Semana Nome Descrição
Arquivo Modelo de resenha
Arquivo Estágios em escolas ligadas a projetos de pesquisa.
Arquivo Plano de ensino
Arquivo carta de apresentação Estágio

Caros alunos

Segue a carta de apresentaçao do estágio

abcs

7 agosto - 13 agosto Arquivo Texto 01

texto para resenha

14 agosto - 20 agosto Arquivo Texto 02
"Ênfases Curriculares e Ensino de Ciências"
Marco Antonio Moreira
Instituto de Física - UFRGS
28 agosto - 3 setembro Arquivo Proposta Curricular do Estado de Sao Paulo

O texto em anexo é a versão completa da Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Leia  a parte de Física e emita seu parecer.

Página ORIENTAÇÕES: Parecer sobre Situação de aprendizagem

Orientações para elaboração do parecer sobre Proposta Curricular de Física Estado  de São Paulo.

Pasta Proposta do Estado
Estão aqui disponibilizados as versões de edição dos Cadernos do Professor de Física pertencentes a Proposta Curricular do Estado de São Paulo.

Há arquivos do 1o, 3o e 4o bimestre dos três anos do Ensino Médio.


Observação: As versões dos Cadernos do Professor que estamos disponibilizando para download são versões de editoração e podem diferir das versões impressas.
Página ORIENTAÇÕES: Parecer sobre Situação de aprendizagem

Orientações para elaboração do parecer sobre uma situação de aprendizagem.

4 setembro - 10 setembro URL Proposta de módulos para estágio

acesse o link abaixo e avalie os módulos de ensino que vocês poderão usar nos estágios

URL Módulos de ensino Inovador

Acesse o link e escolha o módulo que deseja aplicar no estágio

Arquivo Projeto: Dualidade onda partícula
Apresentação do Curso

O material a seguir foi produzido por pesquisadores em Ensino de Física da Universidade de São Paulo, no contexto da elaboração de uma dissertação de mestrado. Este material foi aplicado por uma equipe de professores de Física da Rede Pública do Estado de São Paulo dentro do projeto “Introdução de Teorias Modernas e Contemporâneas na Física do Ensino Médio” e contou com o apoio da FAPESP e do CNPq. O curso proposto tem como objeto apresentar alguns conteúdos da Teoria Quântica e em particular discutir a natureza dual da luz. Os textos e roteiros de atividades presentes nesse caderno são suportes para as aulas deste curso foram elaborados, selecionados, adaptados e redigidos pelo pesquisador do projeto (Blocos Principais) visando introduzir novos conteúdos de física e nova metodologia de ensino. Este material é ainda uma versão preliminar, sujeita a revisão e alterações. O curso pode ser trabalhado de duas maneiras, como pode ser observado no diagrama a seguir. Classificamos como Blocos Principais as unidades diretamente relacionadas à Física Moderna e Blocos Opcionais as unidades com conteúdos clássicos. Fica a cargo de o professor escolher a abordagem que julgam mais adequadas para suas turmas.

http://nupic.iv.org.br/portal/projetos/fisica-moderna/dualidade-onda-particula-1
Arquivo Projeto: Partículas
Apresentação do Curso



O material a seguir foi produzido por um aluno de pós-graduação, contando com a colaboração, através de aplicações em sal de aula, de uma equipe de professores de Física da Rede Pública do Estado de São Paulo e pesquisadores em Ensino de Física da Universidade de São Paulo, dentro do projeto “Introdução de Teorias Modernas e Contemporâneas na Física do Ensino Médio” e contou com o apoio da FAPESP e do CNPq. O curso proposto tem como objeto apresentar alguns conteúdos da Física de Partículas Elementares em particular discutir a interação entre as partículas e as radiações.

Os textos e roteiros de atividades presentes nesse caderno são suportes para as aulas deste curso foram selecionados, adaptados e redigidos pela equipe do projeto visando introduzir novos conteúdos de física e novas metodologias de ensino. Este material é ainda uma versão preliminar, sujeita a revisão e alterações.

