Programação
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PMR3100 - Introdução à Engenharia Mecatrônica
Este é o site da disciplina PMR3100. Nele vocês encontrarão (i) material de apoio à disciplina, (ii) comunicação por parte da equipe docente, (iii) avisos, (iv) calendário de aulas, (v) atividades, local (presencial e remoto) para as aulas, e (vi) o acompanhamento dos projetos e trabalhos.
Portanto fique atento a tudo isso, e participe também dos fóruns e debates. Isto com certeza tornará a disciplina mais dinâmica e interessante. Colocaremos também links para vídeos e notícias interessantes sobre o curso de Mecatrônica, sobre o trabalho do profissional da área, e até sobre pesquisas e novos desenvolvimentos neste tópico.
Dentre os objetivos desta disciplina tem-se (i) o entendimento dos alunos do que é a Engenharia, e em particular a Engenharia Mecatrônica: conceituação, história, métodos, funções, atribuições profissionais; (ii) apresentar a Universidade; (iii) desenvolver habilidades como o trabalho em equipe; (iv) planejamento e controle de tarefas; (v) comunicação escrita e oral; bem como (vi) esclarecer aspectos econômicos, sociais, ambientais e éticos.
Apesar de existirem 4 turmas, elas são "fictícias", ou seja, vocês interagirão com estudantes das 4 turmas e terão aulas com os 4 docentes:
- Fabrício Junqueira (fabri@usp.br) - quem atualiza o Moodle (este site);
- José Reinaldo Silva (reinaldo@usp.br);
- Paulo Eigi Miyagi (pemiyagi@usp.br) - coordenador da disciplina;
- Rafael Traldi Moura (moura.gmsie@usp.br).
Para facilitar a vida de vocês, estudantes, a disciplina está organizado em Unidades:
- USP, POLI e a Mecatrônica;
- Mecatrônica em ação;
- Ética e o Engenheiro Mecatrônico;
- Engenharia - Visão e Realização;
- Meu Primeiro Robô;
- Visitas Técnicas.
Referências bibliográficas:
MoaveniI, S. (2019). Engineering Fundamentals: An Introduction to Engineering. Cengage Learning, Boston, MA, USA. ISBN 978-1-305-08476-6
Dandy, G.C.; Daniell, T.M.; Foley, B.A. & Warber, R.F. (2017). Planning and Design of Engineering Systems. CRC Press. ISBN 978-1-351-23067-4.
Bazzo, W.A. & Pereira, L.T.V. (2006). Introdução à Engenharia, Editora da UFSC. ISBN 85-328-0356-3
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Todas as aulas serão presenciais.
Data Unidade Aula Sala Data Unidade Aula Sala Data Unidade Aula Sala Data Unidade Aula Sala 20.03 1 01 A5 20.04 4 08 A5 25.05 5 15 A5 22.06 5 22 A5 23.03 1 02 A5 24.04 4 09 A5 29.05 5 16 A5 26.06 5 23 A5 27.03 2 03 A4 / A6 27.04 4 10 A5 01.06 5 17 A5 29.06 5 24 A5 30.03 2 04 A4 / A6 04.05 4 11 A5 05.06 5 18 A5 10.07 - - - 10.04 3 05 A5 08.05 4 12 A4 (Grupo 01 a 05)
A6 (Grupo 06 a 10)12.06 5 19 A5 13.07 5 Competição (15h) A6 13.04 4 06 A5 11.05 4 13 A5 15.06 5 20 A4 (Grupo 01 a 05)
A6 (Grupo 06 a 10)- - 17.04 4 07 A5 22.05 4 14 A5 19.06 5 21 A5 - - - -
(*) "Anfiteatro ADM" fica dentro do prédio da administração da POLI, o prédio de tijolinhos laranja. Ao entrar no prédio, o anfiteatro fica logo à direita.
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Entrar na USP, em especial na POLI e mais ainda na Mecatrônica representa um fato marcante na vida de qualquer pessoa. É também um privilégio, uma oportunidade singular, principalmente na nossa sociedade ainda cheia de desigualdades. A expectativa de adquirir novos conhecimentos e novas formas de ver o mundo renova as esperanças de um futuro melhor.
A POLI-USP é certamente um local onde se pode passar bons momentos, desde que se participe com interesse das atividades por ela oferecidas e, para isso, deve haver uma decisão pessoal firme de aproveitar da melhor forma possível a infraestrutura da instituição. Conhecê-la com profundidade, construir o seu futuro em conjunto com a comunidade acadêmica, e discutir as questões relacionadas, são atitudes que ajudam muito a usufruir as oportunidades que a vida na POLI-USP torna disponíveis.
Apenas aguardar que os professores apresentem conhecimentos previamente elaborados é uma atitude muito comodista e incompatível com os propósitos de uma formação na POLI-USP. Agindo desse modo, com comodismo, excelentes oportunidades de crescimento pessoal (intelectual) e profissional terão sido desperdiçadas. A aprendizagem é um processo, ou seja, é uma atividade que demanda tempo, ação e dedicação, e por isso depende muito de cada um.
Na POLI-USP, o estudante é cobrado a direcionar e programar com mais liberdade, autonomia e responsabilidade o seu aprendizado, dosando-o evidentemente de acordo com seus interesses.
Neste primeiro módulo o objetivo é ambientá-lo com a USP, com a Escola Politécnica e, principalmente, com o curso de Engenharia Mecatrônica, e tirar do seu rosto aquele olhar de "bixo" (perdido), e fazer você se sentir em casa! (sem exageros).
Universidade de São Paulo - USP
Primeiramente é importante conhecer a USP, isto é, a Universidade de São Paulo. Ela provê toda a infraestrutura para que estudantes, funcionários e docentes possam "sobreviver" nesta estrutura gigante e complexa.
Pare para pensar: Você conhece a "Cidade Universitária"? Sabe que muitas cidades no interior do estado de São Paulo e de vários estados do Brasil são menores (muito menores) do que a USP? Sabe que a "Cidade Universitária" é apenas um dos vários campi da USP?
