto: domingo, 18 jun. 2023, 00:00Vencimento: domingo, 2 jul. 2023, 23:00
-
Apresentação do curso. Atividade em grupo.
-
Texto base - Capítulo 1: “A investigação em busca de uma tecnologia educacional”. In: Azanha, J. M. P. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 1992.
Texto complementar: Nagel, Ernest. “A Ciência e o Senso Comum”. In: La Estructura de la Ciência –Problemas de la lógica de la investigación científica. Buenos Aires: Paidos, 1968.
-
Texto base - Capítulo 1: "A investigação em busca de uma tecnologia educacional". In: Azanha, J. M. P. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 1992.
Texto complementar: Copi, I. Introdução à Lógica. São Paulo: Mestre Jou, 1978, 1º capítulo (introdução).
-
-
Texto base - Capítulo 1: “A investigação em busca de uma tecnologia educacional”. In: Azanha, J. M. P. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 1992.
Texto complementar: Copi, I. Introdução à Lógica. São Paulo: Mestre Jou, 1978, 13º capítulo.
-
Texto base - Capítulo 2: “Abstracionismo Pedagógico". In: Azanha, J. M. P. Uma ideia de pesquisa educacional. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 1992.
Texto complementar: AZANHA, José Mário Pires. “Democratização do ensino: Vicissitudes da Idéia no Ensino Paulista”. In: Educação- Alguns Escritos. SP: Companhia Editora Nacional,1987. -
Texto base - Apêndice: “Reflexões Preliminares sobre o Método em Ciência”. In: Azanha, J.M.P. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 1992.
Texto complementar: Wittgenstein, Ludwig. Investigações filosóficas (alguns parágrafos).
-
Texto base - Apêndice: “Reflexões Preliminares sobre o Método em Ciência”. In: Azanha, J.M.P. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 1992.
Texto complementar: Wittgenstein, Ludwig. Da Certeza e As Fichas. (alguns parágrafos).
-
-
Texto base - Capítulo 3: "A Importância do Cotidiano". In: Azanha, J.M.P. Uma ideia de pesquisa educacional.Texto complementar: Ryle, G. “Ensino e Treinamento”. In: The Concept of Education. London, Routledge and Keagan Paul, s/d.
-
Texto base - Capítulo 4: “Estudo do cotidiano: Dificuldades Conceituais". In: Azanha, J.M.P. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 1992, (pp. 73 a 91).
-
Texto base - Capítulo 4: “Estudo do cotidiano: Dificuldades Conceituais”. In: Azanha, J.M.P. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 1992, pp. 91 a 102.
-
Texto base - Capítulo 6: “Uma digressão quase-metodológica". In: Azanha, J.M.P. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 1992.
-
Texto base - Capítulo 6: “Uma digressão quase-metodológica”. In: Azanha, J.M.P. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 1992.
Texto complementar: Azanha, J.M.P. “Cultura escolar brasileira: um programa de pesquisa.” In: Educação: Temas Polêmicos. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
Apresentação das questões do trabalho final.
-
Semana dos Estudos Clássicos da FEUSP.
-
Texto base - Capítulo 6: “Uma digressão quase-metodológica". In: Azanha, J.M.P. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 1992.
Texto complementar: Passmore, J. “Ensinando a ser crítico”. In: The Philosophy of Teaching. London, Duckworth, 1984.
Avaliação do curso.
Entrega do trabalho final.