Programação

  • 17/08 - Aula 1: Direito, relações raciais e justiça. Apresentação.

    Debate de ambientação com o tema do curso:
    Vocês já perceberam a raça influenciando o acesso ou não acesso de vocês a ambientes e direitos?

    Como vocês imaginam que essa diferença foi construída na história?

    Apresentação do curso e do programa.


    • Prezados, bom dia.

      Segue abaixo o programa simplificado da disciplina com os temas das aulas, bem como as atividades ao longo do semestre. 

  • 24/8 - Atividade "É tudo para ontem" (exercício 1)

    Exercício 01: Assistir ao filme “Emicida: AmarElo - É Tudo Pra Ontem” e fazer um relatório sobre como as relações raciais foram retratadas/veiculadas no filme.

    Data de entrega: 30/08/2022, 23:59hrs, pelo Moodle.

    Entrega Individual, de 01 a 02 laudas. Valor: até 1,00 na média.

  • 31/8 - Aula 3: Racismo Estrutural

    Aula expositiva do Leonardo Sacramento da Construção política e jurídica na República Velha, como as leis criaram uma segmentação racializada dos trabalhadores por meio da política de embranquecimento e como essas políticas fundamentam estruturalmente o racismo brasileiro contemporâneo para dar mais materialidade ao conceito de racismo estrutural.  

    Abaixo constam leitura prévia indicada e material de apoio utilizado pelo professor convidado

  • 14/9 - Aula 5: Raça e Racismo na história

    Estrutura da aula:

    • - Feedback exercícios AmarElo (24/08)
    • - "Racismo Estrutural"

    Objetivo: espera-se que os discentes compreendam de forma geral  que o racismo é uma forma sistemática de violações e marginalização de determinados grupos minoritários fundamentada na raça. Além da compreensão geral de que raça, por sua vez, configura-se como um conceito político, histórico e relacional.

    Bibliografia básica: 

    “Racismo Estrutural” - Silvio Almeida (cáp. 1)




  • 21/9: Aula 4 : Construção do Direito a partir da Relações Raciais

    Aula Aberta -  Convidada: Profa. Dora Lucia Bertulio 

    Objetivo: Espera-se que os discentes compreendam a forma como o Direito brasileiro foi construído a partir da perspectiva das relações raciais, através de uma análise da evolução legislativa nacional.

    Linha legislativa Nacional:  

    • Lei  nº  7.716/1989  (conhecida  como  Lei  Caó)
    • Lei nº 9.029/95 proíbe “a adoção de qualquer  prática  discriminatória  e  limitativa  para  efeito  de  acesso  à  relação  de  trabalho,  ou  de  sua manutenção,  por motivo  de  sexo,  origem,  raça,  cor,...
    • O  Estatuto  da  Igualdade  Racial  (Lei  nº  12.288/2010)

    Bibliografia básica: 

    • Dora Lúcia: Direito e Relações Raciais: Uma introdução crítica ao Racismo - capítulo IV e V

    Bibliografia complementar:
    • Documentário: Guerras do Brasil
    • 1º episódio: As guerras da conquista 
    • 2º episódio: A guerra dos Palmares

  • 28/09 - Aula 6: O movimento negro na Constituição de 1988

    Aula aberta com Prof. Natália Neris. 

    Objetivo: espera-se que os discentes compreendam o papel desempenhado pelos ativistas do movimento negro no processo da Constituinte de 1988, enxergando a população negra como sujeito de direito que também participa e modula os instrumentos legais.

    Bibliografia básica: NERIS, Natália. A voz e a palavra do movimento negro na Constituinte de 1988. Dissertação de Mestrado, Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas. Cap 1, 2 e 4. 
    Bibliografia complementar: RODRIGUES, Bruno de Oliveira. “Movimento Negro e a pauta quilombola no Constituinte: ação, estratégia e repertório” 

    Perguntas de condução da leitura:  Qual o papel do movimento negro na construção da Carta Magna? O que de fato foi incorporado de tudo que o movimento negro demandou? A constituição garantiu à população negra todos os direitos disponíveis hoje? A conquista desses direitos veio de que forma? O processo constitucional teria naturalmente implementado esses direitos? Como articular os direitos descritos na Constituição Federal com a realidade brasileira? Como a vida pessoal desses ativistas influenciou tais demandas para a Constituinte? Por que podemos afirmar que existiu uma dúvida acerca da CF 88 seria o parágrafo 2º da Lei Áurea e o que fez com que essa perspectiva fosse alterada? 


  • 05/10 - Aula 7: Pensata 1 + Professora Fabiana Severi

    Tendo como base a peça inicial da Ação Civil Pública da Defensoria Pública da União no caso do trainee exclusivo para pessoas negras, promovido pela empresa Magazine Luiza no ano de 2020, contraponha o argumento de racismo reverso (que estrutura a argumentação da inicial da Defensoria) a partir dos conceitos trabalhados no bloco 1 do curso, em especial dos concepções de a) racismo institucional e estrutural e b) discriminação positiva vs. discriminação negativa.  Valor: 2,00 na média. Formato: Individual.  Até 3 laudas. Data de entrega: 12/10/2022, 23h59, pelo Moodle. Valor: 2 pontos na média.