Talvez, em um primeiro momento, o site da USP (https://www5.usp.br/ )não seja muito amigável e seja muito difícil encontrar as informações básicas que necessitam ao ingressar. Desta forma, a USP preparou o “Manual do Calouro” ( http://www.usp.br/manualdocalouro/ ) como um guia de sobrevivência para as primeiras semanas de aula. Leia!
Escola Politécnica - EP ou POLI ou EPUSP
Há muito para falar sobre a Escola Politécnica, ou POLI ou EP ou EPUSP. Ela é uma das primeiras escolas de Engenharia do Brasil e foi fundamental para o desenvolvimento do estado de São Paulo e do país. Visite alguns sites para conhecer um pouco mais da POLI:
- Primeiramente, o site da POLI (https://www.poli.usp.br/), onde se pode entender sobre sua estrutura e também conhecer um pouco da sua história;
- A POLI é muito mais antiga que a própria USP. Parte de sua história (https://www.poli.usp.br/institucional/historia) está nos arquivos da Assembleia Legislativa de São Paulo.
Existem pessoas que dizem que a POLI é muito teórica. Comparada a outras faculdades brasileiras, em especial as particulares, sim, ela é muito mais teórica. Seria isso ruim? Seria chato? Para alguns, seria chato mesmo. Mas não é ruim. Pelo contrário. A tecnologia muda frequentemente; está em constante evolução. Já a teoria leva mais tempo para mudar, e em muitos casos novas teorias são construídas sobre as anteriores, não havendo uma ruptura. Assim, ter uma base teórica forte é fundamental para o engenheiro se manter atualizado por mais tempo.
Bem, mas no mundo globalizado atual talvez comparar a POLI com faculdades particulares do Brasil não seja adequado. O importante é uma comparação com as melhores faculdades europeias ou americanas? Pelo feedback de alunos que fizeram intercâmbio, pode-se dizer que a POLI é mais teórica que as faculdades americanas, e mais prática do que as faculdades europeias. Desta forma, podemos acreditar que a POLI apresenta um bom equilíbrio entre teoria e prática.
Curso de graduação com habilitação em Engenharia Mecatrônica
A Engenharia Mecatrônica no país é uma habilitação relativamente nova e a POLI-USP é a pioneira neste sentido. Uma descrição detalhada sobre o curso pode ser consultada no site: http://www.pmr.poli.usp.br/graduacao/mecatronica/
É possível consultar a Estrutura curricular do curso de Eng. Mecatrônica no sistema JupiterWeb (https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/). Vocês usarão este sistema para quase tudo relacionado à graduação. Após acessar o link “Cursos de ingresso”, no campo "Unidade", selecione "Escola Politécnica - (EP)". Em "Curso", selecione " Engenharia (Habilitação: Mecatrônica) - integral".
Além disso, junto à estrutura curricular (grade curricular) você terá acesso às informações gerais do curso e o projeto político pedagógico dele, que é atualizado a cada 3 anos.
A gestão do curso de Eng. Mecatrônica é realizada pela CoC-Mecatrônica (Comissão Coordenadora do curso de graduação em Engenharia Mecatrônica).
Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos - PMR
A Escola Politécnica é uma das maiores unidades da USP, com aproximadamente 500 docentes. Para sua gestão ela é organizada em departamentos. O PMR - Departamento de Eng. Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos – reúne os especialistas nessa área de modo que a maioria das disciplinas do curso de Eng. Mecatrônica é dada por docentes do PMR.
Ao visitar o site do PMR (http://www.pmr.poli.usp.br/) notará que os docentes não dão apenas aula para a graduação. Todos estão envolvidos também com atividades de pesquisa, de pós-graduação, de extensão, e de gestão. Dados detalhados de cada docente estão nos respectivos CV Lattes (http://lattes.cnpq.br/).
Grupos para esta unidade (cada grupo deve focar no seu tema e não deve incluir os assuntos tratados por outros grupo/tema)
Grupo Estudantes Tema Nota Grupo Estudantes Tema Nota 1 - Andre de Souza Rosenburg
- Caio Vinicius Andrade Oliveira
- Carlos Augusto Rampelotti
- Giovanni Scavassini Benatti
- Heitor Del Buono Guimaraes Carvalho
- Henrique Sturlini Martins
Histórico (passado) da USP: Quando? Quem? Onde? Por que? Como era o país e a cidade na época de sua fundação?
6 - Anderson Akyo Nakau Azuma
- Andre Lunardelli D'Avila
- Gabriel Gobbo Cordeiro
- Joao Gabriel Nobre Serra
- Luigi Furtani Romani
- Matheus Daigo Izo Nakamura
Escola Politécnica da USP hoje (estrutura, organização, posição em rankings e quais são os critérios de classificação)
2 - Andre Calza Cassim
- Joao Francisco Oliveira Faganello
- Nina Dawa Chung
- Rodrigo Hideki Imai
- Thales Lindberg Oliveira
- Ud Madeiro Pereira
- Vinicius Cardoso Vieira
USP hoje (estrutura, organização, posição em rankings e quais são os critérios de classificação)
7 - Beatriz Fernandes Machado
- Mateus de Oliveira Teixeira
- Otavio Antunes da Silva
- Paulo Jemile do Nascimento Porcidonio
- Victor Sanches de Almeida
- Ygor Alves de Oliveira
Estudando (hoje) na Escola Politécnica da USP (transporte e passe/cartão de estudante, saúde, entretenimento, salas de estudo, bibliotecas, bolsas, apps, rede wi-fi)
3 - Alan Rosenthal Zisman
- Gabriel Olivato Bristotti
- Geovanna Bispo Almeida
- Kevin Laustetter
- Luiza Yumi Takara Mellone
- Marcos Antonio Beduhn Campos
- Paulo Henrique Araujo Diciunas
Histórico (passado) da Escola Politécnica da USP: Quando? Quem? Onde? Por que? Como era o país e a cidade na época de sua fundação?
