Programação
-
-
Semana 1 - 23 de março - Olhando para trás e para frente na História: A Luta para Liberdade Negra Hoje nos Estados Unidos e Apresentação do Programa
Leitura: Alexander, Michelle. A nova segregação: racismo e encarceramento em massa. São Paulo: Boitempo, 2018, pp. Introdução e Cap.5.
(assista antes da aula) Discussão do Filme, “A 13ª Emenda” (dir. Ava Duvernay) (Netflix ou Youtube link abaixo),
Discussão do Clipe na sala de aula: Dax, Black Lives Matter
-
Leituras para Discussão na Aula: 1) Dowd-Hall, Jacqueline. “O Longo Movimento por Direitos Civis e os Usos Políticos do Passado,” Journal of American History, Vol. 91, n. 4, Mar. 2005. (Tradução de Jefferson Martins Viel em manuscrito); 2) Joseph, Peniel. “O Movimento Black Power: o Estado do Campo”, Journal of American History, Volume 96, n.3, December 2009. (tradução de Marcus Vinicius em manuscrito); 3) Fields, Barbara Jeanne. “Escravidão, Raça e Ideologia”, New Left Review, I/181, May-June 1990 (Tradução de Pedro Ribeiro).
Discussão na aula: Patrick Rael (adaptado e traduzido por Sean Purdy) “Lendo Fontes Secundárias e Primárias”
-
Leituras: 1) Luiz Estevam Fernandes e Marcus Vinícius de Morais, História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007, pp.137-150 (texto acima na pasta Programa, Livro Didático...); 2) Sean Purdy, História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007, pp.173-196 (texto acima na pasta Programa, Livro Didatico...)
Leituras Recomendadas: Bruna Stievano, “O Renascimento do Harlem: Música, Literatura e empoderamento negro”, Parte 1: https://www.deviante.com.br/noticias/o-renascimento-do-harlem-musica-literatura-e-empoderamento-negro-parte-1/#disqus_thread; Parte 2- https://www.deviante.com.br/noticias/o-renascimento-do-harlem-musica-literatura-e-empoderamento-negro-parte-2/
Matheus Cardoso da Silva, Do antirracismo local ao antifascismo global: a transnacionalização do movimento negro nos E.U.A, Revista Electronica de Anphlac, n. 27 (2019): Afro-Américas
Discussão de Clipes de Música na Aula
(assista antes. Links no Moodle para baixar) Discussão do filme Matewan: a Luta Final (dir. John Sayles, 1987), especialmente 3:55m-9:05m, 19:38m-25:40m, 47:09-51:15, 57m:33 -59m:05, 141m:35-144m:30. Mas melhor assistir o filme inteiro! (Google Drive link abaixo) -
Leituras: 1) Sean Purdy, História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007, pp.197-234; 2) Matheus Cardoso Silva,
Do antirracismo local ao antifascismo global: a transnacionalização do movimento negro nos E.U.A, Revista Electronica de Anphlac, n. 27 (2019): Afro-América.
Recomendada: African Americans and the New Deal, https://oxfordre.com/
americanhistory/view/10.1093/ acrefore/9780199329175.001. 0001/acrefore-9780199329175-e- 632 (assista antes da aula) Documentário: History Channel, A História dos Estados Unidos - Ep 02 - Os Anos
30.
https://www.youtube.com/watch?v=VZgDy-tfvWE
-
Leituras: 1) Sean Purdy, História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007, pp.217-234; 2) Livia Mayer Totola Britto e Tatiana Mascarenhas Karninke, “O Caso Brown v. Board of Education...”, Anais do IV Congresso de Processo Civil Internacional, Vitória, 2019, pp.273- 278.
-
Leituras: 1) Jeanne Theoharis e Say Burgin, “Dez maneiras de ensinar Rosa Parks,” A Terra é Redonda, 13 de abril de 2021 (Traduzido por Daiara Gabriel e Sean Purdy), History Resources, African American Women in leadership, The Gilder Lehrman Institute of American History, 2019; 2) Martin Luther King, Jr. “Discurso no Primeiro Comício da Associação Pelo Progresso de Montgomery”. Apresentação de Rosa Louise Parks. In: Martin Luther King, Jr. Um Apelo à Consciência: Os melhores discursos de Martin Luther King. Orgs. Claybourne Carson e Kris Shepherd. Tradução por Sérgio Lopes. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
-
Leituras: Loïc Wacquant, “‘Uma cidade negra entre os brancos’. Revisitando o gueto negro da América,” Política & Sociedade, fevereiro de 2004.
