Programação

  • Descrição do curso

    Apresentação

    O objetivo desta disciplina é introduzir os conceitos fundamentais relacionados à modelagem de Sistemas a Eventos Discretos e ao projeto de Sistemas de Controle Sequenciais. As aulas teóricas abordam os seguintes tópicos:

    • Conceitos fundamentais de Sistemas a Eventos Discretos e Sistemas de Controle Sequenciais.
    • Modelagem de Sistemas de Controle Sequenciais.
    • Modelagem de Sistemas a Eventos Discretos usando redes de Petri.
    • Redes de Petri interpretadas para especificação e implementação de estratégias de controle.
    • Metodologia de projeto de sistemas de controle.

    As aulas práticas abrangem as seguintes atividades:

    • Construção de modelos de sistemas de automação.
    • Análise destes modelos por simulação discreta.
    • Desenvolvimento de programas de controle para controladores programáveis.
    • Teste em bancadas experimentais.
    Critérios de avaliação

    A média final (MF) será:

    • MF = MP se S, C e E forem maiores ou iguais a 5,0
    • MF = mínimo(S,C,E) se S, C ou E for menor do que 5,0
    • MP = (S + C + E)/3
    • S = (R+3M)/4
      onde, R = nota do relatório preliminar da monografia
      M = nota da monografia
    • C = (EC2+EC3+EC4+EC5+2.EC6)/6
      onde, ECi = nota de participação na aula Ci e de apresentação das atividades solicitadas pelo aluno. No caso da aula C6, será solicitado um projeto e, portanto, seu peso é dobro.
    • E = (média dos exercícios de modelagem e simulação - aulas S2 a S7)
    Monitores

    Livro texto
    • Miyagi, P.E. (1996) Controle Programável - Fundamentos do Controle de Sistemas a Eventos Discretos, São Paulo: Ed. Edgard Blücher.
    • Miyagi, P.E. (2020) Introdução à Simulação Discreta. Apostila, PMR, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • Junqueira F. (2018) Apostila sobre ProModel. PMR, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • Fattori, C.C.; Kano, C.H.; Jorge, A. A.; Junqueira, F. Miyagi, P.E. (2020) Rede de Petri e o aplicativo Platform Independent Petri net Editor (PIPE). Apostila, PMR, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo.
    Outras referências
  • Turma 01 (A), 2a feira, 08h20 as 12h00


    Estudante Grupo
    Alessandro da Cunha Menegon 3
    Artur Dourado Paparounis
    4
    Eric Monaro Bianchini
    3
    Gabriel dos Santos Martins Galetti
    2
    Guilherme Umberto Saporito Penteado
    2
    Mateus de Pina Nascimento
    1
    Pedro de Azeredo Nogueira
    4
    Rafael Varanda Bernardo
    1
    Sofia Lopes Suesdek Rocha
    5
    Soitiro Oura
    5

    Data Aula Prof. Obs. Sala
    1 07.08 B0 Diolino/Fabrício Apresentação A1
    2 14.08 B1 P.E. Miyagi Teoria A1
    3 21.08 S1 P.E. Miyagi Teoria sobre simulação A6
    4 28.08 C1 Diolino Teoria A1
    5 11.09 S2 Fabrício Teoria - PROMODEL A6
    6 18.09 C2 Diolino Teoria A1
    7 25.09 S3 Fabrício Teoria - PROMODEL A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte)
    8 02.10 C3 Diolino Teoria A1
    9 09.10 S4 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte)
    10 16.10 C4 Diolino Teoria A1
    11 23.10 S5 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte)
    12 30.10 C5 Diolino Teoria A1
    13 06.11 S6 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte)
    14 13.11 C6 Diolino Teoria A1
    15 27.11 S7 Fabrício Apresentação MT15
    16 04.12 C7 Diolino Apresentação A1
  • Turma 01 (B), 2a feira, 08h20 as 12h00


    Estudante Grupo
    Breno Martins Braga 2
    Constanza Maria Reis da Silva Mariano 3
    Danilo Patah Dacca 1
    Eduardo Seiji Suguimoto Miyazato Ferrer 4
    Igor Schroter Salviatto 4
    Jhonatan Ribeiro dos Santos 4
    Lucas Martins Marques 3
    Lucas Real 2
    Pedro Bianco de Aquino 1
    Vitor Aun Kassab 1