8
- Abner Calixto Miranda Santos
- Andre Medina Correa Mazzoni
- Humberto Isamu Fukuhara
- Jeferson Portela de Almeida
- Mikael Oliveira Carneiro
- Natan Bechtlufft Palacio
Sobre o curso de graduação em Engenharia Mecatrônica - o que faz a Coordenação do Ciclo Básico (CCB), Comissão de Coordenação de Curso (CoC) e quem é o atual Coordenador do curso de graduação em Engenharia Mecatrônica.
4 - Dyonata Ferreira da Silva
- Joao Otavio Januario Mosquete
- Kaio Miguel Gomes Carneiro
- Marcelle Miyake Cardille
- Mateus Sudan Parducci
- Rafael Oliveira Carsch
Por que o nome de “Escola Politécnica” e não de uma Escola de Engenharia?
9 - Andre Gonik Dias
- Gabriel Kenji Yokota Esteves
- Gustavo Rodrigues Cordeiro
- Joao Vitor Chaar da Silva
- Lucca Torchia Terra Kherlakian
- Pedro Henrique Morais Charpinel
O que é e como funciona o sistema JupiterWeb? O que é e como funciona o sistema Moodle USP (e-Disciplinas)?
5 - Arthur Duarte
- Cristhian Felippo de Araujo
- Daniela Coimbra Hitomi
- Gabriel Clem Albuquerque Sasdelli
- Nycollas Guimaraes Mansanari
- Thais Martins de Sousa
Contribuições da Escola Politécnica da USP para o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico desde a sua fundação até hoje.
10 - Adevaldo dos Santos Pinto Junior
- Camila Oshima Teixeira
- Clayton Yudai Shiroshima Ochi
- Giovanni Nunes La Salvia
- Julia Goncalves Pinto
- Yuri Leonardo Soares Ribeiro
O que é e o que fazem a CRInt e AUCANI? O que é o programa de aproveitamento de créditos? O que é o programa de duplo diploma? Que países e universidades a POLI possui convênio de aproveitamento de créditos e duplo diploma?
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Objetivo desta aula
- O objetivo é que os alunos se conheçam, quebrem o gelo, e se familiarizem um pouco mais sobre a USP e a POLI.
Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de
- Identificar as fontes principais de informações sobre a USP, POLI, curso de graduação em Engenharia Mecatrônica;
- Interagir com seus colegas de grupo.
Como se preparar para esta aula
- Acessar e ler o material da disciplina PMR3100 no Moodle USP.
O que será feito durante a aula
- Apresentação com informações gerais sobre a USP, POLI e curso de Engenharia Mecatrônica;
- Divisão dos alunos para comporem os grupos de trabalho;
- Cada grupo deve se reunir para planejar a pesquisa e preparação de uma apresentação (para toda a sala) de acordo com os temas indicados.
O que deve ser feito após a aula
- Cada grupo deve pesquisar e preparar uma apresentação (para toda a sala) de acordo com os temas indicados.
Bibliografia
- Material disponibilizado na internet por entidades confiáveis.
Atividades e/ou recursos
- Para a aula seguinte, cada grupo deve preparar uma apresentação em PowerPoint de 8 mim sobre o tema.
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Objetivo desta aula
- Informações gerais sobre a USP, POLI e curso de Engenharia Mecatrônica;
- Motivar a interação entre os alunos.
Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de
- Ter informações mais precisas sobre a USP. POLI e curso de Engenharia Mecatrônica;
- Conhecer melhor os colegas de turma.
Como se preparar para esta aula
- Cada grupo deve preparar uma apresentação em PowerPoint de 8 mim sobre o tema atribuído.
O que será feito durante a aula
- Os grupos de alunos fazem as apresentações (8 min) e esclarecem (2 min) possíveis dúvidas do resto da turma.
O que deve ser feito após a aula
- Cada grupo deve revisar a sua apresentação e fazer o upload no Moodle (PMR3100) do respectivo arquivo da apresentação.
Bibliografia
- Material disponibilizado na internet de fontes confiáveis.
Atividades e/ou recursos
- Para a aula seguinte, ler o material e ver o vídeo sobre a desmontagem e montagem de uma impressora.
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A Mecatrônica está presente no nosso dia a dia mesmo que não seja trivial percebê-la. Desde as portas automáticas dos shoppings até os sofisticados sistemas robóticos, passando por sistemas embarcados, como aqueles que operam as válvulas para entrada de combustível nos carros, de acordo com sinais de sensores, ou como os sistemas que controlam a distância entre as composições do metrô.
Nesta unidade o objetivo é reconhecer um sistema mecatrônico e ao mesmo tempo (sem muita definição teórica) começar a aprender a diferenciar um sistema mecatrônico de um sistema mecânico ou elétrico convencional.
Aí temos dois níveis de discussão: os componentes e o como funciona, onde se destaca o papel da fusão entre eletrônica, controle, mecânica, software, etc., e o "como fazer" um sistemas destes, e aí voltamos à discussão sobre o design mecatrônico. Precisamos de fato conhecer as duas coisas, as técnicas e teorias que nos levam a compor disciplinas e sintetizar os artefatos mecatrônicos e as teorias e técnicas de como desenvolver estes artefatos (o design mecatrônico). Vocês têm cinco anos pra isso, mas vamos começar já a discussão sobre o design. Antes porém alguns flashs do "como funciona"!
