Interdepartamentais da EERP
Que o aluno seja capaz de: conhecer os princípios da assistência de enfermagem em situação de urgência e emergência nos diversos contextos do atendimento à saúde à vítima, no ciclo vital;
Caracterizar os estados de saúde-doença agudo, crônico, crítico em situações de urgência e emergência;
Conhecer as diretrizes internacionais do atendimento às vítimas em situações de urgências e emergências clínicas, traumáticas e psiquiátricas.
- Docente: Aline Aparecida Monroe
- Docente: Kelly Graziani Giacchero Vedana
- Docente: Maria Celia Barcellos Dalri
Explicitar, desenvolver e apresentar proposta de investigação sob a forma de trabalho científico considerando suas vivências acadêmicas nos serviços de saúde e/ou instituição de ensino.
- Docente: Carla Aparecida Arena Ventura
- Docente: Claudia Benedita dos Santos
- Docente: Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues
Promover aos alunos a compreensão das especificidades, características e exigências de métodos qualitativos e quantitativos de pesquisa científica; desenvolver habilidades para identificar as etapas do método científico; analisar artigos científicos; aperfeiçoar-se na busca da literatura científica; identificar os diferentes tipos de abordagens metodológicas; apreender técnicas de coleta e análise de dados na pesquisa qualitativa e quantitativa; identificar questões relativas à ética em pesquisa com seres humanos; elaborar projeto de pesquisa.
- Docente: Claudia Benedita dos Santos
- Docente: Fabio Scorsolini Comin
- Docente: Fátima Aparecidda Emm Faleiros Sousa
1. Exercitar a prática profissional docente na perspectiva da promoção da saúde no contexto da educação básica;
2. Exercitar a prática profissional docente com base nas políticas educacionais no que se refere à articulação com a promoção em saúde;
3. Desenvolver temáticas de promoção em saúde nos espaços de educação permanente dos professores na escola de educação básica.
Esta disciplina se desenvolve de forma articulada e de Indicação de Conjunto com a Disciplina 2200097 Metodologia do Ensino de Enfermagem I.
- Docente: Luciane Sa de Andrade
- Docente: Maria das Gracas Bomfim de Carvalho
- Docente: Marlene Fagundes Carvalho Goncalves
- Docente: Marta Angelica Iossi Silva
Promover nos alunos a compreensão das especificidades, características e exigências de métodos qualitativos e quantitativos de pesquisa científica; desenvolver habilidades para identificar as etapas do método científico; analisar artigos científicos; aperfeiçoar-se na busca da literatura científica; identificar os diferentes tipos de abordagens metodológicas; apreender técnicas de coleta e análise de dados na pesquisa qualitativa e quantitativa; identificar questões relativas à ética em pesquisa com seres humanos; elaborar projeto de pesquisa.
- Docente: Claudia Benedita dos Santos
- Docente: Fabio Scorsolini Comin
- Docente: Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues
A disciplina promove oportunidades de aprendizado significativo contribuindo com a formação do (a) enfermeiro (a) na área de competência da educação, voltada para docência na educação profissional em enfermagem - formação de auxiliares/técnicos de enfermagem, bem como da gestão de ensino.
Busca aperfeiçoar competência para a docência na Educação Profissional (o que já foi iniciado em disciplina de Educação Profissional em Enfermagem I), atuando em sala de aula.
Analisar processo de gestão de curso/escola.
Esta disciplina se articula à 2200095 - Metodologia do Ensino de Enfermagem II.
- Docente: Adriana Katia Correa
- Docente: Ana Carolina Teles Flavio
- Docente: Helio Souza Porto
- Docente: Natali Artal Padovani Lopes
- Docente: Rosangela Andrade Aukar de Camargo
Promover oportunidades de aprendizado significativo, contribuindo com a formação do estudante na área de competência da educação, voltada para docência na educação profissional em enfermagem - formação de técnicos de enfermagem, com foco no acompanhamento dos estudantes do nível técnico nos cenários da saúde.
- Docente: Adriana Katia Correa
- Docente: Rosangela Andrade Aukar de Camargo
Que o aluno seja capaz de: conhecer os princípios da assistência de enfermagem em situação de urgência e emergência nos diversos contextos do atendimento à saúde à vítima, no ciclo vital;
Caracterizar os estados de saúde-doença agudo, crônico, crítico em situações de urgência e emergência; Conhecer as diretrizes internacionais do atendimento às vítimas em situações de urgências e emergências clínicas, traumática e psiquiátricas.
- Docente: Aline Aparecida Monroe
- Docente: Kelly Graziani Giacchero Vedana
- Docente: Maria Celia Barcellos Dalri