Programação

  • PMR3100 - Introdução à Engenharia Mecatrônica


    Este é o site da disciplina PMR3100. Nele vocês encontrarão (i) material de apoio à disciplina, (ii) comunicação por parte da equipe docente, (iii) avisos, (iv) calendário de aulas, (v) atividades, local (presencial e remoto) para as aulas, e (vi) o acompanhamento dos projetos e trabalhos. 

    Portanto fique atento a tudo isso, e participe também dos fóruns e debates. Isto com certeza tornará a disciplina mais dinâmica e interessante. Colocaremos também links para vídeos e notícias interessantes sobre o curso de Mecatrônica, sobre o trabalho do profissional da área, e até sobre pesquisas e novos desenvolvimentos neste tópico.

    Dentre os objetivos desta disciplina tem-se (i) o entendimento dos alunos do que é a Engenharia, e em particular a Engenharia Mecatrônica: conceituação, história, métodos, funções, atribuições profissionais; (ii) apresentar a Universidade; (iii) desenvolver habilidades como o trabalho em equipe; (iv) planejamento e controle de tarefas; (v) comunicação escrita e oral; bem como (vi) esclarecer aspectos econômicos, sociais, ambientais e éticos.

    Apesar de existirem 4 turmas, elas são "fictícias", ou seja, vocês interagirão com estudantes das 4 turmas e terão aulas com os 4 docentes:

    • Fabrício Junqueira (fabri@usp.br) - quem atualiza o Moodle (este site);
    • José Reinaldo Silva (reinaldo@usp.br);
    • Paulo Eigi Miyagi (pemiyagi@usp.br) - coordenador da disciplina;
    • Rafael Traldi Moura (moura.gmsie@usp.br).

    Para facilitar a vida de vocês, estudantes, a disciplina está organizado em Unidades:

    1. USP, POLI e a Mecatrônica;
    2. Mecatrônica em ação;
    3. Ética e o Engenheiro Mecatrônico;
    4. Engenharia - Visão e Realização;
    5. Meu Primeiro Robô;
    6. Visitas Técnicas.

    Referências bibliográficas:

    MoaveniI, S. (2019). Engineering Fundamentals: An Introduction to Engineering. Cengage Learning, Boston, MA, USA. ISBN 978-1-305-08476-6

    Dandy, G.C.; Daniell, T.M.; Foley, B.A. & Warber, R.F. (2017). Planning and Design of Engineering Systems. CRC Press. ISBN 978-1-351-23067-4.

    Bazzo, W.A. & Pereira, L.T.V. (2006). Introdução à Engenharia, Editora da UFSC. ISBN 85-328-0356-3

  • Calendário de aulas

    Todas as aulas serão presenciais.

    Data Unidade Aula Sala Data Unidade Aula Sala Data Unidade Aula Sala Data Unidade Aula Sala
    20.03 1 01 A5 20.04 4 08 A5 25.05 5 15 A5 22.06 5 22 A5
    23.03 1 02 A5 24.04 4 09 A5 29.05 5 16 A5 26.06 5 23 A5
    27.03 2 03 A4 / A6 27.04 4 10 A5 01.06 5 17 A5 29.06 5 24 A5
    30.03 2 04 A4 / A6 04.05 4 11 A5 05.06 5 18 A5 10.07 - - -
    10.04 3 05 A5 08.05 4 12 A4 (Grupo 01 a 05)
    A6 (Grupo 06 a 10)
    12.06 5 19 A5 13.07 5 Competição (15h) A6
    13.04 4 06 A5 11.05 4 13 A5 15.06 5 20 A4 (Grupo 01 a 05)
    A6 (Grupo 06 a 10)
    - -
    17.04 4 07 A5 22.05 4 14 A5 19.06 5 21 A5 - - - -

    (*) "Anfiteatro ADM" fica dentro do prédio da administração da POLI, o prédio de tijolinhos laranja. Ao entrar no prédio, o anfiteatro fica logo à direita.

  • Unidade 1: USP, POLI e a Mecatrônica

    Entrar na USP, em especial na POLI e mais ainda na Mecatrônica representa um fato marcante na vida de qualquer pessoa. É também um privilégio, uma oportunidade singular, principalmente na nossa sociedade ainda cheia de desigualdades. A expectativa de adquirir novos conhecimentos e novas formas de ver o mundo renova as esperanças de um futuro melhor.

    A POLI-USP é certamente um local onde se pode passar bons momentos, desde que se participe com interesse das atividades por ela oferecidas e, para isso, deve haver uma decisão pessoal firme de aproveitar da melhor forma possível a infraestrutura da instituição. Conhecê-la com profundidade, construir o seu futuro em conjunto com a comunidade acadêmica, e discutir as questões relacionadas, são atitudes que ajudam muito a usufruir as oportunidades que a vida na POLI-USP torna disponíveis.

    Apenas aguardar que os professores apresentem conhecimentos previamente elaborados é uma atitude muito comodista e incompatível com os propósitos de uma formação na POLI-USP. Agindo desse modo, com comodismo, excelentes oportunidades de crescimento pessoal (intelectual) e profissional terão sido desperdiçadas. A aprendizagem é um processo, ou seja, é uma atividade que demanda tempo, ação e dedicação, e por isso depende muito de cada um.

    Na POLI-USP, o estudante é cobrado a direcionar e programar com mais liberdade, autonomia e responsabilidade o seu aprendizado, dosando-o evidentemente de acordo com seus interesses.

    Neste primeiro módulo o objetivo é ambientá-lo com a USP, com a Escola Politécnica e, principalmente, com o curso de Engenharia Mecatrônica, e tirar do seu rosto aquele olhar de "bixo" (perdido), e fazer você se sentir em casa! (sem exageros).


    Universidade de São Paulo - USP

    Primeiramente é importante conhecer a USP, isto é, a Universidade de São Paulo. Ela provê toda a infraestrutura para que estudantes, funcionários e docentes possam "sobreviver" nesta estrutura gigante e complexa. 

    Pare para pensar: Você conhece a "Cidade Universitária"? Sabe que muitas cidades no interior do estado de São Paulo e de vários estados do Brasil são menores (muito menores) do que a USP? Sabe que a "Cidade Universitária" é  apenas um dos vários campi da USP?