    Data Aula Prof. Obs. Sala
    1 07.08 B0 Diolino/Fabrício Apresentação A1
    2 14.08 B1 P.E. Miyagi Teoria A1
    3 21.08 C1 Diolino Teoria A1
    4 28.08 S1 P.E. Miyagi Teoria sobre simulação A6
    5 11.09 C2 Diolino Teoria A1
    6 18.09 S2 Fabrício Teoria - PROMODEL A6
    7 25.09 C3 Diolino Teoria A1
    8 02.10 S3 Fabrício Teoria - PROMODEL A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte)
    9 09.10 C4 Diolino Teoria A1
    10 16.10 S4 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte)
    11 23.10 C5 Diolino Teoria A1
    12 30.10 S5 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte)
    13 06.11 C6 Diolino Teoria A1
    14 13.11 S6 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte)
    15 27.11 C7 Diolino Apresentação A1
    16 04.12 S7 Fabrício Apresentação MT15
  • Turma 02 (A), 5a feira, 08h20 as 12h00


    Estudante Grupo
    Alexandre Silva Bastos de Almeida 3
    Andreas Maciel Mau 4
    Eduardo Milanez Araujo 2
    Felipe Ferrer Moreira Ciriaco 1
    Guilherme Campez Belon 1
    Gustavo dos Santos Ribeiro 3
    Higor Fellipe de Almeida Silva 5
    Matheus Latorre Cavini 1
    Matheus Santos de Lima Ferreira 5
    Miguel Oliveira Passos Figueiras Marques 2
    Pietro Di Beo 4
    Reinaldo Semcovici Junior -
    Thomas Magnum Alves Rodrigues da Silva 5
    Vinicios de Andrade Cardozo 4
    Vitor Viana de Paula 2

    Data Aula Prof. Obs. Sala
    1 10.08 B0 P.E. Miyagi Apresentação A1
    2 17.08 B1 P.E. Miyagi Teoria A1
    3 24.08 S1 P.E. Miyagi Teoria sobre simulação A6
    4 31.08 C1 Diolino Teoria A1
    5 14.09 S2 Fabrício Teoria - PROMODEL A6
    6 21.09 C2 Diolino Teoria A1
    7 28.09 S3 Fabrício Teoria - PROMODEL A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte)
    8 05.10 C3 Diolino Teoria A1
    9 19.10 S4 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte)
    10 26.10 C4 Diolino Teoria A1
    11 09.11 S5 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte)
    12 16.11 C5 Diolino Teoria A1
    13 23.11 S6 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte)
    14 30.11 C6 Diolino Teoria A1
    15 07.12 S7 Fabrício Apresentação MT15
    16 14.12 C7 Diolino Apresentação A1
  • Turma 02 (B), 5a feira, 08h20 as 12h00


    Estudante Grupo
    Alan Hahn Pereira 5
    Arthur Alves dos Santos Asfora 3
    Camila Oliveira Santos 1
    Carine Guzzi Santos 1
    Daniel Bellardi Kerzner 4
    Douglas Oliveira de Carvalho 3
    Gustavo Nakasuka Nunes Sanches 4
    Henrique Montandon Silveira 4
    Icaro Moro Sicchieri 2
    Julio Cesar Rodrigues Alves Paz 5
    Leonardo Tavares Valente 2
    Maria Fernanda Paro Cortez 2
    Paulo Vieira de Lima 5
    Stephany Nunes Souza 1
    Victor Hugo Ribeiro Leite da Silva 3

    Data Aula Prof. Obs. Sala
    1 10.08 B0 P.E. Miyagi Apresentação A1
    2 17.08 B1 P.E. Miyagi Teoria A1
    3 24.08 C1 Diolino Teoria A1
    4 31.08 S1 P.E. Miyagi Teoria sobre simulação A6
    5 14.09 C2 Diolino Teoria A1
    6 21.09 S2 Fabrício Teoria - PROMODEL A6
    7 28.09 C3 Diolino Teoria A1
    8 05.10 S3 Fabrício Teoria - PROMODEL A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte)
    9 19.10 C4 Diolino Teoria A1
    10 26.10 S4 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte)
    11 09.11 C5 Diolino Teoria A1
    12 16.11 S5 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte)
    13 23.11 C6 Diolino Teoria A1
    14 30.11 S6 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A6 (primeira parte) e MT15 (segunda parte)
    15 07.12 C7 Diolino Apresentação A1
    16 14.12 S7 Fabrício Apresentação MT15
  • Turma 03 (A), 5a feira, 13h10 as 16h40


