I.                              Ementa

Caracterização geral do Estado contemporâneo. Principais perspectivas analíticas para a explicação de suas políticas. Questões metodológicas da análise do Estado e das políticas públicas.


II.                           Objetivo

A disciplina tem por objetivo oferecer aos alunos um panorama sobre as mais importantes perspectivas analíticas que enfocam o Estado e suas políticas, familiarizando-os com os principais conceitos, autores e correntes da literatura.


III.                           Dinâmica

O curso será desenvolvido em 15 aulas, organizadas em duas unidades. Na primeira unidade apresentaremos e discutiremos as principais perspectivas de análise sobre o Estado e suas políticas, cobrindo as abordagens marxista, pluralista, elitista e neoinstitucionalista. Na segunda seção discutiremos a produção de políticas de forma mais detalhada, incluindo os modelos para a sua explicação e os processos e atores mobilizados pela literatura para a sua análise.

 

IV.                       Metodologia

O curso será desenvolvido com base em aulas gravadas, discussões virtuais via Zoom e elaboração de exercícios para nota (sendo um deles comparativo), nas aulas indicadas. Os procedimentos a seguir foram pensados para viabilizar a participação de alunxs que não tem bom acesso à internet, disponibilizando as aulas em vídeo e áudio, restringindo as sessões síncronas à discussão com os alunxs e permitindo a postagem dos trabalhos mais de 48 horas após as aulas.

O professor postará o vídeo gravado de cada aula no domingo anterior a ela, avisando os alunos por mensagem enviada através dos e-mails cadastrados no sistema E-disciplinas. De forma a dar tempo para quem não puder assistir ao material fora do horário de aula, nos encontraremos na sala de aula virtual para discussão e dúvidas semanalmente nas terças-feiras às 21:30 (turma do noturno) e nas quartas às 16:00 (turma do vespertino). Em seguida, nas aulas indicadas no programa o professor postará as questões do exercício no sistema (ao final da sessão síncrona de discussão da terça-feira, visto que as questões são as mesmas para ambas as turmas). Os alunos devem responder aos exercícios de forma individual, diretamente no E-disciplinas até as 23:59 da sexta-feira subsequente, respeitando o limite de palavras do sistema. Considerando que o exercício comparativo envolve um grau maior de elaboração, não haverá aula ou sessão síncrona na semana em que esse deve ser entregue.

O monitor manterá plantão semanal de dúvidas às terças-feiras entre 17:30 e 17:30 na mesma sala virtual das aulas.

 

A sala virtual será meet.google.com/kbc-xtwf-uzj


IV.                        Avaliação

A nota final se baseará em exercícios, um deles comparativo sobre a Parte I do curso e outros três sobre aulas específicas. O exercício comparativo contribuirá para 50% da nota final e a média dos demais corresponderá aos restantes 50% da nota. A média desses exercícios levará em conta apenas as 2 melhores notas.