Programação
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Apresentação
O objetivo desta disciplina é introduzir os conceitos fundamentais relacionados à modelagem de Sistemas a Eventos Discretos e ao projeto de Sistemas de Controle Sequenciais. As aulas teóricas abordam os seguintes tópicos:
- Conceitos fundamentais de Sistemas a Eventos Discretos e Sistemas de Controle Sequenciais.
- Modelagem de Sistemas de Controle Sequenciais.
- Modelagem de Sistemas a Eventos Discretos usando redes de Petri.
- Redes de Petri interpretadas para especificação e implementação de estratégias de controle.
- Metodologia de projeto de sistemas de controle.
As aulas práticas abrangem as seguintes atividades:
- Construção de modelos de sistemas de automação.
- Análise destes modelos por simulação discreta.
- Desenvolvimento de programas de controle para controladores programáveis.
- Teste em bancadas experimentais.
Critérios de avaliação
A média final (MF) será:
- MF = MP se S, C e E forem maiores ou iguais a 5,0
- MF = mínimo(S,C,E) se S, C ou E for menor do que 5,0
- MP = (S + C + E)/3
- S = (R+3M)/4
onde, R = nota do relatório preliminar da monografia
M = nota da monografia - C = (EC2+EC3+EC4+EC5+2.EC6)/6
onde, ECi = nota de participação na aula Ci e de apresentação das atividades solicitadas pelo aluno. No caso da aula C6, será solicitado um projeto e, portanto, seu peso é dobro. - E = (média dos exercícios de modelagem e simulação - aulas S2 a S7)
Monitores
Livro texto
- Miyagi, P.E. (1996) Controle Programável - Fundamentos do Controle de Sistemas a Eventos Discretos, São Paulo: Ed. Edgard Blücher.
- Miyagi, P.E. (2020) Introdução à Simulação Discreta. Apostila, PMR, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo.
- Junqueira F. (2018) Apostila sobre ProModel. PMR, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo.
- Fattori, C.C.; Kano, C.H.; Jorge, A. A.; Junqueira, F. Miyagi, P.E. (2020) Rede de Petri e o aplicativo Platform Independent Petri net Editor (PIPE). Apostila, PMR, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo.
Outras referências
- L.A. Aguirre (Ed.). Enciclopédia de Automática & Controle e Automação, Vol. 1, São Paulo: Editora Blucher, 2007.
- J. Banks, J.S. Carson II, B.L. Nelson. Discrete Event System Simulation. Upper Saddle River, NJ: Ed. Prentice Hall, 1996.
- J. Cardoso, R. Valette. Redes de Petri. Florianópolis: Editora da UFSC, 1997.
- F. Natale. Automação Industrial. São Paulo: Ed. Érica, 1995.
- J.C.P. Oliveira. Controlador Programável. São Paulo: Makron Books Ed., 1993.
- E. Villani, P.E.Miyagi, R. Valette: Modelling and Analysis of Hybrid Supervisory Systems. London, UK: Springer, 2007.
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Estudante Grupo Alessandro da Cunha Menegon 3 Artur Dourado Paparounis
4 Eric Monaro Bianchini
3 Gabriel dos Santos Martins Galetti
2 Guilherme Umberto Saporito Penteado
2 Mateus de Pina Nascimento
1 Pedro de Azeredo Nogueira
4 Rafael Varanda Bernardo
1 Sofia Lopes Suesdek Rocha
5 Soitiro Oura
5
Data Aula Prof. Obs. Sala 1 07.08 B0 Diolino/Fabrício Apresentação A1 2 14.08 B1 P.E. Miyagi Teoria A1 3 21.08 S1 P.E. Miyagi Teoria sobre simulação A6 4 28.08 C1 Diolino Teoria A1 5 11.09 S2 Fabrício Teoria - PROMODEL A6 6 18.09 C2 Diolino Teoria A1 7 25.09 S3 Fabrício Teoria - PROMODEL A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte) 8 02.10 C3 Diolino Teoria A1 9 09.10 S4 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte) 10 16.10 C4 Diolino Teoria A1 11 23.10 S5 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte) 12 30.10 C5 Diolino Teoria A1 13 06.11 S6 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte) 14 13.11 C6 Diolino Teoria A1 15 27.11 S7 Fabrício Apresentação MT15 16 04.12 C7 Diolino Apresentação A1 -
