Semana Nome Descrição
Arquivo Programa do curso
Texto contento Objetivos, justificativa programa e avaliação
Arquivo Lista seminários
12 março - 18 março Arquivo Texto introdutório
Texto com uma breve discussão que contextualiza os objetivos da disciplina e os temas a serem tratados
26 março - 1 abril Arquivo tema 1 - texto 1
História e filosofia no ensino de ciência
Arquivo tema 1 - texto 2
Arquivo tema 1 - texto-3
16 abril - 22 abril Arquivo tema 2 -texto 1

A solução de Porblemas de J.I. Pozo (Org), capítulo 1: Aprender a resolver Problemas e Resolver problemas para Aprender.

Arquivo tema 2 -texto 2
"Habilidades Técnicas Versus Habilidades Estruturantes: Resolução de Problemas e o Papel da Matemática como Estruturante do Pensamento Físico"
RICARDO AVELAR SOTOMAIOR KARAM¹ e MAURÍCIO PIETROCOLA, ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.2, p.181-205, jul. 2009 ISSN 1982-5153
Arquivo tema 2 -texto de apoio
"RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PERSPECTIVA
KUHNIANA" Arden ZylbersztajnComunicação apresentada no VI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.
SBF/UFSC, Florianópolis, 26-20 outubro 1998 (Atas do VI EPEF, CD-rom)
Arquivo Tema 2 -texto de extra
Texto do Prof; Elio Ricardo que discute os 3 enfoques sobre Prolematização que ele aborodou na aula
23 abril - 29 abril Arquivo tema 3 - texto 1
Capítulo ?? do livro de BRONOWSKI, J. (1978) O Olho Visionário: Ensaios Sobre Arte, Literatura e Ciência.
Brasília: Editora UnB, 1998.
Arquivo Tema 3 - texto 2
Artigo elaborado a partir de trabalhos apresentados no EPEF de 2006 e da dissertação de mestrado de Ivã Gurgel:
GURGEL, I. (2006) A Imaginação Científica como Componente do Entendimento: Subsídios para o Ensino de Física. São Paulo: Dissertação de Mestrado USP, 2006.
Arquivo tema 3 - texto 3
capítulo 3 do livro HOLTON, G. (1979) Scientific Imagination. Harvard University Press, 1979. Há versão em português deste livro sobre o título "Imaginação científica"
Arquivo Tema 3 - texto 4
Carat de Einstein à Maurice Solevine onde ele discute o processo da criação científica.
Arquivo texto Feymann sobre Imaginação científica

Texto extraido de:

Fisica – Feynman 

Vol II : Electromagnetismo y materia

Feynman/Leighton/Sands 

Pag. 20-13 à 20-16

Ed. ADDISON – WESLEY IBEROAMERICANA

7 maio - 13 maio Arquivo Tema 4 - texto 1
Capítulo do livro "Filosofia, Ciência e História:, organizado por
Pietrocola, Maurício;. e Freire, Olival ed 1. São Paulo: Discurso editorial
Arquivo tema 4- texto 2
capitulo do livro Connecting Research in Physics Education with Teacher Education volume 2, edited by Matilde Vicentini ; Elena Sassi, 1-11: ICPE-BOOK
Página tema 4 - texto aula anteior
14 maio - 20 maio Arquivo Tema 5 - texto 1
capítulo extraído do livro de HEMPEL, C. G.(2005) A explicação científica. Estudos sobre filosofia da ciência. Trad. M. Frassinetti de Galo, N. Míguez e I. Ruiz Aused. Barcelona, Paidós. P. 316.
O livro encontra-se na biblioteca da FEUSP. Estou anexando uma versão PDF que foi feita a partir da minha cópia e não é das melhores. Se alguém puder enviar uma cópia melhor, retiro esta.
Arquivo tema 5 - texto 2
EXPLICANDO UMA EXPLICAÇÃO - Isabel Martins, Jon Ogborn, Gunther Kress, revista Ensaio, Volume 01 / Número 1 – setembro de 1999.

Este artigo apresenta e discute um referencial para análise de episódios explicativos na sala de aula de ciências desenvolvido a partir de análises de contribuições teóricas nas áreas de Educação em Ciências, Linguística, Ciência Cognitiva, e de investigações empíricas envolvendo observação de aulas de ciências em escolas secundárias da região da Grande Londres. As categorias propostas relacionam: a criação de diferenças que motivam explicações, a construção das entidades da ciência no discurso; a re- contextualização de conhecimento e a atribuição de significação ao que é material, através de demonstrações. O potencial destes resultados é discutido no contexto de investigações em desenvolvimento.
21 maio - 27 maio Arquivo Tema 6 - texto 1
capítulo do livro: PIETROCOLA, Maurício, ZYLBERSZTAJN, A., Creso Franco, A., GILBERT, J.. 2001.Theory, Model, and Reality :Science and Education In DEVELOPING MODELS IN SCIENCE EDUCATION, edited by BY JOHN GILBERT; CAROLYN BOULTER. e ed 1, 16-30. Amsterdam: Kluver Academic Publishers
Arquivo tema 6 -texto complementar
Artigo clássico sobre modelos na ciência:
Models in Physics, Mary B. Hesse
The British Journal for the Philosophy of Science, Vol. 4, No. 15 (Nov., 1953), pp. 198-214

Sugiro a leitura deste artigo para aqueles interessados na temática
Arquivo Tema 6 - texto 2
28 maio - 3 junho Arquivo Tema 7- texto 1
Arquivo tema 7- texto 2
Arquivo tema 7- texto 3
11 junho - 17 junho URL Seminário A - tema 1 - História

Abaixo segue link para o texto proposto pelo grupo do tema 1

Arquivo Seminário B - tema 2 - Problemas

texto proposto pelo grupo

18 junho - 24 junho Arquivo seminário C - tema 3 - Linguagem

CLIVE SUITON, PERSONAL LETTERS AND THE START OF SCIENTIFIC PERSUASION, in  New Perspectives oLanguage in Science, International Handbook of Science Education, Edited by Barry J. Fraser and Kenneth G. Tobin,  1998 

Arquivo seminário D - tema Explicações
25 junho - 1 julho Arquivo Seminário E - tema Modelos
Arquivo seminário - F - tema Realismo