    Talvez, em um primeiro momento, o site da USP (https://www5.usp.br/ )não seja muito amigável e seja muito difícil encontrar as informações básicas que necessitam ao ingressar. Desta forma, a USP preparou o “Manual do Calouro” ( http://www.usp.br/manualdocalouro/ ) como um guia de sobrevivência para as primeiras semanas de aula. Leia!


    Escola Politécnica - EP ou POLI ou EPUSP

    Há muito para falar sobre a Escola Politécnica, ou POLI ou EP ou EPUSP. Ela é uma das primeiras escolas de Engenharia do Brasil e foi fundamental para o desenvolvimento do estado de São Paulo e do país. Visite alguns sites para conhecer um pouco mais da POLI:

    • Primeiramente, o site da POLI (https://www.poli.usp.br/), onde se pode entender sobre sua estrutura e também conhecer um pouco da sua história;
    • A POLI é muito mais antiga que a própria USP. Parte de sua história (https://www.poli.usp.br/institucional/historia) está nos arquivos da Assembleia Legislativa de São Paulo.

    Existem pessoas que dizem que a POLI é muito teórica. Comparada a outras faculdades brasileiras, em especial as particulares, sim, ela é muito mais teórica. Seria isso ruim? Seria chato? Para alguns, seria chato mesmo. Mas não é ruim. Pelo contrário. A tecnologia muda frequentemente; está em constante evolução. Já a teoria leva mais tempo para mudar, e em muitos casos novas teorias são construídas sobre as anteriores, não havendo uma ruptura. Assim, ter uma base teórica forte é fundamental para o engenheiro se manter atualizado por mais tempo.

    Bem, mas no mundo globalizado atual talvez comparar a POLI com faculdades particulares do Brasil não seja adequado. O importante é uma comparação com as melhores faculdades europeias ou americanas? Pelo feedback de alunos que fizeram intercâmbio, pode-se dizer que a POLI é mais teórica que as faculdades americanas, e mais prática do que as faculdades europeias. Desta forma, podemos acreditar que a POLI apresenta um bom equilíbrio entre teoria e prática.


    Curso de graduação com habilitação em Engenharia Mecatrônica

    A Engenharia Mecatrônica no país é uma habilitação relativamente nova e a POLI-USP é a pioneira neste sentido. Uma descrição detalhada sobre o curso pode ser consultada no site: http://www.pmr.poli.usp.br/graduacao/mecatronica/

    É possível consultar a Estrutura curricular do curso de Eng. Mecatrônica no sistema JupiterWeb (https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/). Vocês usarão este sistema para quase tudo relacionado à graduação. Após acessar o link Cursos de ingresso”, no campo "Unidade", selecione "Escola Politécnica - (EP)". Em "Curso", selecione " Engenharia (Habilitação: Mecatrônica) - integral".

    Além disso, junto à estrutura curricular (grade curricular) você terá acesso às informações gerais do curso e o projeto político pedagógico dele, que é atualizado a cada 3 anos.

    A gestão do curso de Eng. Mecatrônica é realizada pela CoC-Mecatrônica (Comissão Coordenadora do curso de graduação em Engenharia Mecatrônica).


    Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos - PMR

    A Escola Politécnica é uma das maiores unidades da USP, com aproximadamente 500 docentes. Para sua gestão ela é organizada em departamentos. O PMR - Departamento de Eng. Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos – reúne os especialistas nessa área de modo que a maioria das disciplinas do curso de Eng. Mecatrônica é dada por docentes do PMR.

    Ao visitar o site do PMR (http://www.pmr.poli.usp.br/) notará que os docentes não dão apenas aula para a graduação. Todos estão envolvidos também com atividades de pesquisa, de pós-graduação, de extensão, e de gestão. Dados detalhados de cada docente estão nos respectivos CV Lattes (http://lattes.cnpq.br/).

    Grupos para esta unidade (cada grupo deve focar no seu tema e não deve incluir os assuntos tratados por outros grupo/tema)
    Grupo Estudantes Tema Nota Grupo Estudantes Tema Nota
    1
    • Andre de Souza Rosenburg
    • Caio Vinicius Andrade Oliveira
    • Carlos Augusto Rampelotti
    • Giovanni Scavassini Benatti
    • Heitor Del Buono Guimaraes Carvalho
    • Henrique Sturlini Martins
    Histórico (passado) da USP: Quando? Quem? Onde? Por que? Como era o país e a cidade na época de sua fundação?
    6
    • Anderson Akyo Nakau Azuma
    • Andre Lunardelli D'Avila
    • Gabriel Gobbo Cordeiro
    • Joao Gabriel Nobre Serra
    • Luigi Furtani Romani
    • Matheus Daigo Izo Nakamura
      Escola Politécnica da USP hoje (estrutura, organização, posição em rankings e quais são os critérios de classificação)
      2
      • Andre Calza Cassim
      • Joao Francisco Oliveira Faganello
      • Nina Dawa Chung
      • Rodrigo Hideki Imai
      • Thales Lindberg Oliveira
      • Ud Madeiro Pereira
      • Vinicius Cardoso Vieira
      USP hoje (estrutura, organização, posição em rankings e quais são os critérios de classificação)
      7
      • Beatriz Fernandes Machado
      • Mateus de Oliveira Teixeira
      • Otavio Antunes da Silva
      • Paulo Jemile do Nascimento Porcidonio
      • Victor Sanches de Almeida
      • Ygor Alves de Oliveira
        Estudando (hoje) na Escola Politécnica da USP (transporte e passe/cartão de estudante, saúde, entretenimento, salas de estudo, bibliotecas, bolsas, apps, rede wi-fi)
        3
        • Alan Rosenthal Zisman
        • Gabriel Olivato Bristotti
        • Geovanna Bispo Almeida
        • Kevin Laustetter
        • Luiza Yumi Takara Mellone
        • Marcos Antonio Beduhn Campos
        • Paulo Henrique Araujo Diciunas
          Histórico (passado) da Escola Politécnica da USP: Quando? Quem? Onde? Por que? Como era o país e a cidade na época de sua fundação?
          8
          • Abner Calixto Miranda Santos
          • Andre Medina Correa Mazzoni
          • Humberto Isamu Fukuhara
          • Jeferson Portela de Almeida
          • Mikael Oliveira Carneiro
          • Natan Bechtlufft Palacio
            Sobre o curso de graduação em Engenharia Mecatrônica - o que faz a Coordenação do Ciclo Básico (CCB), Comissão de Coordenação de Curso (CoC) e quem é o atual Coordenador do curso de graduação em Engenharia Mecatrônica.
            4
            • Dyonata Ferreira da Silva
            • Joao Otavio Januario Mosquete
            • Kaio Miguel Gomes Carneiro
            • Marcelle Miyake Cardille
            • Mateus Sudan Parducci
            • Rafael Oliveira Carsch
              Por que o nome de “Escola Politécnica” e não de uma Escola de Engenharia?
              9
              • Andre Gonik Dias
              • Gabriel Kenji Yokota Esteves
              • Gustavo Rodrigues Cordeiro
              • Joao Vitor Chaar da Silva
              • Lucca Torchia Terra Kherlakian
              • Pedro Henrique Morais Charpinel
                O que é e como funciona o sistema JupiterWeb? O que é e como funciona o sistema Moodle USP (e-Disciplinas)?
                5
                • Arthur Duarte
                • Cristhian Felippo de Araujo
                • Daniela Coimbra Hitomi
                • Gabriel Clem Albuquerque Sasdelli
                • Nycollas Guimaraes Mansanari
                • Thais Martins de Sousa
                  Contribuições da Escola Politécnica da USP para o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico desde a sua fundação até hoje.
                  10
                  • Adevaldo dos Santos Pinto Junior
                  • Camila Oshima Teixeira
                  • Clayton Yudai Shiroshima Ochi
                  • Giovanni Nunes La Salvia
                  • Julia Goncalves Pinto
                  • Yuri Leonardo Soares Ribeiro
                  O que é e o que fazem a CRInt e AUCANI? O que é o programa de aproveitamento de créditos? O que é o programa de duplo diploma? Que países e universidades a POLI possui convênio de aproveitamento de créditos e duplo diploma?
                • Aula 01