Grupos para esta unidade
Grupo Sala Estudantes Grupo Sala Estudantes 1 A4 Kaio Miguel Gomes Carneiro
Luigi Furtani Romani
Luiza Yumi Takara Mellone
Mateus de Oliveira Teixeira
Thais Martins de Sousa
Ygor Alves de Oliveira6 A6 Caio Vinicius Andrade Oliveira
Daniela Coimbra Hitomi
Joao Francisco Oliveira Faganello
Marcos Antonio Beduhn Campos
Paulo Jemile do Nascimento Porcidonio
Thales Lindberg Oliveira2 A4 Andre Medina Correa Mazzoni
Carlos Augusto Rampelotti
Gabriel Gobbo Cordeiro
Gustavo Rodrigues Cordeiro
Mikael Oliveira Carneiro
Natan Bechtlufft Palacio
Otavio Antunes da Silva7 A6 Andre Gonik Dias
Camila Oshima Teixeira
Giovanni Nunes La Salvia
Joao Gabriel Nobre Serra
Kevin Laustetter
Ud Madeiro Pereira3 A4 Dyonata Ferreira da Silva
Gabriel Olivato Bristotti
Humberto Isamu Fukuhara
Jeferson Portela de Almeida
Joao Otavio Januario Mosquete
Joao Vitor Chaar da Silva
Pedro Henrique Morais Charpinel8 A6 Anderson Akyo Nakau Azuma
Andre Calza Cassim
Arthur Duarte
Cristhian Felippo de Araujo
Lucca Torchia Terra Kherlakian
Mateus Sudan Parducci4 A4 Abner Calixto Miranda Santos
Alan Rosenthal Zisman
Andre Lunardelli D'Avila
Beatriz Fernandes Machado
Gabriel Clem Albuquerque Sasdelli
Rafael Oliveira Carsch9 A6 Andre de Souza Rosenburg
Clayton Yudai Shiroshima Ochi
Gabriel Kenji Yokota Esteves
Geovanna Bispo Almeida
Julia Goncalves Pinto
Rodrigo Hideki Imai5 A4 Adevaldo dos Santos Pinto Junior
Heitor Del Buono Guimaraes Carvalho
Henrique Sturlini Martins
Marcelle Miyake Cardille
Nycollas Guimaraes Mansanari
Yuri Leonardo Soares Ribeiro10 A6 Giovanni Scavassini Benatti
Matheus Daigo Izo Nakamura
Nina Dawa Chung
Paulo Henrique Araujo Diciunas
Victor Sanches de Almeida
Vinicius Cardoso Vieira -
Objetivo desta aula
- Em grupo, os estudantes devem desmontar uma impressora
Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de
- Entender uma impressora como um componente mecatrônico integrando mecânica, eletrônica, programação e controle
- Identificar os principais elementos mecatrônicos da impressora, e que são exemplos de elementos comuns em projetos mecatrônicos
Como se preparar para esta aula
- Ler os materiais sobre Design for Manufacturing and Assembly que passam noções importantes do porque é importante fazer um bom projeto de engenharia, pensando não apenas no funcionamento, mas na sua fabricação, montagem e manutenção
- Estudar o roteiro para desmontagem da impressora bem como as questões individuais e em grupo
- Assistir aos vídeos auxiliares que mostram o funcionamento de alguns subsistemas da impressora
- É aconselhável que ao menos um membro do grupo traga o roteiro impresso
O que será feito durante a aula
- Teste a impressora antes de desmontar
- Desmontar a impressora
- Documentar com anotações, fotos e vídeos o processo de desmontagem
- Reverter o processo, isto é, remontar a impressora
- Fazer um relatório por grupo, respondendo as questões que foram colocadas na sala e nos textos de apoio
- Fazer um relatório individual
O que deve ser feito após a aula
- Um membro de cada grupo deve submeter o relatório do grupo
- Cada estudante deve submeter o seu relatório individual
Atividades e/ou recursos
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Objetivo desta aula
- Dar continuidade à montagem da impressora e elaboração dos relatórios individual e de grupo
Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de
- Entender uma impressora como um componente mecatrônico integrando mecânica, eletrônica, programação e controle
- Identificar os principais elementos mecatrônicos da impressora, e que são exemplos de elementos comuns em projetos mecatrônicos
Como se preparar para esta aula
- Revise o roteiro de desmontagem / montagem da impressora
O que será feito durante a aula
- Remontar a impressora
- Teste a impressora depois de montar
- Fazer um relatório por grupo, respondendo as questões que foram colocadas na sala e nos textos de apoio
- Fazer um relatório individual
O que deve ser feito após a aula
- Finalizar os relatórios para entrega
Bibliografia
- Não há
Atividades e/ou recursos
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Neste módulo teremos uma atividade que mostrará que o trabalho em Engenharia requer mais do que conhecimento técnico e background formal em matemática, física, química, etc. O engenheiro vai se deparar com situações em que será preciso tomar decisões que, além de submetidas a critérios técnicos, precisarão também de uma "atitude ética". Esta atitude é esperada de todos os profissionais e também dos Engenheiros. Em alguns casos as consequências podem ser letais, em outros, causar desconforto, prejuízo ou resultado inesperado e injustificável para quem se coloca como receptor ou "usuário" do trabalho realizado pelos engenheiros.
O trabalho de Engenharia requer várias decisões de projeto, algumas eminentemente técnicas, outras de relacionamento com o usuário, e outras ainda relacionadas com processo de negócio, normas e legislação que regem o ambiente ou região onde o produto ou sistema deverá funcionar.
Você pode pensar que a forma de se proteger e evitar problemas com projetos de Engenharia seria "consultar as normas e leis", e que é óbvio! Infelizmente em muitas situações de projeto as coisas se apresentam de modo bem mais sutil e uma simples "consulta a normas e manuais" não vai resolver o problema. Na verdade nem vai deixar mais claro qual é de fato o problema.
