Espera-se dos alunos que, ao final do curso, sejam capazes de: • Compreender o uso de propriedades reológicas na indústria dos materiais asfálticos, a estratégia adotada durante o estudo do Strategic Highway Research Program (SHRP), e a influência das propriedades de ligantes no desempenho de misturas asfálticas; • Compreender a metodologia de dosagem utilizada na obtenção da Matriz de Agregados Finos (MAF’s) e a conexão entre as propriedades desta fase com relação ao comportamento da mistura completa; • Compreender a importância da rigidez de misturas asfálticas no desempenho de pavimentos, identificar os fatores que mais influenciam no comportamento de misturas asfálticas com relação à rigidez das mesmas, interconverter propriedades no domínio do tempo para o domínio da frequência; • Descrever algumas metodologias utilizadas para a modelagem constitutiva de misturas asfálticas, em especial a metodologia utilizada no Viscoelastoplastic Continuum Damage Model (VEPCD); • Descrever os mecanismos associados à deformação permanente em misturas asfálticas, conhecer metodologias experimentais e teóricas para avaliação da resistência à deformação permanente em misturas asfálticas; • Compreender o mecanismo de dano por fadiga em misturas asfálticas utilizando diferentes teorias: mecânica do contínuo, mecânica da fratura e princípios relacionados à energia dissipada no processo; • Conhecer os diferentes métodos de ensaios utilizados para a previsão de dano por umidade induzida e como os resultados destes experimentos podem ser utilizados para prever o desempenho de misturas asfálticas com relação à aceleração do processo de deterioração devido à presença da água; • Entender o fenômeno de healing, associar propriedades do material com o potencial para healing do mesmo, correlacionar healing e fadiga; • Compreender os mecanismos e efeitos do trincamento térmico; • Compreender o processo de envelhecimento de materiais asfálticos e conhecer alguns modelos utilizados para prever o comportamento destes materiais devido ao processo de envelhecimento dos mesmos a curto e longo prazos; • Reconhecer a técnica do Processamento Digital de Imagens (PDI) para a execução de experimentos virtuais que visam caracterizar misturas asfálticas; • Reconhecer diferenças básicas entre a modelagem utilizando à micromecânica dos materiais e aquela que utiliza a teoria da mecânica do contínuo; • Compreender o fenômeno de reflexão de trincas em pavimentos asfálticos e algumas soluções para mitigação do problema.