Estudante Grupo Breno Martins Braga 2 Constanza Maria Reis da Silva Mariano 3 Danilo Patah Dacca 1 Eduardo Seiji Suguimoto Miyazato Ferrer 4 Igor Schroter Salviatto 4 Jhonatan Ribeiro dos Santos 4 Lucas Martins Marques 3 Lucas Real 2 Pedro Bianco de Aquino 1 Vitor Aun Kassab 1
Data Aula Prof. Obs. Sala 1 07.08 B0 Diolino/Fabrício Apresentação A1 2 14.08 B1 P.E. Miyagi Teoria A1 3 21.08 C1 Diolino Teoria A1 4 28.08 S1 P.E. Miyagi Teoria sobre simulação A6 5 11.09 C2 Diolino Teoria A1 6 18.09 S2 Fabrício Teoria - PROMODEL A6 7 25.09 C3 Diolino Teoria A1 8 02.10 S3 Fabrício Teoria - PROMODEL A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte) 9 09.10 C4 Diolino Teoria A1 10 16.10 S4 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte) 11 23.10 C5 Diolino Teoria A1 12 30.10 S5 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte) 13 06.11 C6 Diolino Teoria A1 14 13.11 S6 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte) 15 27.11 C7 Diolino Apresentação A1 16 04.12 S7 Fabrício Apresentação MT15 -
Estudante Grupo Alexandre Silva Bastos de Almeida 3 Andreas Maciel Mau 4 Eduardo Milanez Araujo 2 Felipe Ferrer Moreira Ciriaco 1 Guilherme Campez Belon 1 Gustavo dos Santos Ribeiro 3 Higor Fellipe de Almeida Silva 5 Matheus Latorre Cavini 1 Matheus Santos de Lima Ferreira 5 Miguel Oliveira Passos Figueiras Marques 2 Pietro Di Beo 4 Reinaldo Semcovici Junior - Thomas Magnum Alves Rodrigues da Silva 5 Vinicios de Andrade Cardozo 4 Vitor Viana de Paula 2
Data Aula Prof. Obs. Sala 1 10.08 B0 P.E. Miyagi Apresentação A1 2 17.08 B1 P.E. Miyagi Teoria A1 3 24.08 S1 P.E. Miyagi Teoria sobre simulação A6 4 31.08 C1 Diolino Teoria A1 5 14.09 S2 Fabrício Teoria - PROMODEL A6 6 21.09 C2 Diolino Teoria A1 7 28.09 S3 Fabrício Teoria - PROMODEL A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte) 8 05.10 C3 Diolino Teoria A1 9 19.10 S4 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte) 10 26.10 C4 Diolino Teoria A1 11 09.11 S5 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte) 12 16.11 C5 Diolino Teoria A1 13 23.11 S6 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte) 14 30.11 C6 Diolino Teoria A1 15 07.12 S7 Fabrício Apresentação MT15 16 14.12 C7 Diolino Apresentação A1 -
Estudante Grupo Alan Hahn Pereira 5 Arthur Alves dos Santos Asfora 3 Camila Oliveira Santos 1 Carine Guzzi Santos 1 Daniel Bellardi Kerzner 4 Douglas Oliveira de Carvalho 3 Gustavo Nakasuka Nunes Sanches 4 Henrique Montandon Silveira 4 Icaro Moro Sicchieri 2 Julio Cesar Rodrigues Alves Paz 5 Leonardo Tavares Valente 2 Maria Fernanda Paro Cortez 2 Paulo Vieira de Lima 5 Stephany Nunes Souza 1 Victor Hugo Ribeiro Leite da Silva 3
Data Aula Prof. Obs. Sala 1 10.08 B0 P.E. Miyagi Apresentação A1 2 17.08 B1 P.E. Miyagi Teoria A1 3 24.08 C1 Diolino Teoria A1 4 31.08 S1 P.E. Miyagi Teoria sobre simulação A6 5 14.09 C2 Diolino Teoria A1 6 21.09 S2 Fabrício Teoria - PROMODEL A6 7 28.09 C3 Diolino Teoria A1 8 05.10 S3 Fabrício Teoria - PROMODEL A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte) 9 19.10 C4 Diolino Teoria A1 10 26.10 S4 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte) 11 09.11 C5 Diolino Teoria A1 12 16.11 S5 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte) 13 23.11 C6 Diolino Teoria A1 14 30.11 S6 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte) 15 07.12 C7 Diolino Apresentação A1 16 14.12 S7 Fabrício Apresentação MT15 -
Estudante Grupo Andre Ladeira Kesselring
5
David Ezequiel da Silva Paiva
4
Enzo Nogueira Barrese
3
Gabriel Amersonis Ziroldo
2
Gabriel Dias de Almeida
1
Gabriel Morth Cursino
1
Gabriel Silva de Carvalho
4
Iago Baldim Mendes
1
João Gabriel Peixoto Dornelas
2
Lucas Arada Alves
2
Marcus Vinicius Mejia Hernandes
3
Mario Lourenco Fernandes
3
Pietro Luigi Baldan Carbone
4
Stelio Lorenzato Robusti
5
Thaina Pereira Barcellos
5
