- Oferecer ao aluno conhecimentos sobre o funcionamento do ser humano em situação real de trabalho; - Fornecer os elementos conceituais da atividade de trabalho e as diferentes abordagens das relações entre saúde e trabalho, tendo em vista a necessidade de superar as visões que reduzem os riscos como sendo fatores isolados do ambiente e desprezam sua natureza relacional; - Fornecer subsídios teórico-metodológicos para a avaliação de processos e ambientes de trabalho que levem em conta as características do ser humano e os possíveis desgastes e agravos à saúde dos trabalhadores com vistas a alcançar a sustentabilidade socioambiental; - Fornecer subsídios para os processos decisórios em áreas como a vigilância em saúde do trabalhador, gerenciamento de riscos relacionados ao trabalho, saúde e gestão ambiental, gestão de pessoal, da produção e da qualidade, políticas de saúde do trabalhador; - Iniciar o aluno na aplicação prática do método da análise ergonômica da atividade articulada a processos de mudança e intervenção visando a sustentabilidade dos ambientes e processos de produção