Grupos para esta unidade
Grupo Estudantes Perfil Grupo Estudantes Perfil 1 Adevaldo dos Santos Pinto Junior
Beatriz Fernandes Machado
Gabriel Olivato Bristotti
Giovanni Nunes La Salvia
Thais Martins de Sousa
Vinicius Cardoso VieiraControladores de vôo 6 Andre Medina Correa Mazzoni
Clayton Yudai Shiroshima Ochi
Matheus Daigo Izo Nakamura
Otavio Antunes da Silva
Victor Sanches de Almeida
Ygor Alves de OliveiraAssociação dos empregados da Boeing 2 Gabriel Kenji Yokota Esteves
Humberto Isamu Fukuhara
Kevin Laustetter
Lucca Torchia Terra Kherlakian
Nycollas Guimaraes Mansanari
Thales Lindberg Oliveira
Ud Madeiro PereiraFAA (Federal Aviation Administration) 7 Alan Rosenthal Zisman
Cristhian Felippo de Araujo
Gabriel Clem Albuquerque Sasdelli
Geovanna Bispo Almeida
Paulo Jemile do Nascimento Porcidonio
Rodrigo Hideki ImaiPassageiros, representados pelas famílias das vítimas 3 Andre Lunardelli D'Avila
Dyonata Ferreira da Silva
Gustavo Rodrigues Cordeiro
Marcos Antonio Beduhn Campos
Paulo Henrique Araujo Diciunas
Pedro Henrique Morais Charpinel
Ricardo RosebaumAssociação das Companhias Aéreas 8 Andre Calza Cassim
Arthur Duarte
Giovanni Scavassini Benatti
Henrique Sturlini Martins
Joao Gabriel Nobre Serra
Luiza Yumi Takara MelloneGestores da Boeing 4 Andre Gonik Dias
Felipe Fratti Baptista
Gabriel Gobbo Cordeiro
Joao Francisco Oliveira Faganello
Luigi Furtani Romani
Marcelle Miyake Cardille
Mateus Sudan ParducciAssociação Internacional dos Pilotos 9 Anderson Akyo Nakau Azuma
Daniela Coimbra Hitomi
Heitor Del Buono Guimaraes Carvalho
Jeferson Portela de Almeida
Mateus de Oliveira Teixeira
Natan Bechtlufft PalacioAgentes de manutenção e segurança dos aeroportos 5 Andre de Souza Rosenburg
Caio Vinicius Andrade Oliveira
Camila Oshima Teixeira
Carlos Augusto Rampelotti
Joao Otavio Januario Mosquete
Julia Goncalves Pinto
Nina Dawa ChungAssociação do Direito do Consumidor 10 Abner Calixto Miranda Santos
Joao Vitor Chaar da Silva
Kaio Miguel Gomes Carneiro
Mikael Oliveira Carneiro
Rafael Oliveira Carsch
Yuri Leonardo Soares RibeiroEngenheiros de Automação da Boing -
A imagem ao lado é do Comitê de investigação sobre os acidente com o vôo FL610 da Lion Air usando um avião da Boeing 737 MAX8. Neste voo morreram 182 pessoas. A imagem mostra o momento em que um dos senadores que presidia a comissão pede para que os parentes da vítimas presentes levantem e mostrem as fotos das vítimas ao presidente da Boeing (no centro, virado para trás).
Objetivo desta aula
- Identificação do conceito de ética em Engenharia
- Simular a comissão de inquérito (mostrada na foto), tendo como missão olhar os detalhes técnicos e éticos do ocorrido, sem afetação, e até sem envolvimento emocional. A comissão deve decidir se um novo acidente ocorrido cinco meses depois na Etiópia poderia ser evitado, e/ou, se houve problemas com o projeto do avião, certamente feito por engenheiros aeronáuticos e alguns mecatrônicos
Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de
- Identificar ou saber buscar restrições éticas nos projetos de engenharia
- Ponderar restrições éticas no escopo de projetos de automação
Como se preparar para esta aula
- Cada grupo deve preparar o pronunciamento inicial do agente da sua equipe (3min) e decidir quem será o porta-voz para esta primeira rodada. Isso pode mudar para as rodadas seguintes
O que será feito durante a aula
- Esquete / dramatização
- Cada equipe deve representar um dos participantes (os perfis atribuídos a cada grupo). Quando solicitado pelos presidentes da comissão (Prof. Paulo Miyagi e Prof. José Reinaldo Silva), somente um dos elementos da equipe falará em nome dos demais
O que deve ser feito após a aula
- Deve ser consultado o material complementar que será disponibilizado após a aula
Atividades e/ou recursos
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O objetivo desta Unidade é que o aluno experimente o ciclo completo da Engenharia de Produto, desde a concepção até a sua obsolescência.
Como vocês viram na aula passada (sobre ética) os projetos de engenharia, e sobretudo os projetos de automação, podem ser controversos, especialmente quando podem apresentar efeitos não previstos e não desejados. Estes efeitos não precisam ser catastróficos, mas podem se refletir em atrasos, ou em um custo superior ao planejado, ou ainda, em não atender plenamente aos "requisitos" do projeto. Estes são os critérios básicos para o sucesso de um projeto.
Sem um método criterioso fica difícil manter um projeto dentro do escopo, do "budget" (dos custos previstos) ou no prazo correto. Portanto, é preciso ter um método (ainda que não seja formal, matemático) para fazer projetos, e é isso que vamos discutir nessa unidade. Vamos começar com projetos que envolvem inovação e criatividade, mas pouco conhecimento técnico (já que vocês estão no primeiro ano). Em geral projetos como estes surgem em startups, e buscam por ideias inovadoras para atender a "dores" dos usuários. Como em geral estes projetos têm pouca complexidade, e são desenvolvidos por equipes pequenas, usa-se também um método mais simples, ou "ágil". Vamos lá, veja o vídeo e se prepare para a aula que vem com a sua nova equipe!