                  Objetivo desta aula

                  • O objetivo é que os alunos se conheçam, quebrem o gelo, e se familiarizem um pouco mais sobre a USP e a POLI.

                  Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

                  • Identificar as fontes principais de informações sobre a USP, POLI, curso de graduação em Engenharia Mecatrônica;
                  • Interagir com seus colegas de grupo.

                  Como se preparar para esta aula

                  • Acessar e ler o material da disciplina PMR3100 no Moodle USP.

                  O que será feito durante a aula

                  • Apresentação com informações gerais sobre a USP, POLI e curso de Engenharia Mecatrônica;
                  • Divisão dos alunos para comporem os grupos de trabalho;
                  • Cada grupo deve se reunir para planejar a pesquisa e preparação de uma apresentação (para toda a sala) de acordo com os temas indicados.

                  O que deve ser feito após a aula

                  • Cada grupo deve pesquisar e preparar uma apresentação (para toda a sala) de acordo com os temas indicados.

                  Bibliografia

                  • Material disponibilizado na internet por entidades confiáveis.

                  Atividades e/ou recursos

                  • Para a aula seguinte, cada grupo deve preparar uma apresentação em PowerPoint de 8 mim sobre o tema.
                • Aula 02

                  Objetivo desta aula

                  • Informações gerais sobre a USP, POLI e curso de Engenharia Mecatrônica;
                  • Motivar a interação entre os alunos.

                  Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

                  • Ter informações mais precisas sobre a USP. POLI e curso de Engenharia Mecatrônica;
                  • Conhecer melhor os colegas de turma.

                  Como se preparar para esta aula

                  • Cada grupo deve preparar uma apresentação em PowerPoint de 8 mim sobre o tema atribuído.

                  O que será feito durante a aula

                  • Os grupos de alunos fazem as apresentações (8 min) e esclarecem (2 min) possíveis dúvidas do resto da turma.

                  O que deve ser feito após a aula

                  • Cada grupo deve revisar a sua apresentação e fazer o upload no Moodle (PMR3100) do respectivo arquivo da apresentação.

                  Bibliografia

                  • Material disponibilizado na internet de fontes confiáveis.

                  Atividades e/ou recursos

                  • Para a aula seguinte, ler o material e ver o vídeo sobre a desmontagem e montagem de uma impressora.

                • Unidade 2: Mecatrônica em Ação

                  A Mecatrônica está presente no nosso dia a dia mesmo que não seja trivial percebê-la. Desde as portas automáticas dos shoppings até os sofisticados sistemas robóticos, passando por sistemas embarcados, como aqueles que operam as válvulas para entrada de combustível nos carros, de acordo com sinais de sensores, ou como os sistemas que controlam a distância entre as composições do metrô.


                      

                  Nesta unidade o objetivo é reconhecer um sistema mecatrônico e ao mesmo tempo (sem muita definição teórica) começar a aprender a diferenciar um sistema mecatrônico de um sistema mecânico ou elétrico convencional.

                  Aí temos dois níveis de discussão: os componentes e o como funciona, onde se destaca o papel da fusão entre eletrônica, controle, mecânica, software, etc., e o "como fazer" um sistemas destes, e aí voltamos à discussão sobre o design mecatrônico. Precisamos de fato conhecer as duas coisas, as técnicas e teorias que nos levam a compor disciplinas e sintetizar os artefatos mecatrônicos e as teorias e técnicas de como desenvolver estes artefatos (o design mecatrônico). Vocês têm cinco anos pra isso, mas vamos começar já a discussão sobre o design. Antes porém alguns flashs do "como funciona"!


