A disciplina Sociedade, Multiculturalismo e Direitos apresenta às/aos estudantes as principais formas de organização e atuação do Estado Brasileiro e de suas instituições, a democracia que lhe confere legitimidade, a história dos direitos humanos e reflexões sobre as principais desigualdades que motivam lutas por novos direitos e pela efetivação de direitos garantidos (classe, raça, gênero). O objetivo inicial do curso é tornar as/os estudantes aptos a atuar como cidadãs/ãos na democracia brasileira, além de terem uma visão crítica sobre a forma de organização do poder em nossa sociedade.

A consolidação de um rol de direitos humanos reconhecidos internacionalmente consagra a vitória de cidadãs/ãos sobre o exercício arbitrário do poder, do ponto de vista histórico. Valores e objetivos que devem orientar a vida em sociedade, a efetivação dos direitos humanos depende de uma permanente vigilância e participação nas decisões fundamentais sobre a coletividade.

Aguçar a sensibilidade das/os estudantes para as desigualdades sociais e para a luta pela efetivação dos direitos humanos, bem como a informação sobre caminhos de cidadania que possibilitem o controle daqueles que exercem o poder são, assim, conteúdos imprescindíveis para a formação de profissionais formadas/os pela EACH.