Grupos para esta unidade
Grupo Estudantes Grupo Estudantes 1 Anderson Akyo Nakau Azuma
Geovanna Bispo Almeida
Henrique Sturlini Martins
Matheus Daigo Izo Nakamura
Paulo Henrique Araujo Diciunas
Ud Madeiro Pereira6 Gabriel Clem Albuquerque Sasdelli
Gustavo Rodrigues Cordeiro
Heitor Del Buono Guimaraes Carvalho
Humberto Isamu Fukuhara
Nycollas Guimaraes Mansanari
Thales Lindberg Oliveira2 Camila Oshima Teixeira
Cristhian Felippo de Araujo
Gabriel Gobbo Cordeiro
Joao Francisco Oliveira Faganello
Joao Otavio Januario Mosquete
Mateus de Oliveira Teixeira
Thais Martins de Sousa7 Caio Vinicius Andrade Oliveira
Enzo Yugo Ogata Carpena
Jeferson Portela de Almeida
Luiza Yumi Takara Mellone
Mateus Sudan Parducci
Nina Dawa Chung
Vinicius Cardoso Vieira3 Gabriel Olivato Bristotti
Joao Vitor Chaar da Silva
Julia Goncalves Pinto
Pedro Henrique Morais Charpinel
Rafael Oliveira Carsch
Ricardo Rosebaum
Ygor Alves de Oliveira8 Alan Rosenthal Zisman
Felipe Fratti Baptista
Giovanni Nunes La Salvia
Joao Gabriel Nobre Serra
Natan Bechtlufft Palacio
Victor Sanches de Almeida4 Andre Calza Cassim
Andre Gonik Dias
Arthur Duarte
Beatriz Fernandes Machado
Clayton Yudai Shiroshima Ochi
Luigi Furtani Romani
Mikael Oliveira Carneiro9 Abner Calixto Miranda Santos
Adevaldo dos Santos Pinto Junior
Andre Lunardelli D'Avila
Andre Medina Correa Mazzoni
Kevin Laustetter
Paulo Jemile do Nascimento Porcidonio5 Andre de Souza Rosenburg
Dyonata Ferreira da Silva
Kaio Miguel Gomes Carneiro
Marcelle Miyake Cardille
Marcos Antonio Beduhn Campos
Otavio Antunes da Silva
Yuri Leonardo Soares Ribeiro10 Carlos Augusto Rampelotti
Daniela Coimbra Hitomi
Gabriel Kenji Yokota Esteves
Giovanni Scavassini Benatti
Lucca Torchia Terra Kherlakian
Rodrigo Hideki Imai -
Objetivo desta aula
- Apresentar o que é um projeto, de forma geral, e o projeto de engenharia, em especial
- Introdução à disciplina de projeto e ao Design Sprint (versão Google do Bubble Project)
- Documentação de projeto e em especial uso do Canvas
Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de
- Identificar claramente como se inicia um projeto sem misturar as fases de "identificação do problema", "geração de possíveis soluções", "escolha da solução", "prototipagem", seguida de "teste"
- Usar o Design Sprint e o Canvas nas fases iniciais do projeto
Como se preparar para esta aula
- Assista ao vídeo sobre Projeto de Engenharia
- Assista ao vídeo sobre Design em geral, ciclo de vida abstrato, Design Sprint e uso do Canvas. Vamos tentar em pouco tempo desenvolver um projeto do começo ao fim, e por isso é importante adotar um método ágil.
O que será feito durante a aula
- Será apresentado o tema do projeto
- Os alunos se reúnem em grupo para entender o problema, o público-alvo, os principais interessados (stakeholders, aqui não apenas o público alvo, mas quem estaria interessado em investir em seu negócio), etc.
O que deve ser feito após a aula
- Deve ser visto o vídeo explicando o Google Sprint / Canvas. Este vídeo é preparatório para a próxima aula, tanto em relação à teoria como em relação ao material que será usado / preenchido. Veja que o Design Sprint (proposto pela Google) não se aplica integralmente aos nossos objetivos nesta disciplina (prepare-se para dizer quais as razões para esta afirmação, discutiremos isso na próxima aula!), portanto precisaremos adaptar o método. Veja no vídeo sobre o Design Sprint para definir quais as adaptações necessárias.
Bibliografia
- Knapp, J. (2016). Sprint: O método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias. Editora Intrínseca, 1a. edição.
- Provinciatto, M. & Caroli, P. (2020). Sprint a Spring: Erros e acertos na transformação cultural de uma equipe ágil. Editora Caroli.
Atividades e/ou recursos
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Objetivo desta aula
- Nesta aula começaremos um ciclo de projeto completo com o objetivo de mostrar de forma clara e intuitiva os detalhes que compõem um projeto de pequeno porte
- Aplicar Google Sprint / Design Process para definir uma solução para o problema identificado
Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de
- Identificar claramente as nuances e dificuldades da fase inicial (inception) de identificação do problema
- Identificar o público-alvo do projeto e o relacionamento com o produto, seja no uso ou na disposição de adquiri-lo
- Associar a proposição do produto com aspectos de comercialização
Como se preparar para esta aula
- Assista ao vídeo do Prof. Marcos R.P. Barretto com a teoria
sobre o Google / Design Sprint
O que será feito durante a aula
- Os alunos se organizam em grupos e exercitarão, em uma aula, as fases do Design Sprint, que geralmente ocorre em uma semana!!!
- Understand (15min)
- Review PM fit Canvas
- Stakeholder map
- Competitive overview (petal diagram desirable)
- Define (15min)
- Design principles (3 words)
- Journey (jobs to be done)
- Diverge (15min)
- 8 ideas in 5min
- 1 big idea in 5min
- Decide (15min)
- Zen voting (5min)
- Decision (10min)
- Understand (15min)
O que deve ser feito após a aula
- Assistir o vídeo sobre documentação
- Os grupos devem se organizar para colocar a documentação em dia: modelo de relatório, e Canvas disponibilizados no Google Drive
Atividades e/ou recursos
-
-
O documento que deve ser elaborado e entregue é baseado na apresentação da aula. Ou seja:
- Criem um documento, formato livre, identificando o número do grupo e os membros;
- Understand - descrevam o que o grupo definiu nesta etapa;
- Define - descrevam o que o grupo definiu nesta etapa;
- Diverge:
- Quais foram as até 8 ideias que cada membro propôs, descrevendo as ideias;
- Qual foi a big idea que cada membro propôs, descrevendo a ideia;
- Decide:
- Zen Voting - qual foi a ideia eleita? quantos votos cada ideia teve?
- Decision - sobre a ideia vencedora, o grupo sugeriu algumas melhorias?
