1. Para explorar as relações entre grafemas, fonemas e processos
articulatórios no Português Brasileiro, veja os excelentes vídeos em inglês:
2. Para
conhecer as normas do português cantado e consultar as tabelas fonéticas
produzidas por esse conjunto de pesquisadoras(es), leia o artigo sobre as
Normas do PB: Kayama et al. (2007)
Espanhol: manutenção das vogais em átonas, fricativas intermediárias, ditongos, assimilação e casos especiais
Semana 6: Atividades
1. Ver vídeo
aula Espanhol 2
2. Para acessar
informações complementares importantes e revisar conteúdos, recomendo os 4
vídeos abaixo:
B e V
G e J
LL e Y
Z e C
Espanhol: variantes, transcrição comparativa
Semana 7
1. Sobre variantes do sul da Espanha, ver vídeo
2. Sobre variantes latino-americanas, ver vídeo:
Italiano: características gerais, vogais, semivogais em ditongos e tritongos
Semana 8
1. Ver vídeo:
2. Ver vídeo complementar:
3. Exemplo de canto sustentado (canto sostenuto): Renata Scotto
Italiano: Consoantes 1
Semana 9
1. Ver vídeo-aula
2. Ver vídeo complementar
Questões de performance: legato, canto sustentado, homogeneidade vocal e aspectos prosódicos do italiano
Semana 10
1. Ouvir o áudio de Renata Tebaldi cantando Un ben dì vedremo, acompanhando o texto na partitura
Guia de escuta:
a. note o canto sustentado, a conexão entre as sílabas/palavras (legato), a homogeneidade vocal;
b. observe as vogais E e O abertas em sílabas átonas;
c. preste atenção nas maneiras com as quais a artista realiza as consoantes duplas (le doppie);
2. Ouvir leitura de Se vuol ballare, signor contino.
Guia de escuta:
a. observe que, aqui nessa versão falada, as vogais E e O finais são quase fechadas.
b. note quais sílabas são mais longas e quais são mais curtas; perceba o ritmo que se estabelece na própria leitura (prosódia);
c. observe se as vogais E e O, quando tônica, são abertas ou fechadas
d. anote as correspondências grafema-fonema que são mais difíceis ou novas
3. Pratique a relação leitura-fonética, assitindo ao vídeo. Isso deve ajudar a fixar certas relações grafema-fonema, desenvolver a escuta de aspectos prosódicos e refinar o ouvido para as questões que foram apontadas nas vídeo-aulas.