                  Grupos para esta unidade
                  Grupo Sala Estudantes Grupo Sala Estudantes
                  1 A4 Kaio Miguel Gomes Carneiro
                  Luigi Furtani Romani
                  Luiza Yumi Takara Mellone
                  Mateus de Oliveira Teixeira
                  Thais Martins de Sousa
                  Ygor Alves de Oliveira
                  6 A6 Caio Vinicius Andrade Oliveira
                  Daniela Coimbra Hitomi
                  Joao Francisco Oliveira Faganello
                  Marcos Antonio Beduhn Campos
                  Paulo Jemile do Nascimento Porcidonio
                  Thales Lindberg Oliveira
                  2 A4 Andre Medina Correa Mazzoni
                  Carlos Augusto Rampelotti
                  Gabriel Gobbo Cordeiro
                  Gustavo Rodrigues Cordeiro
                  Mikael Oliveira Carneiro
                  Natan Bechtlufft Palacio
                  Otavio Antunes da Silva
                  7 A6 Andre Gonik Dias
                  Camila Oshima Teixeira
                  Giovanni Nunes La Salvia
                  Joao Gabriel Nobre Serra
                  Kevin Laustetter
                  Ud Madeiro Pereira
                  3 A4 Dyonata Ferreira da Silva
                  Gabriel Olivato Bristotti
                  Humberto Isamu Fukuhara
                  Jeferson Portela de Almeida
                  Joao Otavio Januario Mosquete
                  Joao Vitor Chaar da Silva
                  Pedro Henrique Morais Charpinel
                  8 A6 Anderson Akyo Nakau Azuma
                  Andre Calza Cassim
                  Arthur Duarte
                  Cristhian Felippo de Araujo
                  Lucca Torchia Terra Kherlakian
                  Mateus Sudan Parducci
                  4 A4 Abner Calixto Miranda Santos
                  Alan Rosenthal Zisman
                  Andre Lunardelli D'Avila
                  Beatriz Fernandes Machado
                  Gabriel Clem Albuquerque Sasdelli
                  Rafael Oliveira Carsch
                  9 A6 Andre de Souza Rosenburg
                  Clayton Yudai Shiroshima Ochi
                  Gabriel Kenji Yokota Esteves
                  Geovanna Bispo Almeida
                  Julia Goncalves Pinto
                  Rodrigo Hideki Imai
                  5 A4 Adevaldo dos Santos Pinto Junior
                  Heitor Del Buono Guimaraes Carvalho
                  Henrique Sturlini Martins
                  Marcelle Miyake Cardille
                  Nycollas Guimaraes Mansanari
                  Yuri Leonardo Soares Ribeiro
                  10 A6 Giovanni Scavassini Benatti
                  Matheus Daigo Izo Nakamura
                  Nina Dawa Chung
                  Paulo Henrique Araujo Diciunas
                  Victor Sanches de Almeida
                  Vinicius Cardoso Vieira
                • Aula 03 - Desmontagem de uma impressora

                  Objetivo desta aula

                  • Em grupo, os estudantes devem desmontar uma impressora

                  Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

                  • Entender uma impressora como um componente mecatrônico integrando mecânica, eletrônica, programação e controle
                  • Identificar os principais elementos mecatrônicos da impressora, e que são exemplos de elementos comuns em projetos mecatrônicos

                  Como se preparar para esta aula

                  • Ler os materiais sobre Design for Manufacturing and Assembly que passam noções importantes do porque é importante fazer um bom projeto de engenharia, pensando não apenas no funcionamento, mas na sua fabricação, montagem e manutenção
                  • Estudar o roteiro para desmontagem da impressora bem como as questões individuais e em grupo
                  • Assistir aos vídeos auxiliares que mostram o funcionamento de alguns subsistemas da impressora
                  • É aconselhável que ao menos um membro do grupo traga o roteiro impresso

                  O que será feito durante a aula

                  • Teste a impressora antes de desmontar
                  • Desmontar a impressora
                  • Documentar com anotações, fotos e vídeos o processo de desmontagem
                  • Reverter o processo, isto é, remontar a impressora
                  • Fazer um relatório por grupo, respondendo as questões que foram colocadas na sala e nos textos de apoio
                  • Fazer um relatório individual

                  O que deve ser feito após a aula

                  • Um membro de cada grupo deve submeter o relatório do grupo
                  • Cada estudante deve submeter o seu relatório individual

                  Atividades e/ou recursos

                • Aula 04 - Montagem de uma impressora e testes

                  Objetivo desta aula

                  • Dar continuidade à montagem da impressora e elaboração dos relatórios individual e de grupo

                  Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

                  • Entender uma impressora como um componente mecatrônico integrando mecânica, eletrônica, programação e controle
                  • Identificar os principais elementos mecatrônicos da impressora, e que são exemplos de elementos comuns em projetos mecatrônicos

                  Como se preparar para esta aula

                  • Revise o roteiro de desmontagem / montagem da impressora

                  O que será feito durante a aula

                  • Remontar a impressora
                  • Teste a impressora depois de montar
                  • Fazer um relatório por grupo, respondendo as questões que foram colocadas na sala e nos textos de apoio
                  • Fazer um relatório individual

                  O que deve ser feito após a aula

                  • Finalizar os relatórios para entrega

                  Bibliografia

                  • Não há

                  Atividades e/ou recursos

                • Unidade 3: Ética profissional na Engenharia

                  Neste módulo teremos uma atividade que mostrará que o trabalho em Engenharia requer mais do que conhecimento técnico e background formal em matemática, física, química, etc.  O engenheiro vai se deparar com situações em que será preciso tomar decisões que, além de submetidas a critérios técnicos, precisarão também de uma "atitude ética". Esta atitude é esperada de todos os profissionais e também dos Engenheiros. Em alguns casos as consequências podem ser letais, em outros, causar desconforto, prejuízo ou resultado inesperado e injustificável para quem se coloca como receptor ou "usuário" do trabalho realizado pelos engenheiros.

                  O trabalho de Engenharia requer várias decisões de projeto, algumas eminentemente técnicas, outras de relacionamento com o usuário, e outras ainda relacionadas com processo de negócio, normas e legislação que regem o ambiente ou região onde o produto ou sistema deverá funcionar.

                  Você pode pensar que a forma de se proteger e evitar problemas com projetos de Engenharia seria "consultar as normas e leis", e que é óbvio! Infelizmente em muitas situações de projeto as coisas se apresentam de modo bem mais sutil e uma simples "consulta a normas e manuais" não vai resolver o problema. Na verdade nem vai deixar mais claro qual é de fato o problema.




