- Discutir conceitos chaves como capital social, cultura, modernidade e desenvolvimento local, fundamentais na análise dos fenômenos econômicos e sociais em qualquer realidade e analisar como os mesmos contribuem na construção de diferentes estilos de gestão do desenvolvimento, pensando na construção de diferentes atores sociais e de suas subjetividades, além dos aspectos gerenciais, políticos e culturais inerentes a cada processo.
- Compreender os momentos sociais coletivos dos seres humanos, em especial da população rural, sua evolução e desdobramentos, analisando em especial a história evolutiva dos movimentos associativos e cooperativos, bem como os princípios, formas e metas de organização e representação social do setor rural.
- Conhecer e estudar as diversas formas de Associação e Cooperação, seus benefícios e restrições.
- Analisar algumas armadilhas conceituais: movimentos sociais, cooperação, competição, terceiro setor e associativismo.
- Fornecer elementos que possibilitem o entendimento dos papéis específicos e da importância das organizações associativas como Associações, Condomínios, ONGs, OSCIPS e cooperativas e suas relações com as políticas públicas.
- Oferecer elementos necessários para a compreensão do que é a cooperativa, sua importância como o principal braço econômico dos produtores, suas estratégias de negócios e tendências, seus principais problemas gerenciais e administrativos e suas particularidades, bem como as suas vantagens comparativas.
- Proporcionar uma visão abrangente e integrada da doutrina e teoria cooperativista, com vistas a uma melhor capacitação frente aos desafios futuros.
- Desenvolver o senso crítico embasado no debate e reflexão sobre a realidade cooperativista, através de estudos e busca de alternativas para solução dos problemas encontrados com relação ao trabalho em cooperativas
- Docente: Marly Teresinha Pereira