O programa propõe-se a discutir as relações entre história e literatura, a partir de três eixos: os lugares e as possibilidades da leitura ativa (com elementos de história da leitura e o debate historiográfico acerca do anacronismo); a relação entre ficção e realidade (por meio da crítica aos compromissos miméticos do romance realista do século XIX e da proposição de diálogos entre distintas narrativas e linguagens artísticas); o confronto categórico entre literatura e história (incluindo a reflexão sobre a noção de “contexto histórico” e o balanço historiográfico e crítico sobre o tema); o estudo de casos singulares de desenvolvimento dessa relação (a narrativa policial, oriunda do século XIX e suas transformações no decorrer do XX e do XXI; as obras dos escritores argentinos Jorge Luis Borges, Ricardo Piglia e Manuel Puig).

De forma direta ou indireta, a relação entre ficção e história mobilizou e mobiliza historiadores — para citar alguns, Lucien Febvre, Jacques Le Goff, Hayden White, Carlo Ginzburg, Dominick LaCapra, David Lowenthal, Georges Didi-Huberman; aqui no Brasil envolveu, entre outros, Nicolau Sevcenko e Maria Stella Bresciani, que, no decorrer dos anos 1980, mostraram, por caminhos diversos e necessários, que a historiografia não poderia ignorar a literatura.

No entanto, muitas vezes, esse diálogo é simplificado e a literatura torna-se mero exemplo ou acessório da reflexão historiográfica — ou vice-versa. Daí a necessidade de investigar com mais profundidade as maneiras como essas duas narrativas aproximam-se e distanciam-se, reconhecem suas singularidades e dessemelhanças, mimetizam ou estetizam o real, desenvolvem seus distintos compromissos. Para tanto, é importante avaliar o papel da leitura ativa, os riscos e fascínios que o trabalho com ficção na história envolve, o lugar da verdade e da mentira nessa relação.

A partir de uma compreensão mais profunda da complexidade das contaminações entre história e literatura, é possível, sobretudo, ampliar as possibilidades de pesquisa e de teorização da história.