Programação
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A seguir, o Cronograma do curso atualizado agora em dezembro, com o resumo do curso e o planejamento dos encontros e leituras. O bloco principal do curso é acompanhado de Notas de Aula, além de leituras complementares. Há gravações em áudio feitas em 2020 que podem ser consultadas para quem faltar uma aula. Após a greve dos alunos, a atividade para sala de aula ficou marcada para 08/12, com a substitutiva em 15/12 (ambos seguem o mesmo roteiro de estudos). Não teremos mais aula em 22/12. Em janeiro, as aulas finais serão na sexta à noite, dias 05, 12 e 19. A Atividade 2 foi suspensa.
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Atividade a ser realizada em classe, em 8 de dezembro.
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Espaço para os alunos fazerem perguntas e o professor ou a monitora responderem.
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Este encontro corresponde aos capítulos I (inteiro) e II (seções 1,2,4) das Notas de Aula. Como leitura "obrigatória", "Definição tripartida de conhecimento" (seleção de Platão). Como leitura optativa, Gettier (1963). Adicionado em 15/09 o texto de Téon, "Da harmonia pitagórica".
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Cap. I: Primórdios da Ciência na Grécia
Cap. II: Definição de Conhecimento -
O início da especulação científica.
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Os primeiros filósofos-cientistas e o problema da mudança.
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Biologia pré-aristotélica.
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Definição tripartida de conhecimento.
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Concepções de verdade: correspondencial e praticalista.
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Definição prototípica de ciência.
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O presente encontro corresponde aos capítulos III e IV das Notas de Aula. Como leitura "obrigatória", "Explicação científica" (seleção de Aristóteles). Como leitura optativa, Hempel (1966).
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Cap. III: Método científico em Aristóteles.
Cap. IV: Explicação científica: três tradições. -
Hilemorfismo, método indutivo-dedutivo em Aristóteles, indução e abdução nos contextos de descoberta e justificação.
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O estágio dedutivo em Aristóteles. Pequena revisão de lógica simbólica.
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Cinco requisitos extra-lógicos para as premissas de uma explicação científica, segundo Aristóteles.
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Explicando a explicação, segundo Wesley Salmon.
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Três tradições de explicação: delineamento de causas e mecanismos; unificação a partir de leis gerais; e a teleologia.
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Este encontro refere-se à Aula 3, que corresponde aos capítulos V e VI das Notas de Aula. Como leitura "obrigatória", "O desenvolvimento da Medicina" (Celsus). Como leitura optativa, William Hamilton sobre "Indução e analogia". Adicionado em 10/09 o texto de Galeno, "Da analogia entre macacos e humanos".
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Cap. V: A ciência aristotélica e seus sucessores.
Cap. VI: Medicina greco-romana. -
A física aristotélica, a biologia de Aristóteles.
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Os sucessores de Aristóteles: Teofrasto e Estráton. As filosofias da natureza atomista e estoica.
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Origens da Medicina. O Corpo Hipocrático. Três atitudes epistemológicas na Medicina antiga.
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Medicina romana. Medicina em Galeno.
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Galeno e o método das analogias.
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Este encontro corresponde aos capítulos VII e VIII das Notas de Aula. Como leituras "obrigatórias", "Análise e síntese na geometria" (Pappus, c. 340 EC), e "O escopo da Astronomia comparado com o da Física" (Geminus, c. 50 AEC).
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A matemática na Grécia Antiga. Platão e a matemática.
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A axiomatização da geometria de Euclides. Análise e síntese na matemática.
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A matemática helenista: Arquimedes, Eratóstenes, Apolônio.
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O modelo astronômico das esferas concêntricas.
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Teorias geocinéticas na astronomia. A tradição de pesquisa dos epiciclos e excêntricos.
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Salvar os fenômenos versus explicar as causas. O Almagesto de Ptolomeu.
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Este encontro corresponde à Aula 5 dos áudios, ou seja, aos capítulos IX e X das Notas de Aula. Como leituras optativas, "Sobre o calor do sol" (Grosseteste, c. 1220) e "Sobre a ciência experimental" (Roger Bacon, 1268). Texto de Filopono adicionado em 15/09.