    Estudante Grupo
    Andre Ladeira Kesselring
    5
    David Ezequiel da Silva Paiva
    4
    Enzo Nogueira Barrese
    3
    Gabriel Amersonis Ziroldo
    2
    Gabriel Dias de Almeida
    1
    Gabriel Morth Cursino
    1
    Gabriel Silva de Carvalho
    4
    Iago Baldim Mendes
    1
    João Gabriel Peixoto Dornelas
    2
    Lucas Arada Alves
    2
    Marcus Vinicius Mejia Hernandes
    3
    Mario Lourenco Fernandes
    3
    Pietro Luigi Baldan Carbone
    4
    Stelio Lorenzato Robusti
    5
    Thaina Pereira Barcellos
    5

    Data Aula Prof. Obs. Sala
    1 10.08 B0 P.E. Miyagi Apresentação A1
    2 17.08 B1 P.E. Miyagi Teoria A1
    3 24.08 S1 P.E. Miyagi Teoria sobre simulação A6
    4 31.08 C1 Diolino Teoria A1
    5 14.09 S2 Fabrício Teoria - PROMODEL A1
    6 21.09 C2 Diolino Teoria A1
    7 28.09 S3 Fabrício Teoria - PROMODEL A1 (primeira parte) e MT15 (segunda parte)
    8 05.10 C3 Diolino Teoria A1
    9 19.10 S4 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A1 (primeira parte) e MT15 (segunda parte)
    10 26.10 C4 Diolino Teoria A1
    11 09.11 S5 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A1 (primeira parte) e MT15 (segunda parte)
    12 16.11 C5 Diolino Teoria A1
    13 23.11 S6 Fabrício Teoria - PFS / RdP / PIPE A1 (primeira parte) e MT15 (segunda parte)
    14 30.11 C6 Diolino Teoria A1
    15 07.12 S7 Fabrício Apresentação MT15
    16 14.12 C7 Diolino Apresentação A1
  • Aula B0 - P.E. Miyagi

    Objetivo desta aula

    • Apresentar a disciplina e as atividades programadas a serem desenvolvidas ao longo do semestre
    • Introduzir os principais conceitos relacionados a controle, automação e sistemas a eventos discretos (SED)

    Como se preparar para esta aula

    • Nada

    O que será feito durante a aula

    • Apresentação do programa da disciplina e bibliografia
    • Apresentação do critério de avaliação
    • Apresentação da atividade "Monografia" que deve ser desenvolvida ao longo do semestre
    • Apresentação de um histórico da evolução tecnológica associada a controle e automação
    • Discussão do que é um sistema a eventos discretos (SED)

    O que deve ser feito após a aula

    • Responder a lista de questões sobre a aula B0  
    • Ler os Capítulos 1 e 2 do livro texto

    Bibliografia


    Observações adicionais

    • O download massivo (aquisição em sequência de um grande número de artigos de publicações assinadas, em um curto intervalo de tempo) é vedado pelos contratos assinados tanto pela USP quanto pelas CAPES; adicionalmente, deve-se informar que mesmos o download de muitos trabalhos em sequência, em um intervalo de poucos minutos, deve ser evitado, pois pode ocasionar falsos positivos.

    Atividades e/ou recursos

  • Aula B1 - P.E. Miyagi

    Objetivo desta aula

    • Caracterização do Controle de Sistemas a Eventos Discretos

    Como se preparar para esta aula

    • Leitura dos Capítulos 1 e 2 do livro texto

    O que será feito durante a aula

    • Introdução ao conceito de controle automático
    • Caracterização do objeto de controle
    • Modelagem do dispositivo de controle
    • Caracterização do sistema de controle
    • Apresentação de algumas técnicas de processamento do controle
    • Formação dos grupos de alunos e escolha do objeto de controle de cada grupo (as bancadas - estações de trabalho do sistema da FESTO)

    O que deve ser feito após a aula

    • Responder a lista de questões sobre a aula B1
    • Ler a apostila "Introdução à Simulação Discreta"

    Bibliografia


    Atividades e/ou recursos

  • Aula C1 - Conceitos Fundamentais

    Objetivo desta aula

    • Esta aula tem como objetivo apresentar as competências que se espera desenvolver durante esta disciplina no contexto de desenvolvimento de sistemas de controle para SEDs.
    • Para isto serão apresentados os conceitos fundamentais para se entender o que é um SED e suas principais características.
    • Por fim, será explicada a metodologia de ensino-aprendizagem a ser praticada durante as aulas Ci.