Data Aula Prof. Obs. Sala 1 10.08 B0 P.E. Miyagi Apresentação A1 2 17.08 B1 P.E. Miyagi Teoria A1 3 24.08 S1 P.E. Miyagi Teoria sobre simulação A6 4 31.08 C1 Diolino Teoria A1 5 14.09 S2 Fabrício Teoria - PROMODEL A1 6 21.09 C2 Diolino Teoria A1 7 28.09 S3 Fabrício Teoria - PROMODEL A1 (primeira parte) e MT15 (segunda parte) 8 05.10 C3 Diolino Teoria A1 9 19.10 S4 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A1 (primeira parte) e MT15 (segunda parte) 10 26.10 C4 Diolino Teoria A1 11 09.11 S5 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A1 (primeira parte) e MT15 (segunda parte) 12 16.11 C5 Diolino Teoria A1 13 23.11 S6 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A1 (primeira parte) e MT15 (segunda parte) 14 30.11 C6 Diolino Teoria A1 15 07.12 S7 Fabrício Apresentação MT15 16 14.12 C7 Diolino Apresentação A1 -
Objetivo desta aula
- Apresentar a disciplina e as atividades programadas a serem desenvolvidas ao longo do semestre
- Introduzir os principais conceitos relacionados a controle, automação e sistemas a eventos discretos (SED)
Como se preparar para esta aula
- Nada
O que será feito durante a aula
- Apresentação do programa da disciplina e bibliografia
- Apresentação do critério de avaliação
- Apresentação da atividade "Monografia" que deve ser desenvolvida ao longo do semestre
- Apresentação de um histórico da evolução tecnológica associada a controle e automação
- Discussão do que é um sistema a eventos discretos (SED)
O que deve ser feito após a aula
- Responder a lista de questões sobre a aula B0
- Ler os Capítulos 1 e 2 do livro texto
Bibliografia
- Miyagi. P.E. (1996) Controle Programável - Fundamentos do Controle de Sistemas a Eventos Discretos, São Paulo: Ed. Edgard Blücher. (Capítulo 1)
Observações adicionais
- O download massivo (aquisição em sequência de um grande número de artigos de publicações assinadas, em um curto intervalo de tempo) é vedado pelos contratos assinados tanto pela USP quanto pelas CAPES; adicionalmente, deve-se informar que mesmos o download de muitos trabalhos em sequência, em um intervalo de poucos minutos, deve ser evitado, pois pode ocasionar falsos positivos.
Atividades e/ou recursos
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Instruções para a monografia Arquivo160.1 Kb Documento PDF
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Template (modelo) para o Relatório Preliminar Arquivo
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Template da Monografia Arquivo
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Objetivo desta aula
- Caracterização do Controle de Sistemas a Eventos Discretos
Como se preparar para esta aula
- Leitura dos Capítulos 1 e 2 do livro texto
O que será feito durante a aula
- Introdução ao conceito de controle automático
- Caracterização do objeto de controle
- Modelagem do dispositivo de controle
- Caracterização do sistema de controle
- Apresentação de algumas técnicas de processamento do controle
- Formação dos grupos de alunos e escolha do objeto de controle de cada grupo (as bancadas - estações de trabalho do sistema da FESTO)
O que deve ser feito após a aula
- Responder a lista de questões sobre a aula B1
- Ler a apostila "Introdução à Simulação Discreta"
Bibliografia
- Miyagi, P.E. (1996) Controle Programável - Fundamentos do Controle de Sistemas a Eventos Discretos, São Paulo: Ed. Edgard Blücher. (Capítulo 2)
Atividades e/ou recursos
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Apostila "Introdução à Simulação Discreta" Arquivo
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Fechado: quinta-feira, 31 ago. 2023, 23:59
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Objetivo desta aula
- Esta aula tem como objetivo apresentar as competências que se espera desenvolver durante esta disciplina no contexto de desenvolvimento de sistemas de controle para SEDs.
