Curso: PCS3100 - Introdução à Engenharia de Computação (2023) | e-Disciplinas
- General
- 224.9 KB Documento PDF Subido 12/04/2023 23:12
Usem este Fórum para publicar dúvidas e questões interessantes para discutir com a Turma.
Página com URLs para referências úteis para os projetos.
- Aula 1
Aula 1 - Não houve aula
- Aula 2
Aula 2 - Conceitos de Projetos
Na aula foi apresentado o documentário do projeto do avião A380 (Parte 1).
Como atividades opcionais, podem assistir às partes 2 e 3, além do documentário sobre a certificação do A380.
Finalmente, há o vídeo do projeto do Módulo Lunar Spider. É o Episódio 5 da série "Da Terra à Lua". Este projeto fez parte do Programa Apollo, que levou o Homem à Lua na década de 1960. É um excelente documentário para mostrar o desenvolvimento de um projeto inovador, seus desafios e problemas que acontecem.
Será necessário fazer o login da a conta @usp.br para ter acesso a esses vídeos.
- Aula 3
Aula 3
Nesta disciplina você fará um projeto em grupo.
Cada grupo terá 3 integrantes. Se um grupo não tiver 3 integrantes, os professores atribuirão alunos que ainda não escolheram grupo, de forma que a quantidade de 3 pessoas seja completada.
O prazo para a inscrição num grupo é na sexta-feira, dia 14 de abril, às 13:00.
Utilize esta Tarefa para submeter o relatório da palestra da aula.
No relatório escreva o que aprendeu com a palestra e apresente seus elogios, suas críticas e sugestões em relação à palestra. O relatório não será entregue ao palestrante, mas será feito um resumo dos principais comentários da turma.
O relatório deverá ter no máximo 2 páginas. Utilizar tamanho A4, fonte 12 pt e espaçamento 1.5.
Submeta o relatório no formato PDF.
Não se esqueça de colocar título da palestra, nome do professor, data, seu nome e seu número USP no cabeçalho do relatório.
O prazo para a entrega do relatório é segunda-feira, dia 17 de abril, às 23:59. Só será permitida a submissão do relatório a partir das 16:40 do dia 14 de abril, sexta-feira.
Só é permitida a submissão de um arquivo PDF, mas você pode submeter novas versões do relatório quantas vezes quiser até que o prazo expire.
Para quem se interessou pela palestra sobre IA e Machine Learning da Profa. Anna Reali, vale a pena assistir o documentário sobre o Alpha Go.
- Aula 4
Aula 4
Utilize esta Tarefa para submeter o relatório da palestra da aula.
No relatório escreva o que aprendeu com a palestra e apresente seus elogios, suas críticas e sugestões em relação à palestra. O relatório não será entregue ao palestrante, mas será feito um resumo dos principais comentários da turma.
O relatório deverá ter no máximo 2 páginas. Utilizar tamanho A4, fonte 12 pt e espaçamento 1.5.
Submeta o relatório no formato PDF.
Não se esqueça de colocar título da palestra, nome do professor, data, seu nome e seu número USP no cabeçalho do relatório.
O prazo para a entrega do relatório é terça-feira, dia 2 de maio, às 23:59. Só será permitida a submissão do relatório a partir das 16:40 do dia 28 de abril, sexta-feira.
Só é permitida a submissão de um arquivo PDF, mas você pode submeter novas versões do relatório quantas vezes quiser até que o prazo expire.
Utilizem esta Tarefa para submeter a proposta de projeto do time.
Escrevam a proposta usando fonte 12 pt e espaçamento 1.5. Submetam o arquivo no formato PDF.
A proposta deverá conter:
(1) Título do projeto;
(2) Nome e número do time;
(3) Relação dos integrantes do time, com nome e número USP;
(4) Descrição do problema a ser resolvido e os objetivos do projeto;
(5) Definição dos itens a serem entregues no final do projeto, de acordo com a Tabela de Pontuação e Complexidade que está no anexo.
(5) Análise do problema usando o Canvas de Osterwalder.
O prazo para a entrega da proposta é 27 de abril, quinta-feira, às 23:59. O time poderá submeter quantas vezes quiser até o prazo se encerrar. Cliquem em "Enviar tarefa em definitivo" apenas quando decidirem submeter a versão final. Será considerada apenas a última versão submetida.
Não é necessário que todos submetam a proposta. Basta apenas uma submissão por time.
Utilizem esta Tarefa para submeter o vídeo do pitch com a proposta de projeto do time. O pitch deverá ter no máximo 3 minutos de duração.
Submetam o vídeo no formato mp4 (MPEG-4). O e-Disciplinas aceita arquivos de no máximo 100 MB de tamanho.
O prazo para a entrega é 27 de abril, quinta-feira, às 23:59. O time poderá submeter quantas vezes quiser até o prazo se encerrar. Cliquem em "Enviar tarefa em definitivo" apenas quando decidirem submeter a versão final. Será considerada apenas a última versão submetida.
Não é necessário que todos submetam a proposta. Basta apenas uma submissão por time.
