O propósito desta disciplina é discutir aspectos associados ao desenho e análise de experimentos. Serão destacados aspectos gerais sobre o desenho de experimentos, as vantagens e desvantagens de diferentes desenhos experimentais, e os diferentes tipos de experimento (laboratório, quase-experimento, experimento de campo). Também serão destacados aspectos associados à análise de experimentos em termos do uso de análise de variância (ANOVA) e outras ferramentas de análise estatística tipicamente usadas com esta estratégia de pesquisa.

Em particular, ao ler um artigo que emprega abordagem experimental em Contabilidade, espera-se que você seja capaz de identificar quais variáveis são manipuladas no estudo, quais são mensuradas, qual(is) a(s) variável(is) dependente(s), de que maneira o estudo lida com ameaças à validade (interna, externa, construto e conclusão), dentre outros.

Considerando-se que são apenas oito sessões, você não deve esperar o desenvolvimento de um entendimento aprofundado em relação às discussões a serem realizadas. Ao invés disso, esta disciplina servirá para introduzir os principais aspectos associados à condução de projetos de pesquisa que pretendem utilizar uma estratégia experimental. Questões metodológicas adicionais podem ser discutidas individualmente.

Para cada aula, serão indicados capítulos de livro e/ou artigos científicos para leitura. É importante que você esteja preparado(a) para reagir às questões que lhe possam ser direcionadas durante as aulas. A melhor maneira de garantir essa preparação é a leitura prévia dos artigos científicos, pelo menos uma vez.