A meta principal do curso é a realização de um trabalho coletivo de modo a sensibilizar os alunos para a formação teórica-metodológica dando solidez para a prática docente. Para a realização dessas metas espera-se que os estudantes da pedagogia possam compreender o sentido do ensino de geografia na Educação Infantil e nos Anos Iniciais
Pretende-se estimular a discussão sobre o desenvolvimento do raciocínio geográfico e o pensamento espacial, além de relacionar os conceitos de espaço e tempo, fundamentais para a construção do conhecimento geográfico. A fundamentação desta disciplina se baseia na ideia de que o homem produz o espaço em que vive, se apropriando dele em determinada circunstância histórica.
No contexto da disciplina espera-se que os estudantes da pedagogia compreendam e aprimorem os conceitos estruturantes da geografia escolar para a Educação Infantil e anos iniciais, para que possam desenvolver conteúdos criticamente e criativamente entendendo as culturas e as sociedades, em seus diferentes tempos históricos, territórios e paisagens, compreendendo melhor o Brasil, sua diversidade regional e territorial, e sua inserção, singular e responsável, na história da sua família, comunidade, nação e mundo. Desta maneira, o estudante da pedagogia poderá compreender a relevância de interpretar e avaliar os significados dos espaços vivido, concebidos e percebidos pelas crianças. Uma abordagem importante neste contexto é estimular por meio dos significados dos espaços a dimensão dos elementos físicos naturais e os construídos pelas sociedades por meio de diferentes linguagens, incluindo a cartográfica.
Essa disciplina visa desenvolver procedimento que estimulem uma ação pedagógica investigativa com base nas concepções teóricas e metodológicas das Ciências Humanas que devem desenvolver a observação a partir de diferentes indivíduos, situações e objetos capazes de trazer à tona dinâmicas sociais.
Neste sentido, as abordagens em sala de aula privilegiam bases teóricas e as atividades que valorizem e problematizem as vivências e as experiências individuais e familiares das crianças; as práticas coletivas familiares e grupos sociais vivenciadas pelas crianças; além de práticas docentes que valorizem o atividades lúdicas, de trocas, de escuta e de falas sensíveis, nos diversos ambientes educativos (bibliotecas, pátio, praças, parques, museus, dentre outros). Para isso, o trabalho de campo, as entrevistas, a observação, serão fundamentais para as análises e argumentações, potencializando descobertas e estimulando o pensamento criativo e crítico.
Neste contexto os objetivos são:
- Analisar o processo de construção de conceitos científicos e o conhecimento geográfico escolar.
- Utilização de diferentes linguagens e documentos na apreensão e compreensão dos principais conceitos da área, voltados para as séries iniciais, como espaço, tempo, lugar, identidade, cultura, natureza entre outros.
- Desenvolver atividades que estimulem a alfabetização cartográfica e o pensamento espacial, visando o raciocínio geográfico.
- Analisar e elaborar atividades que tenham como referência as metodologias por investigação, argumentação e resolução de problemas no Ensino de Geografia.
- Novas concepções curriculares por meio do estudo da BNCC/MEC, proposta curricular do Estado de São Paulo e do Município de São Paulo e as que estão presentes nos livros didáticos.
- Docente: Sonia Maria Vanzella Castellar