    • Tendo como base a peça inicial da Ação Civil Pública da Defensoria Pública da União no caso do trainee exclusivo para pessoas negras, promovido pela empresa Magazine Luiza no ano de 2020, contraponha o argumento de racismo reverso (que estrutura a argumentação da inicial da Defensoria) a partir dos conceitos trabalhados no bloco 1 do curso, em especial dos concepções de a) racismo institucional e estrutural e b) discriminação positiva vs. discriminação negativa.  Valor: 2,00 na média. Formato: Individual.  Até 3 laudas. Data de entrega: 12/10/2022, 23h59, pelo Moodle. Valor: 2 pontos na média.

      OBS: a petição inicial da ACP vai até a página 56! Portanto,  é preciso ler até a página 56 apenas.

  • 19/10 - Aula 8: Relações Raciais e Direito Internacional

    Objetivo: Espera-se que os discentes compreendam o impacto do direito, em diferentes âmbitos, na manutenção da exclusão racial.

    Quais direitos foram garantidos no tratado internacional em questão? Qual o impacto direto no Brasil ao se vincular a esse tratado?

    Linha legislativa/histórica do Direito e das relações raciais - internacional e nacional. 

    Tratados internacionais que vinculam o Brasil:

    • Declaração  Universal  dos  Direitos  Humanos,  de  1948  

    • Pacto Internacional Sobre Direitos Civis e Políticos,  de 1966

    • Convenção Americana de Direitos Humanos (Pacto  de San José da Costa Rica), de 1969 

    • Convenção  Interamericana  Contra  o  Racismo,  a  Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância,  de 2013 

    • Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas  de Discriminação Racial, de 1965  

    • A Declaração  de  Filadélfia,  de  1946,  que  criou  a  Organização Internacional do Trabalho (OIT) 

    • Convenção  111  da Organização Internacional  do  Trabalho (OIT), de 1958.



  • 26/10 - Aula 9: Lei de Terras e a Perpetuação da Concentração Fundiária e Desigualdade Racial

    Direito Civil/ Ambiental: A Lei de Terras e a perpetuação da concentração fundiária e desigualdade racial


    Objetivo: Espera-se que os discentes entendam como a Lei de Terras afetou ex- escravizados, minando as oportunidades de aquisição de propriedades, e de que forma ela foi um marco para a manutenção do monopólio da  propriedade e consequente exclusão da população negra no Brasil. 


    Iniciar passando o vídeo:  (8 min)


    Perguntas de condução: 


    Bibliografia básica:  “O direito e a reprodução das diferenças raciais: uma análise dos processos de desapropriação movidos contra proprietários” cáp 2.2.2 do livro Constitucionalismos e Quilombos - Rodrigo Portela


    Bibliografia complementar: 

     Quarto de despejo, Cidade de Deus e ilustrações…

    “Desígnios da lei de terras: imigração, escravismo e propriedade fundiária no Brasil Império” - José Sacchetta Ramos Mendes

  • Aula 10: Direito Trabalhista: Trabalhadoras domésticas e a desigualdade de raça e gênero - uma abordagem interseccional

    Objetivo: espera-se que os discentes compreendam como a informalidade nas atividades laborais atinge as populações negras e como o trabalho doméstico é enxergado principalmente como sendo responsabilidade da mulher negra, compreendendo essa problemática a partir da matriz teórica em gênero e relações raciais.  

    Pesquisadora convidada: Thainara Saiane José da Silva (Mestrado FDRP)

    Material de referência: 

    Vídeo: (3min)

    Leitura obrigatória: 

    Louisa Acciari e Tatiane Pinto. "Praticando a equidade: estratégias de efetivação de direitos no trabalho doméstico” -  Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/170454

    Lélia Gonzales. "Racismo e sexismo na cultura brasileira." Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5509709/mod_resource/content/0/06%20-%20GONZALES%2C%20Lélia%20-%20Racismo_e_Sexismo_na_Cultura_Brasileira%20%281%29.pdf


    Material  complementar:

    Preta Rara. “Eu, empregada doméstica: a senzala moderna é o quartinho da empregada”


    Perguntas de condução da leitura e debates: O que significa o termo “mucama” quando olhamos para a domésticas nos dias atuais? O que a lei das domésticas trouxe para afastar essa população da marginalidade?


  • Aula 11: Direito Penal e a Discriminação Racial

  • 09/10 - Pensata 2

    • O aluno deve escolher uma produção cinematográfica ou literária e descrever como ela se relaciona com os temas trabalhados ao decorrer do bloco 2. O trabalho deverá ser feito em formato de texto corrido, de modo a contar com introdução, desenvolvimento e conclusão, em até 3 laudas. Formato: de 1 a 3 laudas. Individual. Data de entrega: 09/11/2022, 23h59hrs, pelo Moodle. Valor: 1,00 na média. 


  • Até 23/11 - Pensata 3

    • O aluno deve descrever como se deu o processo de estruturação da Lei Eusébio de Queiroz à luz das relações raciais no Estado Brasileiro. A bibliografia base é a tese de mestrado da professora Dora Lúcia Bertúlio “Direito e Relações Raciais no Brasil: uma introdução crítica ao racismo”. O trabalho deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Formato: de 1 a 3 laudas. Individual. Data de entrega: 12/10/2022, 23h59hrs, pelo Moodle. Valor: 1,00 na média.