Programação
-
Apresentações. Leitura da ementa. Sobre a dinâmica do curso (leituras, discussões, escuta, ampliação de repertório e prática criativa, individual e coletiva, referências – a conversa enquanto método).
-
Gravar ou filmar uma improvisação de aproximadamente 1 minuto utilizando como estímulo extramusical a palavra "expectativa". Lembre-se de que não há certo ou errado nessa proposta. Não há erros, nem julgamentos. Qualquer material sonoro pode ser utilizado, desde os mais "moleculares" (notas, sons isolados, ruídos, gestos etc. - sons "puros", descontextualizados) até os mais estruturados (melodias, harmonias, escalas, modos etc. - sons integrados em unidades formais estruturadas/informativas). O objetivo é buscar a espontaneidade através de uma atitude experimental. A ideia de coerência ou consistência do fluxo sonoro é algo que pode ser trabalhado num percurso de criação em tempo real, passo a passo. Coloque o trabalho aqui (formatos de áudio ou vídeo variáveis).
Abraços
-
Semana que vem faremos improvisações ao vivo (livres e idiomáticas) em sala de aula. Sugiro que cada um/a se prepare "ensaiando" nos instrumentos que serão utilizados. Escolha o instrumento em que você se sente mais à vontade para este tipo de prática que exige: sentimento de presença, soltura, espontaneidade, sinceridade e intensidade de expressão, permeabilidade para os afectos, equilíbrio entre controle e não-controle, premeditação e acolhimento do acaso e do inesperado, atitude experimental, ausência de autocrítica. Sugiro que esses "ensaios" sejam gravados/filmados.
Não se esqueça de trazer o instrumento escolhido para a aula (a não ser que seja o piano....).
Abraços.
-
-
-
-
-
-
-