- Aula 5
Aula 5
- 116.7 KB Documento PDF Subido 30/04/2023 21:26
I. Sommerville, "Integrated requirements engineering: a tutorial," in IEEE Software, vol. 22, no. 1, pp. 16-23, Jan.-Feb. 2005, doi: 10.1109/MS.2005.13.
Utilizem esta Tarefa para submeter dos requisitos do projeto do time.
Escrevam a proposta usando fonte 12 pt e espaçamento 1.5. Submetam o arquivo no formato PDF.
A proposta deverá conter:
(1) Título do projeto;
(2) Nome e número do time;
(3) Relação dos integrantes do time, com nome e número USP;
(4) Descrição do problema a ser resolvido e os objetivos do projeto;
(5) Definição dos itens a serem entregues no final do projeto, de acordo com a Tabela de Pontuação e Complexidade que está no anexo.
(5) Análise do problema usando o Canvas de Osterwalder.
(6) Os requisitos a serem atendidos pelos itens a serem entregues no final do projeto.
Observem que o documento é uma extensão do documento da proposta, ou seja, o item (6) - Requisitos se juntará aos itens (1) a (5) já preparados na entrega anterior. Este documento do projeto será atualizado de maneira incremental, de forma que no final será naturalmente o documento do projeto. Aproveitem esta entrega para atualizar ou melhorar os itens (1) a (5).
O prazo para a entrega da proposta é 4 de maio, quinta-feira, às 23:59. O time poderá submeter quantas vezes quiser até o prazo se encerrar. Cliquem em "Enviar tarefa em definitivo" apenas quando decidirem submeter a versão final. Será considerada apenas a última versão submetida.
Não é necessário que todos submetam a proposta. Basta apenas uma submissão por time.
Alguns times informaram que submeteram videos do pitch do projeto com problemas. Os times que estão nesta situação poderão resubmeter o video nesta Tarefa. Adicionalmente será necessário incluir uma justificativa sobre o problema ocorrido na primeira submissão.
O prazo para a resubmissão é quinta-feira, dia 4 de maio, às 23:59.
Submetam o video no formato mp4 e a justificativa em PDF.
Utilize esta Tarefa para submeter o relatório da palestra da aula.
No relatório escreva o que aprendeu com a palestra e apresente seus elogios, suas críticas e sugestões em relação à palestra. O relatório não será entregue ao palestrante, mas será feito um resumo dos principais comentários da turma.
O relatório deverá ter no máximo 2 páginas. Utilizar tamanho A4, fonte 12 pt e espaçamento 1.5.
Submeta o relatório no formato PDF.
Não se esqueça de colocar título da palestra, nome do professor, data, seu nome e seu número USP no cabeçalho do relatório.
O prazo para a entrega do relatório é segunda-feira, dia 8 de maio, às 23:59. Só será permitida a submissão do relatório a partir das 16:40 do dia 5 de maio, sexta-feira.
Só é permitida a submissão de um arquivo PDF, mas você pode submeter novas versões do relatório quantas vezes quiser até que o prazo expire.
- Aula 6
Aula 6
Utilize esta Tarefa para submeter o relatório da palestra da aula.
No relatório escreva o que aprendeu com a palestra e apresente seus elogios, suas críticas e sugestões em relação à palestra. O relatório não será entregue ao palestrante, mas será feito um resumo dos principais comentários da turma.
O relatório deverá ter no máximo 2 páginas. Utilizar tamanho A4, fonte 12 pt e espaçamento 1.5.
Submeta o relatório no formato PDF.
Não se esqueça de colocar título da palestra, nome do professor, data, seu nome e seu número USP no cabeçalho do relatório.
O prazo para a entrega do relatório é segunda-feira, dia 15 de maio, às 23:59. Só será permitida a submissão do relatório a partir das 18:00 do dia 12 de maio, sexta-feira.
Só é permitida a submissão de um arquivo PDF, mas você pode submeter novas versões do relatório quantas vezes quiser até que o prazo expire.
- Aula 7
Aula 7
Utilizem esta Tarefa para submeter o rascunho da solução técnica do projeto do time.
Escrevam a proposta usando fonte 12 pt e espaçamento 1.5. Submetam o arquivo no formato PDF.
A proposta deverá conter:
(1) Título do projeto;
(2) Nome e número do time;
(3) Relação dos integrantes do time, com nome e número USP;
(4) Descrição do problema a ser resolvido e os objetivos do projeto;
(5) Definição dos itens a serem entregues no final do projeto, de acordo com a Tabela de Pontuação e Complexidade que está no anexo.
(5) Análise do problema usando o Canvas de Osterwalder.
(6) Os requisitos a serem atendidos pelos itens a serem entregues no final do projeto;
(7) A solução técnica do projeto.
Observem que o documento é uma extensão do documento da proposta, ou seja, o item (7) - Solução Técnica se juntará aos itens (1) a (6) já preparados na entrega anterior. Este documento do projeto será atualizado de maneira incremental, de forma que no final será naturalmente o documento do projeto. Aproveitem esta entrega para atualizar ou melhorar os itens (1) a (6).