    Como se preparar para esta aula 

    • Esta é uma aula introdutória da parte de controle e as instruções iniciais serão explicadas durante a aula.

    O que será feito durante a aula

    • Explicação do contexto que será abordado desta disciplina.
    • Reflexões a respeito de conceitos fundamentais envolvendo Sistemas a Eventos Discretos (SEDs).
    • Procedimentos que deverão ser seguidos a partir da aula C2 até a aula C6.
    • Divisão de cada turma em 5 equipes.

    O que deve ser feito após a aula

    •  Acessar o material da aula C2 e realizar as atividades solicitadas.

    Atividades e/ou recursos

    • Arquivo ícone
      Slides da aula C1 Arquivo
      Disponível se:
      • Você faz parte de qualquer grupo
      • Seu Número USP não está vazio
    • URL ícone
      J. Cardoso, R. Valette. Redes de Petri. Florianópolis: Editora da UFSC, 1997. URL
      Disponível se: Seu Número USP não está vazio
  • Aula C2 - Modelagem I

    Objetivo desta aula

    Espera-se que ao final desta aula você tenha aprendido a caracterizar um SED e entender os conceitos fundamentais para modelagem do comportamento desta classe de sistemas a partir da descrição dos processos que ocorrem. Para isto você deverá: 
    • Compreender as diferenças entre discretização, discreto e eventos discretos.
    • Familiarizar-se com os conceitos básicos de modelagem de SEDs.
    • Ver fundamentos de autômatos finitos e o problema de explosão combinatória de estados.
    • Conhecer Rede de Petri.
    • Aprender a modelar processos e interação entre eles.
    • Realizar exercícios de modelagem

    Como se preparar para esta aula

    • Assistir o vídeo desta aula, fazer as leituras recomendadas e executar os exercícios solicitados pertinentes a aula C2.

    O que será feito durante a aula

    • Você terá a oportunidade de apresentar a forma como você modelou as soluções dos problemas em RdP e poderá avaliar as soluções apresentadas pelos seus colegas.   

    O que deve ser feito após a aula

    • Estudar o vídeo e documentos disponíveis e  realizar as atividades propostas pertinentes a aula C3.
    • Com relação ao PIPE você pode: assistir o vídeo tutorial para baixar e instalar o programa, familiarizar com o software que pode ser utilizado na solução de exercícios com RdP.

    Bibliografia

    Atividades e/ou recursos

    • Slides da Aula
    • Arquivo ícone
      Baixe o software PIPE (versão 4.3) Arquivo

      O PIPE precisa do JAVA instalado.
      Para executar no Windows, clique em "launch.bat"
      Para executar no Mac, clique em "launch.sh"

      Disponível se: Seu Número USP não está vazio
    • URL ícone
      Vídeo: tutorial sobre o PIPE (19,2MB Full HD) URL
      Disponível se: Seu Número USP não está vazio
    • URL ícone
      Vídeo: tutorial sobre o PIPE (7,9MB HD) URL
      Disponível se: Seu Número USP não está vazio
    • Arquivo ícone
      Slides Aula C2 Arquivo
      Disponível se:
      • Você faz parte de qualquer grupo
      • Seu Número USP não está vazio
    • Arquivo ícone
      Vídeo de Estudo Aula C2 Arquivo
      Disponível se:
      • Você faz parte de qualquer grupo
      • Seu Número USP não está vazio
  • Aula C3 - Modelagem II

    Objetivo desta aula

    Espera-se que ao final desta aula você tenha aprendido a metodologia PFS/RdP para a modelagem do comportamento de um SED. Para isto você deverá:

    • Conhecer o formalismo de Rede de Petri.
    • Dominar a forma de especificar o modelo estrutural de um SED.
    • Entender Redes Interpretadas.
    • Entender PFS e a metodologia PFS/RdP.
    • Realizar exercícios de modelagem.

    Como se preparar para esta aula

    • Você deve estudar o vídeo desta aula C3 que está disponibilizado e estudar minuciosamente a metodologia PFS/RdP e analisar o exemplo de aplicação que foi detalhado. 
    • Além disso cada equipe deve realizar o exercício conforme solicitado para esta aula C3.