- Para isto serão apresentados os conceitos fundamentais para se entender o que é um SED e suas principais características.
- Por fim, será explicada a metodologia de ensino-aprendizagem a ser praticada durante as aulas Ci.
Como se preparar para esta aula
- Esta é uma aula introdutória da parte de controle e as instruções iniciais serão explicadas durante a aula.
O que será feito durante a aula
- Explicação do contexto que será abordado desta disciplina.
- Reflexões a respeito de conceitos fundamentais envolvendo Sistemas a Eventos Discretos (SEDs).
- Procedimentos que deverão ser seguidos a partir da aula C2 até a aula C6.
- Divisão de cada turma em 5 equipes.
O que deve ser feito após a aula
- Acessar o material da aula C2 e realizar as atividades solicitadas.
Atividades e/ou recursos
-
Slides da aula C1 Arquivo2.0 Mb Documento PDF
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J. Cardoso, R. Valette. Redes de Petri. Florianópolis: Editora da UFSC, 1997. URL
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Objetivo desta aula
Espera-se que ao final desta aula você tenha aprendido a caracterizar um SED e entender os conceitos fundamentais para modelagem do comportamento desta classe de sistemas a partir da descrição dos processos que ocorrem. Para isto você deverá:- Compreender as diferenças entre discretização, discreto e eventos discretos.
- Familiarizar-se
com os conceitos básicos de modelagem de SEDs.
- Ver
fundamentos de autômatos finitos e o problema de explosão combinatória de
estados.
- Conhecer
Rede de Petri.
- Aprender
a modelar processos e interação entre eles.
- Realizar exercícios de modelagem
Como se preparar para esta aula
- Assistir o vídeo desta aula, fazer as leituras recomendadas e executar os exercícios solicitados pertinentes a aula C2.
O que será feito durante a aula
- Você terá a oportunidade de apresentar a forma como você modelou as soluções dos problemas em RdP e poderá avaliar as soluções apresentadas pelos seus colegas.
O que deve ser feito após a aula
- Estudar o vídeo e documentos disponíveis e realizar as atividades propostas pertinentes a aula C3.
- Com relação ao PIPE você pode: assistir o vídeo tutorial para baixar e instalar o programa, familiarizar com o software que pode ser utilizado na solução de exercícios com RdP.
Bibliografia
- Miyagi, P.E. (1996) Controle Programável - Fundamentos do Controle de Sistemas a Eventos Discretos, São Paulo: Ed. Edgard Blücher.
Atividades e/ou recursos
- Slides da Aula
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Baixe o software PIPE (versão 4.3) Arquivo28.5 Mb Archive (ZIP)
O PIPE precisa do JAVA instalado.
Para executar no Windows, clique em "launch.bat"
Para executar no Mac, clique em "launch.sh" -
Vídeo: tutorial sobre o PIPE (19,2MB Full HD) URL
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Vídeo: tutorial sobre o PIPE (7,9MB HD) URL
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Slides Aula C2 Arquivo1.7 Mb Documento PDF
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Vídeo de Estudo Aula C2 Arquivo66.1 Mb Arquivo de vídeo (MP4)
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Objetivo desta aula
Espera-se que ao final desta aula você tenha aprendido a metodologia PFS/RdP para a modelagem do comportamento de um SED. Para isto você deverá:- Conhecer o formalismo de Rede de Petri.
- Dominar
a forma de especificar o modelo estrutural de um SED.
- Entender
Redes Interpretadas.
- Entender
PFS e a metodologia PFS/RdP.
- Realizar
exercícios de modelagem.
Como se preparar para esta aula
- Você deve estudar o vídeo desta aula C3 que está disponibilizado e estudar minuciosamente a metodologia PFS/RdP e analisar o exemplo de aplicação que foi detalhado.
- Além disso cada equipe deve realizar o exercício conforme solicitado para esta aula C3.
O que será feito durante a aula
- Serão discutidos os modelos obtidos pela equipes por meio da aplicação da Metodologia PFS/RdP.
O que deve ser feito após a aula
- Estudar o vídeo e documentos disponíveis e realizar as atividades propostas pertinentes a aula C4.
Bibliografia
- Notas de aula.
Atividades e/ou recursos
- Vídeos das aulas C3.