Não é necessário que todos submetam a proposta. Basta apenas uma submissão por time.
Utilize esta Tarefa para submeter o relatório da palestra da aula.
No relatório escreva o que aprendeu com a palestra e apresente seus elogios, suas críticas e sugestões em relação à palestra. O relatório não será entregue ao palestrante, mas será feito um resumo dos principais comentários da turma.
O relatório deverá ter no máximo 2 páginas. Utilizar tamanho A4, fonte 12 pt e espaçamento 1.5.
Submeta o relatório no formato PDF.
Não se esqueça de colocar título da palestra, nome do professor, data, seu nome e seu número USP no cabeçalho do relatório.
O prazo para a entrega do relatório é segunda-feira, dia 22 de maio, às 23:59. Só será permitida a submissão do relatório a partir das 16:40 do dia 19 de maio, sexta-feira.
Só é permitida a submissão de um arquivo PDF, mas você pode submeter novas versões do relatório quantas vezes quiser até que o prazo expire.
- Aula 8
Aula 8
Utilizem esta Tarefa para submeter a solução técnica do projeto do time.
Escrevam a proposta usando fonte 12 pt e espaçamento 1.5. Submetam o arquivo no formato PDF.
A proposta deverá conter:
(1) Título do projeto;
(2) Nome e número do time;
(3) Relação dos integrantes do time, com nome e número USP;
(4) Descrição do problema a ser resolvido e os objetivos do projeto;
(5) Definição dos itens a serem entregues no final do projeto, de acordo com a Tabela de Pontuação e Complexidade que está no anexo.
(5) Análise do problema usando o Canvas de Osterwalder.
(6) Os requisitos a serem atendidos pelos itens a serem entregues no final do projeto;
(7) A solução técnica do projeto.
Observem que o documento é uma extensão do documento da proposta, ou seja, o item (7) - Solução Técnica se juntará aos itens (1) a (6) já preparados na entrega anterior. Este documento do projeto será atualizado de maneira incremental, de forma que no final será naturalmente o documento do projeto. Aproveitem esta entrega para atualizar ou melhorar os itens (1) a (6).
Não é necessário que todos submetam a proposta. Basta apenas uma submissão por time.
- Aula 9
Aula 9
Palestrante: Bruno Abrantes Basseto
Contato: bruno.basseto@usp.br
bruno@wise-ware.com.br
Utilize esta Tarefa para submeter o relatório da palestra da aula.
No relatório escreva o que aprendeu com a palestra e apresente seus elogios, suas críticas e sugestões em relação à palestra. O relatório não será entregue ao palestrante, mas será feito um resumo dos principais comentários da turma.
O relatório deverá ter no máximo 2 páginas. Utilizar tamanho A4, fonte 12 pt e espaçamento 1.5.
Submeta o relatório no formato PDF.
Não se esqueça de colocar título da palestra, nome do professor, data, seu nome e seu número USP no cabeçalho do relatório.
O prazo para a entrega do relatório é segunda-feira, dia 5 de junho, às 23:59. Só será permitida a submissão do relatório a partir das 16:40 do dia 2 de junho, sexta-feira.
Só é permitida a submissão de um arquivo PDF, mas você pode submeter novas versões do relatório quantas vezes quiser até que o prazo expire.
- Tema 10
Utilize esta Tarefa para submeter o relatório da palestra da aula.
No relatório escreva o que aprendeu com a palestra e apresente seus elogios, suas críticas e sugestões em relação à palestra. O relatório não será entregue ao palestrante, mas será feito um resumo dos principais comentários da turma.
O relatório deverá ter no máximo 2 páginas. Utilizar tamanho A4, fonte 12 pt e espaçamento 1.5.
Submeta o relatório no formato PDF.
Não se esqueça de colocar título da palestra, nome do professor, data, seu nome e seu número USP no cabeçalho do relatório.
O prazo para a entrega do relatório é segunda-feira, dia 19 de junho, às 23:59. Só será permitida a submissão do relatório a partir das 16:40 do dia 16 de junho, sexta-feira.
Só é permitida a submissão de um arquivo PDF, mas você pode submeter novas versões do relatório quantas vezes quiser até que o prazo expire.
- Aula 11
Aula 11 - Apresentação dos projetos
Nesta tarefa, você postará um vídeo sobre o seu projeto e avaliará os vídeos dos outros projetos.
Todos os alunos de cada time deverão submeter o vídeo do projeto.
Utilizem esta Tarefa para submeter o relatório do projeto. Todos os integrantes do time devem submeter o relatório do projeto. Submetam o relatório no formato PDF.
- Notas e Frequências
Notas e Frequências
Cálculo da nota do projeto:
NP = 0,2*(Nota do Vídeo) + 0,5*(Nota do Demo do Projeto) + 0,3*(Nota da Documentação)
Cálculo da Nota Final:
NF = 0,3*(Nota dos Relatórios das Palestras) + 0,7*(Nota do Projeto)