    O que será feito durante a aula

    • Serão discutidos os modelos obtidos pela equipes por meio da aplicação da Metodologia PFS/RdP.  

    O que deve ser feito após a aula

    • Estudar o vídeo e documentos disponíveis e  realizar as atividades propostas pertinentes a aula C4.

    Bibliografia

    • Notas de aula.

    Atividades e/ou recursos

    • Vídeos das aulas C3.
    • Arquivo ícone
      Slides Aula C3 Arquivo
      Disponível se:
      • Você faz parte de qualquer grupo
      • Seu Número USP não está vazio
    • Arquivo ícone
      Vídeo de Estudo Aula C3_A Arquivo
      Disponível se:
      • Você faz parte de qualquer grupo
      • Seu Número USP não está vazio
    • Arquivo ícone
      Vídeo de Estudo Aula C3_B Arquivo
      Disponível se:
      • Você faz parte de qualquer grupo
      • Seu Número USP não está vazio
  • Aula C4 - Controladores Programáveis

    Objetivo desta aula

    Espera-se que ao final desta aula você tenha aprendido o conceito de CLP de acordo com a IEC e detalhes a respeito de:

    • Definição formal de CLP, justificativas para seu uso e potenciais aplicações.
    • Arquitetura básica de um CLP e sua correlação com o modelo estrutural padrão de um SED.
    • Conhecer os modos de operação de um CLP.
    • Entender os fundamentos da norma IEC61131.
    • Ver em detalhes como se aplica o conceito de intertravamento para a programação de um CLP.

    Como se preparar para esta aula

    • Assistir o vídeo desta aula, ler os documentos disponibilizados e fazer as atividades solicitadas. 

    O que será feito durante a aula

    • Serão discutidas as sugestões de intertravamentos que cada equipe sugeriu para os casos discutidos na aula C3. 
    • Cada equipe deve apresentar a pesquisa que realizou a respeito de uma determinada linha de CLPs disponível no mercado, conforme solicitado.  

    O que deve ser feito após a aula

    • Estudar o vídeo e documentos disponíveis e  realizar as atividades propostas pertinentes a aula C5.

    Bibliografia


    Atividades e/ou recursos


    • Arquivo ícone
      Slides Aula C4 Arquivo
      Disponível se:
      • Você faz parte de qualquer grupo
      • Seu Número USP não está vazio
    • Arquivo ícone
      Vídeo de Estudo Aula C4 Arquivo
      Disponível se:
      • Você faz parte de qualquer grupo
      • Seu Número USP não está vazio
  • Aula C5 - Programação de Controladores Programáveis

    Objetivo desta aula

    Espera-se que ao final desta aula você tenha aprendido a desenvolver programas para CPs de acordo com a Norma IEC61131-3 e que domine uma sistemática de programação de controladores programáveis baseada em Redes de Petri. Para isto você verá:

    • Exemplos de linguagens de programação previstas pela norma.
    • Como aplicar um procedimento para garantir isomorfismo entre o modelo em RdP e o programa a ser desenvolvido.
    • O conceito fundamental de comissionamento considerando os aspectos voltados para o sistema físico e a lógica de programação, além do desempenho esperado para o sistema. 
    • Um caso de uso de aplicação para fixar os conceitos pertinentes a esta aula.

    Como se preparar para esta aula

    • Assistir o vídeo correspondente, ver os documentos disponíveis e realizar a atividades de aplicação solicitadas.

    O que será feito durante a aula

    • Cada equipe deverá discutir a solução desenvolvida para a atividade que foi solicitada, aplicando a metodologia PFS/RdP.
    • Deve ser apresentado e discutido como foi aplicado o método isomórfico para obtenção do programa de controle.
    • Cada equipe deve apresentar um esboço inicial de qual será o seu projeto final de desenvolvimento de um Sistema de Controle para SEDs.

    O que deve ser feito após a aula

    • Cada equipe deve realizar os aprimoramentos necessários em suas propostas de projeto final e deve realizar as atividades propostas na aula C6.

    Bibliografia

    • C. M Franchi,  V. L. A. Camargo. Controladores Lógicos Programáveis - Sistemas Discretos. 1. ed. - São Paulo: Érica, 2008. 

