Semana | Nome | Descrição |
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Programa do curso | Texto contento Objetivos, justificativa programa e avaliação |
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Lista seminários | ||
12 março - 18 março | Texto introdutório | Texto com uma breve discussão que contextualiza os objetivos da disciplina e os temas a serem tratados |
26 março - 1 abril | tema 1 - texto 1 | História e filosofia no ensino de ciência |
tema 1 - texto 2 | ||
tema 1 - texto-3 | ||
16 abril - 22 abril | tema 2 -texto 1 | A solução de Porblemas de J.I. Pozo (Org), capítulo 1: Aprender a resolver Problemas e Resolver problemas para Aprender. |
tema 2 -texto 2 | "Habilidades Técnicas Versus Habilidades Estruturantes: Resolução de Problemas e o Papel da Matemática como Estruturante do Pensamento Físico" RICARDO AVELAR SOTOMAIOR KARAM¹ e MAURÍCIO PIETROCOLA, ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.2, p.181-205, jul. 2009 ISSN 1982-5153 |
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tema 2 -texto de apoio | "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PERSPECTIVA KUHNIANA" Arden ZylbersztajnComunicação apresentada no VI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. SBF/UFSC, Florianópolis, 26-20 outubro 1998 (Atas do VI EPEF, CD-rom) |
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Tema 2 -texto de extra | Texto do Prof; Elio Ricardo que discute os 3 enfoques sobre Prolematização que ele aborodou na aula |
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23 abril - 29 abril | tema 3 - texto 1 | Capítulo ?? do livro de BRONOWSKI, J. (1978) O Olho Visionário: Ensaios Sobre Arte, Literatura e Ciência. Brasília: Editora UnB, 1998. |
Tema 3 - texto 2 | Artigo elaborado a partir de trabalhos apresentados no EPEF de 2006 e da dissertação de mestrado de Ivã Gurgel: GURGEL, I. (2006) A Imaginação Científica como Componente do Entendimento: Subsídios para o Ensino de Física. São Paulo: Dissertação de Mestrado USP, 2006. |
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tema 3 - texto 3 | capítulo 3 do livro HOLTON, G. (1979) Scientific Imagination. Harvard University Press, 1979. Há versão em português deste livro sobre o título "Imaginação científica" |
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Tema 3 - texto 4 | Carat de Einstein à Maurice Solevine onde ele discute o processo da criação científica. |
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texto Feymann sobre Imaginação científica | Texto extraido de: Fisica – Feynman Vol II : Electromagnetismo y materia Feynman/Leighton/Sands Pag. 20-13 à 20-16 Ed. ADDISON – WESLEY IBEROAMERICANA |
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7 maio - 13 maio | Tema 4 - texto 1 | Capítulo do livro "Filosofia, Ciência e História:, organizado por Pietrocola, Maurício;. e Freire, Olival ed 1. São Paulo: Discurso editorial |
tema 4- texto 2 | capitulo do livro Connecting Research in Physics Education with Teacher Education volume 2, edited by Matilde Vicentini ; Elena Sassi, 1-11: ICPE-BOOK |
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tema 4 - texto aula anteior | ||
14 maio - 20 maio | Tema 5 - texto 1 | capítulo extraído do livro de HEMPEL, C. G.(2005) A explicação científica. Estudos sobre filosofia da ciência. Trad. M. Frassinetti de Galo, N. Míguez e I. Ruiz Aused. Barcelona, Paidós. P. 316. O livro encontra-se na biblioteca da FEUSP. Estou anexando uma versão PDF que foi feita a partir da minha cópia e não é das melhores. Se alguém puder enviar uma cópia melhor, retiro esta. |
tema 5 - texto 2 | EXPLICANDO UMA EXPLICAÇÃO - Isabel Martins, Jon Ogborn, Gunther Kress, revista Ensaio, Volume 01 / Número 1 – setembro de 1999. Este artigo apresenta e discute um referencial para análise de episódios explicativos na sala de aula de ciências desenvolvido a partir de análises de contribuições teóricas nas áreas de Educação em Ciências, Linguística, Ciência Cognitiva, e de investigações empíricas envolvendo observação de aulas de ciências em escolas secundárias da região da Grande Londres. As categorias propostas relacionam: a criação de diferenças que motivam explicações, a construção das entidades da ciência no discurso; a re- contextualização de conhecimento e a atribuição de significação ao que é material, através de demonstrações. O potencial destes resultados é discutido no contexto de investigações em desenvolvimento. |
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21 maio - 27 maio | Tema 6 - texto 1 | capítulo do livro: PIETROCOLA, Maurício, ZYLBERSZTAJN, A., Creso Franco, A., GILBERT, J.. 2001.Theory, Model, and Reality :Science and Education In DEVELOPING MODELS IN SCIENCE EDUCATION, edited by BY JOHN GILBERT; CAROLYN BOULTER. e ed 1, 16-30. Amsterdam: Kluver Academic Publishers |
tema 6 -texto complementar | Artigo clássico sobre modelos na ciência: Models in Physics, Mary B. Hesse The British Journal for the Philosophy of Science, Vol. 4, No. 15 (Nov., 1953), pp. 198-214 Sugiro a leitura deste artigo para aqueles interessados na temática |
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Tema 6 - texto 2 | ||
28 maio - 3 junho | Tema 7- texto 1 | |
tema 7- texto 2 | ||
tema 7- texto 3 | ||
11 junho - 17 junho | Seminário A - tema 1 - História | Abaixo segue link para o texto proposto pelo grupo do tema 1 |
Seminário B - tema 2 - Problemas | texto proposto pelo grupo |
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18 junho - 24 junho | seminário C - tema 3 - Linguagem | CLIVE SUITON, PERSONAL LETTERS AND THE START OF SCIENTIFIC PERSUASION, in New Perspectives on Language in Science, International Handbook of Science Education, Edited by Barry J. Fraser and Kenneth G. Tobin, 1998 |
seminário D - tema Explicações | ||
25 junho - 1 julho | Seminário E - tema Modelos | |
seminário - F - tema Realismo |