O curso foi elaborado na forma de blocos para poder facilitar a sua aplicação. Pois, caso o professor queira, poderá aplicar somente alguns blocos em turmas de séries diferentes ou em outras disciplinas que pense ser necessário uma abordagem moderna do conceito.

http://nupic.iv.org.br/portal/projetos/fisica-moderna/fisica-das-particulas-1
Arquivo Projeto: Relatividade
O material a seguir foi produzido por pesquisadores em Ensino de Física da Universidade de São Paulo e um professor da Rede Pública, no contexto da elaboração de um curso de Relatividade voltado para o Ensino Médio. Este piloto teve como objetivo, através dos textos e roteiros de atividades aqui presentes, introduzir os postulados da relatividade restrita. Este material é ainda uma versão preliminar, já que o curso ainda se encontra em processo de desenvolvimento. Assim, a versão disponibilizada neste site é referente ao material produzido durante o curso piloto. Este material foi aplicado na Rede Pública do Estado de São Paulo dentro do projeto “Introdução de Teorias Modernas e Contemporâneas na Física do Ensino Médio” e contou com o apoio da FAPESP e do CNPq.

http://nupic.iv.org.br/portal/projetos/fisica-moderna/relatividade
Arquivo Projeto: Radiações
http://nupic.iv.org.br/portal/projetos/fisica-moderna/radiacoes-1

Bloco 1 - Radiações eletromagnéticas
Neste bloco pretende-se primeiramente fazer uma distinção entre os tipos de radiações (eletromagnéticas e corpusculares). Em seguida são discutidos os vários tipos de radiações eletromagnéticas (ondas de rádio, microondas, raios infravermelhos, luz visível, raios ultravioleta, raios X e raios gama), suas características e aplicações.
Bloco 2 - Radiações corpusculares
Neste bloco pretende-se discutir os vários tipos de radiações corpusculares, ou seja, aquelas constituídas por partículas elementares (partículas alfa, prótons, elétrons, pósitrons e nêutrons), suas características e aplicações.
Bloco 3 - Interação das radiações com a matéria e seus efeitos
Neste bloco pretende-se fazer uma discussão sobre a diferença entre as radiações ionizantes e não-ionizantes, bem como a caracterização dos efeitos de cada uma dessas radiações ao interagirem com a matéria.
Bloco 4 - Detectores de radiação
Neste bloco pretende-se fazer uma discussão sobre os tipos de detectores de radiação que o homem construiu, como por exemplo, o Contador Geiger e o Cintilômetro, e aqueles que nós dispomos naturalmente.
Arquivo Projeto: O éter, a luz e a natureza da ciência
http://nupic.iv.org.br/portal/projetos/historia-e-filosofia-da-ciencia
11 setembro - 17 setembro Arquivo Texto 03

O objetivo do artigo é fazer uma reflexão sobre o ensino atual de ciências, sua relação com o cotidiano e o universo de interesse dos estudantes. A falta de relação deste ensino com a realidade vivenciada pelos alunos faz com que tenham um menor engajamento com este ensino, para o qual não vêem muito significado. Uma das razões deste problema está na seleção dos conteúdos disciplinares e na forma como são trabalhados nas aulas de ciências. A questão que se coloca é: como devemos proceder para que os alunos possam compreender o conhecimento científico como resposta a uma questão ou a um problema? Uma das possibilidades para o alcance deste objetivo é o desenvolvimento de atividades de modelização que, além de manter contato com os modelos científicos, permite a sua aplicação à realidade de forma significativa. Para intensificar essa aproximação entre o ensino de ciências e o cotidiano, Gerard Fourez (1994) propõe a construção de ilhas interdisciplinares de racionalidade, na perspectiva de uma “alfabetização científica e técnica”. Para ele este é um meio de promover um ensino capaz de propiciar a autonomia, o domínio e a comunicação das “tecnologias intelectuais” elaboradas pela humanidade.
Neste sentido, ao mesmo tempo que apresentamos as etapas de construção de uma ilha interdisciplinar de racionalidade, propomos um exemplo da mesma em torno do tema: “um banho saudável”.