- Por fim, adicionem a lista de dúvidas do grupo
-
Objetivo desta aula
- Grupos e professores discutem os projetos. Por ser (provavelmente) a primeira experiência em projeto, devem ter surgido muitas dúvidas quanto ao que era para ser feito e como documentar corretamente a evolução do projeto
Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de
- Prosseguir com o projeto sem dúvidas
Como se preparar para esta aula
- Grupos devem manter a documentação do projeto atualiza para que os docentes possam consultar
- Grupos devem enviar uma lista de dúvidas até o dia anterior da aula para que elas possam ser analisadas discutidas em aula
O que será feito durante a aula
- Serão discutidos os projetos e suas dúvidas com todos os grupos
- Sobrando tempo, os grupos poderão avançar com a discussão e documentação do projeto
O que deve ser feito após a aula
- Manter a documentação atualizada
Atividades e/ou recursos
-
Objetivo desta aula
- Apresentar o conceito de "Matriz de Decisão"
Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de
- Aplicar o conceito de "Matriz de Decisão" aos seus projetos de engenharia
Como se preparar para esta aula
- Assistir ao vídeo com a teoria sobre "Matriz de Decisão"
- Individualmente, listar os critérios que poderiam ser utilizados no projeto do grupo para comparar as soluções
- Submeter a lista de critérios antes da aula
O que será feito durante a aula
- Os grupos se reúnem para discutir os critérios trazidos pelos integrantes
- Os professores validam os critérios (se são ou não adequados)
- Os grupos aplicam a "Matriz de Decisão" a seu projeto
O que deve ser feito após a aula
- Finalizar a "Matriz de Decisão" do projeto, e confrontar a solução escolhida à obtida no Design Sprint
Bibliografia
- Não há
Atividades e/ou recursos
-
-
Liste os critérios sugeridos por cada integrante do grupo.
Nomeie o arquivo com o número do grupo. Por exemplo: "Grupo 11.pdf".
-
Objetivo desta aula
- Introduzir a fase de "prototipagem e validação" seguindo o modelo do Design Sprint
- Introduzir o critério de fabricação nas decisões sobre o produto/serviço
- Apresentar conceitos referentes ao planejamento do processo de fabricação: (1) layouts de chão de fábrica; (2) produção síncrona; e (3) representação do processo de fabricação
Apresentar um protótipo para os professores
Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de
- Tomar a decisão sobre o seu projeto (ainda que tardia)
- Preparar o planejamento de prototipagem para a fase seguinte
- Rever o conceito de "canal" para interação com o usuário/cliente
Como se preparar para esta aula
- Assistir ao vídeo sobre prototipagem
- Assistir ao vídeo sobre (1) layouts de chão de fábrica; (2) produção síncrona; e (3) representação do processo de fabricação
O que será feito durante a aula
Apresentar os protótipos- Aplicar os conceitos da aula em seu projeto, ou seja, dado o produto, planejar a sequência de operações para a produção (fabricação e montagem) e preenchimento folha de processo
- Sanar dúvidas
O que deve ser feito após a aula
- Atualizar a documentação do projeto
- Preparar o material para fabricação do protótipo durante uma simulação de linha de produção, em sala de aula (Aula 12)
- Podem ser vistos alguns vídeos sobre o processo de fabricação que foram disponibilizados em "Atividades e/ou recursos"
Bibliografia
- Não há
Atividades e/ou recursos
-
Objetivo desta aula
- Introdução do processo para buscar investidores
- Apresentação sobre como montar uma apresentação para investidores (pitch deck)
Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de
- Preparar um pitch deck para apresentação a investidores
Como se preparar para esta aula
- Assista ao vídeo sobre como preparar um pitch
- Para a aula, traga sua lista de dúvidas.
O que será feito durante a aula
Em dinâmica de grupo alunos preparam opitch deckde seus respectivos produtos/serviços- Apresentar os protótipos (era para ter sido feito na Aula 10)
- Tirar dúvidas sobre o projeto
O que deve ser feito após a aula
- Os grupos devem finalizar e treinar a apresentação do pitch deck que será feita para os professores e, posteriormente, para investidores
Bibliografia
- Não há
Atividades e/ou recursos
-
Objetivo desta aula
- Os grupos irão testar / simular seus processo de fabricação
Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de
- Entender os desafios relativos ao processo de planejamento e execução da fabricação e a necessidade de aprendizado e reformulação constante deste a fim de adaptar a empresa a novas realidades
Como se preparar para esta aula
- Grupos devem ter feito o planejamento da produção, planejando o layout, definindo etapas da produção, e separar material para a fabricação de até 10 unidades
O que será feito durante a aula
- Grupos irão simular o processo de fabricação de seu produto
O que deve ser feito após a aula
- O melhor protótipo fabricado pode ser trazido para o Pitch, para ser apresentado aos investidores; nada impede que o protótipo possa ser melhorado até a data do Pitch
Bibliografia
- Não há
Atividades e/ou recursos
-
Objetivo desta aula
- Ensaio / prévia da apresentação para investidores
Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de
- Preparar apresentações de negócios no modelo de Pitch para investidores
Como se preparar para esta aula
- Grupo deve preparar a apresentação, como se fosse a versão para investidores
O que será feito durante a aula
- Cada grupo terá 3min para apresentar, simulando um Pitch, mas os docentes podem usar mais do que 2min com feedback para os grupos aprimorarem as apresentações
O que deve ser feito após a aula
- Aprimorar as apresentações
Bibliografia
- Não há
Atividades e/ou recursos
-
Objetivo desta aula
- Pitch - apresentação para investidores
Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de
- Vivenciar a experiência de apresentar suas ideias / projetos para eventuais investidores
Como se preparar para esta aula
- Grupo deve finalizar e treinar a apresentação
O que será feito durante a aula
- Cada grupo terá 3min para apresentar seu projeto seguido de outros 2min para perguntas
- Ordem de apresentação: inicialmente será definida no dia
O que deve ser feito após a aula
- Finalizar o relatório
- Para aqueles que se motivaram empreender, assistam o vídeo do Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU)
Bibliografia
- Não há
Atividades e/ou recursos
-
Grupos
Para este módulo, usaremos os seguintes grupos!
