Aprendemos na aula passada o procedimento de inclusão de variáveis endógenas na formulação matemática do problema básico de gestão florestal, e assimilamos esse procedimento aplicando-o no problema da Fazenda Modelo. Nesta aula, conheceremos um "sistema gerador" de formulações de P. L. para gestão de problemas florestais. Ilustraremos como o sistema se baseia no conceito de variáveis endógenas apresentado na aula passada e, assim poderemos, por exemplo, (i) estabelecer fluxos anuais de produção relativamente estáveis dentro de margens em torno da média anual de produção; (ii) controlar, para um determinado ano do horizonte de planejamento, o estoque de madeira em pé, ou a área por classe de idade; e (iii) teremos contato com uma flexível formulação alternativa conhecida como "programação por metas". Os problemas que iremos estudar também já se encontram formulados na planilha MS-Excel, preparada para este bloco de aulas, especialmente as formulações disponíveis nas abas VariaEmTornoDeMédia, ControlaEstoqueClasseIdade e PlanoPorMetas.
Dinâmica: reunidos em grupos, resolveremos as novas formulações usando o Solver do Excel e o lpsolve.
Um sistema para a formulação de planos ótimos de gestão para plantios florestais
Sabemos que o problema básico de gestão florestal pode ser formulado como um problema de programação linear. Entretanto, a utilização dessa formulação em casos reais, que lidam com centenas, ou muitas vezes milhares, de unidades de manejo demanda programas específicos denominados “geradores”. Apresentamos um "gerador" desenvolvido na forma de macros para planilhas MS Excel. O sistema se divide em duas planilhas: MatrizFormatador e MatrizConstrutor. Para acessar a apresentação usada durante a explicação em aula dessas duas planilhas, clique AQUI. Para acessar as planilhas que compõem o sistema "gerador", faça o download clicando nos links abaixo:
Minimização dos desvios em torno das metas de produção - versão programação por metas (goal programming) da formulação básica de P.L. para gestão florestal