A disciplina busca situar estudos sociais da infância em sua relação com estudos sobre a cidade visando argumentos que sustentam debates nos campos da educação e ciências sociais. Privilegia questões relacionadas a presença ativa ou ausência das crianças na cidade e no urbano. Será dividida em três partes, sendo elas: 1. Mapear estudos da infância conceituando-a e examinando referências nos estudos sociais da infância reconhecendo os desafios teóricos e a presença de um campo em construção. 2. Priorizar estudos sobre a cidade destacando as reflexões propostas por Henri Lefebvre, Saskia Sassen e David Harvey. 2.1 Destacar os estudos sobre infância e cidade destacando as obras de Francesco Tonucci e pesquisas recentes em que serão priorizadas as investigações que enfatizam a cidade do ponto de vista das crianças, acentuando questões relativas as disputas territoriais urbanas. 3. Reconhecer e discutir sobre pesquisas e metodologias que busquem as representações infantis sobre a cidade e o urbano. Priorizar, entre elas, as fotografias e os desenhos como fontes documentais e manifestações expressivas e culturais de meninas e meninos, desde bebês, as quais podem, ora documentar processos históricos concernentes à vida citadina, à moda das crianças, ora apresentar aspectos inventivos e inventados permitindo conhecer outras cidades, do ponto de vista infantil.