Programação

  • ECB 5713 - Crianças e conhecimentos científicos: olhares para a Educação Infantil

    Docente responsável: Celi Rodrigues Chaves Dominguez

    Contatos: celi@usp.br

    (11) 99512-5937

    2022

    Link Google Meet: https://meet.google.com/mea-xgyk-gez

    Atividades síncronas e presenciais

     

    Data

    Tema da aula

    Leituras para a aula

    1

    07/11

    Apresentações

    Primeiras reflexões: infância, crianças, memórias de infância

     

    2

    08/11

    Crianças como sujeitos que produzem cultura e têm direitos.

    SANTIAGO, F.; FARIA, A. L. G. Para além do adultocentrismo: uma outra formação docente descolonizadora é preciso. In:  Educação e Fronteiras On-line, Dourados/MS, v. 5, n. 13, p. 72-85, jan./abr, 2015.

    NASCIMENTO, M. L. B. P. Tupi or not tupi: escolarização desde o nascimento, a quem serve? Educação não é escolarização... Principalmente quando se trata da educação da pequena infância. In: Leitura, Teoria & Prática, Campinas, v. 31, n. 61, p. 153 -168, nov. 2013.

    3

    10/11

    Pesquisas com crianças: concepções e questões metodológicas

    NASCIMENTO, M. L. B. P. Estudo da infância e desafios da pesquisa: estranhamento e interdependência, complexidade e interdisciplinaridade. In: Childhood & Philosophy, v. 14, n. 29, jan-abr. 2018, pp. 11-25 doi: 10.12957/childphilo.2018.30537

    SANTOS, S. E.; ANJOS, C. I.; FARIA, A. L. G. A criança das pesquisas, a criança nas pesquisas...a criança faz pesquisa? In: Dossiê temático: Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas. Revista Práxis Educacional. Vitória da Conquista, v. 13, n. 25, p. 158-175, maio/ago. 2017.

    4

    11/11

    Primeiras aproximações de pesquisas com crianças

    Preparação da visita

    COLINVAUX, D. Ciências e crianças: delineando caminhos de uma iniciação às ciências para crianças pequenas. Contrapontos. V. 4, n. 1, p. 105-123, Itajaí, jan./abr. 2004.

    5

    17/11

    Visita presencial à Creche Central – Cidade Universitária

    Encontro Presencial

    6

    18/11

    Crianças pequenas e assuntos científicos: as vozes das crianças nas pesquisas

    DOMINGUEZ, C. R. C.; TRIVELATO, S. F.. Crianças pequenas no processo de significação sobre borboletas: como utilizam as linguagens?. Ciência & Educação, v. 20, p. 687-702, 2014.

     DOMINGUEZ, C. R. C.; TRIVELATO, S. F. Drawings, words and butterflies in childhood education: playing with ideas in the process of signification of living beings. JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION - Nº 2, Vol. 14, pp. 88-91, 2013.

    CARVALHO, J. A. ; DOMINGUEZ, C. R. C.. O ensino de ciências por investigação na Educação Infantil: uma sequência didática sobre o movimento das minhocas. In: IV Encontro Regional de Ensino de Biologia (EReBio) - Regional 1: existir e resistir pelo ensino de ciências e biologia, 2019, Dourados/MS

    CARVALHO, J. A.; DOMINGUEZ, C. R. C. Aspectos da cultura científica e da cultura infantil favorecendo a construção de conhecimentos. VIII ENEBIO, 2021. doi: 10.46943/VIII ENEBIO.2021.01.111

     

    7

    21/11

    Crianças como sujeitos em pesquisas da área de ensino de ciências

     

    Seminário 1

    MONTEIRA, S.F.; JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P. The practice of using evidence in kindergarten: the role of purposeful observation. Journal of Research in Science Teaching, vol. 53, n. 8, pp. 1232-1258 (2016). https://doi.org/10.1002/tea.21259

     

    8

    22/11

    Visita ao Museu de Microbiologia – Exposição “O mundo gigante dos micróbios”

    Encontro presencial

    9

    25/11

    Crianças como sujeitos em pesquisas da área de ensino de ciências

     

    Seminário 2

    SPITERI, J. How can environmental Sustainability be achieved? The perceptions of Young children as expressed through their drawings. International Journal of Early Childhood (2022) 54:13-31.

    10

    29/11

    Professoras e professores de Educação Infantil nas pesquisas da área de ensino de ciências

     

    Seminário 3

    BARGIELA, I. M.; PUIG, B.; ANAYA, P. B. Las prácticas científicas en infantil. Una aproximación al análisis del currículum y planes de formación del profesorado de Galicia. Enseñanza de las ciencias, Vol. 36, n. 1, 2018, pp. 7-23.

     

    11

    01/02

    Professoras e professores de Educação Infantil nas pesquisas da área de ensino de ciências

     

    Seminário 4

    MALINE, C.; SÁ, E. F.; MAUÉS, E.; SOUZA, A. C. Ressignificação do trabalho docente ao ensinar ciências na educação infantil em uma perspectiva investigativa. RBPEC, 18 (3) pp. 993-1024, dez., 2018.