Aperçu des sections
-
-
LAGROU, Els. Arte indígena no Brasil. Belo Horizonte: C/Arte, 2009.
-
Ver sites:
http://www.cartografiahistorica.usp.br/
https://viajantes.bbm.usp.br/
https://www.historia-brasil.com/mapas/mapas-historicos.htm
https://atlas.fgv.br/
https://www.panmythica.com/2008/04/mapas-histricos-do-brasil.html
http://www.mapas-historicos.com/atlas-miller.htm
-
- Os Cinta Larga, os diamantes e os conflitos: uma cronologia Equipe Povos Indígenas no Brasil - ISA
- Nós, Cinta Larga - https://projetomemoriasindigenasro.unir.br/uploads/54403972/arquivos/CintaLargaMed_InDesign_PDF_WEB_iza_1813342361.pdf
-
Materiais:
sobre protestantismo na Amazônia:https://brasil.elpais.com/opiniao/2020-02-08/missao-novas-tribos-a-historia-dos-evangelicos-no-comando-na-funai.htmlvídeo - https://www.youtube.com/watch?v=DolQ6d5d7N4No caso do vídeo, é possível transcrever as falas...https://revistasenso.com.br/zrs-edicao-13/presenca-dos-evangelicos-na-amazonia/https://bocado.lat/pt/missoes-evangelicas-avancam-na-amazonia-e-poem-em-risco-povos-indigenas-e-tradicoes-ancestrais/https://www.encontro2020.historiaoral.org.br/arquivo/downloadpublic?q=YToyOntzOjY6InBhcmFtcyI7czozNToiYToxOntzOjEwOiJJRF9BUlFVSVZPIjtzOjQ6IjYyNzEiO30iO3M6MToiaCI7czozMjoiZTUyY2EwZDdlNWY0ZTA5MmEwMzVmZDJhZGNlMTdmZDIiO30%3Dhttps://www.researchgate.net/publication/319648981_Os_primeiros_passos_do_Protestantismo_na_Amazoniahttps://facasc.emnuvens.com.br/ret/article/download/356/343https://www.historiaeparcerias.rj.anpuh.org/resources/anais/19/hep2021/1635573666_ARQUIVO_429189448d617b9bc5d59ce0b56e9a27.pdfhttps://vermelho.org.br/2019/02/02/evangelicos-ja-atuam-em-535-dos-grupos-indigenas-na-amazonia/https://www.cartacapital.com.br/sociedade/indigenas-vao-a-justica-contra-missionarios-na-amazonia-para-impedir-genocidio/https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46569827
-
Luiza Horta <luiza.horta@usp.br> a écrit :Envio aqui o drive com os textos que tenho sobre antropologia da arte.
-
Template Kit Didático
-
22 de março – Aula 1 – APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA - Ensino de História e Interdisciplinaridade.
-
29 de março – Aula 2 – Ensino de História - 12 MIL ANOS DE OCUPAÇÃO DA AMAZÔNIA – Texto 1 – NEVES, Eduardo Góes. Sob os tempos do equinócio. São Paulo: Ubu/EDUSP, 2022. - Cap. “Por uma história antiga dos povos indígenas” – p. 179 até 190. – Texto 2 – MEIRELLES FILHO, João. O livro de ouro da Amazônia. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. Caps. – “Os falsos mitos sobre a Amazônia”; “Dimensões da Amazônia”; “Os povos nativos da Amazônia” – p. 22 até p. 27 e p. 80 até 97.
-
Texto 1 – NEVES, Eduardo Góes. Sob os tempos do equinócio. São Paulo: Ubu/EDUSP, 2022. - Cap. “Por uma história antiga dos povos indígenas” – p. 179 até 190.
