Enf Psiquiátrica e Ciências Humanas
educação como direitos sociais, envolvendo o acesso a condições de vida que possibilitem uma existência digna, participativa e solidária. Esta disciplina está articulada às disciplinas Cuidado Integral em Saúde II e Promoção da Saúde na Educação Básica, subsidiando o desenvolvimento da competência para o cuidar e para a promoção da saúde na educação básica.
Discutir perspectivas atuais no âmbito da História, Antropologia e Cultura na Enfermagem sob uma perspectiva nacional e internacional, visando os desafios atuais de trabalho nessas áreas.
- Promover oportunidades de aprendizado significativo contribuindo com a formação do (a) enfermeiro (a) nas áreas de competência do cuidado integral em saúde mental às necessidades individuais, coletivas além da organização/gestão deste cuidado nos diferentes serviços de saúde. - Capacitar o estudante a identificar necessidades de saúde, formular problemas e elaborar ações de cuidado conjuntas e integradas com todos os sujeitos destes cenários. Explorando e atuando nas dimensões biológicas, psicológicas e socioculturais presentes no processo saúde-doença de indivíduos em sofrimento mental. - Desenvolver habilidades para a gestão do cuidado de enfermagem em saúde mental ao individuo, família e comunidade.
Esta disciplina será articulada à disciplina Integralidade do cuidado em Saúde II, subsidiando o conhecimento e a compreensão do cuidado integral ao indivíduo, considerando os aspectos relacionados a sua saúde mental, seus comportamentos e suas condutas determinadas por influências biopsicossociais. Com este conhecimento, o aluno poderá formular e identificar problemas para planejar o cuidado visando contribuir para a promoção da saúde mental da pessoa, família e comunidade.
Instrumentalizar o estudante com ferramentas básicas para iniciar a realização de pesquisas na área de História da Enfermagem, através da difusão cultural de conhecimentos voltados para a construção de projetos, contexto ético das pesquisas, metodologias específicas e difusão do conhecimento produzido.
Apresentar a inter-relação entre direito e saúde com fundamento nos princípios do direito internacional e leis nacionais, ressaltando sua influência no cuidado à saúde, limitação de competências dos profissionais de saúde, atribuição de responsabilidades, observância dos direitos humanos dos pacientes psiquiátricos e suas implicações jurídicas de alcance institucional e pessoal.

Oferecer aos alunos subsídios para pesquisa na área de Desenvolvimento Humano e Saúde Mental, com atenção especial aos conceitos de resiliência e vulnerabilidade. Propiciar aos alunos um exercício de análise crítica de artigos de pesquisa associando, sempre que possível, suas linhas de pesquisa com o tema do Desenvolvimento Humano. Estimular nos alunos o pensamento científico e habilidades afins à pesquisa sobre Saúde Mental e Desenvolvimento.

 Conhecer referenciais teóricos utilizados no tratamento do uso de drogas psicoativas;  Conduzir o participante a refletir sobre o processo de cuidar do usuário de drogas psicoativas;  Elaborar proposta de intervenção com base nos conhecimentos teóricos aprendidos.

A disciplina está dividida em duas partes: 1. A individualidade, o tempo e espaço, o trabalho, a comunidade, a complexidade das sociedades modernas e o sofrimento humano, para essa discussão serão destinados três encontros: divisão dos textos de apoio, cuja leitura poderá ser em dupla ou trios (cada subgrupo se responsabilizará pela leitura de um ou dois); no segundo encontro a partir das sínteses de cada um faremos uma síntese grupal escrita  sobre a exclusão social e o seu impacto em cinco lugares: o corpo, o trabalho, a cidadania e o território. no terceiro encontro os participantes  trarão já elaborado o material das sínteses dos subgrupos e no dia apresentarão um "jornal vivo" (técnica sociodramática) com as sínteses apresentadas na forma de matérias com a análise de quem as fez incluída. Na segunda parte: drogas psicoativas definições e interrogações, haverá dois encontros em que, através de leituras sugeridas os sub grupos elaborarão sínteses que ajudarão a compor um esquema explicativo das concepções a respeito do fenômeno uso de drogas psicoativas (um modelo sugerido está anexado).


Este curso visa familiarizar os alunos sobre as questões metodológicas utilizadas em estudos que envolvem as bases genéticas e a contribuição da vulnerabilidade biológica para o surgimento da depressão em humanos, ou relacionadas a diferentes resultados de terapia farmacológica. Para isto, serão abordados princípios básicos da genética molecular, bem como suas aplicações no estudo de polimorfismos genéticos. Além disso, serão abordados também os aspectos técnicos, organizacionais e éticos, análises estatísticas e desenho experimental para o desenvolvimento destes estudos. Uma ênfase maior será dada ao estudo de polimorfismos genéticos que afetam vias cerebrais com conhecida relevância tanto para a depressão como para o tratamento farmacológico.