Week Name Description
File Programa do curso
Texto contento Objetivos, justificativa programa e avaliação
File Lista seminários
12 March - 18 March File Texto introdutório
Texto com uma breve discussão que contextualiza os objetivos da disciplina e os temas a serem tratados
26 March - 1 April File tema 1 - texto 1
História e filosofia no ensino de ciência
File tema 1 - texto 2
File tema 1 - texto-3
16 April - 22 April File tema 2 -texto 1

A solução de Porblemas de J.I. Pozo (Org), capítulo 1: Aprender a resolver Problemas e Resolver problemas para Aprender.

File tema 2 -texto 2
"Habilidades Técnicas Versus Habilidades Estruturantes: Resolução de Problemas e o Papel da Matemática como Estruturante do Pensamento Físico"
RICARDO AVELAR SOTOMAIOR KARAM¹ e MAURÍCIO PIETROCOLA, ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.2, p.181-205, jul. 2009 ISSN 1982-5153
File tema 2 -texto de apoio
"RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PERSPECTIVA
KUHNIANA" Arden ZylbersztajnComunicação apresentada no VI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.
SBF/UFSC, Florianópolis, 26-20 outubro 1998 (Atas do VI EPEF, CD-rom)
File Tema 2 -texto de extra
Texto do Prof; Elio Ricardo que discute os 3 enfoques sobre Prolematização que ele aborodou na aula
23 April - 29 April File tema 3 - texto 1
Capítulo ?? do livro de BRONOWSKI, J. (1978) O Olho Visionário: Ensaios Sobre Arte, Literatura e Ciência.
Brasília: Editora UnB, 1998.
File Tema 3 - texto 2
Artigo elaborado a partir de trabalhos apresentados no EPEF de 2006 e da dissertação de mestrado de Ivã Gurgel:
GURGEL, I. (2006) A Imaginação Científica como Componente do Entendimento: Subsídios para o Ensino de Física. São Paulo: Dissertação de Mestrado USP, 2006.
File tema 3 - texto 3
capítulo 3 do livro HOLTON, G. (1979) Scientific Imagination. Harvard University Press, 1979. Há versão em português deste livro sobre o título "Imaginação científica"
File Tema 3 - texto 4
Carat de Einstein à Maurice Solevine onde ele discute o processo da criação científica.
File texto Feymann sobre Imaginação científica

Texto extraido de:

Fisica – Feynman 

Vol II : Electromagnetismo y materia

Feynman/Leighton/Sands 

Pag. 20-13 à 20-16

Ed. ADDISON – WESLEY IBEROAMERICANA

7 May - 13 May File Tema 4 - texto 1
Capítulo do livro "Filosofia, Ciência e História:, organizado por
Pietrocola, Maurício;. e Freire, Olival ed 1. São Paulo: Discurso editorial
File tema 4- texto 2
capitulo do livro Connecting Research in Physics Education with Teacher Education volume 2, edited by Matilde Vicentini ; Elena Sassi, 1-11: ICPE-BOOK
Page tema 4 - texto aula anteior
14 May - 20 May File Tema 5 - texto 1
capítulo extraído do livro de HEMPEL, C. G.(2005) A explicação científica. Estudos sobre filosofia da ciência. Trad. M. Frassinetti de Galo, N. Míguez e I. Ruiz Aused. Barcelona, Paidós. P. 316.
O livro encontra-se na biblioteca da FEUSP. Estou anexando uma versão PDF que foi feita a partir da minha cópia e não é das melhores. Se alguém puder enviar uma cópia melhor, retiro esta.
File tema 5 - texto 2
EXPLICANDO UMA EXPLICAÇÃO - Isabel Martins, Jon Ogborn, Gunther Kress, revista Ensaio, Volume 01 / Número 1 – setembro de 1999.

Este artigo apresenta e discute um referencial para análise de episódios explicativos na sala de aula de ciências desenvolvido a partir de análises de contribuições teóricas nas áreas de Educação em Ciências, Linguística, Ciência Cognitiva, e de investigações empíricas envolvendo observação de aulas de ciências em escolas secundárias da região da Grande Londres. As categorias propostas relacionam: a criação de diferenças que motivam explicações, a construção das entidades da ciência no discurso; a re- contextualização de conhecimento e a atribuição de significação ao que é material, através de demonstrações. O potencial destes resultados é discutido no contexto de investigações em desenvolvimento.
21 May - 27 May File Tema 6 - texto 1
capítulo do livro: PIETROCOLA, Maurício, ZYLBERSZTAJN, A., Creso Franco, A., GILBERT, J.. 2001.Theory, Model, and Reality :Science and Education In DEVELOPING MODELS IN SCIENCE EDUCATION, edited by BY JOHN GILBERT; CAROLYN BOULTER. e ed 1, 16-30. Amsterdam: Kluver Academic Publishers
File tema 6 -texto complementar
Artigo clássico sobre modelos na ciência:
Models in Physics, Mary B. Hesse
The British Journal for the Philosophy of Science, Vol. 4, No. 15 (Nov., 1953), pp. 198-214

Sugiro a leitura deste artigo para aqueles interessados na temática
File Tema 6 - texto 2
28 May - 3 June File Tema 7- texto 1
File tema 7- texto 2
File tema 7- texto 3
11 June - 17 June URL Seminário A - tema 1 - História

Abaixo segue link para o texto proposto pelo grupo do tema 1

File Seminário B - tema 2 - Problemas

texto proposto pelo grupo

18 June - 24 June File seminário C - tema 3 - Linguagem

CLIVE SUITON, PERSONAL LETTERS AND THE START OF SCIENTIFIC PERSUASION, in  New Perspectives oLanguage in Science, International Handbook of Science Education, Edited by Barry J. Fraser and Kenneth G. Tobin,  1998 

File seminário D - tema Explicações
25 June - 1 July File Seminário E - tema Modelos
File seminário - F - tema Realismo