-
-
12 de abril – Aula 3 – Ensino de História - INTERDISCIPLINARIDADE - Texto 3 – GONDIM, Neide. A invenção da Amazônia. Imperatriz (MA): Marco Zero, 1997, Capítulo II – Como o mar de águas doces e suas dilatadas províncias são percorridos pelos cronistas viajantes. p. 77 até 140 - Disponível em https://livrogratuitosja.com/wp-content/uploads/2021/03/A-invencao-da-Amazonia-by-Neide-Gondim-z-lib.org_.pdf
-
192 de abril – Aula 4 - Ensino de História - INTERDISCIPLINARIDADE. Texto 4 – BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. SP: Cortez, 2004, (Procedimentos metodológicos e práticas interdisciplinares – p. 253 – 290)./ Texto 5 – MAHL, Marcelo Lapuente e MARTINEZ, Paulo Henrique. História ambiental: entre o passado e o futuro. Nova Revista Amazônica - Volume IX - Nº 03 - Dezembro 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/11721
-
26 de abril – Aula 5 - Ensino de História - INTERCULTURALIDADE - Texto 6 – WALSH, Catherine. Interculturalidade e decolonialidade do poder um pensamento e posicionamento "outro" a partir da diferença colonial. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). V. 05, N. 1, Jan.-Jul., 2019.- https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/revistadireito/article/view/15002/10532/ Texto 7- LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes Trópicos. Lisboa: Edições 70, 1993, p.325 até 330 e p.348 até 353.
-
03 de maio – Aula 6 - Ensino de História - Aprendizagem
Texto 8 – BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004, p. 183 – 221 (Aprendizagens em História).
Texto 8aa – SANTOS, Roseane Araújo dos. A PARTICIPAÇÃO DOS NEGROS ESCRAVIZADOS/LIBERTOS NA CABANAGEM ENTRE OS ANOS DE 1835 A 1840. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/bitstream/prefix/4259/1/TCC_ParticipacaoNegrosEscravizados.pdf
-
10 de maio – Aula 7 - Ensino de História – AMAZÔNIA COLONIAL - Texto 9 – SCHARCZ, Lilia e GOMES, Flávio. Amazonia escravista. IN: Dicionário da escravidão e liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p. 106 até 112.– Texto 10 - ARAÚJO, Sarah dos Santos. Imaginário e medo na catequese indígena – Análise a partir da ação missionária na Amazônia Portuguesa. IN: FERREIRA, Arcângelo da Silva e MACIRL, Elisângela (org.). História, cultura, trabalho e instituições na Amazônia. Manaus: Editora Valer, 2021, p. 277 até 307. /Texto 11 - VALE, Stephanie Lopes. A ocupação urbana na capitania do Pará: planejamento dos territórios portugueses no período pombalino. IN: FERREIRA, Arcângelo da Silva e MACIRL, Elisângela (org.). História, cultura, trabalho e instituições na Amazônia. Manaus: Editora Valer, 2021, p. 309 até 337.
-
17 de maio – Aula 8 - Ensino de História – AMAZÔNIA Acervo do MAE-USP – VISITA AO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA DA USP – Texto 8a - BEZERRA, Márcia. Com os cacos no bolso: o colecionamento de artefatos arqueológicos na Amazônia brasileira. In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, v. 38, p. 85-99, 2018. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/revista_patrimonio38.pdf/ Sugestões de documentários: 1- "Amazônia, Arqueologia da Floresta". Disponível em: https://sesctv.org.br/programas-e-series/amazonia/; 2- Antiga Amazônia Presente. Disponível em: http://amazoniantiga.tv.br/
-
24 de maio – Aula 9 - Ensino de História - AMAZÔNIA E A BORRACHA - Texto 12 - GONDIM, Neide. A invenção da Amazônia. Imperatriz (MA): Marco Zero, 1997 – Texto: A árvore que chora...,p. 211 até 274 - Disponível em https://livrogratuitosja.com/wp-content/uploads/2021/03/A-invencao-da-Amazonia-by-Neide-Gondim-z-lib.org_.pdf/ Texto 12a - Cap. 3 – Produção e folclore, 1876 – 1910. IN: DEAN, Warren. A luta pela borracha no Brasil: Um Estudo de História Ecológica. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Nobel, 1989, p. 67 até 87.
-
31 de maio – Aula 10 - Ensino de História – AMAZÔNIA NA REPÚBLICA - Texto 13 - VILLANOVA, Simone. O indígena na república e no SPI: a ação do instituto no Amazonas. IN: FERREIRA, Arcângelo da Silva e MACIRL, Elisângela (org.). História, cultura, trabalho e instituições na Amazônia. Manaus: Editora Valer, 2021, p. 339 até 360.
