Programação
-
Estudo de documentos orientadores pelos grupos e montagem de linha do tempo – ano de criação (na ordem/ abrangência (global/nacional)/palavras chave/ características principais/ concepção de EA predominante/ contexto histórico.
-
Estudo de documentos orientadores pelos grupos e montagem de linha do tempo – ano de criação (na ordem/ abrangência (global/nacional)/palavras chave/ características principais/ concepção de EA predominante/ contexto histórico.
-
-
Ler o texto: GAUDIANO, E.G. Interdisciplinaridade e educação ambiental: explorando novos territórios epistêmicos. In: SATO, M.; CARVALHO, I. Educação ambiental: Pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. e o texto Educação ambiental crítica e estudos de patrimônio crítico: insersecções e virada para pedagogias decoloniais
Para complementar (não obrigatória)
Assistir a palestra do Edgar Gaudiano em (minuto 2:43:00 até 3:22:00)
Ler texto sobre diferenciação Inter, multi e transdiciplinaridade
9:30 – 12h
Café compartilha - Questões sobre interdisciplinaridade em quatro grupos (1hora)
30 minutos apresentações das discussões
-
Manhã - Educação ambiental em contextos de incerteza (sociedade de risco, pandemia) - ler os dois textos indicados
Avaliação de projetos de educação para redução de riscos e desastres
Diálogo com a pesquisadora Patrícia Matsuo sobre o tema
Tarde - Mesa redonda: experiências em educação ambiental
Fubá Educação Ambiental - Mayla Valenti: mayla@fubaea.com.br
bora.fubaea.com.brbit.ly/bora-pescbit.ly/bora-trilhabit.ly/bora-pniDiscussões
Apresentação equipe educativa SESC Bertioga
-
Aprendizagem social e metodologias participativas- leitura do texto
Mapeamento socioambiental no campus da USP
-
Leitura do texto obrigatório e de um capítulo do livro monitora EA
-
Saída às 7:00-19:00. Visita técnica SESC Bertioga. Saída do IB.
-
-