Programação
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A média final do aluno, “A”, será calculada da seguinte maneira:
A = ((P1 + P2)/2) x 0,50 + L x 0,25 + PR x 0,25, onde
PR = média de projeto = 0,3 x Pav + 0,3*Comp + 0,4 x Mem
P1 e P2 = provas teóricas
Seguem fotos do teleférico.
L = média das atividades de laboratório
Pav = nota da avaliação do dispositivo durante aula de laboratório.
Comp = nota da avaliação do dispositivo na competição.
Mem = nota do memorial do projeto. -
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O Monitor de Laboratório da disciplina será o mestrando André Assumpção Siciliano.
A monitoria ocorrerá na sala A6, nas quintas-feiras, das 12h00 às 12h50.
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Nesta aula, vocês irão desenvolver um pouco mais a visão espacial, enquanto entendem o projeto de um dispositivo de fixação e furação. Também poderemos ver detalhes importantes que devem ser levados em conta ao projetarem, como chanfros, buchas, saída de ferramenta, etc.
Após uma breve conversa, vocês serão divididos em grupos, no qual irão discutir as perguntas e respostas do módulo de auto-instrução.
Após os grupos acabarem as deliberações, cada aluno responderá individualmente uma prova teste de 10 questões sobre o dispositivo.
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Para até o dia 17 de Abril de 2022, entregar
- objetivos;
- estratégia;
- parâmetros e requisitos, com a descrição de como é calculada a nota para cada parâmetro (discreto em 0 ou 10, discreto em faixas, uma função, etc);
- 2 esboços de solução por aluno do grupo. O esboço deve ser feito a mão, com régua, em isométrica com comentários;
- a atribuição de notas para cada solução (estimar peso, torque/velocidade, etc);
- a matriz de decisão.
O texto deve estar em forma digital, com capa, índice, seguindo as regras do DADT da Poli (https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/459/413/2006). Os esboços, feitos a mão, devem ser digitalizados e inseridos no texto.
SOMENTE É NECESSÁRIA A SUBMISSÃO DE 1 ALUNO POR GRUPO!!!
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20.1 Mb Slideshow do Powerpoint 2007
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Aula 05 (24/04) - Apresentação do dispositivo do projeto: objetivos, parâmetros e requisitos, brainstorm, descritivo da operação do sistema de controle e DESENHO DE CONJUNTO.
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Para até o dia 24 de Abril de 2022, as 8h10 (ou seja, antes da aula), entregar os slides que utilizarão para apresentar:
- objetivos;
- estratégia;
- parâmetros e requisitos, com a descrição de como é calculada a nota para cada parâmetro (discreto em 0 ou 10, discreto em faixas, uma função, etc);
- 2 esboços de solução por aluno do grupo. O esboço deve ser feito a mão, com régua, em isométrica com comentários;
- a atribuição de notas para cada solução (estimar peso, torque/velocidade, etc);
- a matriz de decisão (sem peso entre parâmetros);
- descritivo da operação do sistema de controle, dizendo qual o que cada botão do software fará;
- 1ª versão final do Desenho de Conjunto. Atentar-se para margens, legenda, lista de peças ordenadas de baixo para cima e contendo material (da lista de materiais) e número de peças, pelo menos uma vista e demais vistas/cortes que o grupo achar necessários.
SOMENTE É NECESSÁRIA A SUBMISSÃO DE 1 ALUNO POR GRUPO!!!
Segue abaixo imagem dos botões do Software que será utilizado para controlar o dispositivo.
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Para até o dia 22 de Maio de 2022, entregar o ESBOÇO (não é um rascunho) desenho de fabricação do eixo do compressor com:
- Margem e legenda com nomes dos alunos, nome da disciplina, número da turma, tolerância geral dimensional e rugosidade geral;
- Desenho do eixo em escala 1:1;
- Cotas.
SOMENTE É NECESSÁRIA A SUBMISSÃO DE 1 ALUNO POR GRUPO!!!
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Adicione, ao seu ESBOÇO:
- Tolerâncias geométricas (de forma, de orientação e de posição);
- Tolerâncias de rugosidade.
- Seleção do material a ser comprado (ver link Página para escolherem um blank em catálogo);
- Processo 1 - Nome, descrição da máquina e do que será feito no processo, além do esboço da peça antes e depois do Processo 1.
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- Processo n - Nome, descrição da máquina e do que será feito no processo, além do esboço da peça antes e depois do Processo final.
SOMENTE É NECESSÁRIA A SUBMISSÃO DE 1 ALUNO POR GRUPO!!!
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Vocês devem entregar, em pdf, os slides que irão apresentar em sala de aula.
Estes devem conter desenho de conjunto corrigido e a simulação do sistema de controle.O desenho de conjunto deve estar em um slide separado, com os slides seguintes ampliando partes importantes do dispositivo de maneira a elucidá-las.
A simulação do sistema de controle deve ser feito em TinkerCAD, análogo ao do slide 66 da aula 04
com os comandos apresentados por vocês na aula 05 passando ao microcontrolador por comunicação serial.
A simulação do sistema de controle deve ser apresentada tanto em slides como ao vivo.
Os slides devem apresentar e explicar as partes da eletrônica e de trecho de código com as respectivas funcionalidades. O ao vivo será no TinkerCAD e, ao passar um comando pré-definido, os motores e/ou servo-motores devem responder de acordo com o planejado.
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635.4 Kb Documento PDF
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O objetivo desta aula é a apresentação pelo grupos, durante a decima aula, dos seguintes itens:
1) Desenhos de fabricação: contém cotas, margem, legenda com tolerância geral (dimensional e de rugosidade), tolerâncias dimensionais, geométricas (forma, posição e orientação) e de rugosidade;2) PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO: deve ser consultada quais as máquinas disponíveis no laboratório de protótipos (além da guilhotina) e o tutorial de elaboração (tudo disponível no moodle).
Desta forma, todos os desenhos de fabricação e o planejamento da fabricação de cada peça devem ser entregues até o dia 05 de Junho, antes da aula. Estes podem ser feitos a mão ou em qualquer CAD, sem que esta escolha interfira na avaliação do docente. Somente um componente por grupo deve fazer a entrega.
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O objetivo desta aula é compreender o princípio de funcionamento de dispositivos comumente empregados no projeto de máquinas. Tal objetivo será alcançado através de observação ao desmontar, estudar e remontar os equipamentos eletro-mecânicos no laboratório de protótipo.
Os equipamentos estudados neste aula serão uma furadeira e uma serra tico-tico.
Após compreendido o funcionamento do dispositivo, os grupos já constituídos deverão responder as questões constantes na apostila.
Para uma melhor compreensão destes dois dispositivos, é interessante entender o funcionamento de seu motor. Este é de corrente contínua e de escovas. Sugiro que assistam este vídeo (legenda em português disponível):
Além disso, outro mecanismo interessante é o de fixação da ferramenta na furadeira. Ele se utiliza do efeito de cunha para transmitir o torque do motor à broca. Sugiro que assistam o seguinte vídeo para compreender o mecanismo:
Scotch Yoke através do seguinte vídeo: -
Entregar apenas uma pessoa por grupo, com o nome de todos os compenentes PRESENTES.
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Entregar apenas um membro por equipe
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