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Slides Aula C3 Arquivo3.4 Mb Documento PDF
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Vídeo de Estudo Aula C3_A Arquivo95.2 Mb Arquivo de vídeo (MP4)
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Vídeo de Estudo Aula C3_B Arquivo103.9 Mb Arquivo de vídeo (MP4)
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Objetivo desta aula
Espera-se que ao final desta aula você tenha aprendido o conceito de CLP de acordo com a IEC e detalhes a respeito de:
- Definição formal de CLP, justificativas para seu uso e potenciais aplicações.
- Arquitetura básica de um CLP e sua correlação com o modelo estrutural padrão de um SED.
- Conhecer os modos de operação de um CLP.
- Entender os fundamentos da norma IEC61131.
- Ver em detalhes como se aplica o conceito de intertravamento para a programação de um CLP.
Como se preparar para esta aula
- Assistir o vídeo desta aula, ler os documentos disponibilizados e fazer as atividades solicitadas.
O que será feito durante a aula
- Serão discutidas as sugestões de intertravamentos que cada equipe sugeriu para os casos discutidos na aula C3.
- Cada equipe deve apresentar a pesquisa que realizou a respeito de uma determinada linha de CLPs disponível no mercado, conforme solicitado.
O que deve ser feito após a aula
- Estudar o vídeo e documentos disponíveis e realizar as atividades propostas pertinentes a aula C5.
Bibliografia
- Miyagi, P.E. (1996) Controle Programável - Fundamentos do Controle de Sistemas a Eventos Discretos, São Paulo: Ed. Edgard Blücher.
- C. M Franchi, V. L. A. Camargo. Controladores Lógicos Programáveis - Sistemas Discretos. 1. ed. - São Paulo: Érica, 2008.
Atividades e/ou recursos
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Slides Aula C4 Arquivo2.0 Mb Documento PDF
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Vídeo de Estudo Aula C4 Arquivo
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Objetivo desta aula
Espera-se que ao final desta aula você tenha aprendido a desenvolver programas para CPs de acordo com a Norma IEC61131-3 e que domine uma sistemática de programação de controladores programáveis baseada em Redes de Petri. Para isto você verá:
- Exemplos de linguagens de programação previstas pela norma.
- Como aplicar um procedimento para garantir isomorfismo entre o modelo em RdP e o programa a ser desenvolvido.
- O conceito fundamental de comissionamento considerando os aspectos voltados para o sistema físico e a lógica de programação, além do desempenho esperado para o sistema.
- Um caso de uso de aplicação para fixar os conceitos pertinentes a esta aula.
Como se preparar para esta aula
- Assistir o vídeo correspondente, ver os documentos disponíveis e realizar a atividades de aplicação solicitadas.
O que será feito durante a aula
- Cada equipe deverá discutir a solução desenvolvida para a atividade que foi solicitada, aplicando a metodologia PFS/RdP.
- Deve ser apresentado e discutido como foi aplicado o método isomórfico para obtenção do programa de controle.
- Cada equipe deve apresentar um esboço inicial de qual será o seu projeto final de desenvolvimento de um Sistema de Controle para SEDs.
O que deve ser feito após a aula
- Cada equipe deve realizar os aprimoramentos necessários em suas propostas de projeto final e deve realizar as atividades propostas na aula C6.
Bibliografia
- C. M Franchi, V. L. A. Camargo. Controladores Lógicos Programáveis - Sistemas Discretos. 1. ed. - São Paulo: Érica, 2008.
Atividades e/ou recursos
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Slides Aula C5 Arquivo3.2 Mb Documento PDF
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Vídeo de Estudo Aula C5 - Parte 1 Arquivo
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Vídeo de Estudo Aula C5 - Parte 2 Arquivo
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Vídeo de Estudo Aula C5 - Parte 3 Arquivo
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Objetivo desta aula
- Capacitar o aluno a desenvolver projetos de sistemas de controle de SEDs por meio da aprendizagem de uma Metodologia de Projeto de Sistemas de Controle de SEDs.
Como se preparar para esta aula
- Desenvolvendo as atividades que foram previstas para esta aula, ou seja, a proposto de um caso de uso que já foi analisado na aula anterior, para que a metodologia de projeto seja aplicada.
O que será feito durante a aula
- As equipes devem apresentar seus casos de uso para serem discutidos com as demais equipes e troca de experiências.
O que deve ser feito após a aula
- Entrega das pendências que forem apontadas durante a aula.
Bibliografia
- J. Cardoso, R. Valette. Redes de Petri. Florianópolis: Editora da UFSC, 1997.URL
- C. M Franchi, V. L. A. Camargo. Controladores Lógicos Programáveis - Sistemas Discretos. 1. ed. - São Paulo: Érica, 2008.
