Interdepartamentais da EERP
Que o aluno seja capaz de: conhecer os princípios da assistência de enfermagem em situação de urgência e emergência nos diversos contextos do atendimento à saúde à vítima, no ciclo vital; Caracterizar os estados de saúde-doença agudo, crônico, crítico em situações de urgência e emergência; Conhecer as diretrizes internacionais do atendimento às vítimas em situações de urgências e emergências clínicas, traumáticas e psiquiátricas.
Explicitar, desenvolver e apresentar proposta de investigação sob a forma de trabalho científico considerando suas vivências acadêmicas nos serviços de saúde e/ou instituição de ensino.
Promover aos alunos a compreensão das especificidades, características e exigências de métodos qualitativos e quantitativos de pesquisa científica; desenvolver habilidades para identificar as etapas do método científico; analisar artigos científicos; aperfeiçoar-se na busca da literatura científica; identificar os diferentes tipos de abordagens metodológicas; apreender técnicas de coleta e análise de dados na pesquisa qualitativa e quantitativa; identificar questões relativas à ética em pesquisa com seres humanos; elaborar projeto de pesquisa.
1. Exercitar a prática profissional docente na perspectiva da promoção da saúde no contexto da educação básica; 2. Exercitar a prática profissional docente com base nas políticas educacionais no que se refere à articulação com a promoção em saúde; 3. Desenvolver temáticas de promoção em saúde nos espaços de educação permanente dos professores na escola de educação básica. Esta disciplina se desenvolve de forma articulada e de Indicação de Conjunto com a Disciplina 2200097 Metodologia do Ensino de Enfermagem I.
Promover nos alunos a compreensão das especificidades, características e exigências de métodos qualitativos e quantitativos de pesquisa científica; desenvolver habilidades para identificar as etapas do método científico; analisar artigos científicos; aperfeiçoar-se na busca da literatura científica; identificar os diferentes tipos de abordagens metodológicas; apreender técnicas de coleta e análise de dados na pesquisa qualitativa e quantitativa; identificar questões relativas à ética em pesquisa com seres humanos; elaborar projeto de pesquisa.
A disciplina promove oportunidades de aprendizado significativo contribuindo com a formação do (a) enfermeiro (a) na área de competência da educação, voltada para docência na educação profissional em enfermagem - formação de auxiliares/técnicos de enfermagem, bem como da gestão de ensino. Busca aperfeiçoar competência para a docência na Educação Profissional (o que já foi iniciado em disciplina de Educação Profissional em Enfermagem I), atuando em sala de aula. Analisar processo de gestão de curso/escola. Esta disciplina se articula à 2200095 - Metodologia do Ensino de Enfermagem II.
Promover oportunidades de aprendizado significativo, contribuindo com a formação do estudante na área de competência da educação, voltada para docência na educação profissional em enfermagem - formação de técnicos de enfermagem, com foco no acompanhamento dos estudantes do nível técnico nos cenários da saúde.
Que o aluno seja capaz de: conhecer os princípios da assistência de enfermagem em situação de urgência e emergência nos diversos contextos do atendimento à saúde à vítima, no ciclo vital; Caracterizar os estados de saúde-doença agudo, crônico, crítico em situações de urgência e emergência; Conhecer as diretrizes internacionais do atendimento às vítimas em situações de urgências e emergências clínicas, traumática e psiquiátricas.