Curso: PCS3100 - Introdução à Engenharia de Computação (2023) | e-Disciplinas

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  • Aula 1 - Não houve aula

    • Aula 2 - Conceitos de Projetos

      Na aula foi apresentado o documentário do projeto do avião A380 (Parte 1). 

      Como atividades opcionais, podem assistir às partes 2 e 3, além do documentário sobre a certificação do A380.

      Finalmente, há o vídeo do projeto do Módulo Lunar Spider. É o Episódio 5 da série "Da Terra à Lua". Este projeto fez parte do Programa Apollo, que levou o Homem à Lua na década de 1960. É um excelente documentário para mostrar o desenvolvimento de um projeto inovador, seus desafios e problemas que acontecem. 

      Será necessário fazer o login da a conta @usp.br para ter acesso a esses vídeos. 

    • Aula 3

      • Nesta disciplina você fará um projeto em grupo.

        Cada grupo terá 3 integrantes. Se um grupo não tiver 3 integrantes, os professores atribuirão alunos que ainda não escolheram grupo, de forma que a quantidade de 3 pessoas seja completada.

        O prazo para a inscrição num grupo é na sexta-feira, dia 14 de abril, às 13:00.

      • Utilize esta Tarefa para submeter o relatório da palestra da aula. 

        No relatório escreva o que aprendeu com a palestra e apresente seus elogios, suas críticas e sugestões em relação à palestra. O relatório não será entregue ao palestrante, mas será feito um resumo dos principais comentários da turma. 

        O relatório deverá ter no máximo 2 páginas. Utilizar tamanho A4, fonte 12 pt e espaçamento 1.5. 

        Submeta o relatório no formato PDF. 

        Não se esqueça de colocar título da palestra, nome do professor, data, seu nome e seu número USP no cabeçalho do relatório.

        O prazo para a entrega do relatório é segunda-feira, dia 17 de abril, às 23:59. Só será permitida a submissão do relatório a partir das 16:40 do dia 14 de abril, sexta-feira. 

        Só é permitida a submissão de um arquivo PDF, mas você pode submeter novas versões do relatório quantas vezes quiser até que o prazo expire.



      • Para quem se interessou pela palestra sobre IA e Machine Learning da Profa. Anna Reali, vale a pena assistir o documentário sobre o Alpha Go. 

    • Aula 4 

    • Aula 5

      • I. Sommerville, "Integrated requirements engineering: a tutorial," in IEEE Software, vol. 22, no. 1, pp. 16-23, Jan.-Feb. 2005, doi: 10.1109/MS.2005.13.

      • Utilizem esta Tarefa para submeter dos requisitos do projeto do time. 

        Escrevam a proposta usando fonte 12 pt e espaçamento 1.5. Submetam o arquivo no formato PDF.

        A proposta deverá conter:

        (1) Título do projeto;

        (2) Nome e número do time;

        (3) Relação dos integrantes do time, com nome e número USP;

        (4) Descrição do problema a ser resolvido e os objetivos do projeto;

        (5) Definição dos itens a serem entregues no final do projeto, de acordo com a Tabela de Pontuação e Complexidade que está no anexo. 

        (5) Análise do problema usando o Canvas de Osterwalder.

        (6) Os requisitos a serem atendidos pelos itens a serem entregues no final do projeto. 

        Observem que o documento é uma extensão do documento da proposta, ou seja, o item (6) - Requisitos se juntará aos itens (1) a (5) já preparados na entrega anterior. Este documento do projeto será atualizado de maneira incremental, de forma que no final será naturalmente o documento do projeto. Aproveitem esta entrega para atualizar ou melhorar os itens (1) a (5). 

        O prazo para a entrega da proposta é 4 de maio, quinta-feira, às 23:59. O time poderá submeter quantas vezes quiser até o prazo se encerrar. Cliquem em "Enviar tarefa em definitivo" apenas quando decidirem submeter a versão final. Será considerada apenas a última versão submetida. 

