Programação

  • Aula dia 14/03

    Não há aula -  Semana de recepção aos calouros

  • Aula dia 21/03

    INTRODUÇAO

    1. Descrição do Curso 

    • Dinâmica das aulas
    • Avaliação

    2. Introdução à Computação Aplicada à Música

    • Síntese Sonora
    • Composição com Auxilio de Computador

    exemplo: Illiac Suite (2.o Movimento, 1957),  Lejaren Heller e Leonard Isaacson

    • Análise

    exemplo: Davi Cope -  EMI (Experiments in Musical Intelligence) - 

    • Performance

    exemplo Pierre Boulez - Répons


    3. Instalação do programa PureData

    Instalar a versão mais nova do software PureData. Procure a versão mais apropriada para o seu computador no site:

    • https://puredata.info/downloads

    Mais informação sobre o programa em:

    Neste curso usaremos o tutorial disponível em 

    Este tutorial também serve para consulta:

    http://www.pd-tutorial.com/

    Para projetos mais avançados, consultem também o material produzido por Alexandre Porres disponível em:



  • Aula dia 28/03

    Introdução ao PD

    Os alunos devem reproduzir o exercício realizado em sala de aula e tentar se familiarizar com a interface do PD. Sugiro ainda a realização dos dois tutoriais seguintes: "Frequency" e "Additive Synthesis"

  • Aula dia 04/04

    Não há aula (semana santa)

  • Aula dia 11/04

    Nesta aula revisamos os conceitos básicos e realizamos um Patch que produz 3 formas de onda: senoide, dente-de-serra e quadrada. 

    Veja o patch anexado abaixo e tente reproduzi-lo.

    Também falamos sobre a linguagem de processamento sonoro chamada Csound que pode ser acessada aqui: https://csound.com/download.html

    Existem diversos editores que facilitam o uso do CSound, como este aqui:
    https://github.com/CsoundQt/CsoundQt/releases/tag/v1.1.1

    Para que o processo todo funcione, primeiro instale o Csound, depois o Editor. 

  • Aula dia 18/04

    Síntese por modulação

    Nesta aula tratamos de síntese por modulação de amplitude e modulação de frequência

    Criamos também um objeto para controlar o sintetizador com o teclado do computador.

    Usamos o objeto <pd > para criar encapsulamento de funções (sub patch)

    Aprendemos como salvar sua própria abstração no computador para ser lida em patches do PD

  • Aula dia 25/04

    Sequenciador

    Nesta aula iniciamos a construção de um sequenciador simples.

    Estudamos os objetos <send> e <receive>

    E começamos a estudar o controle probabilístico de eventos com o objeto <random>


    Sequenciador

  • Aula dia 2 de maio

    Nesta aula finalizamos o sequenciador e avançamos na geração de valores a partir da probabilidade.

    Nos anexos abaixo, além do sequenciador, temos uma alternativa para controlar o processo de probabilidades. 

     Patch do sequenciador

  • Aula dia 9 de maio

    Neta aula aprendemos a usar variáveis como argumentos na criação de abstrações ($1, por exemplo)

    Vimos também como usar "labels"  para enviar mensagens a determinados objetos.

    Finalmente, começamos a usar linha de delay com áudio <delay˜>

    Vejam a abstração de volume e o patch de delay anexados abaixo.


  • Aula deia 16/05

    Nesta aula montamos um módulo de síntese baseado no algoritmo Karplus-Strong.


    Abstração para síntese com modele Karplus-Strong

  • Aula dia 23/05

    Nesta aula estudamos como ler e tocar arquivos de áudio com os objetos <readsf~> e <writesf~>.

    E iniciamos um tocador que salva um arquivo de áudio numa tabela que é lida com ajuda do objeto <phasor˜> Tocador de áudio simples

  • Aula dia 30 de maio

    Nesta aula construimos um sampler polifônico e aprendemos a usar os objetos <clone> e <poly>


    Veja o arquivo anexo

  • Aula dia 06 de junho

    Nesta aula tivemos um introdução à síntese granular e construimos um patch usando essa técnica que permite a manipulação de tempo e altura de maneira independente. 

    Vejam o arquivo anexo. 

  • Aula dia 27/06

    Anexos estão alguns patchs que você podem usar, incluindo o exemplo de sampler que usa um arquivo de texto para controlar a posição das amostras.

  • Tópico 15