                  Grupos para esta unidade
                  Grupo Estudantes Perfil Grupo Estudantes Perfil
                  1 Adevaldo dos Santos Pinto Junior
                  Beatriz Fernandes Machado
                  Gabriel Olivato Bristotti
                  Giovanni Nunes La Salvia
                  Thais Martins de Sousa
                  Vinicius Cardoso Vieira
                  Controladores de vôo 6 Andre Medina Correa Mazzoni
                  Clayton Yudai Shiroshima Ochi
                  Matheus Daigo Izo Nakamura
                  Otavio Antunes da Silva
                  Victor Sanches de Almeida
                  Ygor Alves de Oliveira
                  Associação dos empregados da Boeing
                  2 Gabriel Kenji Yokota Esteves
                  Humberto Isamu Fukuhara
                  Kevin Laustetter
                  Lucca Torchia Terra Kherlakian
                  Nycollas Guimaraes Mansanari
                  Thales Lindberg Oliveira
                  Ud Madeiro Pereira
                  FAA (Federal Aviation Administration) 7 Alan Rosenthal Zisman
                  Cristhian Felippo de Araujo
                  Gabriel Clem Albuquerque Sasdelli
                  Geovanna Bispo Almeida
                  Paulo Jemile do Nascimento Porcidonio
                  Rodrigo Hideki Imai
                  Passageiros, representados pelas famílias das vítimas
                  3 Andre Lunardelli D'Avila
                  Dyonata Ferreira da Silva
                  Gustavo Rodrigues Cordeiro
                  Marcos Antonio Beduhn Campos
                  Paulo Henrique Araujo Diciunas
                  Pedro Henrique Morais Charpinel
                  Ricardo Rosebaum
                  Associação das Companhias Aéreas 8 Andre Calza Cassim
                  Arthur Duarte
                  Giovanni Scavassini Benatti
                  Henrique Sturlini Martins
                  Joao Gabriel Nobre Serra
                  Luiza Yumi Takara Mellone
                  Gestores da Boeing
                  4 Andre Gonik Dias
                  Felipe Fratti Baptista
                  Gabriel Gobbo Cordeiro
                  Joao Francisco Oliveira Faganello
                  Luigi Furtani Romani
                  Marcelle Miyake Cardille
                  Mateus Sudan Parducci
                  Associação Internacional dos Pilotos 9 Anderson Akyo Nakau Azuma
                  Daniela Coimbra Hitomi
                  Heitor Del Buono Guimaraes Carvalho
                  Jeferson Portela de Almeida
                  Mateus de Oliveira Teixeira
                  Natan Bechtlufft Palacio
                  Agentes de manutenção e segurança dos aeroportos
                  5 Andre de Souza Rosenburg
                  Caio Vinicius Andrade Oliveira
                  Camila Oshima Teixeira
                  Carlos Augusto Rampelotti
                  Joao Otavio Januario Mosquete
                  Julia Goncalves Pinto
                  Nina Dawa Chung
                  Associação do Direito do Consumidor 10 Abner Calixto Miranda Santos
                  Joao Vitor Chaar da Silva
                  Kaio Miguel Gomes Carneiro
                  Mikael Oliveira Carneiro
                  Rafael Oliveira Carsch
                  Yuri Leonardo Soares Ribeiro
                  Engenheiros de Automação da Boing
                • Aula 05 - Ética em Engenharia

                  Boeing C.E.O. Knew About Pilot's Warnings Before Second Crash - The New  York Times

                  A imagem ao lado é do Comitê de investigação sobre os acidente com o vôo FL610 da Lion Air usando um avião da Boeing 737 MAX8. Neste voo morreram 182 pessoas. A imagem mostra o momento em que um dos senadores que presidia a comissão pede para que os parentes da vítimas presentes levantem e mostrem as fotos das vítimas ao presidente da Boeing (no centro, virado para trás).


                  Objetivo desta aula

                  • Identificação do conceito de ética em Engenharia
                  • Simular a comissão de inquérito (mostrada na foto), tendo como missão olhar os detalhes técnicos e éticos do ocorrido, sem afetação, e até sem envolvimento emocional. A comissão deve decidir se um novo acidente ocorrido cinco meses depois na Etiópia poderia ser evitado, e/ou, se houve problemas com o projeto do avião, certamente feito por engenheiros aeronáuticos e alguns mecatrônicos

                  Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

                  • Identificar ou saber buscar restrições éticas nos projetos de engenharia
                  • Ponderar restrições éticas no escopo de projetos de automação

                  Como se preparar para esta aula

                  • Cada grupo deve preparar o pronunciamento inicial do agente da sua equipe (3min) e decidir quem será o porta-voz para esta primeira rodada. Isso pode mudar para as rodadas seguintes

                  O que será feito durante a aula

                  • Esquete / dramatização
                  • Cada equipe deve representar um dos participantes (os perfis atribuídos a cada grupo). Quando solicitado pelos presidentes da comissão (Prof. Paulo Miyagi e Prof. José Reinaldo Silva), somente um dos elementos da equipe falará em nome dos demais

                  O que deve ser feito após a aula

                  • Deve ser consultado o material complementar que será disponibilizado após a aula

                  Atividades e/ou recursos

                • Unidade 4: Engenharia - visão e realização

                  O objetivo desta Unidade é que o aluno experimente o ciclo completo da Engenharia de Produto, desde a concepção até a sua obsolescência.


                  Como vocês viram na aula passada (sobre ética) os projetos de engenharia, e sobretudo os projetos de automação, podem ser controversos, especialmente quando podem apresentar efeitos não previstos e não desejados. Estes efeitos não precisam ser catastróficos, mas podem se refletir em atrasos, ou em um custo superior ao planejado, ou ainda, em não atender plenamente aos "requisitos" do projeto. Estes são os critérios básicos para o sucesso de um projeto.

                  Sem um método criterioso fica difícil manter um projeto dentro do escopo, do "budget" (dos custos previstos) ou no prazo correto. Portanto, é preciso ter um método (ainda que não seja formal, matemático) para fazer projetos, e é isso que vamos discutir nessa unidade. Vamos começar com projetos que envolvem inovação e criatividade, mas pouco conhecimento técnico (já que vocês estão no primeiro ano). Em geral projetos como estes surgem em startups, e buscam por ideias inovadoras para atender a "dores" dos usuários. Como em geral estes projetos têm pouca complexidade, e são desenvolvidos por equipes pequenas, usa-se também um método mais simples, ou "ágil". Vamos lá, veja o vídeo e se prepare para a aula que vem com a sua nova equipe!

