Programação

  • Aula 3

    Tabelas e gráficos de frequência


    • Ao responder esta questão você será incluído na lista de chamada .
      A presença somente será atribuída aos listados presentes no final da aula.

      Boa aula!

    • Introdução ao uso de planilhas - Parte III

      A planilha Excel é nossa ferramenta básica de trabalho, e esta videoaula dá continuidade à introdução sobre planilhas iniciada na aula passada.  Seguiremos usando uma versão atualizada da planilha usada na vídeo-aulas (clique AQUI para download dessa planilha, caso não tenha ainda feito isso ainda). A planilha apresenta dados climatológicos diários extraídos da Série de Dados Climatológicos do Campus Luiz de Queiroz da USP em Piracicaba.  Nesta vide aula, aprendemos a classificar, filtrar e aplicar certas fórmulas em tabelas contendo milhares de dados. Assista a vide aula e responda este estudo dirigido ED04.

      Explorando dados
      em grandes tabelas



    • Introdução ao uso de planilhas - Parte IV

      Neste bloco, nos aprofundamos em dois recursos muito uteis do Excel, a tabela dinâmica e o gráfico dinâmico.  Esses recursos oferecem poderosas ferramentas de análise exploratória de dados, pois permitem o rápido e flexível agrupamento de dados para fins de cálculo de frequências e outras estatísticas básicas. Assista às videoaulas e responda o estudo dirigido ED05 (Atenção: este Quiz tem duas páginas).

      Usando o recurso
      Tabela Dinâmica
      Usando o recurso
      Gráfico Dinâmico



    • Dinâmica em Sala de Aula

      Parte I - exercício individual

      Visite as seguintes páginas web:

      Qual página web atraiu mais a sua atenção? Como você acha que a apresentação contribuiu para você achar os temas escolhidos mais interessantes? Manifeste a sua opinião durante a discussão em sala com todos os colegas.

      Parte II - exercício em grupo
      Caso não tenha ainda a planilha de dados climáticos de Piracicaba no seu computador, faça o download clicando AQUI. Em seguida, reúna-se em grupo, e com a ajuda dos seus colegas, responda às questões deste estudo dirigido ED06 (clique no ícone acima para acessar as questões).

      Parte III - para refletir

      O gráfico abaixo apresenta a série histórica de ocorrência dos fenômenos El Niño (aquecimento das águas do Pacífico na costa do Peru) e La Niña (resfriamento das águas do Pacífico na costa do Peru). Como você organizaria os dados para explorar uma eventual correlação entre esses fenômenos e as variáveis climáticas medidas em Piracicaba?


      O El Niño produz diminuição do regime de chuvas em localidades como a Amazônia, o Nordeste brasileiro, a Austrália, Indonésia e outras. No Brasil, o fenômeno também contribui para o aumento de chuvas nas regiões Sul e em partes do Sudeste e do Centro-Oeste. O La Niña é um fenômeno inverso e provoca no Brasil efeitos como a intensificação das chuvas na Amazônia, no Nordeste e em partes do Sudeste. Além disso, o La Niña provoca a queda das temperaturas na América do Norte e na Europa.

      A tabela abaixo agrupa os fenômenos El Niño e La Niña quanto à sua intensidade.


      Fonte: https://ggweather.com/enso/oni.htm