Kursthemen
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O Primeiro Relatório deve conter:1. Descrição dos objetivos/necessidades do projeto2. Descrição dos Parâmetros e Requisitos do Projeto2.1. Os requisitos devem ser baseados no enunciado do projeto2.2. O grupo deve definir pelo menos 5 parâmetros de projeto2.3. Cada parâmetro deve ser descrito apropriadamente no relatório3. Esboços de pelo menos 3 soluções3.1. Cada esboço deve ser feito à mão, com régua, em folha isométrica. Os esboços devem ser digitalizados e inseridos no texto.3.2. O relatório deve conter uma descrição de cada solução apresentada no esboço4. Matriz de decisão4.1. O grupo deve atribuir notas de cada parâmetro/critério para cada solução4.2. A matriz deve apontar a solução escolhida5. O texto deve estar em forma digital, com capa, índice, seguindo as regras do DADT da Poli (https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/459/413/2006).
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A quinta aula será dividida entre duas atividades principais:
1- Apresentações, feitas por todos os grupos, dos desenhos de conjunto, desenhos de fabricação e dos planejamentos dos processos de fabricação do projeto da disciplina;
2- Fabricação das peças e construção do barco do projeto. Os alunos utilizarão as máquinas presentes no nosso Laboratório de Máquinas Operatrizes para a fabricação das peças. Os alunos deverão trazer os materiais (constantes na lista de materiais do enunciado do projeto) para a fabricação das peças do seu barco. Os alunos só terão acesso às máquinas se obedecerem as normas de segurança do Laboratório.
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Cada grupo terá aproximadamente 5 minutos para apresentação, seguida de comentários e sugestões do professor e dos colegas de turma. O arquivo da apresentação, em pdf ou em pptx, deve conter:
1- Capa: com título, nome dos integrantes, identificação da disciplina e do professor;
2- Desenho de Conjunto: o desenho de conjunto deve apresentar todas as peças que compõem o projeto. Devem ser apresentadas pelo menos as três vistas (frontal, lateral esquerda e superior) do barco. Se o grupo achar pertinente, também podem ser adicionadas vistas de corte para o melhor entendimento do projeto. Neste desenho, as peças devem ser numeradas e a lista de peças deve ser apresentada na legenda (com número, nome da peça, material, quantidade). A legenda também deve ter a identificação dos integrantes do grupo, da disciplina e da escala usada nas vistas. Como sugestão, revejam o desenho de conjunto do compressor para relembrarem como o desenho de conjunto deve ser apresentado. Sugiro, também, realizar o desenho de conjunto em CAD;
3- Desenhos de Fabricação: um desenho de fabricação deve ser feito para cada peça a ser fabricada. O desenho de fabricação deve conter as vistas da peça, cotas, legenda com tolerância e rugosidade gerais, identificação de tolerâncias dimensionais e geométricas (quando necessário), escala. Lembrem que as cotas devem ser apresentadas em milímetros. Um exemplo de desenho de fabricação é o que vocês fizeram para o eixo do compressor. Sugiro utilizar CAD para realizar os desenhos de fabricação.
4- Planejamento dos Processos de Fabricação: consultem quais as máquinas disponíveis no laboratório de protótipos (além da guilhotina) e o tutorial de elaboração (tudo disponível aqui no Moodle). -
Considerando as observações que o professor fez na aula 5, vocês devem fazer as correções nos desenhos de conjunto, de fabricação e nos planejamentos dos processos de fabricação e reenviá-los para avaliação. Agora, o envio deve ser em formato de relatório (.pdf), e não mais como uma apresentação. Se alguma alteração foi feita em relação ao projeto inicial, esta alteração deve estar representada nos desenhos desta entrega.
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Se você gravou algum vídeo da competição, compartilhe-o com o professor! Você pode enviar arquivos de até 100Mb ou simplesmente compartilhar os links dos vídeos.