A disciplina convida pesquisadores da área de ensino de ciências que, recentemente, concluíram e defenderam suas teses e dissertações, para fazer uma apresentação e uma discussão sobre os vários elementos constituintes de seus trabalhos. Os alunos leem do trabalho previamente e se preparam para a discussão dos trabalhos propondo questões e fazendo comentários.

São objetivos da disciplina conhecer e discutir:

- a natureza e a diversidade das questões de investigação em ensino de ciências,  a identificação de problemas que originam e orientam o desenvolvimento das pesquisas; 

- as relações entre o problema de interesse e outras características do trabalho tais como o tipo de dados e o referencial teórico que apóia a análise; 

- o suporte teórico e a contextualização  - a caracterização dos capítulos ou itens que delineiam a corrente teórica ou autores em que a pesquisa  baseia a estruturação da pesquisa e a análise dos dados, a valorização da revisão bibliográfica como exercício de diálogo com outros pesquisadores e de contextualização do trabalho no âmbito da produção acadêmica sobre ensino de ciências; 

- a abordagem e procedimentos metodológicos - a identificação das opções metodológicas de cada trabalho analisado bem como dos instrumentos e fontes construídos ou considerados, análise dos processos utilizados na construção do que se constitui como dado da pesquisa (observações, gravações, transcrições, categorizações, tabelas, documentos, etc.);

- os processos envolvidos na produção de conhecimento - resultados, análise e conclusões, articulação entre o suporte teórico e a interpretação dos dados na construção de uma resposta para a questão de investigação.