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Slides Aula C6 Arquivo1.3 Mb Documento PDF
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Video de Estudo Aula C6 - PMR3305 Arquivo
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Objetivo desta aula
- Todas as equipes devem enviar a documentação final de seus projetos que foram avaliados.
- As equipes que não tiveram um desempenho satisfatório na aula C6 devem reapresentar nesta aula.
Como se preparar para esta aula
- Confeccionar a documentação final de seu projeto, seguindo o modelo anexo "Documentação Projeto Final".
- Seguir as orientações apontadas na aula C6 e melhorar o seu projeto (se for o caso).
O que será feito durante a aula
- As equipes devem enviar a documentação de seu projeto final via e-mail.
- As equipes com pendências devem reapresentar seus projetos.
O que deve ser feito após a aula
- Entrega das pendências que forem apontadas durante a aula (se for o caso).
Bibliografia
- J. Cardoso, R. Valette. Redes de Petri. Florianópolis: Editora da UFSC, 1997.URL
- C. M Franchi, V. L. A. Camargo. Controladores Lógicos Programáveis - Sistemas Discretos. 1. ed. - São Paulo: Érica, 2008.
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Objetivo desta aula
- Introduzir a técnica de simulação discreta para análise de processos/sistemas
Como se preparar para esta aula
- Leitura da apostila "Introdução à Simulação Discreta"
O que será feito durante a aula
- Introdução à simulação discreta
- Apresentação de exemplos de simulação
- Apresentação dos princípios gerais da simulação discreta
- Apresentação de exemplos de linguagens de simulação e programas de simulação
O que deve ser feito após a aula
- Responder a lista de questões sobre a aula S1
- Leitura da apostila sobre o ProModel
Bibliografia
- Miyagi, P.E. (2020) Introdução à Simulação Discreta. Apostila, PMR, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo.
Atividades e/ou recursos
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Apostila "Introdução à Simulação Discreta" Arquivo1.0 Mb Documento PDF
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Apostila sobre o ProModel Arquivo2.5 Mb Documento PDF
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Objetivo desta aula
- Exercitar a simulação discreta utilizando o software ProModel, mais precisamente, exercitar o ciclo de um projeto de modelagem e simulação conforme Figura 2.1, páginas 11 a 15, da apostila "Introdução à Simulação Discreta"
- A atividade pode ser feita individualmente para que todos exercitem o uso da ferramenta e a técnica, no entanto, a entrega será em grupo de 3 alunos
Como se preparar para esta aula
- Esta aula necessita do ProModel e do Microsoft Excel (será necessário habilitar ferramentas de análise de dados conforme vídeo disponibilizado no item "Atividades e/ou Recursos")
- Baixe
- O enunciado do exercício
- O layout do exercício, em ProModel, que já foi ajustado para exercício que devem fazer
- A planilha em Excel para análise dos resultados do ProModel
- O software ProModel Student 2016 (9.3.0.2051).
Atenção 1! Só existe versão para Windows
Atenção 2! Raramente, mas em alguns computadores, ele não consegue instalar alguns componentes do Windows necessários para executar o ProModel. Avise-me (fabri@usp.br) para tentarmos resolver. Neste caso seria bom ter o TeamViewer instado - Leia
- Ao menos o conteúdo das páginas 11 a 15, da apostila "Introdução à Simulação Discreta"
- A apostila sobre o ProModel, ao menos até o item 2.7
- O que deve ser feito
- Seguir o enunciado do exercício até a página 11
- Não deve ser executado o "item 1.5 Etapa 1" pois ele já foi executado para disponibilizar o layout para vocês
- Há um vídeo demonstrando como utilizar o ProModel em "Atividades e/ou Recursos"
- Antes da aula, submeter um arquivo ZIP contendo
- Modelo em ProModel do que cada grupo conseguiu fazer
- Lista de dúvidas
O que será feito durante a aula
- Sanar as dúvidas que tenham surgido durante a modelagem e simulação e finalizar os exercícios
O que deve ser feito após a aula
- Concluir os exercícios 1 e 2 do enunciado
- Submeter arquivo ZIP contendo
- Modelo (arquivo .MOD) do exercício 1
- Modelo (arquivo .MOD) do exercício 2
- Planilha (Excel) com as 10 primeiras simulações dos 18 cenários
- Planilha (Excel) com a análise de variância (ANOVA)
- Relatório contendo as respostas para as 3 perguntas do exercício 1.8 e as respostas para as 2 perguntas do item 2.11
Bibliografia
- Junqueira, F. (2018) Apostila sobre o ProModel. PMR, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo.