Grupo Estudantes Grupo Estudantes 1 Abner Calixto Miranda Santos
Paulo Henrique Araujo Diciunas
Paulo Jemile do Nascimento Porcidonio
Pedro Henrique Morais Charpinel
Thais Martins de Sousa
Thales Lindberg Oliveira6 Andre Medina Correa Mazzoni
Felipe Fratti Baptista
Gustavo Rodrigues Cordeiro
Joao Vitor Chaar da Silva
Marcelle Miyake Cardille
Ud Madeiro Pereira
Yuri Leonardo Soares Ribeiro2 Alan Rosenthal Zisman
Dyonata Ferreira da Silva
Gabriel Clem Albuquerque Sasdelli
Marcos Antonio Beduhn Campos
Mateus Sudan Parducci
Mikael Oliveira Carneiro
Rodrigo Hideki Imai7 Caio Vinicius Andrade Oliveira
Clayton Yudai Shiroshima Ochi
Joao Gabriel Nobre Serra
Julia Goncalves Pinto
Nina Dawa Chung
Nycollas Guimaraes Mansanari3 Adevaldo dos Santos Pinto Junior
Andre Lunardelli D'Avila
Beatriz Fernandes Machado
Gabriel Gobbo Cordeiro
Giovanni Scavassini Benatti
Joao Francisco Oliveira Faganello
Kaio Miguel Gomes Carneiro8 Camila Oshima Teixeira
Carlos Augusto Rampelotti
Geovanna Bispo Almeida
Luigi Furtani Romani
Natan Bechtlufft Palacio
Otavio Antunes da Silva4 Heitor Del Buono Guimaraes Carvalho
Jeferson Portela de Almeida
Joao Otavio Januario Mosquete
Lucca Torchia Terra Kherlakian
Mateus de Oliveira Teixeira
Ygor Alves de Oliveira9 Cristhian Felippo de Araujo
Daniela Coimbra Hitomi
Enzo Yugo Ogata Carpena
Gabriel Olivato Bristotti
Humberto Isamu Fukuhara
Rafael Oliveira Carsch
Victor Sanches de Almeida5 Andre de Souza Rosenburg
Andre Gonik Dias
Arthur Duarte
Gabriel Kenji Yokota Esteves
Henrique Sturlini Martins
Matheus Daigo Izo Nakamura10 Anderson Akyo Nakau Azuma
Andre Calza Cassim
Giovanni Nunes La Salvia
Kevin Laustetter
Ricardo Rosebaum
Vinicius Cardoso Vieira -
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Objetivo desta aula
- Apresentar o projeto e desenvolver a competência de trabalho em grupo.
Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de
- Entender os principais sistemas de um seguidor de linha, subsidiando um futuro brainstom de solução para o projeto da disciplina.
Como se preparar para esta aula
- Basta vir, afinal, é a primeira aula do Módulo 5.
- Ao menos um membro do grupo ter um celular com memória livre para gravação da reunião que irá durar 40 min, facilitando a escrita da ata a posteriori.
O que será feito durante a aula
- Breve explicação com palestra, pesquisa em duplas, reunião em grupo guiada por pauta com Lider, fiscal de pauta, fiscal de tempo e responsável pela ata.
O que deve ser feito após a aula
- Entregar a ata da reunião.
Atividades e/ou recursos necessários
-
Objetivo desta aula
- Aplicar as primeiras fases de metodologia de projeto no projeto semestral.
Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de
- Entender as fases da metodologia de projetos.
- Ter soluções para o projeto semestral;
- Ter uma metodologia definida para atribuir notas dos parâmetros definidos em cada uma das 6 soluções propostas;
- Ter uma solução escolhida.
Como se preparar para esta aula
- Vejam o vídeo do carrinho de supermercado.
- Vejam o vídeo do método KISS (Keep It Super Simple).
O que será feito durante a aula
- Breve explicação com palestra da teoria e desenvolvimento do projeto nas fases iniciais da metodologia de projeto.
O que deve ser feito após a aula
- Entregar o objetivo, os parâmetros e requisitos, a metodologia de aplicação da nota de cada parâmetro, as soluções propostas, com nota de cada parâmetro e a matriz de decisão.
Atividades e/ou recursos necessários
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- Objetivos;
- Parâmetros e requisitos;
- Descrição de como é calculada a nota para cada parâmetro (discreto em 0 ou 10, discreto em faixas, uma função, etc);
- 6 esboços de solução por grupo
- Cálculo da nota de cada parâmetro para cada solução;
- Matriz de decisão.
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Aula 17 - Linguagem C de programação, conversão entre decimal, binário e hexadecimal, ASCII e alocação de tipos diferentes de variáveis na memória
Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de
- Ser capaz de reconhecer um desenho de fabricação;
- Entender como as variáveis de diferentes tipos são armazenadas na memória de um computador;
- Entender a sintasse da Linguagem C de programação.
Como se preparar para esta aula
- Vejam o vídeo sobre desenho do link abaixo;
- tragam computadores, se possível.
O que será feito durante a aula
- Breve discussão sobre desenho técnico;
- Dois segmentos de exposição de conteúdo seguido de trabalho em trios/quartetos (compostos de alunos de um mesmo grupo);
O que deve ser feito após a aula
- Entregar, uma pessoa por grupo, e Exercício Programa do slide 40.
Atividades e/ou recursos necessários
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2.1 Mb Documento PDF
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4.0 Mb Slideshow do Powerpoint 2007
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ADIADO PARA DIA 19/06
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Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de
Como se preparar para esta aula
O que será feito durante a aula
- Fabricação da estrutura do carrinho e (eventual) montagem (desejável).
O que deve ser feito após a aula
- Finalizar a montagem do carrinho.
Atividades e/ou recursos necessários
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Um membro do grupo deve submeter um arquivo em Word (doc / docx) ou PDF contendo:
- foto(s) das partes que foram fabricadas;
- foto(s) com peças nos lugares onde devem ser montadas;
- descrição da atividades e uma explicação do porquê não foi possível concluir a fabricação e/ou montagem em aula
ADIADO ATÉ 16/06 ÀS 23H59
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76.1 Mb Slideshow do Powerpoint 2007
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Use gráficos para descrever o valor dos comportamento do sistema, além de figuras e textos.
Entregar um arquivo pdf.
Adiado para 03/07/2023, às 23h59
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