                  Grupos para esta unidade
                  Grupo Estudantes Grupo Estudantes
                  1 Anderson Akyo Nakau Azuma
                  Geovanna Bispo Almeida
                  Henrique Sturlini Martins
                  Matheus Daigo Izo Nakamura
                  Paulo Henrique Araujo Diciunas
                  Ud Madeiro Pereira
                  6 Gabriel Clem Albuquerque Sasdelli
                  Gustavo Rodrigues Cordeiro
                  Heitor Del Buono Guimaraes Carvalho
                  Humberto Isamu Fukuhara
                  Nycollas Guimaraes Mansanari
                  Thales Lindberg Oliveira
                  2 Camila Oshima Teixeira
                  Cristhian Felippo de Araujo
                  Gabriel Gobbo Cordeiro
                  Joao Francisco Oliveira Faganello
                  Joao Otavio Januario Mosquete
                  Mateus de Oliveira Teixeira
                  Thais Martins de Sousa
                  7 Caio Vinicius Andrade Oliveira
                  Enzo Yugo Ogata Carpena
                  Jeferson Portela de Almeida
                  Luiza Yumi Takara Mellone
                  Mateus Sudan Parducci
                  Nina Dawa Chung
                  Vinicius Cardoso Vieira
                  3 Gabriel Olivato Bristotti
                  Joao Vitor Chaar da Silva
                  Julia Goncalves Pinto
                  Pedro Henrique Morais Charpinel
                  Rafael Oliveira Carsch
                  Ricardo Rosebaum
                  Ygor Alves de Oliveira
                  8 Alan Rosenthal Zisman
                  Felipe Fratti Baptista
                  Giovanni Nunes La Salvia
                  Joao Gabriel Nobre Serra
                  Natan Bechtlufft Palacio
                  Victor Sanches de Almeida
                  4 Andre Calza Cassim
                  Andre Gonik Dias
                  Arthur Duarte
                  Beatriz Fernandes Machado
                  Clayton Yudai Shiroshima Ochi
                  Luigi Furtani Romani
                  Mikael Oliveira Carneiro
                  9 Abner Calixto Miranda Santos
                  Adevaldo dos Santos Pinto Junior
                  Andre Lunardelli D'Avila
                  Andre Medina Correa Mazzoni
                  Kevin Laustetter
                  Paulo Jemile do Nascimento Porcidonio
                  5 Andre de Souza Rosenburg
                  Dyonata Ferreira da Silva
                  Kaio Miguel Gomes Carneiro
                  Marcelle Miyake Cardille
                  Marcos Antonio Beduhn Campos
                  Otavio Antunes da Silva
                  Yuri Leonardo Soares Ribeiro
                  10 Carlos Augusto Rampelotti
                  Daniela Coimbra Hitomi
                  Gabriel Kenji Yokota Esteves
                  Giovanni Scavassini Benatti
                  Lucca Torchia Terra Kherlakian
                  Rodrigo Hideki Imai
                • Aula 06

                  Objetivo desta aula

                  • Apresentar o que é um projeto, de forma geral, e o projeto de engenharia, em especial
                  • Introdução à disciplina de projeto e ao Design Sprint (versão Google do Bubble Project)
                  • Documentação de projeto e em especial uso do Canvas

                  Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

                  • Identificar claramente como se inicia um projeto sem misturar as fases de "identificação do problema", "geração de possíveis soluções", "escolha da solução", "prototipagem", seguida de "teste"
                  • Usar o Design Sprint e o Canvas nas fases iniciais do projeto

                  Como se preparar para esta aula

                  • Assista ao vídeo sobre Projeto de Engenharia
                  • Assista ao vídeo sobre Design em geral, ciclo de vida abstrato, Design Sprint e uso do Canvas. Vamos tentar em pouco tempo desenvolver um projeto do começo ao fim, e por isso é importante adotar um método ágil. 

                  O que será feito durante a aula

                  • Será apresentado o tema do projeto
                  • Os alunos se reúnem em grupo para entender o problema, o público-alvo, os principais interessados (stakeholders, aqui não apenas o público alvo, mas quem estaria interessado em investir em seu negócio), etc.

                  O que deve ser feito após a aula

                  • Deve ser visto o vídeo explicando o Google Sprint / Canvas. Este vídeo é preparatório para a próxima aula, tanto em relação à teoria como em relação ao material que será usado / preenchido. Veja que o Design Sprint (proposto pela Google) não se aplica integralmente aos nossos objetivos nesta disciplina (prepare-se para dizer quais as razões para esta afirmação, discutiremos isso na próxima aula!), portanto precisaremos adaptar o método. Veja no vídeo sobre o Design Sprint para definir quais as adaptações necessárias.

                  Bibliografia

                  • Knapp, J. (2016). Sprint: O método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias. Editora Intrínseca, 1a. edição. 
                  • Provinciatto, M. & Caroli, P. (2020). Sprint a Spring: Erros e acertos na transformação cultural de uma equipe ágil. Editora Caroli.

                  Atividades e/ou recursos

                • Aula 07

                  Objetivo desta aula

                  • Nesta aula começaremos um ciclo de projeto completo com o objetivo de mostrar de forma clara e intuitiva os detalhes que compõem um projeto de pequeno porte
                  • Aplicar Google Sprint / Design Process para definir uma solução para o problema identificado

                  Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

                  • Identificar claramente as nuances e dificuldades da fase inicial (inception) de identificação do problema
                  • Identificar o público-alvo do projeto e o relacionamento com o produto, seja no uso ou na disposição de adquiri-lo
                  • Associar a proposição do produto com aspectos de comercialização

                  Como se preparar para esta aula

                  • Assista ao vídeo do Prof. Marcos R.P. Barretto com a teoria sobre o Google / Design Sprint

                  O que será feito durante a aula

                  • Os alunos se organizam em grupos e exercitarão, em uma aula, as fases do Design Sprint, que geralmente ocorre em uma semana!!!
                    • Understand (15min)
                      • Review PM fit Canvas
                      • Stakeholder map
                      • Competitive overview (petal diagram desirable)
                    • Define (15min)
                      • Design principles (3 words)
                      • Journey (jobs to be done)
                    • Diverge (15min)
                      • 8 ideas in 5min
                      • 1 big idea in 5min
                    • Decide (15min)
                      • Zen voting (5min)
                      • Decision (10min)

                  O que deve ser feito após a aula

                  • Assistir o vídeo sobre documentação
                  • Os grupos devem se organizar para colocar a documentação em dia: modelo de relatório, e Canvas disponibilizados no Google Drive

                  Atividades e/ou recursos

                • Aula 08

                  Objetivo desta aula

                  • Grupos e professores discutem os projetos. Por ser (provavelmente) a primeira experiência em projeto, devem ter surgido muitas dúvidas quanto ao que era para ser feito e como documentar corretamente a evolução do projeto

