A disciplina visa apresentar a potencialidade da noção de imagem musical, tanto do ponto de vista conceitual quanto da prática laboratorial de composição. A fundamentação conceitual da disciplina terá por base sobretudo os escritos de fontes primárias, de pensadores como Gilles Deleuze, Gilbert Simondon, René Thom. Escritos de artistas (compositores e de outras artes) como Salvatore Sciarrino, Giacinto Scelsi, Gérard Grisey, Rodolfo Caesar, Paul Klee, Anselm Kiefer, serão tomados como pontos de partida para se pensar a questão da imagem implícita no próprio processo composicional. Para o processo de modelização serão utilizados ambientes de programação como Max/Msp, PureData, OpenMusic, PatchworkGL Neste escopo, a noção de imagem, ela será trabalhada a partir do conjunto imagem, aquele que é refletivo na fabulação artística, e que é tratado nas noções, por exemplo, de imagem- tempo, imagem-movimento, imagem-percepção, imagem-tempo formulados por Henri Bergson e retomados por Gilles Deleuze e Gilbert Simondon. OBJETIVOS: O objetivo geral é a apresentação de um aparato técnico composicional tendo como objetivos específicos: 1) a criação de obras musicais como laboratório de aplicações de reescritas e 2) a elaboração de ferramentas de análise e composição musical fundamentadas na ideia da reescrita por imagens diversas e modelização computacional.