Promover oportunidades de aprendizado significativo, contribuindo com a formação do(a) enfermeiro(a) nas áreas de competência para o cuidado integral às necessidades individuais, coletivas e organização/gestão do cuidado integral e dos serviços de saúde. Para tanto, o estudante deverá reconhecer e relacionar a área de abrangência da UBS como espaço de produção da saúde e doença da população adscrita; identificar e analisar a UBS como unidade de atenção primária de saúde e do SUS; identificar e analisar o modo como a população utiliza o serviço. Identificar necessidades de saúde do indivíduo, família e comunidade, iniciar a formulação de problemas, elaborar e executar ações de cuidado nas dimensões biológicas, psicológicas, socioculturais presentes no processo saúde-doença nas diferentes fases do ciclo vital (criança, adolescente, adulto, idoso, considerando as questões de gênero); realizar reflexão crítica acerca das vivências, articulando teoria-prática e dissertar sobre o modo como estas o mobilizaram enquanto estudante e futuro profissional; participar de ações que fortaleçam a articulação universidade-serviço visando a integralidade da atenção. Cabe ao professor ajudar o estudante a identificar e analisar a UBS como unidade de atenção primária em saúde e do SUS; promover inserção do estudante na UBS de modo que este possa observar e realizar ações de cuidado de enfermagem na perspectiva da integralidade a usuários na UBS, no domicílio e na comunidade; estimular o estudante a realizar reflexão crítica acerca das vivências, articulando teoria-prática e dissertar sobre o modo como estas o mobilizam enquanto estudante e futuro profissional; estimular o estudante a identificar, analisar, relacionar, sistematizar as vivências, fomentando a articulação com os conceitos teóricos que sustentam tais práticas; mediar situações de conflito intragrupal, sinalizando elementos da dinâmica de relações interpessoais com vistas ao trabalho em equipe e gestão da equipe de enfermagem; acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem do estudante e do grupo e adequar estratégias pedagógicas.