    Atividades e/ou recursos


    • Arquivo ícone
      Slides Aula C5 Arquivo
      Disponível se:
      • Você faz parte de qualquer grupo
      • Seu Número USP não está vazio
    • Arquivo ícone
      Vídeo de Estudo Aula C5 - Parte 1 Arquivo
      Disponível se:
      • Você faz parte de qualquer grupo
      • Seu Número USP não está vazio
    • Arquivo ícone
      Vídeo de Estudo Aula C5 - Parte 2 Arquivo
      Disponível se:
      • Você faz parte de qualquer grupo
      • Seu Número USP não está vazio
    • Arquivo ícone
      Vídeo de Estudo Aula C5 - Parte 3 Arquivo
      Disponível se:
      • Você faz parte de qualquer grupo
      • Seu Número USP não está vazio
  • Aula C6 - Aplicação de Metodologia de Projeto I

    Objetivo desta aula

    • Capacitar o aluno a desenvolver projetos de sistemas de controle de SEDs por meio da aprendizagem de uma Metodologia de Projeto de Sistemas de Controle de SEDs.

    Como se preparar para esta aula

    • Desenvolvendo as atividades que foram previstas para esta aula, ou seja, a proposto de um caso de uso que já foi analisado na aula anterior, para que a metodologia de projeto seja aplicada. 

    O que será feito durante a aula

    • As equipes devem apresentar seus casos de uso para serem discutidos com as demais equipes e troca de experiências. 

    O que deve ser feito após a aula

    • Entrega das pendências que forem apontadas durante a aula. 

    Bibliografia


    • Arquivo ícone
      Slides Aula C6 Arquivo
      Disponível se:
      • Você faz parte de qualquer grupo
      • Seu Número USP não está vazio
    • Arquivo ícone
      Video de Estudo Aula C6 - PMR3305 Arquivo
      Disponível se:
      • Você faz parte de qualquer grupo
      • Seu Número USP não está vazio
  • Aula C7 - Aplicação de Metodologia de Projeto II

    Objetivo desta aula

    • Todas as equipes devem enviar a documentação final de seus projetos que foram avaliados.
    • As equipes  que não tiveram um desempenho satisfatório na aula C6 devem reapresentar nesta aula.

    Como se preparar para esta aula

    • Confeccionar a documentação final de seu projeto, seguindo o modelo anexo "Documentação Projeto Final".
    • Seguir as orientações apontadas na aula C6 e melhorar o seu projeto (se for o caso).

    O que será feito durante a aula

    • As equipes devem enviar a documentação de seu projeto final via e-mail.
    • As equipes com pendências devem reapresentar seus projetos.

    O que deve ser feito após a aula

    • Entrega das pendências que forem apontadas durante a aula (se for o caso).

    Bibliografia


  • Aula S1 - P.E. Miyagi

    Objetivo desta aula

    • Introduzir a técnica de simulação discreta para análise de processos/sistemas

    Como se preparar para esta aula

    • Leitura da apostila "Introdução à Simulação Discreta"

    O que será feito durante a aula

    • Introdução à simulação discreta
    • Apresentação de exemplos de simulação
    • Apresentação dos princípios gerais da simulação discreta
    • Apresentação de exemplos de linguagens de simulação e programas de simulação

    O que deve ser feito após a aula

    • Responder a lista de questões sobre a aula S1
    • Leitura da apostila sobre o ProModel

    Bibliografia

    • Miyagi, P.E. (2020) Introdução à Simulação Discreta. Apostila, PMR, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo.

    Atividades e/ou recursos

  • Aula S2 - Fabrício

    Objetivo desta aula

    • Exercitar a simulação discreta utilizando o software ProModel, mais precisamente, exercitar o ciclo de um projeto de modelagem e simulação conforme Figura 2.1, páginas 11 a 15, da apostila "Introdução à Simulação Discreta"
    • A atividade pode ser feita individualmente para que todos exercitem o uso da ferramenta e a técnica, no entanto, a entrega será em grupo de 3 alunos

