- Discutir as diferenças entre ciência como um processo de criação e ciência organizada.
- Refletir a respeito do papel de diferentes categorias de pensamento - analógico, indutivo, dedutivo, etc - no processo de criação e organização científicas, bem como da arte do convencimento na dinâmica didático/pedagógica.
- Discutir a participação de tais categorias de pensamento em dinâmicas e estruturas epistemológicas amplas da heurística, formalização e argumentação científica, tais como análise e síntese, generalização e especialização, etc.
- Analisar a relação entre produção e divulgação do conhecimento e sua administração (institucional) no sentido weberiano. A heurística é influenciada pela instituição? Ou independe dela?
- Discutir o papel da divulgação científica na globalização do conhecimento e dessa última na heurística e organização científicas.
- À luz das considerações anteriores, examinar a construção e produção de conhecimento no cenário didático/pedagógico, com o intuito de estabelecer uma análise comparativa envolvendo criação e divulgação (negociação) do conhecimento científico.