Programação

  • Aula 8

    Regressão Linear Simples


    • Estudo Dirigido


      Trabalhe em grupo.  Discuta as suas dúvidas e as das demais pessoas dentro do seu grupo. Discuta como os dados disponibilizados por duas Estações de Tratamento de Esgotos podem ser analisados com o apoio da Análise de Regressão Linear Simples. Concentrem-se, nesta primeira etapa, na hipótese de que a quantidade média de chuva nos locais de onde se origina o esgoto está linearmente correlacionada com a quantidade de hidróxido de cálcio (H, em tons) usada nas estações de tratamento durante o processo de coagulação das partículas de sujeira. Depois de debatido o problema e de discutidas as formas de desenvolvimento da análise, cada um terá que submeter os seus resultados individualmente.

      Análise do tratamento de água em duas ETE's (Estações de Tratamento de Esgoto)

      Nas duas estações que estaremos analisando, a água passa por seis etapas regulares de tratamento:

      1. Captação, coleta inicial da água e passagem por um sistema de grades para retenção de detritos maiores. 
      2. Coagulação, adição de cal hidratada (hidróxido de cálcio) e sulfato de alumínio, para agregar as partículas de sujeira (coagulação). 
      3. Floculação, promoção da união das partículas de sujeira (flocos) em solução alcalina. Nessa etapa, o sulfato de alumínio reage com íons hidroxila para formação de polieletrólitos de alumínio (união eletrostática com partículas de argila formando elementos com microestrutura porosa - floculo). 
      4. Decantação, a água não é mais agitada e os flocos vão se depositando no fundo, separando-se da água. O material decantado, denominado lodo, é transferido para tanques de depuração e eventual transformação em adubo em biodigestores. 
      5. Filtração. A água já decantada passa por um filtro de cascalho/areia/antracito (carvão mineral) para completa retenção dos flocos que não foram decantados na fase anterior e de alguns microrganismos. 
      6. Cloração. Etapa final do tratamento à base de compostos clorados para eliminação de microrganismos patogênicos e como oxidante de compostos orgânicos e inorgânicos que ainda possam estar presentes.

      Médias dos apontamentos feitos pelo gestor dessas ETE's nos últimos 10 anos apresentadas no gráfico abaixo mostram que existe uma relação entre as quantidades consumidas de hidróxido de cálcio (H, em tons) e a precipitação média (P, em mm), na região de coleta do esgoto, nos 45 dias anteriores ao monitoramento químico do processo de coagulação.


      1. Os dados usados para gerar o gráfico estão organizados em uma planilha Excel (clique AQUI para fazer o download dessa planilha). Como você comprovaria a hipótese de que P (precipitação em mm) está linearmente correlacionada com H (consumo de hidróxido de cálcio em ton)?
      2. Observando atentamente o gráfico, o gestor levantou a suspeita de que, por ser mais moderna e ter tanques e equipamentos novos, a relação entre P e H na estação 2 seja diferente da relação na estação 1. Você percebe essa diferença, como? Como você a comprovaria?

      Discutam a possibilidade da regressão estatística ser útil nessa análise. Estude o problema em grupo, mas apresente as suas conclusões individualmente em um PDF de no máximo duas páginas. Nomeie o documento PDF da seguinte forma: ED09_<NoUSP>.pdf (use o seu número USP para identificar a sua tarefa). Faça o upload desse PDF usando o link desta tarefa.