    Como se preparar para esta aula

    • Esta aula necessita do ProModel e do Microsoft Excel (será necessário habilitar ferramentas de análise de dados conforme vídeo disponibilizado no item "Atividades e/ou Recursos")
    • Baixe
      • O enunciado do exercício
      • O layout do exercício, em ProModel, que já foi ajustado para exercício que devem fazer
      • A planilha em Excel para análise dos resultados do ProModel
      • O software ProModel Student 2016 (9.3.0.2051).
        Atenção 1! Só existe versão para Windows
        Atenção 2!
        Raramente, mas em alguns computadores, ele não consegue instalar alguns componentes do Windows necessários para executar o ProModel.  Avise-me (fabri@usp.br) para tentarmos resolver. Neste caso seria bom ter o TeamViewer instado
    • Leia
      • Ao menos o conteúdo das páginas 11 a 15, da apostila "Introdução à Simulação Discreta"
      • A apostila sobre o ProModel, ao menos até o item 2.7
    • O que deve ser feito
      • Seguir o enunciado do exercício até a página 11
      • Não deve ser executado o "item 1.5 Etapa 1" pois ele já foi executado para disponibilizar o layout para vocês
      • Há um vídeo demonstrando como utilizar o ProModel em "Atividades e/ou Recursos"
    • Antes da aula, submeter um arquivo ZIP contendo
      • Modelo em ProModel do que cada grupo conseguiu fazer
      • Lista de dúvidas

    O que será feito durante a aula

    • Sanar as dúvidas que tenham surgido durante a modelagem e simulação e finalizar os exercícios

    O que deve ser feito após a aula

    • Concluir os exercícios 1 e 2 do enunciado
    • Submeter arquivo ZIP contendo
      • Modelo (arquivo .MOD) do exercício 1
      • Modelo (arquivo .MOD) do exercício 2
      • Planilha (Excel) com as 10 primeiras simulações dos 18 cenários
      • Planilha (Excel) com a análise de variância (ANOVA)
      • Relatório contendo as respostas para as 3 perguntas do exercício 1.8 e as respostas para as 2 perguntas do item 2.11

    Bibliografia

    • Junqueira, F. (2018) Apostila sobre o ProModel. PMR, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • Miyagi, P.E. (2020) Introdução à Simulação Discreta. Apostila, PMR, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo.

    Atividades e/ou recursos

  • Aula S3 - Fabrício

    Objetivo desta aula

    • Exercitar a simulação discreta utilizando o software ProModel (continuação)
    • Entender o funcionamento de um software de simulação, ou seja, como ele processa os eventos
    • A atividade pode ser feita individualmente para que todos exercitem o uso da ferramenta e a técnica, no entanto, a entrega será em grupo de 3 alunos

    Como se preparar para esta aula

    • Esta aula necessita do ProModel e do Microsoft Excel
    • Baixe
      • O enunciado do exercício
      • O layout do exercício, em ProModel, que já foi ajustado para exercício que devem fazer
    • O que deve ser feito
      • Seguir o enunciado do exercício até a página 3
    • Antes da aula, submeter um arquivo ZIP contendo
      • Modelo em ProModel do que cada grupo conseguiu fazer
      • Resposta para os itens 1.2 e 1.3
      • Lista de dúvidas

    O que será feito durante a aula

    • Sanar as dúvidas que tenham surgido durante a modelagem e simulação
    • Discutir como o simulador processa os eventos
    • Iniciar a preparação para as aulas S5 a S6, conhecendo os equipamentos que serão modelados em Rede de Petri
    • Definir a bancada que será usada por cada grupo nas aulas S5 e S6

    O que deve ser feito após a aula

    • Concluir os exercícios 1 e 2 do enunciado
    • Submeter arquivo ZIP contendo
      • Modelo (arquivo .MOD) do exercício 1
      • Modelo (arquivo .MOD) do exercício 2
      • Planilha (Excel) com as 10 primeiras simulações dos 2 cenários do exercício 2
      • Planilha (Excel) com a análise de variância (ANOVA)
      • Relatório contendo a resposta para a pergunta do item 2.9
    • Executar o exercício 3 e entender o seu funcionamento pois ele será usado nas aulas S5 e S6

    Bibliografia

    • Junqueira, F. (2018) Apostila sobre o ProModel. PMR, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • Miyagi, P.E. (2020) Introdução à Simulação Discreta. Apostila, PMR, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo.