        Não é necessário que todos submetam a proposta. Basta apenas uma submissão por time. 


      • Alguns times informaram que submeteram videos do pitch do projeto com problemas. Os times que estão nesta situação poderão resubmeter o video nesta Tarefa. Adicionalmente será necessário incluir uma justificativa sobre o problema ocorrido na primeira submissão.

        O prazo para a resubmissão é quinta-feira, dia 4 de maio, às 23:59.

        Submetam o video no formato mp4 e a justificativa em PDF. 

      • Utilize esta Tarefa para submeter o relatório da palestra da aula. 

        No relatório escreva o que aprendeu com a palestra e apresente seus elogios, suas críticas e sugestões em relação à palestra. O relatório não será entregue ao palestrante, mas será feito um resumo dos principais comentários da turma. 

        O relatório deverá ter no máximo 2 páginas. Utilizar tamanho A4, fonte 12 pt e espaçamento 1.5. 

        Submeta o relatório no formato PDF. 

        Não se esqueça de colocar título da palestra, nome do professor, data, seu nome e seu número USP no cabeçalho do relatório.

        O prazo para a entrega do relatório é segunda-feira, dia 8 de maio, às 23:59. Só será permitida a submissão do relatório a partir das 16:40 do dia 5 de maio, sexta-feira. 

        Só é permitida a submissão de um arquivo PDF, mas você pode submeter novas versões do relatório quantas vezes quiser até que o prazo expire.



    • Aula 6

      • Utilize esta Tarefa para submeter o relatório da palestra da aula. 

        No relatório escreva o que aprendeu com a palestra e apresente seus elogios, suas críticas e sugestões em relação à palestra. O relatório não será entregue ao palestrante, mas será feito um resumo dos principais comentários da turma. 

        O relatório deverá ter no máximo 2 páginas. Utilizar tamanho A4, fonte 12 pt e espaçamento 1.5. 

        Submeta o relatório no formato PDF. 

        Não se esqueça de colocar título da palestra, nome do professor, data, seu nome e seu número USP no cabeçalho do relatório.

        O prazo para a entrega do relatório é segunda-feira, dia 15 de maio, às 23:59. Só será permitida a submissão do relatório a partir das 18:00 do dia 12 de maio, sexta-feira. 

        Só é permitida a submissão de um arquivo PDF, mas você pode submeter novas versões do relatório quantas vezes quiser até que o prazo expire.



    • Aula 7

      • Utilizem esta Tarefa para submeter o rascunho da solução técnica do projeto do time. 

        Escrevam a proposta usando fonte 12 pt e espaçamento 1.5. Submetam o arquivo no formato PDF.

        A proposta deverá conter:

        (1) Título do projeto;

        (2) Nome e número do time;

        (3) Relação dos integrantes do time, com nome e número USP;

        (4) Descrição do problema a ser resolvido e os objetivos do projeto;

        (5) Definição dos itens a serem entregues no final do projeto, de acordo com a Tabela de Pontuação e Complexidade que está no anexo. 

        (5) Análise do problema usando o Canvas de Osterwalder.

        (6) Os requisitos a serem atendidos pelos itens a serem entregues no final do projeto;

        (7) A solução técnica do projeto.

        Observem que o documento é uma extensão do documento da proposta, ou seja, o item (7) - Solução Técnica se juntará aos itens (1) a (6) já preparados na entrega anterior. Este documento do projeto será atualizado de maneira incremental, de forma que no final será naturalmente o documento do projeto. Aproveitem esta entrega para atualizar ou melhorar os itens (1) a (6). 

        Não é necessário que todos submetam a proposta. Basta apenas uma submissão por time. 


      • Utilize esta Tarefa para submeter o relatório da palestra da aula. 

        No relatório escreva o que aprendeu com a palestra e apresente seus elogios, suas críticas e sugestões em relação à palestra. O relatório não será entregue ao palestrante, mas será feito um resumo dos principais comentários da turma. 