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Extensão e transmissão do conhecimento grego pelos muçulmanos.
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Ascensão da tecnologia na Europa Medieval. Por que a ciência madura surgiu na Europa no séc. XVII? Edgar Zilsel.
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Dois grandes experimentalistas: Peregrinus e Teodorico.
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A mecânica na Idade Média.
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Grosseteste, método da resolução e composição.
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O falseamento de hipóteses. Inferência para a melhor explicação. Tese de Duhem. Roger Bacon e o papel dos experimentos.
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Método indutivo na Idade Média. Simplicidade e a navalha de Ockham.
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Este encontro corresponde à Aula 6, ou capítulos XI e XII das Notas de Aula. Como leitura "obrigatória", "Explicação de um eclipse anômalo" (Cleomedes, c. 100 EC), para discutirmos o teste de teorias. Como leitura optativa, "Inícios da ciência do magnetismo".
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Comparação das ciências europeia e chinesa. Escolas filosóficas na China Antiga: (1) Confucionismo.
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Escolas filosóficas na China Antigas: (2) Taoismo, (3) Moístas; (4) Terminologistas; (5) Legalistas; (6) Naturalistas; (7) Budismo.
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Um cenário contrafactual: a revolução científica na China
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A epistemologia indiana.
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Humanismo renascentista e a crítica à ciência. O naturalismo renascentista.
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Continuidade das tradições de pesquisa astronômicas. Figura XII.1.
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Paradigmas e tradições de pesquisa científica: Kuhn, Lakatos e Laudan.
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Este encontro cobre a Aula 7, que corresponde aos capítulos XIII e XIV das Notas de Aula. Como leitura "obrigatória", "Ao leitor sobre as hipóteses desta obra" (Osiander, 1543), e optativa, "Novum organon - trechos" (Francis Bacon, 1620).
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Prefácio ao livro de Copérnico.
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A revolução copernicana.
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Tycho Brahe. Johannes Kepler.
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O telescópio nas mãos de Galileo. A nova física de Galileo.
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Há observações neutras?
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Método científico em Descartes. Gassendi: atomismo e método.
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Este encontro corresponde aos capítulos XV e XVI das Notas de Aula. Como leitura optativa, trechos de Newton sobre o método científico (1687, 1713).
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Origens da Filosofia Mecânica. A filosofia mecânica de Descartes: identificação de matéria e extensão.
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A filosofia mecânica de Descartes: física, cosmologia, e explicação da gravidade.
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A ciência mecânica: Huygens, pneumática e Harvey.
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Isaac Newton e a força à distância.
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Realismo, antirrealismo e "Hypotheses non fingo".
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Ideal de ordem natural (Toulmin).
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Este encontro corresponde aos capítulos XVII e XVIII das Notas de Aula.
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Iluminismo e o movimento cientístico. Ciências físicas no Iluminismo.
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Materialismo e mecanicismo: parte 1.
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Materialismo e mecanicismo: parte 2.
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A tradição materialista: seis momentos históricos.
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A revolução na Química.
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A análise de teorias científicas.
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Planeja-se a realização da Atividade 1 em sala de aula.
Os encontros seguintes estão ainda em construção.
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As notas de aula ainda estão em preparação. A leitura prévia para esta aula é o texto de Darwin (1858).
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REFERÊNCIA: Darwin, C. (1858), "Sobre a variação no estado natural dos seres organizados; sobre os meios naturaes de selecção; sobre a comparação das raças domésticas e especies verdadeiras", pp. 14-19, trad. de Salvador de Toledo Piza Jr. (1898-1988), em seu artigo "Darwin e Wallace", Revista de Agricultura 12: 3-41, 1937. Disponível na internet, no site do Brazilian Journal of Agriculture. DOI: https://doi.org/10.37856/bja.v12i1-2.3817
O artigo é traduzido também em: Darwin, C. (1996), A origem das espécies: esboço de 1842, trad. M. Fondelli, Clássicos Econômicos Newton, v. 9, Newton Compton, Rio de Janeiro, pp. 75-79.
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