- Miyagi, P.E. (2020) Introdução à Simulação Discreta. Apostila, PMR, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo.
Atividades e/ou recursos
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Apostila "Introdução à Simulação Discreta" Arquivo1.0 Mb Documento PDF
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Apostila sobre o ProModel Arquivo2.5 Mb Documento PDF
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Baixe o enunciado do exercício Arquivo1.8 Mb Documento PDF
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Baixe o ProModel Student 2016 (9.3.0.2051) URL
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Baixe o modelo do ProModel com layout ajustado Arquivo2.2 Kb application/octet-stream
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Via Painel de Controle, apague todas as versões do Visual C++
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Baixe a planilha para tratamento inicial dos dados Arquivo19.2 Kb Planilha do Excel 2007
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Vídeo: tutorial sobre o ProModel (126MB Full HD) URL
-
Vídeo: tutorial sobre o ProModel (47,2MB HD) URL
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Objetivo desta aula
- Exercitar a simulação discreta utilizando o software ProModel (continuação)
- Entender o funcionamento de um software de simulação, ou seja, como ele processa os eventos
- A atividade pode ser feita individualmente para que todos exercitem o uso da ferramenta e a técnica, no entanto, a entrega será em grupo de 3 alunos
Como se preparar para esta aula
- Esta aula necessita do ProModel e do Microsoft Excel
- Baixe
- O enunciado do exercício
- O layout do exercício, em ProModel, que já foi ajustado para exercício que devem fazer
- O que deve ser feito
- Seguir o enunciado do exercício até a página 3
- Antes da aula, submeter um arquivo ZIP contendo
- Modelo em ProModel do que cada grupo conseguiu fazer
- Resposta para os itens 1.2 e 1.3
- Lista de dúvidas
O que será feito durante a aula
- Sanar as dúvidas que tenham surgido durante a modelagem e simulação
- Discutir como o simulador processa os eventos
- Iniciar a preparação para as aulas S5 a S6, conhecendo os equipamentos que serão modelados em Rede de Petri
- Definir a bancada que será usada por cada grupo nas aulas S5 e S6
O que deve ser feito após a aula
- Concluir os exercícios 1 e 2 do enunciado
- Submeter arquivo ZIP contendo
- Modelo (arquivo .MOD) do exercício 1
- Modelo (arquivo .MOD) do exercício 2
- Planilha (Excel) com as 10 primeiras simulações dos 2 cenários do exercício 2
- Planilha (Excel) com a análise de variância (ANOVA)
- Relatório contendo a resposta para a pergunta do item 2.9
- Executar o exercício 3 e entender o seu funcionamento pois ele será usado nas aulas S5 e S6
Bibliografia
- Junqueira, F. (2018) Apostila sobre o ProModel. PMR, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo.
- Miyagi, P.E. (2020) Introdução à Simulação Discreta. Apostila, PMR, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo.
Atividades e/ou recursos
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Baixe o enunciado do exercício Arquivo440.8 Kb Documento PDF
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Baixe o modelo do ProModel com layout ajustado (exercícios 1 e 2) Arquivo774 bytes application/octet-stream
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Baixe o modelo do ProModel com layout ajustado (exercício 3) Arquivo1.2 Mb application/octet-stream
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Vídeo: funcionamento esperado do exercício (13,6MB Full HD) URL
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Vídeo: funcionamento esperado do exercício (8MB HD) URL
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Objetivo desta aula
- Exercitar o uso da rede de Petri, especialmente as características de SED que podem ser modeladas utilizando a rede de Petri e as propriedades da rede de Petri
Como se preparar para esta aula
- Esta aula necessita do software PIPE
- Baixe a apostila sobre rede de Petri e PIPE
- Baixe e assista o vídeo com orientações sobre: (1) dinâmica da rede de Petri; (2) notação matricial; (3) propriedades de SED modeladas com rede de Petri; e (4) propriedades da rede de Petri
- Faça o exercício 4.1, página 37, da apostila sobre rede de Petri e PIPE e submeta com as suas dúvidas antes da aula
O que será feito durante a aula
- Serão feitos outros exercícios para praticar os conceitos
O que deve ser feito após a aula
- Concluir os exercícios iniciados em aula
- Propriedades de rede de Petri para os exercícios 4.1, 4.2 e 4.3
- Propriedades de SEDs que podem ser modeladas por rede de Petri para os exercícios das aulas S2 e S3 (ver modelo em rede de Petri)
- Submeter arquivo ZIP contendo
- Cada um dos modelos feitos em rede de Petri (pré aula; e aula)
- PDF com análise das propriedades de cada um dos modelos
Bibliografia
- Miyagi, P.E. (1996) Controle Programável - Fundamentos do Controle de Sistemas a Eventos Discretos, São Paulo: Ed. Edgard Blücher.(Capítulos 4 e 5)
- Fattori, C.C.; Kano, C.H.; Jorge, A. A.; Junqueira, F.; Miyagi, P.E. (2020) Rede de Petri e o aplicativo Platform Independent Petri net Editor (PIPE). Apostila, PMR, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo.