-
7 de junho – Aula 11 - Ensino de História - USO DE DOCUMENTOS NO ENSINO DE HISTÓRIA – Texto 14 - BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. SP: Cortez, 2004, p. 327–350 (Usos didáticos de documentos). Texto 15 - Complementar - FERNANDES, Antonia Terra de Calazans. Produção e uso do material didático. In: ALVEAL, Carmem Margarida Oliveira; FAGUNDES, José Evangelista; ROCHA, Raimundo Nonato Araújo. (Org.). Reflexões sobre História Local e Produção de Material Didático. 1ed.Natal: EDUFRN, 2015, v. 1, p. 299-340. http://lemad.fflch.usp.br/sites/lemad.fflch.usp.br/files/reflex%C3%B5es%20sobre%20hist%C3%B3ria%20local%20e%20produ%C3%A7%C3%A3o%20de%20material%20did%C3%A1tico.pdf
-
14 de junho – Aula 12 - Ensino de História - DIVERSIDADE DE CONTEÚDOS NO ENSINO DE HISTÓRIA E AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS - Texto 16 - Zabala, Antoni. Os enfoques didáticos. In: COLL, César, MARTÍN, Elena… (org.). O construtivismo em sala de aula. São Paulo: Ática, 1996, p. 153 - 196.
-
21 de junho – Aula 13 – Ensino de História – FERROVIA MADEIRA-MAMORÉ – Texto 17 - Cap. 4 – Vertigem do vazio: Poder & técnica na recriação do Paraíso e Cap. 5 – Ferrovia fantasma: nos bastidores da cena. IN: HARDMAN, Francisco Foot. Trem Fantasma. A modernidade na selva. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, p. 97- 154.
-
28 de junho – Aula 14 –TRANSAMAZÔNICA - Texto 18 - NEVES, Angela Moraes e LOPES, Ana Maria Teixeira. Os projetos de colonização. IN: IBGE. A organização do espaço na faixa da Transamazônica. Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Rio de Janeiro: IBGE, 1979, p. 80 até 92./ Texto 19 – MIRANDA, Camila Barbosa Monção. Ditadura militar e Amazônia: as promessas desenvolvimentistas de um governo autoritário. Simpósio XXIX Nacional de História – ANPUH. Disponível em: http://snh2017.anpuh.org/resources/anais/54/1488736405_ARQUIVO_textocompletoST.pdf
-
05 de julho – Aula 15 - Ensino de História - Entrega e apresentação dos trabalhos finais dos alunos para avaliação. Os trabalhos devem estar organizados como Kits Didáticos, com proposta de uso e análise de documentos no contexto do ensino de história e ter como tema questões relacionadas ao que foi estudado.
-
Template Kit Didático
-
Kits didáticos trabalho final
-
Filme:
"A última floresta" – Direção – Luiz Bolognesi, Documentário Povo Yanomami, 2021.
Bibliografia complementar:
BITTENCOURT, Circe. Meio ambiente e o ensino de história. História & Ensino, 9, 2003, 37–61. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/12076
GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Amazônia, Amazônias. São Paulo: Contexto, 2022.
MIRAS, Mariana. Um ponto de partida para a aprendizagem de novos conteúdos: os conhecimentos prévios. In: COLL, César, MARTÍN, Elena… (org.). O construtivismo em sala de aula. São Paulo: Ática, 1996, p. 57 - 78.
ROSÁRIO, Jocenilda Pires de Sousa do e ROSÁRIO, Samuel Antonio Silva do. A cronística de Gaspar De Carvajal e a colonização da Amazônia. NOVA REVISTA AMAZÔNICA - VOLUME VI - NÚMERO ESPECIAL - DEZEMBRO 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6469
SOUZA, Márcio. História da Amazônia. São Paulo: Record, 2019.
SOUZA, Murilo Mendonça Oliveira de. Entre a Ferrovia do Diabo e o Trem Fantasma: uma viagem pela história da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. CAMPO-TERRITÓRIO: Revista de Geografia Agrária, v. 5, n. 9, p. 237-246, fev., 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11934/6974