        O relatório deverá ter no máximo 2 páginas. Utilizar tamanho A4, fonte 12 pt e espaçamento 1.5. 

        Submeta o relatório no formato PDF. 

        Não se esqueça de colocar título da palestra, nome do professor, data, seu nome e seu número USP no cabeçalho do relatório.

        O prazo para a entrega do relatório é segunda-feira, dia 22 de maio, às 23:59. Só será permitida a submissão do relatório a partir das 16:40 do dia 19 de maio, sexta-feira. 

        Só é permitida a submissão de um arquivo PDF, mas você pode submeter novas versões do relatório quantas vezes quiser até que o prazo expire.



    • Aula 8 

      • Utilizem esta Tarefa para submeter a solução técnica do projeto do time. 

        Escrevam a proposta usando fonte 12 pt e espaçamento 1.5. Submetam o arquivo no formato PDF.

        A proposta deverá conter:

        (1) Título do projeto;

        (2) Nome e número do time;

        (3) Relação dos integrantes do time, com nome e número USP;

        (4) Descrição do problema a ser resolvido e os objetivos do projeto;

        (5) Definição dos itens a serem entregues no final do projeto, de acordo com a Tabela de Pontuação e Complexidade que está no anexo. 

        (5) Análise do problema usando o Canvas de Osterwalder.

        (6) Os requisitos a serem atendidos pelos itens a serem entregues no final do projeto;

        (7) A solução técnica do projeto.

        Observem que o documento é uma extensão do documento da proposta, ou seja, o item (7) - Solução Técnica se juntará aos itens (1) a (6) já preparados na entrega anterior. Este documento do projeto será atualizado de maneira incremental, de forma que no final será naturalmente o documento do projeto. Aproveitem esta entrega para atualizar ou melhorar os itens (1) a (6). 

        Não é necessário que todos submetam a proposta. Basta apenas uma submissão por time. 


    • Aula 9

      • Utilize esta Tarefa para submeter o relatório da palestra da aula. 

        No relatório escreva o que aprendeu com a palestra e apresente seus elogios, suas críticas e sugestões em relação à palestra. O relatório não será entregue ao palestrante, mas será feito um resumo dos principais comentários da turma. 

        O relatório deverá ter no máximo 2 páginas. Utilizar tamanho A4, fonte 12 pt e espaçamento 1.5. 

        Submeta o relatório no formato PDF. 

        Não se esqueça de colocar título da palestra, nome do professor, data, seu nome e seu número USP no cabeçalho do relatório.

        O prazo para a entrega do relatório é segunda-feira, dia 5 de junho, às 23:59. Só será permitida a submissão do relatório a partir das 16:40 do dia 2 de junho, sexta-feira. 

        Só é permitida a submissão de um arquivo PDF, mas você pode submeter novas versões do relatório quantas vezes quiser até que o prazo expire.



      • Utilize esta Tarefa para submeter o relatório da palestra da aula.

        No relatório escreva o que aprendeu com a palestra e apresente seus elogios, suas críticas e sugestões em relação à palestra. O relatório não será entregue ao palestrante, mas será feito um resumo dos principais comentários da turma.

        O relatório deverá ter no máximo 2 páginas. Utilizar tamanho A4, fonte 12 pt e espaçamento 1.5.

        Submeta o relatório no formato PDF.

        Não se esqueça de colocar título da palestra, nome do professor, data, seu nome e seu número USP no cabeçalho do relatório.

        O prazo para a entrega do relatório é segunda-feira, dia 19 de junho, às 23:59. Só será permitida a submissão do relatório a partir das 16:40 do dia 16 de junho, sexta-feira.

        Só é permitida a submissão de um arquivo PDF, mas você pode submeter novas versões do relatório quantas vezes quiser até que o prazo expire.

    • Aula 11 - Apresentação dos projetos

    • Notas e Frequências