Atividades e/ou recursos
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CodeSys 2.3.9.28 e material de treinamento (353MB) URL
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Objetivo desta aula
- A partir desta aula o objetivo é consolidar os conhecimentos adquiridos até o momento nas frentes Ci e Si. Ou seja, os grupos irão exercitar o processo de um experimento de simulação conforme Figura 2.1, páginas 11 a 15, da apostila "Introdução à Simulação Discreta" (aulas S2 e S3), só que vão aplicar a rede de Petri (aulas C1 a C4) para a modelagem, análise por simulação, e análise das propriedades de SEDs e de rede de Petri presentes no modelo (aula S4)
Como se preparar para esta aula
- A cada grupo foi designada uma bancada MPS FESTO. Baixe o material referente a esta bancada
- Distributing - Grupo 3 de cada turma
- Testing - Grupo 1 de cada turma
- Handling - Grupo 5 de cada turma
- Processing - Grupo 4 de cada turma
- Sorting - Grupo 2 de cada turma
- Utilize o modelo (exercício 3) apresentado na aula S3, juntamente com o material das bancadas, e as demonstrações sobre o funcionamento das bancadas na sala MT15 para tentar sintetizar a lógica de controle
- Seguindo o roteiro da aula S2, tente reproduzir dos itens 1.1 até 1.5 (neste último item, ao menos o PFS referente à lógica de controle da bancada). Dica: tanto o Microsoft Visio quanto o Draw.io (este se integra ao Google Drive) são boas ferramentas para fazer diagramas no estilo do PFS
- Submeta o relatório antes da aula
O que será feito durante a aula
- O intuito é tirar dúvidas, auxiliar a melhorar / evoluir os modelos e iniciar a modelagem em Rede de Petri
O que deve ser feito após a aula
- O intuito é revisar o que foi feito, da etapa 1.1 a 1.5, agora tendo o modelo em PFS e Rede de Petri. A entrega pós aula é exatamente a entrega pré aula S6.
Atividades e/ou recursos
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6.6 Mb Archive (ZIP)
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6.2 Mb Archive (ZIP)
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10.0 Mb Archive (ZIP)
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7.0 Mb Archive (ZIP)
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Objetivo desta aula
- Dar continuidade à aula S5, concluindo o processo de um experimento de simulação conforme Figura 2.1, páginas 11 a 15, da apostila "Introdução à Simulação Discreta"
Como se preparar para esta aula
- Seguindo o roteiro da aula S2, tente reproduzir dos itens 1.1 até 1.6 (a rede de Petri já deve estar concluída e para o item 1.6, Verificação, a análise das propriedades da rede de Petri e marcar as características de SEDs que estão presentes no modelo, conforme aula S4)
- Submeta o relatório antes da aula
O que será feito durante a aula
- O intuito é tirar dúvidas, auxiliar a melhorar / evoluir os modelos
- Utilizando os conceitos apresentados nas aulas Ci, transcrever a Rede de Petri já verificada para umas das linguagens de programação da IEC61131-3 para serem testadas nas bancadas da FESTO
O que deve ser feito após a aula
- O intuito é revisar o que foi feito, da etapa 1.1 a 1.6
- Os grupos devem se preparar para apresentar a lógica de controle nos MPS
Atividades e/ou recursos
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Objetivo desta aula
- Os grupos devem apresentar o programa de controle funcionando nos respectivos MPS, na sala MT15
Como se preparar para esta aula
- Concluindo o projeto iniciado na Aula S5, codificando o projeto de controle utilizando o CodeSys
O que será feito durante a aula
- Os grupos demonstrarão o funcionando de suas lógicas de controle
O que deve ser feito após a aula
- Revisar o projeto e preparar para nova apresentação caso ele não tenha funcionado corretamente