                  Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

                  • Prosseguir com o projeto sem dúvidas

                  Como se preparar para esta aula

                  • Grupos devem manter a documentação do projeto atualiza para que os docentes possam consultar
                  • Grupos devem enviar uma lista de dúvidas até o dia anterior da aula para que elas possam ser analisadas discutidas em aula

                  O que será feito durante a aula

                  • Serão discutidos os projetos e suas dúvidas com todos os grupos
                  • Sobrando tempo, os grupos poderão avançar com a discussão e documentação do projeto

                  O que deve ser feito após a aula

                  • Manter a documentação atualizada

                  Atividades e/ou recursos

                • Aula 09

                  Objetivo desta aula

                  • Apresentar o conceito de "Matriz de Decisão"

                  Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

                  • Aplicar o conceito de "Matriz de Decisão" aos seus projetos de engenharia

                  Como se preparar para esta aula

                  • Assistir ao vídeo com a teoria sobre "Matriz de Decisão"
                  • Individualmente, listar os critérios que poderiam ser utilizados no projeto do grupo para comparar as soluções
                  • Submeter a lista de critérios antes da aula

                  O que será feito durante a aula

                  • Os grupos se reúnem para discutir os critérios trazidos pelos integrantes
                  • Os professores validam os critérios (se são ou não adequados)
                  • Os grupos aplicam a "Matriz de Decisão" a seu projeto

                  O que deve ser feito após a aula

                  • Finalizar a "Matriz de Decisão" do projeto, e confrontar a solução escolhida à obtida no Design Sprint

                  Bibliografia

                  • Não há

                  Atividades e/ou recursos

                • Aula 10

                  Objetivo desta aula

                  • Introduzir a fase de "prototipagem e validação" seguindo o modelo do Design Sprint
                  • Introduzir o critério de fabricação nas decisões sobre o produto/serviço
                  • Apresentar conceitos referentes ao planejamento do processo de fabricação: (1) layouts de chão de fábrica; (2) produção síncrona; e (3) representação do processo de fabricação
                  • Apresentar um protótipo para os professores

                  Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

                  • Tomar a decisão sobre o seu projeto (ainda que tardia)
                  • Preparar o planejamento de prototipagem para a fase seguinte
                  • Rever o conceito de "canal" para interação com o usuário/cliente

                  Como se preparar para esta aula

                  • Assistir ao vídeo sobre prototipagem
                  • Assistir ao vídeo sobre (1) layouts de chão de fábrica; (2) produção síncrona; e (3) representação do processo de fabricação

                  O que será feito durante a aula

                  • Apresentar os protótipos
                  • Aplicar os conceitos da aula em seu projeto, ou seja, dado o produto, planejar a sequência de operações para a produção (fabricação e montagem) e preenchimento folha de processo
                  • Sanar dúvidas

                  O que deve ser feito após a aula

                  • Atualizar a documentação do projeto
                  • Preparar o material para fabricação do protótipo durante uma simulação de linha de produção, em sala de aula (Aula 12)
                  • Podem ser vistos alguns vídeos sobre o processo de fabricação que foram disponibilizados em "Atividades e/ou recursos"

                  Bibliografia

                  • Não há

                  Atividades e/ou recursos

                • Aula 11

                  Objetivo desta aula

                  • Introdução do processo para buscar investidores
                  • Apresentação sobre como montar uma apresentação para investidores (pitch deck)

                  Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

                  • Preparar um pitch deck para apresentação a investidores

                  Como se preparar para esta aula

                  • Assista ao vídeo sobre como preparar um pitch
                  • Para a aula, traga sua lista de dúvidas.

                  O que será feito durante a aula

                  • Em dinâmica de grupo alunos preparam o pitch deck de seus respectivos produtos/serviços
                  • Apresentar os protótipos (era para ter sido feito na Aula 10)
                  • Tirar dúvidas sobre o projeto

                  O que deve ser feito após a aula

                  • Os grupos devem finalizar e treinar a apresentação do pitch deck que será feita para os professores e, posteriormente, para investidores

                  Bibliografia

                  • Não há

                  Atividades e/ou recursos

                • Aula 12

                  Objetivo desta aula

                  • Os grupos irão testar / simular seus processo de fabricação

                  Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

                  • Entender os desafios relativos ao processo de planejamento e execução da fabricação e a necessidade de aprendizado e reformulação constante deste a fim de adaptar a empresa a novas realidades

                  Como se preparar para esta aula

                  • Grupos devem ter feito o planejamento da produção, planejando o layout, definindo etapas da produção, e separar material para a fabricação de até 10 unidades

                  O que será feito durante a aula

                  • Grupos irão simular o processo de fabricação de seu produto

                  O que deve ser feito após a aula

                  • O melhor protótipo fabricado pode ser trazido para o Pitch, para ser apresentado aos investidores; nada impede que o protótipo possa ser melhorado até a data do Pitch

                  Bibliografia

                  • Não há

                  Atividades e/ou recursos

                • Aula 13

                  Objetivo desta aula

                  • Ensaio / prévia da apresentação para investidores

                  Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

                  • Preparar apresentações de negócios no modelo de Pitch para investidores

                  Como se preparar para esta aula

                  • Grupo deve preparar a apresentação, como se fosse a versão para investidores

                  O que será feito durante a aula

                  • Cada grupo terá 3min para apresentar, simulando um Pitch, mas os docentes podem usar mais do que 2min com feedback para os grupos aprimorarem as apresentações

                  O que deve ser feito após a aula

                  • Aprimorar as apresentações

                  Bibliografia

                  • Não há

                  Atividades e/ou recursos

                • Aula 14

                  Objetivo desta aula

                  • Pitch - apresentação para investidores

                  Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

                  • Vivenciar a experiência de apresentar suas ideias / projetos para eventuais investidores

                  Como se preparar para esta aula

                  • Grupo deve finalizar e treinar a apresentação

                  O que será feito durante a aula

                  • Cada grupo terá 3min para apresentar seu projeto seguido de outros 2min para perguntas
                  • Ordem de apresentação: inicialmente será definida no dia

                  O que deve ser feito após a aula

                  • Finalizar o relatório
                  • Para aqueles que se motivaram empreender, assistam o vídeo do Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU)

                  Bibliografia

                  • Não há

                  Atividades e/ou recursos

                • Unidade 5: Meu primeiro robô

                  Grupos

                  Para este módulo, usaremos os seguintes grupos!