-
Leituras: 1) Sean Purdy, História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007, pp.243-248.
Recomendado: Documentário, Freedom Riders (dir. Stanley Nelson, 2017). Em inglês, sem legendas.
-
Leitura: Martin Luther King, Jr. “Discurso de Encerramento da Marcha de Selma a Montgomery”, Apresentação do representante no Congresso dos EUA John Lewis. In: Martin Luther King, Jr. Um Apelo à Consciência: Os melhores discursos de Martin Luther King. Orgs. Claybourne Carson e Kris Shepherd. Tradução por Sérgio Lopes. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. (link do texto acima na aula de Semana VI).
Recomendada: William P. Jones, “The Unknown Origins of the March on Washington: Civil Rights Politics and the Black Working Class,” Labor: Studies in Working-Class History of the Americas, Volume 7, Issue 3, 33-52.
-
Leituras: 1) Amanda Paloma Alves, “Do blues ao movimento pelos direitos civis: o surgimento da “black music” nos Estados Unidos,” Revista de História, 3, 1 (2011), p. 50-70; 2) Candi Robinson, “Mensagem às mulheres revolucionários”, O Pantera Negra, 9 de agosto de 1969. In: Jones Manoel e Gabriel Landi (orgs.) Raça, Classe e Revolução: A Luta pelo Poder Popular nos Estados Unidos. São Paulo: Autonomia Literária, pp.136-137; 3) Declaração do Coletivo Combahee River (1977).
-
Semana 11, 22 de junho, O Movimento para Liberdade de Chicago, a Campanha dos Pobres e as Lutas Esquecidas no Norte
Leituras: 1) Adam Fairclough, “Martin Luther King era marxista?” History Workshop, No. 15 (Spring, 1983), pp. 117-125. Traduzido por Andrey Santiago; 2) Flavio Thales Ribeiro Francisco, “Elementos do Conservadorismo Negro nos Estados Unidos: George Schuyler Contra o Movimento Pelos Direitos Civis (1950 - 1968)” rev. hist. (São Paulo), n.180, 2021.
Discussão de Texto (leiam antes da aula): Martin Luther King, Jr. “Além do Vietnã”. Apresentação do embaixador George McGovern. In: Martin Luther King, Jr. Um Apelo à Consciência: Os melhores discursos de Martin Luther King. Orgs. Claybourne Carson e Kris Shepherd. Tradução por Sérgio Lopes. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. (link do texto acima na aula de Semana VI).
Leituras Recomendadas: Thomas J. Sugrue, “The Black Freedom Struggle Outside the South”, OAH Magazine of History, vol.26, n.1, 2012, pp.9-15; Rhonda Y. Williams, “Black Women, Black Power”, OAH Magazine of History, July 2008; Brian Kelly, “Unfinished Business: Martin Luther King and Memphis”, International Socialism, n.118, 2008.
-
Leituras: 1) A Autobiografia de Malcolm X com a Colaboração de Alex Haley. Rio de Janeiro: Record, 1992. Tradução de A.B. Pinheiro de Lemos. pp. 275-360; 2) Manning Marable, Malcolm X: Uma Vida de Reinvenções. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. (PDF, p.356-462)
(assista antes da aula) Filme: Malcolm X (dir. Spike Lee, 1992).
Recomendada: Henrique Rodrigues sobre Stokely Carmichael/Kwame Ture
-
Leituras: Barreto, Raquel; Borges, Pedro; Douglas, Emory. “Panteras Negras, todo poder ao povo”. Alma Preta, 2017; Partido dos Panteras Negras, “A plataforma e o programa do Partido dos Panteras Negras”. In: Jones Manoel e Gabriel Landi (orgs.) Raça, Classe e Revolução: A Luta pelo Poder Popular nos Estados Unidos. São Paulo: Autonomia Literária, pp.83-88..
-
Leituras: 1) Michael McCanne, “Os Panteras Negras, os Jovens Patriotas e a Coalização Arco-íris,” Jacobin, 4 de dezembro de 2019 (Tradução por Victor Marques). https://jacobin.com.br/2019/12/os-panteras-negras-os-jovens-patriotas-e-a-coalizao-arco-iris/
(assista antes) Discussão de Filme: Judas e o Messias Negro (dir. Shaka King, 2021)
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-