1. Estabelecer vínculos entre a universidade pública e as escolas estaduais e municipais por meio dos estágios e do desenvolvimento de projetos comprometidos com o aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem nessas instituições; 2. Refletir sobre a educação e o ato de educar a partir da relação entre a teoria e a prática, entre o saber acadêmico e o saber escolar; 3. Analisar e discutir as diferentes concepções teóricas e metodológicas sobre o ensino e a aprendizagem em Geografia; 4. Utilizar Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino e na aprendizagem em Geografia; 5. Conhecer, analisar e avaliar projetos e experiências que envolvam trabalhos interdisciplinares; 6. Analisar e discutir as propostas e os parâmetros curriculares oficiais; 7. Elaborar e executar projetos que envolvam alternativas metodológicas para o ensino e a aprendizagem em Geografia, tendo como referência as práticas pedagógicas e a realidade da escola básica; 8. Analisar, produzir e utilizar recursos didáticos e diferentes linguagens no ensino e na aprendizagem em Geografia; 9. Compreender o estágio como um momento importante de preparação para a docência e como oportunidade ímpar de estudo, investigação, acompanhamento e participação no contexto educativo da escola básica.