                  Grupo Estudantes Grupo Estudantes
                  1 Abner Calixto Miranda Santos
                  Paulo Henrique Araujo Diciunas
                  Paulo Jemile do Nascimento Porcidonio
                  Pedro Henrique Morais Charpinel
                  Thais Martins de Sousa
                  Thales Lindberg Oliveira
                  6 Andre Medina Correa Mazzoni
                  Felipe Fratti Baptista
                  Gustavo Rodrigues Cordeiro
                  Joao Vitor Chaar da Silva
                  Marcelle Miyake Cardille
                  Ud Madeiro Pereira
                  Yuri Leonardo Soares Ribeiro
                  2 Alan Rosenthal Zisman
                  Dyonata Ferreira da Silva
                  Gabriel Clem Albuquerque Sasdelli
                  Marcos Antonio Beduhn Campos
                  Mateus Sudan Parducci
                  Mikael Oliveira Carneiro
                  Rodrigo Hideki Imai
                  7 Caio Vinicius Andrade Oliveira
                  Clayton Yudai Shiroshima Ochi
                  Joao Gabriel Nobre Serra
                  Julia Goncalves Pinto
                  Nina Dawa Chung
                  Nycollas Guimaraes Mansanari
                  3 Adevaldo dos Santos Pinto Junior
                  Andre Lunardelli D'Avila
                  Beatriz Fernandes Machado
                  Gabriel Gobbo Cordeiro
                  Giovanni Scavassini Benatti
                  Joao Francisco Oliveira Faganello
                  Kaio Miguel Gomes Carneiro
                  8 Camila Oshima Teixeira
                  Carlos Augusto Rampelotti
                  Geovanna Bispo Almeida
                  Luigi Furtani Romani
                  Natan Bechtlufft Palacio
                  Otavio Antunes da Silva
                  4 Heitor Del Buono Guimaraes Carvalho
                  Jeferson Portela de Almeida
                  Joao Otavio Januario Mosquete
                  Lucca Torchia Terra Kherlakian
                  Mateus de Oliveira Teixeira
                  Ygor Alves de Oliveira
                  9 Cristhian Felippo de Araujo
                  Daniela Coimbra Hitomi
                  Enzo Yugo Ogata Carpena
                  Gabriel Olivato Bristotti
                  Humberto Isamu Fukuhara
                  Rafael Oliveira Carsch
                  Victor Sanches de Almeida
                  5 Andre de Souza Rosenburg
                  Andre Gonik Dias
                  Arthur Duarte
                  Gabriel Kenji Yokota Esteves
                  Henrique Sturlini Martins
                  Matheus Daigo Izo Nakamura
                  10 Anderson Akyo Nakau Azuma
                  Andre Calza Cassim
                  Giovanni Nunes La Salvia
                  Kevin Laustetter
                  Ricardo Rosebaum
                  Vinicius Cardoso Vieira


                • Aula 15

                  Objetivo desta aula

                  • Apresentar o projeto e desenvolver a competência de trabalho em grupo.

                  Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

                  • Entender os principais sistemas de um seguidor de linha, subsidiando um futuro brainstom de solução para o projeto da disciplina.

                  Como se preparar para esta aula

                  • Basta vir, afinal, é a primeira aula do Módulo 5.
                  • Ao menos um membro do grupo ter um celular com memória livre para gravação da reunião que irá durar 40 min, facilitando a escrita da ata a posteriori.

                  O que será feito durante a aula

                  • Breve explicação com palestra, pesquisa em duplas, reunião em grupo guiada por pauta com Lider, fiscal de pauta, fiscal de tempo e responsável pela ata.

                  O que deve ser feito após a aula

                  • Entregar a ata da reunião.

                  Atividades e/ou recursos necessários

                • Aula 16

                  Objetivo desta aula

                  • Aplicar as primeiras fases de metodologia de projeto no projeto semestral.

                  Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

                  • Entender as fases da metodologia de projetos.
                  • Ter  soluções para o projeto semestral;
                  • Ter uma metodologia definida para atribuir notas dos parâmetros definidos em cada uma das 6 soluções propostas;
                  • Ter uma solução escolhida.

                  Como se preparar para esta aula

                  • Vejam o vídeo do carrinho de supermercado.
                  • Vejam o vídeo do método KISS (Keep It Super Simple).

                  O que será feito durante a aula

                  • Breve explicação com palestra da teoria e desenvolvimento do projeto nas fases iniciais da metodologia de projeto.

                  O que deve ser feito após a aula

                  • Entregar o objetivo, os parâmetros e requisitos, a metodologia de aplicação da nota de cada parâmetro, as soluções propostas, com nota de cada parâmetro e a matriz de decisão.

                  Atividades e/ou recursos necessários

                • Aula 17 - Linguagem C de programação, conversão entre decimal, binário e hexadecimal, ASCII e alocação de tipos diferentes de variáveis na memória

                  Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

                    • Ser capaz de reconhecer um desenho de fabricação;
                    • Entender como as variáveis de diferentes tipos são armazenadas na memória de um computador;
                    • Entender a sintasse da Linguagem C de programação.

                  Como se preparar para esta aula

                  • Vejam o vídeo sobre desenho do link abaixo;
                  • tragam computadores, se possível.

                  O que será feito durante a aula

                  • Breve discussão sobre desenho técnico;
                  • Dois segmentos de exposição de conteúdo seguido de trabalho em trios/quartetos (compostos de alunos de um mesmo grupo);

                  O que deve ser feito após a aula

                  • Entregar, uma pessoa por grupo, e Exercício Programa do slide 40.

                  Atividades e/ou recursos necessários


                • Aula 18 - Arduino e TinkerCAD

                • Aula 20

                  Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de


                  Como se preparar para esta aula


                  O que será feito durante a aula

                  • Fabricação da estrutura do carrinho e (eventual) montagem (desejável).

                  O que deve ser feito após a aula

                  • Finalizar a montagem do carrinho.

                  Atividades e/ou recursos necessários


                • Aula 21 - Sensores e atuadores (PMW, linha, distância) no arduino

                • Aula 22 - Controle PID de distância

                • Aula 23 - Controle de seguir linha

                • Documentação de Projeto