Objetivo Geral: Este curso tem como objetivo analisar a atualidade das contribuições de Winnicott para a compreensão das teorias do desenvolvimento sócio-emocional, bem como da teoria e da prática psicanalítica. Abordando temas teóricos e práticos procuramos analisar criticamente as propostas de Winnicott em si mesmas e em diálogo com outras teorias psicanalíticas. Esta proposta torna possível abordar diversos temas atuais que dizem respeito à teoria e a prática psicanalítica, em diálogo entre si e em diálogo com outras propostas de compreensão do desenvolvimento emocional, que não somente as psicanalíticas. Considerando a amplitude dessa proposta, isto também possibilita que foquemos temas específicos que possam ser de interesse para atingir estes objetivos. Objetivos específicos: Propõe-se fazer a análise crítica da brincadeira e da ação de brincar, como atividade que pode ser entendida como fundamento tanto da prática educativa como da clínica. Este curso, tem com objetivo explicitar a concepção de Winnicott sobre a ação de brincar, tomada como um fundamento da comunicação, da interação humana e da vida cultural. Nesse sentido, considerando a tradição, propõe-se retomar a compreensão que Freud e Klein têm dessa atividade para, então, diferenciá-la da perspectiva desenvolvida por Winnicott. Com esse tipo de análise pretende-se fornecer uma compreensão mais precisa de algumas das afirmações de Winnicott, tais como: é no brincar e só no brincar que o ser humano encontra a si mesmo e ao outro; a experiência cultural advém da expansão do espaço potencial, onde ocorre a atividade de brincar; a ilusão de contato, a comunicação e a psicoterapia ocorrem na intersecção das ações de brincar dos seus interlocutores. Tais esclarecimentos (expandindo a noção de brincar de uma maneira análoga a que Freud fez quando expandiu a noção de sexualidade) poderão esclarecer qual é o sentido desse fenômeno humano, de tal maneira que essa ação poderá ser tomada como um fundamento universal do modo de ser humano.