Filosofia
O curso examina a relação entre Filosofia da Ciência e História da Ciência, estudando tentativas de explicar o desenvolvimento de áreas científicas a partir de uma metateoria da evolução de teorias científicas. As metateorias clássicas (Kuhn, Lakatos, Laudan) serão estudadas a partir da síntese feita por Laudan et al. (1993). O professor também apresentará sua abordagem de Modelos Causais em História da Ciência. Paralelamente a isso, cada aluno escolherá um estudo de caso em história da ciência, e aplicará os métodos estudados para compor uma monografia sobre o tema, a ser entregue no final da disciplina e envolvendo também uma apresentação oral. Após o primeiro terço do curso, continuaremos com uma revisão da literatura sobre a naturalização da filosofia da ciência, ocorrida na década de 1980, com ênfase nas abordagens cognitivistas e na epistemologia evolutiva. Outro desenvolvimento deste período foi a ênfase no estudo da ciência experimental. No terço final do curso, enquanto os alunos preparam seus trabalhos, examinaremos outras correntes contemporâneas, a serem escolhidas em comum acordo.
A disciplina tem por finalidade fornecer uma introdução à filosofia da física, voltada principalmente para a física clássica, mas também para as questões contemporâneas. A proposta é que se discutam os conceitos fundamentais das teorias físicas e da metodologia experimental, salientando os problemas filosóficos e os debates entre diferentes interpretações de uma teoria física.
Nesta disciplina optativa procura-se abordar, analisar e comentar temas relacionados às filosofias de Platão e Aristóteles que não estão contemplados na ementa da disciplina obrigatória História da Filosofia Antiga I, mas que são igualmente de influência inegável para as filosofias posteriores. As análises sempre privilegiarão os textos dos dois filósofos.
A disciplina tem como objetivo principal oferecer uma introdução aos problemas e aos temas centrais da filosofia das ciências naturais. Salienta-se a especificidade de um estudo propriamente filosófico que toma por objeto o conhecimento e a atividade científicos, ao mesmo tempo que se ressaltam os modos pelos quais estabelecem-se liames profundos entre tal estudo e os outros registros de metaciência, como aqueles proporcionados pela história da ciência, sociologia da ciência, história das ideias, e com outras áreas da filosofia, como a teoria do conhecimento. A disciplina pretende ainda constituir-se num espaço de desenvolvimento de ferramentas para o ensino de filosofia, seja salientando o contraponto, as convergências e dissimilaridades entre conhecimento científico, o conhecimento filosófico e o senso comum, seja ressaltando que a filosofia da ciência, embora sendo um área da filosofia que, diferentemente de outras áreas como a metafísica ou a ética, dirige-se a um objeto singular (a ciência), preserva sua natureza reflexiva e auto-problematizante, bem como uma relação indireta e (filosoficamente) intrincada com a prática científica
O curso visa apresentar e discutir uma questão essencial da política moderna: como o poder se sustenta com base no afeto. A questão é particularmente visível em Montesquieu, mas orienta também vários outros pensadores, atentos ao modo como os súditos prestam sua obediência ao rei ou tirano, ou os cidadãos estabelecem seu vínculo livre numa república ou democracia; uma ênfase especial será dada a Thomas Hobbes e ao modo como, nele, razão e afetos combinam-se e confrontam-se. Ademais, tendo em vista a formação de professores, o curso tem ainda como objetivos específicos: a) aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa através do desenvolvimento de atividades específicas de interpretação e produção de texto e do uso de outras linguagens como imagens, vídeos, etc.; b) propor questões e conteúdos, relacionados à temática do programa, relevantes à capacitação do estudante para a atividade docente na área de filosofia no ensino médio.
Investigação de temas de estética e filosofia da arte da contemporaneidade.
Empreender a análise de conceitos clássicos e modernos como poder, soberania, direito natural, democracia e demais formas de governo, no intuito de compreender sua abordagem no contexto da filosofia política contemporânea.

Oferecer aos alunos um curso de introdução à epistemologia e à história das ciências modernas dando destaque aos seguintes temas: (a) O conhecimento na filosofia e na ciência modernas como problema em Ernst Cassirer; (b) O nascimento dos conceitos de natureza e de conhecimento autônomos a partir da filosofia natural e da epistemologia do Renascimento; (c) As relações entre experiência e razão no nascimento da ciência moderna; (d) A ciência-filosofia de Kepler, Galileu e Leibniz; (e) O problema da geração dos corpos organizados.

Este é um curso introdutório sobre a “filosofia da ciência do mentencéfalo”, denotando estudos de filosofia da mente acoplados à neurociência da consciência. O objetivo é estudar alguns textos clássicas da filosofia da mente e examinar alguns tópicos da neurociência do último século. O professor acredita que grandes avanços e surpresas estão em gestação nas ciências do mentencéfalo, e que os filósofos podem contribuir para esta provável revolução científica.

O curso consistirá numa leitura de seções selecionadas das Investigações Filosóficas de Ludwig Wittgenstein feita através de questionários semanais que os alunos devem responder por escrito em casa para discutir as respostas com o professor durante a aula. Serão abordados no curso alguns dos conceitos centrais discutidos na obra madura de Wittgenstein: o "modelo agostiniano" de linguagem, o referencialismo, o composicionalismo, as noções de sentença, de palavra, de "semelhança de família", de regra e, finalmente, de privacidade lógica. 
A avaliação será feita mediante uma prova aplicada no último dia do curso. Será pedida uma análise de uma seção das Investigações Filosóficas que não tenha sido analisada em sala de aula.