    Atividades e/ou recursos

  • Aula S4 - Fabrício

    Objetivo desta aula

    • Exercitar o uso da rede de Petri, especialmente as características de SED que podem ser modeladas utilizando a rede de Petri e as propriedades da rede de Petri

    Como se preparar para esta aula

    • Esta aula necessita do software PIPE
    • Baixe a apostila sobre rede de Petri e PIPE
    • Baixe e assista o vídeo com orientações sobre: (1) dinâmica da rede de Petri; (2) notação matricial; (3) propriedades de SED modeladas com rede de Petri; e (4) propriedades da rede de Petri
    • Faça o exercício 4.1, página 37, da apostila sobre rede de Petri e PIPE e submeta com as suas dúvidas antes da aula

    O que será feito durante a aula

    • Serão feitos outros exercícios para praticar os conceitos

    O que deve ser feito após a aula

    • Concluir os exercícios iniciados em aula
      • Propriedades de rede de Petri para os exercícios 4.1, 4.2 e 4.3
      • Propriedades de SEDs que podem ser modeladas por rede de Petri para os exercícios das aulas S2 e S3 (ver modelo em rede de Petri)
    • Submeter arquivo ZIP contendo
      • Cada um dos modelos feitos em rede de Petri (pré aula; e  aula)
      • PDF com análise das propriedades de cada um dos modelos

    Bibliografia

    Atividades e/ou recursos

  • Aula S5 - Fabrício

    Objetivo desta aula

    • A partir desta aula o objetivo é consolidar os conhecimentos adquiridos até o momento nas frentes Ci e Si. Ou seja, os grupos irão exercitar o processo de um experimento de simulação conforme Figura 2.1, páginas 11 a 15, da apostila "Introdução à Simulação Discreta" (aulas S2 e S3), só que vão aplicar a rede de Petri (aulas C1 a C4) para a modelagem, análise por simulação, e análise das propriedades de SEDs e de rede de Petri presentes no modelo (aula S4)

    Como se preparar para esta aula

    • A cada grupo foi designada uma bancada MPS FESTO. Baixe o material referente a esta bancada
      • Distributing - Grupo 3 de cada turma
      • Testing - Grupo 1 de cada turma
      • Handling - Grupo 5 de cada turma
      • Processing - Grupo 4 de cada turma
      • Sorting - Grupo 2 de cada turma

    • Utilize o modelo (exercício 3) apresentado na aula S3, juntamente com o material das bancadas, e as demonstrações sobre o funcionamento das bancadas na sala MT15 para tentar sintetizar a lógica de controle
    • Seguindo o roteiro da aula S2, tente reproduzir dos itens 1.1 até 1.5 (neste último item, ao menos o PFS referente à lógica de controle da bancada). Dica: tanto o Microsoft Visio quanto o Draw.io (este se integra ao Google Drive) são boas ferramentas para fazer diagramas no estilo do PFS
    • Submeta o relatório antes da aula

    O que será feito durante a aula

    • O intuito é tirar dúvidas, auxiliar a melhorar / evoluir os modelos e iniciar a modelagem em Rede de Petri

    O que deve ser feito após a aula

    • O intuito é revisar o que foi feito, da etapa 1.1 a 1.5, agora tendo o modelo em PFS e Rede de Petri. A entrega pós aula é exatamente a entrega pré aula S6.

    Atividades e/ou recursos

  • Aula S6 - Fabrício

    Objetivo desta aula

    • Dar continuidade à aula S5, concluindo o processo de um experimento de simulação conforme Figura 2.1, páginas 11 a 15, da apostila "Introdução à Simulação Discreta"

    Como se preparar para esta aula

    • Seguindo o roteiro da aula S2, tente reproduzir dos itens 1.1 até 1.6 (a rede de Petri já deve estar concluída e para o item 1.6, Verificação, a análise das propriedades da rede de Petri e marcar as características de SEDs que estão presentes no modelo, conforme aula S4)
    • Submeta o relatório antes da aula

    O que será feito durante a aula

    • O intuito é tirar dúvidas, auxiliar a melhorar / evoluir os modelos
    • Utilizando os conceitos apresentados nas aulas Ci, transcrever a Rede de Petri já verificada para umas das linguagens de programação da IEC61131-3 para serem testadas nas bancadas da FESTO

    O que deve ser feito após a aula

    • O intuito é revisar o que foi feito, da etapa 1.1 a 1.6
    • Os grupos devem se preparar para apresentar a lógica de controle nos MPS

    Atividades e/ou recursos

  • Aula S7 - Fabrício

    Objetivo desta aula

    • Os grupos devem apresentar o programa de controle funcionando nos respectivos MPS, na sala MT15

    Como se preparar para esta aula

    • Concluindo o projeto iniciado na Aula S5, codificando o projeto de controle utilizando o CodeSys

    O que será feito durante a aula

    • Os grupos demonstrarão o funcionando de suas lógicas de controle

    O que deve ser feito após a aula

    • Revisar o projeto e preparar para nova apresentação caso ele não tenha funcionado corretamente