18 setembro - 24 setembro Arquivo Texto 04
Arquivo Proposta matriz energética

A proposta do grupo sobre matriz energética encontra-se aqui....leiam e considerem-na na votação

25 setembro - 1 outubro Arquivo Projeto Turismo Santos
Página Sondagem Inicial - completa

resultado das questões levantadas no Fórum e na atividade presencial em 01 de outubro

2 outubro - 8 outubro Página Etapas 2: Panorama de investigação

Nesta etapa, que tem a função ampliar as proposições realizadas na sondagem inicial. Buscaremos realizar um refinamento da percepção que temos a respeito do problema em questão, a partir da realização das seguinte ações:

• Listagem dos atores;
• Pesquisa de normas e Leis;
• Listagem dos conflitos e interesses;
• Relação das caixas pretas;
• Organização conceitual do conhecimento;
• Levantamento de especialidades envolvidas na solução.

Arquivo Organização conceitual
9 outubro - 15 outubro Página ETAPA 4 - Saída de campo
Página ETAPA 5 - Investigação disciplinar
Página ETAPA 6 - Organizando os conhecimentos obtidos
16 outubro - 22 outubro Arquivo Livreto Turismo Histórico em Santos

Caros alunos, segue a versão final do livreto Turismo Histórico em Santos.

URL Livreto Turismo em Santos

CAros alunos, no link abaixo vocês podem obter a versão para impressão do livreto.

23 outubro - 29 outubro Arquivo texto 5

Um dos textos para resenha

Arquivo texto 6

Um dos textos para a resenha

30 outubro - 5 novembro Arquivo Texto 7

Texto sobre uso de projetos interdisciplinares de ensino.

6 novembro - 12 novembro Arquivo texto 8
13 novembro - 19 novembro Arquivo texto 9
Página Contrato Didático proposto por BROUSSEAU (1986)
Palavras-Chave: Ensino por Mediação, Gerenciamento dos Paradoxos, Perturbação do Contrato Didático.

Aula será ministrada pelo Prof Elio Ricardo [elio_ricardo@hotmail.com]
27 novembro - 3 dezembro Arquivo texto 10
Arquivo Notas das resenhas

Olá, Pessoal!

Aqui estão as notas parciais das resenhas.As 2 últimas notas serão postadas na quinta-feira, uma vez que o prazo final para vocês submeterem elas é na quarta-feira agora.

Os alunos que estiverem com notas baixas nas resenhas ( soma das 6 melhores < 2) devem escolher 3 resenhas já feitas, que apresentaram nota 0, reestruturá-las e enviá-las no espaço correspondente da plataforma. Qualquer dúvida, não deixem de entrar em contato, ok?!

Abraços e boa semana para vocês!

Tiago

Arquivo Gabarito da prova

No arquivo em anexo, encontra-se os itens a serrem bordados em cada uma das questões da prova

Arquivo Avaliação do Projeto Interdisciplinar

Em anexo a avaliação e a nota atribuída ao projeto

Arquivo planilha de notas e Media final

Na planilha em anexo, seguem notas de todas as atividades, incluindo resenhas atividades de classe, Projeto e Prova. As faltas também estão explicitadas.

As médias estão apresentadas. Os alunos que ficaram de recuperação favor me escrever após o dia 05 de janeiro para conversarmos.

abcs e boas festas

abcs e boas festas e ferias!

4 dezembro - 10 dezembro Arquivo Texto extra 1

A CIÊNCIA TEM NACIONALIDADE? UMA ANÁLISE NOS LIVROS TEXTOS DE FÍSICA

Arquivo Texto Extra 02

SObre o uso de Objetos de aprendizagem.

Arquivo Texto Extra 03

sobre Imaginação científica

Arquivo Gabarito da Prova

No documento em anexo, os itens que deveriam ser explorados em cada questão da prova.

Arquivo Médias finais e Frequência

Caros alunos, no arquivo anexo as notas parciasi, médias finais e frequência